Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de maio de 2017

A SÃ DOUTRINA - O DIABO FOI DERROTADO, PORÉM AINDA NÃO ESTÁ DESTRUÍDO

As perguntas são: "Porque Deus, conhecendo todas as coisas, permitiu que o diabo viesse a terra e causasse tanto mal à humanidade? Porque Deus não o julgou e o condenou?"

Antes de tentar responder essa pergunta, eu queria chamar a atenção para uma passagem do livro do profeta Isaías:
"Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas" (45:5-7). 
E quero ainda chamar a atenção para uma fala de Jesus:
"(...) o diabo, (...) ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele (...)" (João 8:44 - Em ambas as passagens citadas, grifos, ênfase e destaque acrescentados).
Bom, agora lá vou eu pular dentro de um vulcão em plena erupção. O que temos aprendido ao longo do tempo acerca da origem do diabo? Que ele era "Lúcifer", um tal anjo de luz que era responsável pela adoração ao Senhor lá no céu., certo? Mas, onde na Bíblia está escrito isto? Em lugar nenhum! 

Qual a origem da palavra "lúcifer"?


Lúcifer, do latim "lucifer", vem do hebraico "hêlêl", e significa brilhante, esplendoroso, e tem sido traduzido por por­tador de luz, o que leva o archote, filho da alva, estrela da manhã (aliás, está descrição está mais associada a Jesus do que ao diabo, diga-se de passagem). 

É o nome que os latinos davam ao planeta Vênus, que também chamavam "estrela da alva", "estrela da manhã", "estrela vespertina", por ser o mais brilhante astro (depois do Sol e da Lua) que, à nossa vista, aparece na abóboda celeste. 

O profeta Isaías aplicou esse termo ao rei da Babilônia, certamente pela grandeza e esplendor em que vivia o monarca, do que é exemplo a suntuosa obra "Os jardins suspensos da Babilônia" - uma das sete maravilhas do Mundo Anti­go. Essa palavra aparece no Velho Testa­mento, em Isaías 14:12. Na Bíblia traduzida ao português na forma latina: 
"Como caíste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante?" 
Isaías também apresentou o rei da Babilônia, que se considerava um deus, como inimigo de Deus: 
"E tu que dizias no teu coração: 'Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei… subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo'" (vv.13,14). 
Por esse motivo, pelo desafio à autoridade de Deus, pela pretendida usurpação, foi sendo, pelos comentadores das Escrituras, gradativamente, aplicado o nome "Lúcifer" a satanás, em associação com Ezequiel 28:13-15, onde interpretam que o "anjo de luz" e "querubim ungido", descrito pelo profeta, seja uma descrição de satanás. Mas, onde está escrito que a figura descrita por Ezequiel seja satanás? Novamente, em lugar nenhum! 

Vamos entender melhor esse negócio. Se a Bíblia narra no livro do Gênesis (1:1,2), que a terra era sem forma e vazia, e, à partir de então, Deus criou o Jardim do Éden, como posso afirmar que o personagem descrito por Ezequiel seja satanás? Se a terra era sem forma e vazia, o que eu entendo é que não tinha nada nela, além do próprio Espírito de Deus que se movia sobre a face das águas. Assim, seja lá o que for que aconteceu entre Deus e o diabo, aconteceu foi bem antes da criação da terra e da humanidade. Além do mais, Ezequiel afirma que 
"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti" (28:15, grifos, ênfase e destaque acrescentados). 
Esta afirmação de Ezequiel vai de encontro (ou seja, em discordância) ao que Jesus afirmou sobre o diabo, vamos rever o que o Mestre disse, conforme o registro do apóstolo João:
"(...) o Diabo, (...) ele foi homicida desde o princípio (...)"
Assim, eu tenho base bíblica - texto e contexto, sem a necessidade de "forçar a barra" - para acreditar que satanás NUNCA FOI lúcifer e que não se trata também do personagem citado por Ezequiel. O que vejo é uma associação teológica dos termos, mas não uma afirmação bíblica. 

Acredito que o diabo foi criado desde sempre para ser quem sempre foi: a manifestação, expressão, personificação do mal (João 10:10). A iniquidade e a malignidade são a essência da existência dele. E ele foi criado por Deus, justamente para dar à humanidade o livre arbítrio de servi-lO, segui-lO, obedecê-lO ou não. Caso contrário, certamente Deus seria acusado de "ditador", "manipulador", por não ter deixado à humanidade outra opção a não ser servi-lO. Vejo em tudo isso a grandeza e o amor do Senhor por sua Criação. A maior prova disso está na árvore do bem e do mal que foi colocada no meio do Jardim do Éden (Gn 2) E tem também uma outra passagem que quero chamar a atenção:
"Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. 
Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; 
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar" (Deuteronômio 30:15-20, ênfase acrescentada). 
Ora, quem está colocando diante do povo o bem e o mal? DEUS! E Ele afirma isso duas vezes para que não fique dúvida alguma. Ou seja, o bem (Deus) e o mal (o diabo) existem, mas a opção de escolha entre o bem e o mal é pessoal, individual e intransferível, assim como as respectivas consequências advindas dessas escolhas.

Que satanás, um ser espiritual, tinha acesso ao mundo de Deus, é fato. Que ele pudesse perverter um terço da miríade angelical (já que os anjos também são seres espirituais), também. Mas acredito que ele foi criado para esse fim e nunca foi "bonzinho". E, também, poderíamos nos fazer uma outra indagação: se o diabo era assim tão bonzinho, quem o degenerou? Quem o perverteu?

Em tempo, não estou aqui querendo entrar em choque com o que você aprendeu, ou com que você crê, entretanto, não tenho compromisso com ensinamentos e crenças sejam lá de quem forem e sim me submeto à autoridade absoluta e inviolável da Palavra de Deus. Isto posto, partamos agora para a resposta às perguntas iniciais do artigo.

O julgamento, a sentença e a destruição do diabo 


Vamos tentar entender isso. Se você fosse um anjo de Deus e estivesse lá no Céu quando o diabo se rebelou, o que pensaria se Deus resolvesse, imediatamente, sentenciá-lo à morte? Você passaria a adorar a Deus por temor, por medo e não por amor. Esse tipo de adoração nunca satisfez a Deus. Deus é sábio e paciente e deixou que o diabo semeasse a sua semente e colhesse os resultados. 

O orgulho pode ter sido sim uma das coisas que moveu satanás a se rebelar contra seu Criador. Usando sua extraordinária inteligência e essência para o mal e empregando a mentira, satanás seduziu a terça parte dos anjos (Apocalipse 12:3,4). Evidentemente, satanás e seus anjos recusaram o oferecimento do perdão que Deus lhes deu e persistiram no erro. Dessa maneira, eles se confirmaram no pecado; foram além dos limites da misericórdia de Deus e tornaram-se irreconciliáveis inimigos do bem.

Hoje, todo o universo está convicto da maldade de satanás. Na luta entre o bem e o mal, entre o diabo e Cristo, Deus permitiu que o homem pecasse. Essa ação do homem se deu numa obediência ao diabo. Mas por que Deus permitiu isso? Porque se o homem só tivesse uma alternativa (obedecer a Deus), não teria o livre-arbítrio, que é a liberdade de escolha. 

Dando liberdade ao homem, Deus estava preparado para arcar com as consequências, pagar o preço do pecado por nós. Para que o homem não morresse eternamente, Jesus Cristo se ofereceu para morrer em nosso lugar por amor a nós (Romanos 5:12). Por conta desse sacrifício podemos ser perdoados e salvos.

O diabo existe e tem poder até para tomar posse das pessoas. Porém, é necessário entender que o poder de Cristo é superior e que os espíritos imundos tremem diante de Jesus. 

Só existe um modo de ser vitorioso: viver uma vida de comunhão permanente com Jesus. Devemos colocar tudo nas mãos de Deus e pedir que Ele expulse o inimigo de nossa vida. Não precisamos ter medo de nada. O inimigo já está vencido, seus dias estão contados. Leia o que João descreve em visão, a respeito do que está para acontecer: 
"Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, [a morte eterna]" (Apocalipse 19:20; 20:10,14 - ênfase e destaque acrescentados). 

