Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de maio de 2017

DISCOS QUE EU OUVI - 30: "RESGATE ACÚSTICO..."

No 30º capítulo da série especial Discos Que Eu Ouvi, vou falar novamente de uma das bandas nacionais que eu mais gosto: Resgate. A minha história com o resgate já tem mais de 20 anos, pois logo que eu me converti, no ano de 1996, eu já fiquei conhecendo o trabalho dos caras e já me tornei fã. Eu não sabia que a música evangélica tinha uma banda com aquele perfil, com aquelas letras tão inteligentes e sem os batidos clichês.


Review


A banda Resgate surgiu no Brasil no ano de 1989 e uma das coisas mais incríveis que podemos falar com relação a ela é que os mesmos integrantes do início continuam até hoje na banda, sendo eles: Zé bruno no vocal e guitarra, Jorge Bruno na bateria, Hamilton na guitarra e vocal de apoio, Dudu Borges no teclado e Marcelo "Bassa" no baixo. A banda é tão boa que não merece rótulos. Bem no começo da história eles frequentavam a mesma igreja - a Igreja Apostólica Renascer em Cristo (leia-se apóstolo Estevam e bispa Sônia Hernandes), fazendo dela uma espécie de ponto de encontro para seus ensaios.

A influência do rock fez com esta banda, junto com algumas outras fossem as primeiras a tocar o chamado "rock cristão" no país e, obviamente no início, houve quem não a considerasse "uma banda de Deus" - maldita religiosidade, mãe da ignorância e irmã gêmea da imbecilidade! 


Discografia


A banda já possui 15 álbuns, sendo eles: 
  1. Vida, Jesus e Rock’n’Roll em 1991; 
  2. Novos Rumos em 1993; 
  3. On The Rock em 1995, 
  4. Resgate em 1997;
  5. Praise em 2000;
  6. Acústico... em 2001; 
  7. Eu Continuo de Pé em 2002;
  8. Ao Vivo em 2004;
  9. Até Eu Envelhecer em 2006; 
  10. Até Eu Envelhecer Ao Vivo em 2008; 
  11. Ainda Não é o Último em 2010; 
  12. Pretérito Imperfeito Mais Que Perfeito em 2011; 
  13. Este Lado Para Cima em 2012;
  14. Aos Vivos em 2103 e; 
  15. 25 Anos em 2015.
São 27 anos de estrada falando do amor de Deus através do seu rock'n'roll inteligente e divertido. Além de tocarem por todo Brasil, já passaram pelos EUA, Europa, África e América Latina. O lançamento do seu primeiro trabalho, aconteceu em 1991 de forma independente e ainda em Vinil, hoje são 14 CDs  lançados, 9 em estúdio, 1 acústico, 4 ao vivo, além de 4 DVDs. 

Sem abrir mão do autêntico rock'n'roll, mesmo mesclando outras tendências em seus trabalhos, como baladas, canções românticas, louvor e adoração, além de estilos alternativos, a banda possui uma sonoridade original amplamente reconhecida no meio musical. Sempre preocupados com a qualidade da sonoridade dos álbuns, já trabalharam com produtores renomados como Rick Bonadio, Paulo Anhaia e Dudu Borges.


Em família


O humor é parte do cotidiano da banda, o grupo não dá sinais de envelhecimento, pelo contrário, com uma agenda de shows lotada, figura entre as principais bandas do movimento Gospel no Brasil. O mais recente trabalho lançado pela banda é o CD e DVD comemorativo "25 anos" gravado ao vivo em dois dias de setembro de 2014 em São Paulo. Para comemorar seus 25 anos de carreira a banda optou por mesclar seu repertório de sucessos com músicas novas. O show teve alguns momentos acústicos, outros elétricos e abrilhantado pela orquestra. Foi registrado em grande estilo e lançado pela Sony Music.

Agora o grupo está na turnê desse trabalho e demonstra nos shows toda a paixão pelo que fazem, essa é a receita para manter a banda na ativa durante tanto tempo e ainda com a mesma formação, são 90 minutos de rock'n'roll com o público cantando do começo ao fim os diversos sucessos que a banda emplacou ao decorrer desses 26 anos.


Aposentadoria?


Ano passado, os fãs do Resgate, foram pegos de surpresa ao ler uma postagem da banda em sua página no Facebook, no dia 7 de abril.

Em uma foto publicado na rede social, aparecia os integrantes da banda, sentados em volta de uma mesa, com a legenda "Reunião de planejamento da aposentadoria!", deixando os fãs assustados.

Alguns entenderam que os integrantes da Banda Resgate, estavam planejando se "aposentar", ou seja, parar de cantar e se apresentar, como recentemente anunciou a Banda Catedral (leia aqui).

No entanto, a postagem também, fez com que muitos fãs, acreditassem que "aposentadoria", fosse um novo álbum da banda que estariam planejando lançar. Entre os comentários o internauta Geovanne Medeiros escreveu: 
"Se 'Aposentadoria' for o nome do novo álbum, ok."
Já Joe Mendes foi além dizendo: 
"Os seus bípedes de inteligencia limitada... nada desse papinho de aposentadoria não... o Rolling Stones tem 54 anos de estrada e eles ainda tão cantando. Tem um caminho pele frente ainda. Cade o 'Correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão', tem de viver a palavra Jovens! Eu quero comprar o meu DVD 50 anos banhado a ouro! Tudo fazendo Rock sentado.. o Asilo lotado com as bengalas pra cima. Porraloquice total."
"Tá de brincadeira, a lenda do rock cristão no Brasil, depois de Catedral agora vocês a música cristã esta sendo extinta.', 
escreveu Will Pops.

Bom, para nossa alegria, se a banda ia se aposentar no ano passado, parece que desistiu da aposentadoria, pois está com uma vasta agenda de show, eis alguns:
  • 29 de junho 2017: Festival Prosa & Canto, Anápolis/GO;
  • 13 de julho 2017: Festival Som da Vida, Barra da Tijuca/RJ;
  • 29 de julho 2017: CONJU 2017 - Congresso de Jovens da Regional Norte, Vespasiano/MG ;
  • 23 de Setembro: Granfinos, Belo Horizonte/MG.


Acústico...


Mas o álbum que quero destacar é o Acústico... Seguindo a onda de álbuns acústicos comemorativos, que foi deflagrada pela extinta e saudosa MTV, a Banda Resgate dos até então "Bispos Roqueiros" não ficou para trás. Resgate Acústico... foi gravado na Sede da Renascer Copan (São Paulo) em meados de 2001, o álbum Resgate Acústico... Ao Vivo trouxe regravações em versão acústica dos maiores sucessos dos álbuns anteriores, e também contou com mais 2 músicas então inéditas, "Lucifeia" e "Água Viva".

A banda Resgate sempre foi uma banda de muita tradição no meio do Rock Nacional, é uma das poucas que nunca mudou sua formação (com uma pequena exceção para o Dudu Borges, tecladista que produzia a banda, entrou e saiu rápido). E nessa época eles ainda eram membros ativos da Igreja Renascer em Cristo, inclusive cada um deles era Pastor/Bispo de uma igreja em São Paulo.

A produção artística e musical do álbum são uma questão a parte, o álbum foi produzido pelo Dudu Borges, que hoje é um dos maiores produtores da música sertaneja no Brasil. O álbum passa uma ideia meio Jazzística/Classic Rock/Bar Americano/Social-Luz Baixa, os arranjos são de certo modo simplistas e certeiros com muitos pianos, violões e instrumentos clássicos de sopro e cordas.

Algumas músicas sofreram modificações nos arranjos e até mesmo na sequência lírica como acontece em 'Daniel', 'Ele Vem', 'Solidão' e 'Rock da Vovó'. Já em outras faixas como 'Acusador', 'Antes', 'Infinitamente Mais', 'Em Todo Lugar' (uma das minhas preferidas) e 'O Nome da Paz', apesar do fundo orquestrado, mantiveram a mesma linha melódica onde até os arranjos, introdução e solos são os mesmos das versões originais, eles apenas converteram as músicas do modo elétrico convencional para o modo acústico. 

Não é que essas versões tenham ficado ruins, na verdade ficaram muito boas nessa nova versão, mas não foi uma mudança muito drástica como acontece normalmente nos outros álbuns acústicos.

O lançamento do trabalho se deu em CD e VHS (Sigla para Video Home System ou em português "Sistema Doméstico de Vídeo" - as extintas fitas de vídeo cassete. O VHS consiste em um sistema de captação e reprodução de vídeo e áudio.) pela extinta gravadora Gospel Records (que era o braço fonográfico da Igreja Renascer) e vendeu mais de 100 mil cópias. Ambos já estão fora de catálogo há muitos anos e são tidos hoje como material raro da banda, dificilmente você vai encontrar esse álbum para comprar em alguma livraria, e recomendo fortemente que você compre mais de um quando encontrar (eu tenho o meu CD original comprado no mês de lançamento: não empresto, não dou e não vendo, nem adianta insistir).

Nos registro de VHS do álbum é possível ver no final alguns erros de gravação, onde eles precisam repetir algumas músicas. Quem já teve oportunidade de participar da gravação de um álbum ao vivo sabe bem como é, se é ao vivo mesmo, nem sempre as coisas saem como combinado, e a gravação se estende por horas e horas. Se é de uma banda como Resgate, problema nenhum em acompanhar algumas músicas mais de uma vez, não concordam?

A sequência das faixas desse álbum é seguinte:

  1. Rock da Vovó
  2. Acusador
  3. Antes
  4. Daniel
  5. Infinitamente Mais
  6. Água Viva
  7. Em Todo o Lugar
  8. O Jantar
  9. O Nome da Paz
  10. Solidão
  11. 5:50 AM
  12. Palavras
  13. Ele Vem
  14. Lucifeia
Raridade: o registro completo em VHS do acústico ao vivo da banda Resgate.

[Fonte: Home Page oficial da banda Resgate: www.resgate.com.br, Youtube]

A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.

2 comentários:

  1. Eita gloria! Pr. Leonardo,você me fez recordar o passado,a banda resgate faz parte da minha conversão, na época eu era católico carismático e tinha uma sede de Deus e um amigo meu Batista me presenteou com uma fita cassete que tinha alguns hinos da banda eu ouvia várias vezes e não me cansava,então tenho uma estima muito grande pela banda, pra te falar a verdade nem lembrava mais dela. Valeu meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Sim, Pr. Válter, a banda Resgate também marcou muito minha conversão. O grande sucesso deles, "5:50'AM (Dez pras seis)", foi uma das músicas que me fizeram me tornar fã e ter mais curiosidade em conhecer o trabalho da banda. Também tem outro clássico deles, "Daniel", que eu inclusive arrisquei cantar em um show de calouros que teve no culto de jovens da igreja batista onde eu me converti. E eles seguem firmes e fortes na ativa.

    ResponderExcluir