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quarta-feira, 9 de novembro de 2016

UMA SEITA ME PEGOU, E AGORA?

Aquele sorriso amigável, aquela promessa de uma vida melhor, o sonho de, enfim, estar em paz com o Deus Todo Poderoso... Essa ânsia humana em ser feliz faz com que procuremos respostas, e nessa busca, nos submetamos às mais diversas situações, sem nos darmos conta em que "furada" nos enfiamos. Abaixo, algumas dicas. Daí, você responde: você está envolvido em uma seita?

A laicidade + a pluralidade religiosa = a Verdade?


Todas as pessoas têm o direito de professar a religião de sua escolha. A tolerância religiosa é extensiva a todos. Isso não significa, porém, que todas as religiões sejam boas. Nos dias de Jesus havia vários grupos religiosos: os saduceus (Atos 5:17) e os fariseus (At 15:5). Os dois grupos tinham posições religiosas distintas (At 23:8). Mesmo assim, Jesus não os poupou, chamando-os de hipócritas, filhos do inferno, serpentes, raça de víboras (Mateus 23:13-15,33). O Mestre deixou claro que não aceitava a ideia de que todos os caminhos levam a Deus. Ele ensinou que há apenas dois caminhos: o estreito, que conduz à vida eterna, e o largo e espaçoso, que leva à destruição (Mt 7:13,14).

Os apóstolos tiveram a mesma preocupação: não permitir que heresias, falsos ensinos, adentrassem na igreja. O primeiro ataque doutrinário lançado contra a Igreja foi o legalismo. Alguns judeus-cristãos estavam instigando novos convertidos à prática das leis judaicas, principalmente a circuncisão. Em Antioquia havia uma igreja constituída de pessoas bem preparadas no estudo das Escrituras (At 13:1), que perceberam a gravidade do ensino de alguns que haviam descido da Judeia e ensinavam: se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podereis ser salvos (At 15:1). 

Tais ensinamentos eram uma ameaça à Igreja. Foi necessário que um concílio apreciasse essa questão e se posicionasse. Em Atos 15:1-35 temos a narrativa que demonstra a importância de considerarmos os ensinos que contrariam a fé cristã. Outras fontes ameaçam a Igreja. Dentre elas, destacamos a pluralidade religiosa.

Pluralidade religiosa


A pluralidade religiosa não é exclusiva dos tempos de Jesus. Atualmente existem milhares de seitas e religiões falsas, as quais pensam estar fazendo a vontade de Deus quando, na verdade, não estão. Há dez grandes religiões principais: 
  • Hinduísmo, Jainismo, Budismo e Siquismo (na Índia); Confucionismo e Taoísmo (na China); 
  • Xintoísmo (no Japão); 
  • Judaísmo (na Palestina); 
  • Zoroastrismo (na Pérsia, atual Irã) e; 
  • Islamismo (na Arábia). 
Nessa lista, alguns incluem o Cristianismo. Além disso, existem mais de dez mil seitas (ou subdivisões dessas religiões), estando seis mil localizadas na África, 1200 nos Estados Unidos e o restante em outros países. Para efeitos didáticos, o Instituto Cristão de Pesquisas (ICP) classifica assim as seitas:
  • Secretas: Maçonaria, Teosofia, Rosa-crucianismo, Esoterismo etc.
  • Pseudocristãs: Mórmonismo, Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Ciência Cristã, A Família (Meninos de Deus), Congregação Cristã do Brasil etc.
  • Espíritas: Kardecismo, Legião da Boa Vontade, Racionalismo Cristão etc.
  • Afro-brasileiras: Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Cultura Racional etc.
  • Orientais: Seicho-No-Iê, Messiânica Mundial, Arte Mahikari, Hare-Krishna, Meditação Transcendental, Unificação (Moonismo), Perfeita Liberdade etc.
Enquanto essas e outras seitas se multiplicam, e seus guias desencaminham milhões de pessoas, os cristãos permanecem indiferentes, desatentos à exortação de Judas 3: combater pela fé uma vez entregue aos santos.

Porque Estudar as falsas doutrinas


Muitos perguntam por que se deve estudar as falsas doutrinas. Para esses, seria melhor a dedicação à leitura da Bíblia. Certamente devemos usar a maior parte de nosso tempo lendo e estudando a Palavra de Deus, porém essa mesma Palavra nos apresenta diretrizes comportamentais relacionadas aos que questionam nossa fé. Assim sendo, vejamos as razões para o estudo das falsas doutrinas:

  • 1ª Defesa própria 

Várias entidades religiosas treinam seus adeptos para ir, de porta em porta, à procura de novos adeptos. Algumas são especializadas em trabalhar com os evangélicos (os mórmons e as testemunhas de Jeová, são mestres nisso), principalmente os novos convertidos. Os cristãos devem se informar acerca do que os vários grupos ensinam. Só assim poderão refutá-los biblicamente (Tito 1.9);

  • 2ª. Proteção do rebanho 

Um rebanho bem alimentado não dará problemas. Devemos investir tempo e recursos na preparação dos membros da Igreja. Escolas bíblicas bem administradas ajudam nosso povo a conhecer melhor a Palavra de Deus. Em casos específicos, um curso de batismo mais extensivo, abrangendo detalhadamente as principais doutrinas, refutando as argumentações dos sectários e expondo-lhes a verdade será útil para proteger os recém convertidos dos ataques das seitas;

  • 3ª Evangelização

O fato de conhecermos o erro em que se encontram os sectários nos ajuda a apresentar-lhes a verdade de que necessitam. Entre eles se encontram muitas pessoas sinceras que precisam se libertar e conhecer a Palavra de Deus. Os adeptos das seitas também precisam do Evangelho. Se estivermos preparados para abordá-los e demonstrar a verdade em sua própria Bíblia, poderemos ganhá-los para Cristo;

  • 4ª Missões

Desempenhar o trabalho de missões requer muito mais que deslocar-se de uma região para outra ou de um país para outro. Precisamos conhecer a cultura onde vamos semear o Evangelho. Junto à cultura teremos a religiosidade nativa. Conhecer antecipadamente tais elementos nos dará condições para alcançá-los adequadamente.

Uma objeção levantada por alguns é esta: Não gosto de falar contra outras religiões. Fomos chamados para pregar o Evangelho. Concordamos plenamente, todavia lembramos que o apóstolo Paulo foi chamado para pregar o Evangelho e disse não se envergonhar dele (Romanos 1:16). Disse também que Cristo o chamou para defender esse mesmo Evangelho (Filipenses 1:16).

Outra objeção mais comum é a seguinte: Jesus disse para não julgarmos, pois com a mesma medida que julgarmos, também seremos julgados. Quem somos nós para julgar? Ora, o contexto mostra que Jesus não estava proibindo todo e qualquer julgamento, pois no versículo 15, ele alerta: acautelai-vos dos falsos profetas. Como poderíamos nos acautelar dos falsos profetas se não pudéssemos identificá-los? Não teríamos de emitir um juízo classificando alguém como falso profeta? 

Concluímos, portanto, que há juízos estabelecidos em bases corretas, mas, para isso, é preciso usar um padrão correto de julgamento e, no caso, esse padrão é a Bíblia (Isaías 8:20). Há exemplos nas Escrituras de que nem todo juízo é incorreto. Certa vez Jesus disse: julgaste bem (Lucas 7:43). Paulo admitiu que seus escritos fossem julgados (1 Coríntios 10:15). Disse mais: O que é espiritual julga bem todas as coisas (1 Co 2:15).

A caracterização da seita


  • Conceito - Se deriva da palavra háiresis, que significa escolha, partido tomado, corrente de pensamento, divisão, escola etc.
Originalmente, a palavra não tinha o sentido pejorativo. Quando o Cristianismo foi chamado de seita (At 24:5), não foi em sentido depreciativo. Os líderes judaicos viam os cristãos como mais um grupo dentro do Judaísmo.

Em termos teológicos, podemos dizer que seita refere-se a um grupo de pessoas e que heresia indica as doutrinas anti-bíblicas defendidas pelo grupo. Baseando-se nessa explicação, podemos dizer que um cristão imaturo pode estar ensinando alguma heresia, sem contudo, fazer parte de uma seita.

Principais características

 
Podemos identificar as suas principais características através das quatros operações matemáticas, ou seja, da adição, da subtração, da divisão e da multiplicação:
  • a) Adição  
O grupo adiciona algo à Bíblia. Sua fonte de autoridade não leva em consideração somente a Bíblia.
 
Exemplos: Os Adventistas consideram como inspirados os livros da senhora Ellen White. As Testemunhas de Jeová dizem que somente com a mediação do corpo governante (o escravo fiel e discreto Mt 24:45) segundo eles, podem entender a palavra de Deus. "A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia", afirmam.

  • b) Subtração

O grupo tira algo da pessoa de Jesus. Exemplos: A Legião da Boa vontade tira a natureza humana de Jesus, dizendo que Ele tinha apenas um "corpo fluídico". Outro grupos subtraem a divindade de Jesus: as Testemunhas de Jeová dizem que Ele é o arcanjo Miguel; os espíritas dizem que Ele foi apenas um grande médium (ou um "espírito evoluído"), os adventistas dizem que Ele tinha uma natureza pecaminosa negando assim a sua santidade, consequentemente a sua divindade.

  • c) Divisão

Dividem a fidelidade entre Deus e a organização. Desobedecer à organização ou à "igreja" equivale a desobedecer a Deus. Não existe salvação fora do seu sistema religioso da própria organização ou igreja. Quase todas as seitas pregam isso, sobretudo as pseudocristãs, que se apresentam como a restauração do cristianismo primitivo, que, segundo ensinam, sucumbiu à apostasia, afastando-se dos verdadeiros ensinos de Jesus. 

Acreditam que numa determinada data, o movimento apareceu por vontade divina para restaurar o que foi perdido. Daí a ênfase na exclusividade. Outras, quando não pregam que integram o cristianismo redivivo, ensinam que todas as religiões são boas mas que a sua vai ser responsável por unir todas as demais.

  • d) Multiplicação

Pregam a auto-salvação. Crer em Jesus é importante, mas não é tudo. A salvação é pelas obras. Às vezes, repudiam publicamente o sangue de Jesus.

Exemplos: A Seicho-no-ie nega a eficácia da obra redentora de Jesus e o valor de seu sangue para remissão de pecados, chegando a dizer que se o pecado existisse, nem os budas todos do universo conseguiriam extingui-lo, nem mesmo a cruz de Jesus Cristo conseguiria extingui-lo. 

Os Mórmons afirmam crer no sacrifício expiatório de Jesus, mas sem o cumprimento das leis estipuladas pela igreja não haverá salvação: "nenhum homem ou mulher nesta dispensação entrará no reino celestial de Deus sem o consentimento de Joseph Smith [o profeta do mormonismo]. O homem tem de fazer o que pode pela própria salvação."

Porque os adeptos de seitas são pessoas difíceis de evangelizar?


Já há algum tempo, o renomado apologista Jan Karel Van Baalen, em sua importante obra, "O caos das seitas", nos alertou acerca de um problema que a igreja evangélica no mundo vem enfrentando. Notadamente, Van Baalen ressalta o desconhecimento das doutrinas bíblicas fundamentais por parte dos cristãos em contraposição ao empenho incansável dos adeptos das seitas no estudo metódico de suas doutrinas e também das doutrinas daqueles a quem pretendem convencer. Todo aquele que já teve a experiência de dialogar com um sectário pôde perceber que ele domina os fundamentos de sua crença, e também a doutrina dos divergentes. Raramente esse quadro é pintado de outra forma. Van Baalen, aponta as seguintes razões para a urgente necessidade de se evangelizar os integrantes das seitas:


a) Os adeptos de seitas não devem ser despertados para a religião, pois ele deixou a fé tradicional em que foi criado e adotou, segundo pensa, coisa melhor, chegando até mesmo a hostilizá-la . Ele renunciou ao plano de Deus para salvação em troca de algum sistema de auto-salvação. Assim para ele, a afirmação do profeta, todas as nossas justiças são como trapo de imundícia (Is 64:6) não reflete a verdade de Deus.

b) O sectário bem informado é consciente das falhas da realidade protestante e evangélica. Ele não consegue entender as várias denominações. Além disso pensa que conhece tudo sobre a sua fé e está convencido que conhece mais acerca do que cremos do que nós mesmos.

c) muitos adeptos fizeram sacrifícios, contrariaram os seus familiares, suportaram zombarias, como reconhecer agora que estão errados e a paz que encontraram não era a verdadeira?

Confirmando os apontamentos de Van Baalen, verificamos que muitos membros de nossas igrejas se esquivam da abordagem aos adeptos de seitas pela admitida incompetência de dialogar com eles, a fim de ganhá-los para Cristo. Paulo, entretanto, observou a importância do estudo bíblico quando recomendou: 
"Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes" (Tito 1:9, grifo meu).

Como as seitas arregimentam seus adeptos


  • Controle de pensamento - Não é permitido ler material ou falar com pessoas que tenham ideias contrárias às do grupo. Em alguns casos, a vítima é geograficamente isolada da família e dos amigos.
  • Hierarquia rígida - São criados modos uniformizados de agir e pensar, desenvolvidos para parecer espontâneos. A vítima é convencida da autoridade absoluta e do caráter especial - às vezes, sobrenatural - do líder.
  • Mundo dividido - O mundo é dividido entre "bons" (o grupo) e "maus" (todo o resto). Não existe meio-termo. É preciso se policiar e ser policiado para agir de acordo com o padrão de comportamento "ideal".
  • Delação premiada - Qualquer atitude errada, ainda que cometida em pensamento, deve ser reportada ao líder. Também se deve delatar os erros alheios. Isso acaba com o senso de privacidade e fortalece o líder.
  • Verdade verdadeira - O grupo explica o mundo com regras próprias, vistas como cientificamente verdadeiras e inquestionáveis. A vítima acredita que sua doutrina é a única que oferece respostas válidas.
  • Código secreto - O grupo cria termos próprios para se referir à realidade, muitas vezes incompreensíveis para as pessoas de fora. Uma linguagem muito específica ajuda a controlar os pensamentos e as ideias.
  • Meu mundo e nada mais - O grupo passa a ser a coisa mais importante - se bobear, a única. Nenhum compromisso, plano ou sonho fora daquele ambiente é justificável.
  • Ninguém sai - A vítima se sente presa, pois não pode imaginar uma vida completa e feliz fora do grupo. Isso pode ser usado por políticos e militares para justificar execuções.

Conclusão

Conhecendo a nossa fé


Diante de tudo acima exposto, antes de entrarmos nessa discussão, estejamos bem seguros do nosso terreno. A resposta escolar: Eu sei, mas não sei explicar engana somente o estudante. Se não soubermos responder ao argumento do sectário, é só porque não dominamos os fatos. É nosso conhecimento inadequado que nos obriga a abandonar o campo derrotados, desonrando o Senhor (Oseias 4:6).

Assim, concordo não apenas com Van Baalen, mas também com Lutero, que disse: 
"Se não houvesse seitas, pelas quais o diabo nos despertasse, tornar-nos-íamos demasiadamente preguiçosos e dormiríamos roncando para a morte. A fé e a Palavra de Deus seriam obscurecidas e rejeitadas em nosso meio. 
Agora, essas seitas são para nós como esmeril para nos polir; elas nos amolam e estão lustrando nossa fé e nossa doutrina, para se tornarem limpas como um espelho brilhante. Também chegamos a conhecer satanás e seus pensamentos e seremos hábeis em combatê-lo. Assim a palavra de Deus torna-se mais conhecida."
O apologista Walter Martin também alertou que é conhecendo a verdadeira nota que conseguimos identificar a falsa. É possível ser um teólogo e não ser apologista, embora isso não seja plausível. Entretanto, é impossível ser um apologista sem ser um teólogo! O conhecimento das doutrinas fundamentais da Bíblia é o maior baluarte contra o erro. Todo o engodo está na deturpação das Escrituras, na distorção da doutrina. 

Uma teologia voltada para a apologia certamente evitaria os modismos que têm causado escândalo entre os evangélicos em nosso país. Vejamos o que o apóstolo Paulo orientou a Timóteo: 
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (1 Tm 4:16, grifo meu). 
A Tito, ele declarou: 
"Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade"  (2.7; grifo meu).

O meu desejo e oração é para que, assim como Paulo, os líderes de nossas igrejas também se dediquem em orientar e conscientizar seus colaboradores sobre a importância da teologia na defesa da fé de seus membros. Somente assim, e com o auxílio do Espírito Santo, conseguiremos manter singelas as verdades eternas da Palavra de Deus. Com este artigo, cumpro a parte a mim confiada.


[Fontes pesquisadas: Obra Citada, p. 282; Apêndice da Bíblia Apologética; Histórias das Heresias (séculos I-VII) - Frangiotti, Roque - São Paulo: Paulus, 1995, p. 6; Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia - Champlin, R.N. Bentes - São Paulo: Candeia, 1991; O Império das Seitas, 2 ed., Martin, Walter - Belo Horizonte: Betânia, 1992, p. 11; Entendendo as Seitas, Um Manual das Religiões de Hoje, São Paulo - Candeia, 1992, p. 9; O Caos das Seitas, Um Estudo Sobre os "Ismos" Moderno, 8 ed., São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1986, p.282; Revista Superinteressante - ed. março/2009, reportagem sobre a Lavagem Cerebral, pgs.94-97]

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