O diabo foi derrotado na cruz do calvário e será destruído no dia da redenção eterna


Ele não terá mais o direito de atormentar nossa vida! Aleluia! Deus seja louvado pelos séculos sem fim da eternidade, porque nos amou e derramou seu sangue para o perdão dos nossos pecados. Essa é a grande oferta gratuita do evangelho. Aceite-a e seja feliz para sempre! 

Muitas vezes temos dificuldade para crer que o inimigo já está derrotado, quando olhamos em nossa volta e vemos pessoas levando uma vida de derrota constante, nas áreas emocionais, no físico e na vida espiritual. 

Embora isso aconteça, além de muitas outras coisas que nos machucam, podemos ter a certeza que satanás já foi derrotado e sua sentença já está declarada: a prisão eterna no lago de fogo e enxofre. Jesus Cristo já feriu mortalmente sua cabeça. 
"Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também Ele, igualmente participou, para que, por Sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo" (Hebreus 2:14, ênfase acrescentada). 
A Palavra aqui nos garante que Jesus Cristo já destruiu a diabo e o seu poder. Ainda que o inimigo diga não, e se mostre furioso e valente, Jesus já o venceu, destruindo o seu poder através da Sua vida e morte na cruz. 

O precioso sangue foi derramado em favor de toda a humanidade e da criação que estavam caídas, pelo fruto da desobediência do homem. Jesus Cristo triunfou, e juntamente com Ele, nós triunfamos também, a Sua Igreja. 

As manifestações do diabo que temos visto são as últimas cartadas que ele tem lançado, mas em breve ele será amarrado pelo poder do Senhor Jesus, através da Igreja. 
"E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz" (Colossenses 2:15). 
Mesmo que satanás e seu exército de demônios tenha seu poder maligno, diante de Jesus Cristo e de Sua Igreja esse poder é nada, deixa de existir. Essa verdade precisa ser entendida e, através dessa revelação, precisamos assumir nosso lugar nas regiões celestiais reinando com Cristo. 
"Sede sóbrios e vigilantes, o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:8). 
Ainda que ele tente ser como um leão, ainda que ele tente exercer força e poder como um leão, sua valentia, força e poder desaparecem diante do verdadeiro Leão da tribo de Judá, Jesus Cristo, Aleluia! Precisamos entender que o sacrifício na cruz foi suficiente para destruir o poder das trevas. É por esse motivo que nosso Amado Jesus, antes de entregar Seu espírito ao Pai, disse: 
"Está consumado!" (João 19:30). 
E realmente está consumado. A cruz destruiu o poder das trevas. Quando mencionamos o sacrifício de Jesus, a maioria das pessoas só se lembram da salvação, que esse sacrifício nos proporciona. Mas, muito mais que apenas a salvação, a cruz nos deu a restauração completa nos levando de volta ao plano original de Deus. 

Essa restauração só é possível porque o diabo está derrotado através do sacrifício de Jesus naquela cruz. Ele foi golpeado mortalmente e sabe que a cruz é o símbolo da sua derrota. Satanás não se esquece disso, ele sabe que foi através do sacrifício de Jesus que ele foi derrotado. Contudo, seguindo e cumprindo a trajetória de um tempo determinado por Deus, o fim derradeiro do diabo ainda está por vir:
"E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém" (Romanos 16:20, grifo e ênfase acrescentados).
É a vitória da Igreja. Aleluiá!
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus" (Apocalipse 2:7). 

Conclusão 


Devemos enfrentar as batalhas com o entendimento de que em Cristo Jesus somos mais que vencedores, Ele já nos deu a vitória sobre todo o mal, lá na cruz. 

Deus está procurando homens e mulheres com determinação firme, que irão se posicionar ao lado do Senhor, para subjugar os inimigos que se levantarem. E nós somos estas pessoas, somos a Igreja do Senhor Jesus. 

O que devemos fazer é não olharmos para o inimigo e nem o temer. Mas devemos voltar nossos olhos ao Senhor, firmando nossos pés nos princípios da Palavra de Deus, e iremos participar com Ele do Seu poder. 

Que o Senhor nos desperte para nos posicionarmos ao Seu lado sempre, em todos os momentos e situações, e grande será nossa vitória, em tudo. Uma vez que já foi conquistada na cruz. Tomemos posse! 
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações" (Tiago 4:7,8). 
A Deus toda glória.

 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário