Total de visualizações de página

sábado, 27 de maio de 2017

VOCÊ É UM MARIDO SEGUNDO O PADRÃO DE DEUS?

A Bíblia diz que quando Deus viu Adão sozinho no paraíso disse que não era boa aquela situação e por isso deu Eva como esposa. Desde então Deus deseja que o homem responda a este presente amando sua esposa de modo cada vez mais perfeito. Por isso, pensando nos esposos e namorados que desejam viver bem as coisas, hoje compartilharemos 7 citações bíblicas para amar sua esposa segundo o coração de Deus.

Antes, porém, vamos fazer uma análise de como é o padrão bíblico do amor do esposo para a sua esposa.


O marido, segundo o padrão de Deus


A Palavra ensina que a esposa deve ser submissa ao seu marido (Efésios 5:22), entretanto, há muitos maridos que têm interpretado de maneira equivocada a esse versículo. Eles usam este versículo para fazer de suas esposas verdadeiras escravas. Contudo esse versículo está inserido dentro de todo um contexto sobre o casamento e as ordenanças de Deus são maiores para os maridos em relação às suas esposas e não o contrário (Efésios 5:22-32).

Só porque a esposa deve se submeter ao marido não dá ao marido o direito de agir como um pequeno tirano dentro de casa. Se o padrão da mulher no casamento é muito alto, o padrão do homem é ainda maior. Ele deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. Nenhuma mulher vai ter muita dificuldade para se submeter a um homem que ama assim.

1. Os "tipos" de amor


"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja..."  – 
Os maridos devem amar suas esposas como Cristo amou a igreja. Jesus Cristo amou a igreja antes de trazê-la a existência. Ele escolheu e amou os seus, "antes da fundação do mundo" (1:4), porque o amor de Deus é eternamente presente, não tendo passado nem futuro.

Obviamente, nenhum ser humano pecador tem a capacidade de amar com a plenitude divina e perfeição com que Cristo amou. No entanto, o marido que se submete ao Senhor, a ser preenchido com o Seu Espírito (1:18) é capaz de amar sua esposa com o mesmo tipo de amor que Jesus tem para a Sua própria noiva, a igreja. Nesta passagem, Paulo menciona quatro qualidades do amor divino que os maridos devem manifestar em relação as suas esposas.
  • A. O amor Sacrificial
"... e a si mesmo se entregou por ela" – 
Paulo não ordena o marido a amar sua esposa não por causa dos seus predicados, mas, porque é a vontade de Deus. Um marido deve admirar e ser atraído pela beleza de sua esposa, sua bondade, mansidão, ou qualquer outra qualidade ou virtude. Mas, essas qualidades não são o vínculo do matrimônio. O apóstolo Pedro diz que se os maridos não amarem assim, Deus nem mesmo vai ouvir as suas orações: 
"Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações" (1 Pe 3:7). 
Por que Deus deveria ouvir a um homem que ainda não sabe como tratar sua esposa corretamente?


Crônica


Conta-se a história de que a esposa de um dos generais de Ciro, o governante da Pérsia, foi acusada de traição e foi condenada a morte. No início, seu marido não sabia o que estava acontecendo. Mas assim que ele ouviu falar sobre o assunto, ele correu para o palácio e entrou na sala do trono. Ele se jogou no chão diante do rei e gritou: 
"Oh, meu Senhor Ciro, a minha vida, em vez dela. Deixe-me morrer em seu lugar".
Ciro, que por todos os relatos históricos era um homem nobre e extremamente sensível, foi tocado por esta oferta. Ele disse: 
"Um amor como esse não deve ser interrompido pela morte". 
Então ele libertou a mulher e a devolveu ao marido. Enquanto caminhavam alegremente o marido disse à esposa: 
"Você notou como gentilmente o rei olhava para nós quando ele lhe deu o perdão?"
A mulher respondeu: 
"Eu não tinha olhos para o rei. Vi apenas o homem que estava disposto a morrer em meu lugar".
Esse é o quadro pintado pelo Espírito Santo neste grande capítulo de Efésios. O marido deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja, entregando-se por ela. A maioria dos maridos nunca terá a chance de colocar o amor a essa grande prova, mas temos inúmeras formas menores para mostrar nosso amor diariamente.

Se um marido amoroso está disposto a sacrificar sua vida por sua esposa, ele está certamente disposto a fazer sacrifícios menores por ela. Ele coloca seus gostos, desejos, opiniões, preferências de lado, se o que é necessário para agradá-la e atender suas necessidades. Ele morre para si mesmo a fim de viver para sua esposa, porque é esse tipo de amor que Cristo ensinou. Essa é a sua submissão.

Uma mulher com razão disse ao marido: 
"Querido, eu sei que você está disposto a morrer por mim, você me disse muitas vezes. Mas enquanto você está esperando morrer, você poderia apenas preencher o tempo ajudando-me secando os pratos?"
  • B. Amor Purificador
"...Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito" (5:26,27).
Quando o amor de um marido para com a sua esposa é como o amor de Cristo pela Sua Igreja, ele a ajudará a purificar-se de qualquer tipo de contaminação. Ele tentará protegê-la da contaminação do mundo, sua santidade, virtude e pureza em todos os sentidos. Ele nunca a induzirá a fazer o que é errado ou imprudente.

A palavra santificar (hagios, em grego) é traduzida como "santificar", bem como "tornar santo". Uma pessoa santa é aquela que é separada totalmente para Deus. Em outras palavras, os maridos devem ter em mente o desenvolvimento espiritual de suas esposas.

Se você ama sua esposa, você fará tudo em seu poder para manter a sua santidade, sua virtude, a sua justiça, e sua pureza a cada dia. Quando um jovem diz que ama uma mulher, mas quer que ela comprometa a sua pureza sexual antes do casamento, o seu amor é a luxúria do mundo, não o amor de Deus, e ele é egoísta, não serve. 

Esse tipo de amor contamina ao invés de purificar. Um marido que flerta com a secretária ou uma vizinha causa na esposa o sentimento de solidão e rejeição. Ele não só põe em risco sua própria pureza moral, mas também de sua esposa, e pode levá-la a imoralidade.

Na Grécia antiga, a noiva era levada para um rio para tomar banho e cerimonialmente purificada de toda a imundícia de sua vida. O que quer que tenha feito era agora simbolicamente purificado e ela poderia entra no casamento sem qualquer mancha moral ou social do passado.

Essa foi a analogia do apóstolo Paulo. De uma maneira incomensuravelmente maior Cristo se entregou pela igreja, para que 
"... para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito" (5:25-27). 
Sua limpeza dos crentes não é cerimonial e simbólica, mas real e completa. É com essa mesma finalidade e no mesmo amor que os maridos devem cultivar a pureza, a justiça e a santidade de suas esposas.
  • C. Amor Cuidadoso
"...Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo" (5:28-30).
O marido que ama sua esposa como Cristo ama a igreja não vai mais fazer nada para prejudicá-la assim como não faria nada contra a sua própria carne. Seu desejo é nutrir e estimá-la exatamente como ele nutre e preza o seu próprio corpo, porque é assim também Cristo faz com a igreja.

Quando ela precisa de força, ele lhe dá força. Quando ela precisa de encorajamento, ele concede encorajamento. E assim como qualquer outra coisa que ela precisa. Assim como Deus supre 
"todos as nossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus" (Filipenses 4:19),
o marido amoroso se destina a suprir todas as necessidades de sua esposa. O casamento abençoado é o casamento em que o marido ama a esposa com carinho ilimitado. Algo está muito errado, se ela é vista apenas como cozinheira, governanta, companheira ocasional e parceira sexual. Ela é um tesouro dado por Deus para ser amada, cuidada, alimentada e acariciada.
  • D. Um amor inquebrável
"...Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne" (Ef 5:31).
Nesta citação direta de Gênesis 2:24 Paulo enfatiza a permanência, bem como a unidade do casamento. O padrão de Deus para o casamento não se alterou desde a época de Adão até o tempo de Paulo, e ele não mudou até hoje.

O termo "unir" (proskollaō, em grego) significa, literalmente, ser colado. Maridos e esposas devem deixar seus pais e se unir, ser cimentados, uns aos outros. Eles quebram um conjunto de laços quando estabelecem outro, e o segundo é mais de ligação e permanente que o primeiro.
"Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio..." (Malaquias 2:16). 
Deus sempre odiou o divórcio e Ele vai continuar a odiá-lo, porque o divórcio destrói o que Ele ordenou para ser inquebrável. Ele odeia o divórcio em quaisquer condições e por qualquer motivo. Ele vai tolerar, em certos casos, e vai perdoá-lo, como perdoa qualquer outro pecado, mas Ele nunca mudará seu ódio por ele, assim como Ele nunca mudará seu ódio por qualquer outro pecado.

Assim como o corpo de Cristo é indivisível, o projeto ideal de Deus para o casamento é que ele seja indivisível. Como Cristo é um com a sua igreja, os maridos são um com suas esposas. Portanto, quando um marido prejudica sua esposa, ele prejudica a si mesmo. Um marido que viola seu casamento viola a si mesmo. Um marido que destrói seu casamento destrói uma parte de si mesmo (Mateus 19:6-9).

2. O Motivo para amar a esposa


"Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido" (Ef 5:32,33).
Você pode perguntar: "Por que é importante amar assim? Por que é importante que o casamento tenha como base esses princípios?" Porque é uma imagem da igreja. Esta imagem magnífica era um mistério, que não havia sido revelado. A santidade da igreja está relacionada com a santidade do casamento.
"...Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido" (33) – 
Se aprendêssemos mais de Cristo e no poder do Espírito, os princípios fundamentais do relacionamento conjugal, o divórcio não existiria. Quando os cônjuges cristãos caminham no poder do Espírito, e se submetem a Sua Palavra e controle, e são mutuamente submissos, eles são abençoados, os filhos são abençoados e Deus é glorificado. 

Agora vamos ver 7 princípios que caracterizam o padrão de marido idealizado por Deus.
1) "Maridos, amem vossas esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela" ( Ef 5:25)
Esta passagem é interessante porque a Palavra de Deus dá aos maridos uma meta muito alta. Cristo nos amou ao extremo! Nos amou tanto que foi capaz de sacrificar até a última gota de seu sangue pelo bem da sua Igreja. Esse é o amor que Cristo quer que exista entre os esposos.
2) "Do mesmo modo, os maridos devem amar suas mulheres como a seu próprio corpo. Aquele que ama sua esposa, ama-se a si mesmo" (5:28).
Para Deus é importante que aprendamos a amarmos a nós mesmos. Lembram quando resumiu os 10 mandamentos? Ele disse "amar a Deus sobre todas as coisas e a ao próximo como a ti mesmo" (Mt 22:37-40). Se Deus quer que amemos dessa forma nosso próximo, é lógico que deseja a mesma coisa dentro do matrimônio.
3) "Do mesmo modo vós, ó maridos, comportai-vos sabiamente no vosso convívio com as vossas mulheres, pois são de um sexo mais fraco. Porquanto elas são herdeiras, com o mesmo direito que vós outros, da graça que dá a vida. Tratai-as com todo respeito para que nada se oponha às vossas orações" (1 Pedro 3:7, grifo acrescentado).
Isto é realmente importante pois sem respeito é impossível uma sã convivência entre os esposos. O respeito fomenta um clima de paz entre os esposos, com os filhos e um clima agradável para trabalhar pela salvação da alma de ambos.
4) "Maridos, amai as vossas mulheres e não as trateis com aspereza" (Colossenses 3:19).
Isso soa como algo que provavelmente o pai da noiva diria para seu genro no dia do casamento. Mas é claro! São palavras inspiradas por Deus, aquele que ama suas filhas de maneira perfeita.
5) "Filho meu, porque hás de te enamorar de uma mulher alheia e abraçar o seio de uma estranha?" (Provérbios 5:20)
Disse um bom cristão: não tire os pés do prato. O sacramento do matrimônio é tão importante que é um absurdo que manche com o pecado do adultério.
6) "Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros" (Hebreus 13:4).
Não queira a impureza em nenhuma área da sua vida não permita que entre em seu coração. Mantenha o seu casamento puro treinando seu coração e os olhos para que sejam fiéis a sua esposa. Seu casamento será muito agraciado se fizer isso.
7) "Aquele que acha uma mulher, acha a felicidade: é um dom recebido do Senhor" (Provérbios 18:22).
Adão estava sozinho e não era bom que ele ficasse assim, por isso Deus deu-lhe uma esposa. Você tem uma companheira para a vida toda, uma amiga e alguém para amar todos os dias de sua vida. Que grande bênção! Agradeça a Deus e ore por ela todos os dias. Ela é um grande presente de Deus.

Conclusão


Muitos maridos que acabaram de ler este artigo, podem, por ventura, tentar se munir das mais diversas desculpas para não concordarem com o que leram. Mas o fato é que se você que é casado, não está sendo um marido que pratica esses princípios, você NÃO É um marido segundo o padrão de Deus.

Pode até ser que tenham lá suas razões para contra argumentar. Contudo, Deus não lhes dá nenhum escape e nenhum "só que não". É o que está escrito, quer queiram ou não, quer aceitem ou não, quer concordem ou não. Em último caso, se quiserem discutir a questão, que o façam com o próprio Deus, quem sabe conseguem convencê-lO de que Ele está enganado? Fiquem à vontade para tentar.

[Fonte: IPB Tabuazeiro - http://ipb.org.br/, Church Pop - http://pt.churchpop.com/]

A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário