Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de maio de 2017

A SÃ DOUTRINA - O PADRÃO DA LEI MORAL DE DEUS

"Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do concerto que o SENHOR fizera convosco, então fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; pão não comi e água não bebi.  
E o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas tinha escrito conforme todas aquelas palavras que o SENHOR tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da congregação.  
Sucedeu, pois, que, ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o SENHOR me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas do concerto. Naquele mesmo tempo, me disse o SENHOR: 'Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim a este monte, e faze uma arca de madeira. 
E, naquelas tábuas, escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que quebraste, e as porás na arca.'  
Assim, fiz uma arca de madeira de cetim, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi o monte com as duas tábuas na minha mão.  
Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, conforme a primeira escritura, os dez mandamentos, que o SENHOR vos falara no dia da congregação, no monte, do meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim. E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou (Deuteronômio 9:9-11; 10:1-5).
Retornando à nossa série especial A Sã Doutrina, vou atender à sugestão de um pastor amigo meu e escrever sobre esse tema que é bastante importante para o nosso conhecimento.

Várias leis?


As chamadas "lei moral", "lei cerimonial" e "lei civil" são, na verdade, três partes de uma mesma lei que o Senhor Jesus já cumpriu na sua totalidade. Desde o princípio do mundo todos sabem que é imoral matar, adulterar, furtar, dizer falso testemunho, desonrar pai e mãe, pois Deus colocou a sua lei no coração e na mente de todos os seres humanos desde o início (Romanos 1:19,20). Eram princípios éticos, e não um código de lei. As dez proposições agora foram colocadas em forma de lei, como código, e entregues a Israel por intermédio de Moisés. 

As Tábuas da Lei 

  • Formato 

Era um jogo de duas tábuas com quatro faces. Não é possível saber qual era seu tamanho. A arca do concerto media um metro e dez centímetros de comprimento por 66 cm de largura e 66 cm de altura (Êxodo 25:10, NTLH). Cada uma dessas tábuas não devia passar de 75 x 55 x 55 cm, considerando que elas foram colocadas na arca juntamente com a vara de Arão, que floresceu, e um vaso com o maná (Hebreus 9:4). Contém 172 palavras. Um homem podia transportá-las tranquilamente. 

  • A divisão das tábuas 
Em nenhum lugar a Bíblia diz quantos e quais eram os mandamentos em cada uma dessas tábuas. Escritores antigos, judeus e cristãos, como o pensador judeu Fílon de Alexandria (30 a.C./50 d.C.), o historiador judeu Flávio Josefo (37/100) e um dos pais da igreja, Irineu de Lião (125/202), dentre outros, diziam haver cinco mandamentos em cada tábua. Segundo Calvino, eram quatro e seis, e não cinco e cinco. Esta nova interpretação tem encontrado eco nos tempos modernos.

  • A rebelião
Ao fim de quarenta dias, Moisés desce do monte com as tábuas da lei (Dt 9:11). Nessa ocasião Israel havia se corrompido com o bezerro de ouro (Êx 32:7-11). Ainda muito cedo na história, vemos como a natureza humana é inclinada ao pecado. Onde está o compromisso do povo quando declarou na cerimônia do concerto: 
"Tudo o que o SENHOR tem falado faremos e obedeceremos" (24:7)? 

Deus renova o concerto. A revelação do Sinai prosseguiu após ser interrompida por causa da rebelião do bezerro de ouro. Nessa ocasião, as tábuas do concerto foram quebradas (32:15-19). Mas Deus perdoou o povo, e o concerto foi renovado (34:10,27). Deus mandou Moisés lavrar novas tábuas, nas quais escreveu novamente as mesmas palavras (34:1; Dt 10:1,2). Parece que isso foi resultado da intercessão de Moisés pelo povo (Êx 32:31-33). 

Os Dez Mandamentos 


  • Origem do termo 
A expressão "dez mandamentos", em hebraico asseret hadevarim, significa literalmente "as dez palavras" e só aparece três vezes na Bíblia (Êx 34:28; Dt 4:13; 10:4). A Septuaginta traduziu por dekalogos, "decálogo", a partir de dois termos gregos: deka, "dez", e logos, "palavra". O sentido de "palavra" nesses idiomas é amplo e indica "discurso, pronunciamento, proposição". O termo hebraico específico para "mandamento" é mitsvah, usado também em referência aos Dez Mandamentos (Êx 24:12). A Septuaginta utiliza o termo entolé, a mesma palavra usada no Novo Testamento (Mateus 19:17-19).

  • Classificação 
As autoridades religiosas de Israel sempre classificaram os Dez Mandamentos em dois grupos: teológico e ético; vertical e horizontal; relação do ser humano com Deus e com o próximo. Os primeiros mandamentos são teológicos e se resumem no primeiro e grande mandamento (Dt 6:5; Mt 22:37,38; Marcos 12:30; Lucas 10:27). Os da segunda tábua são éticos, e consistem em amar o próximo como a si mesmo (Levíticos 19:18; Mt 22:39; Mc 12:31).

  • Forma 
A forma dos Dez Mandamentos é geralmente chamada de categórica ou absoluta. É uma das formas de lei que apresenta um estilo sóbrio e de estrutura rítmica, assonante, paralela e poética. Isso facilita a memorização e é apropriado para a leitura litúrgica e em grandes eventos religiosos (Dt 31:11). 

As proibições são sem concessão; não admitem exceção. Aqui temos oito proibições absolutas com a negação hebraica, lo, "não", forma incondicional, em tempo verbal que nas línguas ocidentais é chamado de "futuro". Os outros dois mandamentos dados a Israel são positivos: guardar o sábado e honrar pai e mãe (Êx 20:8-12; Dt 5:12-16). 

A Questão dos Preceitos da Lei 


  • Uma só lei
Há uma corrente de interpretação que ensina ser o Decálogo a lei moral, enquanto a parte da legislação mosaica que trata das cerimônias de sacrifícios e festas religiosas, entre outras, é chamada de lei cerimonial. Esse pensamento nos parece inconsistente, pois não é ensino bíblico nem os judeus jamais dividiram sua lei em moral e cerimonial. Ao longo da história, eles observaram o sábado e a circuncisão com o mesmo cuidado. Jesus disse que a circuncisão está acima do sábado (João 7:22,23).

A lei do Senhor e a lei de Moisés 


O que de fato existem são preceitos morais, cerimoniais e civis, mas a lei é uma só. É chamada de lei do Senhor porque veio de Deus, e de lei de Moisés porque foi ele o mediador entre Deus e Israel (Neemias 10:29). Ambos os termos aparecem alternadamente na Bíblia (Ne 8:1-3,8,18; Lc 2:22,23). A cerimônia dos holocaustos, a circuncisão e o preceito sobre o cuidado dos bois são igualmente reconhecidos como lei de Moisés (2 Crônicas 23:18; 30:16; Atos 15:5; 1 Coríntios 9:9).

  • A lei de Deus 
A lei de Deus é todo o Pentateuco; trata-se de um livro, e não meramente das palavras escritas em tábuas de pedra (Josué 24:26; Ne 8:8,18). Isso precisa ficar muito claro porque certos grupos sectários argumentam: "Você guarda a lei de Deus?". Isso por causa do sábado, e transmite a falsa ideia de que a lei de Deus se restringe aos Dez Mandamentos. Se eles guardam a lei de Deus, precisam observar os seus 613 preceitos; do contrário, estão sob a maldição (Gálatas 3:10).

A Lei e a Graça


  • A transitoriedade da lei 
O Senhor Jesus cumpriu toda a lei, os preceitos morais, cerimoniais e civis (Mt 5:17,18). O apóstolo Paulo é muito claro quando fala que 
"o ministério da morte, gravado com letras em pedras [...] era transitório" (2 Co 3:7,11). 
No entanto, a verdade moral contida no sistema mosaico, como disse o teólogo Chafer, "foi restaurada sob a graça, mas adaptada à graça, e não à lei". Isso diz respeito a sua função e não compromete a sua autoridade como revelação de Deus e parte das Escrituras divinamente inspiradas (2 Timóteo 3:16,17).

A graça


O Senhor Jesus e o apóstolo Paulo citaram Levítico 18:5 como meio hipotético de salvação pela observância da lei (Mt 19:17; Gl 3:11). Mas ninguém jamais conseguiu cumprir toda a lei, exceto Jesus. O mais excelente dos rabis de Israel só conseguiu cumprir 230 pontos dos 613 preceitos da lei. A lei diz "faça e viva", no entanto, a graça diz "viva e faça". Por esta razão os cristãos estão debaixo da graça, e não da lei (Rm 6:14; Gl 3:23-25). A lei não tem domínio sobre nós (Rm 7:1-4).

  • Os mandamentos de Cristo 
Perguntaram a Jesus o que se deve fazer para executar as obras de Deus. A resposta não foi guardar o sábado, nem a lei e nem os Dez Mandamentos, mas exercer fé em nEle (Jo 6:28,29). Essa doutrina é ratificada mais adiante (1 Jo 3:23,24). Jesus falou diversas vezes sobre o novo mandamento, a lei de Cristo, o amor operado pelo Espírito Santo na vida cristã (Jo 13:34; 14:15,21; 15:10). 

O Senhor Jesus não incluiu o sistema mosaico na Grande Comissão. Ele disse para 
"guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado" (Mt 28:20). 
O mandamento de Cristo é a fé nEle, é a lei do amor (Rm 13:10; Gl 5:14) e não a letra da lei. Quem ama a Cristo tem a lei do Espírito em seu coração. 

Conclusão 


A tendência humana é se esforçar para merecer a salvação, por isso ainda há aqueles que se ofendem com a mensagem de que a salvação é pela fé em Jesus, sem as obras da lei (Gl 2:16). O que tais pessoas querem é fazer do cristianismo um remendo de pano novo em veste velha (Mt 9:16,17; Mc 2:21).

A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.

Um comentário:

  1. Graça e paz Pr Leo.gostei muito e aprendi mais um pouquinho sobre as leis morais de Deus. Te agradeço por ter acatado meu pedido pois,tirei algumas dúvidas, temos que fazer mais exposição da palavra Salmos 119:130.

    ResponderExcluir