Total de visualizações de página

sábado, 5 de novembro de 2016

A SÃ DOUTRINA - ENTENDENDO ROMANOS 8:28



  • "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" (¹NVI).
  • "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (²ACF).
  • "Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano" (³NTLH).
  • "Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano" (4VKJA).
  • "Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano" (5AA). 
Romanos 8:28 (Traduções: ¹Nova Versão Internacional, ²Almeida Corrigida Fiel, ³Nova Tradução na Linguagem de Hoje, 4Versão King James Atualizada, 5Almeida Atualizada;      grifos meus)

Por muito tempo eu tive dúvida em relação a este texto, que de certa forma, é bastante abrangente. Da mesma forma, eu acredito que muitos irmãos também tem essa dúvida: será que tudo que fazemos coopera para o que Deus quer realizar em nossas vidas? Hoje falaremos desse texto em Romanos e veremos o que este versículo realmente quer nos ensinar com estas palavras.

A Bíblia diz que todas as coisas cooperam mutuamente para o bem daqueles que amam o Senhor e que por Ele foram chamados para um desígnio específico e o apóstolo Paulo lista as possíveis adversidades que poderiam ser motivos para que nos afastássemos do Senhor, mas que, submissas ao nosso amor por Ele, não são fortes o bastante para conseguir tal feito insano (Rm 8:28-39).

A mensagem não tem a intenção de incentivar a ninguém ao conformismo frente as adversidades e nem fazer apologia ao "masoquismo espiritual". No entanto, o propósito da mensagem é antes mostrar que até mesmo em meio às adversidades, o Senhor se faz presente, nos fortalecendo e nos ensinando princípios fundamentais ao nosso crescimento e desenvolvimento espiritual.

Entendendo o contexto


Para entender este versículo temos que partir do pressuposto que, realmente, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. O texto não deixa nenhuma dúvida que tudo irá cooperar para o bem destas pessoas. E quando falamos tudo, é exatamente isso: tudo. 

Tudo significa que não importa o que acontecer, isso certamente irá cooperar para o bem destas pessoas. Se a pessoa cair por causa do pecado, isso irá cooperar; se a pessoa se afastar dos caminhos do Senhor, também irá cooperar; se ela se entristecer ou se chatear por algum motivo, isso também irá cooperar. Enfim, tudo, realmente, irá cooperar para o bem destas pessoas.

"[...] porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos" - Isaías 55:9.

Quando falamos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, talvez não consigamos entender a grandeza e a sublimidade da obra de Deus em nossas vidas, em detrimento da nossa vontade. O que nos explica um pouco dessa diferença é o texto acima de Isaías. Os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos pensamentos, e o caminho Dele mais alto que os nossos caminhos. 

Ele sabe exatamente o que necessitamos, quando e como necessitamos. Pode acontecer de algum irmão se desviar dos caminhos do Senhor. Se isso acontece, então nossa mente humana logo pensa que tudo está perdido e que não há mais solução. Entretanto o plano de Deus é muito mais elevado que o nosso e certamente também isto está em suas mãos, pois até mesmo o pecado serve para a edificação do corpo de Cristo.

Mas nem tudo são rosas. Este texto nos coloca alguns pontos que são fundamentais para que esta palavra seja real em nossa vida. O primeiro porém que é citado nesta afirmação (que tudo coopera), trata do amor ao Senhor. Apenas se nós amamos o Senhor com todo o nosso coração, é que tudo irá cooperar para o nosso bem. Isso porque Deus sabe exatamente em quem pode ou não tocar. Se o amamos sabemos que não há altura, nem profundidade, nem fome, nem medos, ou mesmo a morte que há de nos separar do seu amor. Assim, independente do que vier contra, nós, tudo irá cooperar para o nosso bem.

Indo mais fundo


A vida do cristão assemelha-se ao mecanismo de um relógio. O que você vê ao abrir um relógio? Vê que certas engrenagens que giram em sentido anti-horário estão atreladas a outras que trabalham no sentido horário. A sua primeira impressão pode ser de que o mestre relojoeiro está louco ou confuso.

Pelo contrário, ele arrumou de tal forma o mecanismo desse relógio e colocou uma mola mestra para controlar todas as suas engrenagens, que quando recebe corda, embora uma engrenagem gire no sentido horário e outra no sentido anti-horário, todas trabalham juntas para mover os ponteiros em torno do mostrador precisamente na velocidade certa. Muitas engrenagens parecem trabalhar umas contra as outras, mas todas trabalham juntas com o mesmo propósito de mostrar o tempo exato.

Isso é apenas uma alegoria da vida do povo de Deus. Algumas engrenagens nas suas vidas giram em sentido horário, as quais proveem esperança de que os fatos que ocorrem em suas vidas, dirigidos pela providência de Deus são bons para eles, mas outros atos da providência de Deus parecem ocorrer no sentido contrário, ou seja, contra eles. Somente quando seus olhos da fé estão fixos no grande Mestre-Relojoeiro, que planejou todas as coisas segundo seu sábio decreto, eles vêem e compreendem que Ele ajustou a mola mestra da graça nas suas vidas, de maneira que todas as engrenagens espirituais e providenciais cooperam para o seu bem estar. 

Sim, irmão, embora muitas vezes pareça que tudo está girando no sentido anti-horário e contra você, embora às vezes você veja uma engrenagem da providência trabalhar contra uma engrenagem da graça em várias aflições e provações, ainda assim o seu sábio Deus sabe exatamente tudo o que Ele está fazendo. Ele fará todas as coisas cooperarem para a produção de um abençoado e divino resultado segundo o Seu soberano beneplácito e eterno conselho.

Paulo não faz qualquer exceção a essa promessa. Ele diz "todas as coisas – isso inclui todas as coisas boas e todas as coisas ruins – cooperam para o bem". As melhores coisas – incluindo os atributos e as obras de Deus, as promessas e providências do Pai, a obra e a pessoa do Filho, a graça e a obra do Espírito, o eterno pacto da graça com todos os benefícios da salvação que o acompanham, e as divinas ordenanças, como a Palavra, os sacramentos, a oração e a comunhão dos santos – todas cooperam para o seu bem verdadeiro se você é um daqueles que verdadeiramente amam ao Deus das Escrituras. Até mesmo as piores coisas – incluindo o afastamento de Deus, o pecado, satanás, enfermidades, tentações, aflições, perseguições – cooperam para o seu bem e para a glória de Deus.

Sem dúvida alguns de nós dirão, "é fácil compreender que as coisas boas cooperam para o bem, e eu sei que as coisa ruins devem cooperar para o bem estar espiritual do povo de Deus, mas como a aflição, o afastamento de Deus, e até mesmo o pecado podem cooperar para o meu bem, isso eu não consigo compreender!

Há uma condição


Outro porém que vemos neste texto é que isto apenas será real, se somos "chamados segundo o seu propósito". As coisas irão cooperar para o nosso bem, apenas se somos chamados segundo o seu propósito. O problema é que hoje em dia muitos são chamados segundo o seu propósito e vontade próprias, ainda que estejam se reunindo na congregação. 

Se fazemos a nossa própria vontade, não estamos na vontade de Deus. Mas se somos filhos e temos uma experiência real e profunda com Deus, então não somos bastardos. O Senhor há de permitir todas as coisas, mas há de nos buscar até mesmo no inferno se for preciso. E tudo que nos acontecer irá, certamente, cooperar para o nosso bem.

  • Vejamos sob o contexto de 2 Rs 4:1-7:


1. Aprendendo a ser humilde – 2,3

A humildade é um traço marcante no caráter de Jesus. Ele não só foi humilde, como também ensinou a seus discípulos sê-lo – Fp 2:5-7. [Jesus ensinando os discípulos – Jo 13:3-5; 12-17.]

2. Aprendendo a ter comunhão – 4,5

A comunhão foi uma das principais características da Igreja Primitiva. O maior exemplo que Jesus nos deixou de comunhão foi a Ceia, quando reuniu todos os seus discípulos ao redor de Si para ministrá-los. Os discípulos absorveram bem essa ministração e foi o que também ministraram aos novos crentes de Atos – At 4:31-35 (Jesus ressurreto com os discípulos), Lc 4:29, 30, 41-43.

3. Aprendendo a ter controle – 6,7

A vida cristã tem um limite: a Bíblia. Entretanto, levamos uma vida desregrada, sem controle, sem limites. O mestre Jesus nos deu uma aula sobre a importância de não desperdiçarmos as provisões – Jo 6:10-12, [Deus é contra o desperdício] Êx 16:4,16-21.

Conclusão


Caso estejamos passando por alguma adversidade, não murmuremos ou sejamos detratores. Sejamos antes sábios para absorvermos ensinamentos que nos serão úteis no futuro e servirão como ferramentas na moldagem do nosso caráter ao caráter de Cristo Jesus.

Por fim o último ponto, mas também de fundamental importância, é entender o significado da palavra 'bem'. Tudo coopera para o nosso 'bem'. Mas o que isso quer dizer? Isso não significa que iremos ficar ricos e sem problemas. Essa palavra não objetiva as coisas deste mundo. Pelo contrário! O nosso bem é que nós sejamos feitos servos da justiça de Deus, conformando-nos com Cristo, em sua morte, para igualmente alcançar a ressurreição dos mortos no Grande Dia do Senhor. 

O objetivo do Cristão é apenas um: seguir o nosso Senhor por onde quer que vá. Se para cruz, então nosso destino é a cruz; se para o a glorificação eterna, então o seguiremos até ao terceiro céu. Se Ele descer às profundezas, lá estaremos ao seu lado; se Ele subir ao mais alto monte, também lá estaremos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário