Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2016

COMO SER UMA IGREJA MISSIONÁRIA (?)

Neste artigo/estudo, com base no livro de Atos 11:19-26, vamos ver quais as características de uma igreja missionária. 

A Igreja de Jerusalém havia recebido o Espírito Santo que os impulsionou a pregar o evangelho para muitas nações em outras línguas no dia de Pentecostes. Mas depois disso, se fecharam para a evangelização dos gentios [povos descrentes] ficando só em torno de si mesma. Porém, quando aconteceu a perseguição a partir do martírio de Estêvão, eles foram dispersos e tiveram que sair de seu lugar (v.19). Somente assim, anunciaram o evangelho para outros povos. 

Quando os cristãos de Jerusalém começaram a evangelizar, descobriram que Deus já estava trabalhando entre os gentios e descobriram a Igreja de Antioquia que já era uma Igreja Missionária (v.20). Mandaram Barnabé para ir verificar se era uma igreja verdadeira e chegando ali descobriu uma igreja missionária abençoada (v.22). Esta igreja se tornou um centro missionário, como ponto estratégico para formar e enviar líderes. O próprio Barnabé e Saulo foram enviados como obreiros pela Igreja de Antioquia (Atos 13.1-3). 

Existem basicamente dois tipos de igrejas: a de programa (eventos) e a missionária (evangelística). Analisemos cada uma delas conforme as imagens e quadro abaixo:
                            
                             

Igreja de programas ou eventos
Igreja Missionária
Mantém tudo centralizado em torno de seus interesses realizando grandes atividades.
Distribui seus obreiros para trabalhos evangelísticos e sociais de acordo com os desafios.
Quando termina um programa, logo se iniciam os preparativos para o próximo. A igreja de evento, ‘é vento’, ou seja, tudo é passageiro.
Nem sempre podem fazer grandes eventos porque estão muito ocupados visitando pessoas, evangelizando, discipulando novos convertidos e outras atividades.
As pessoas desta igreja têm cargos fixos e títulos honorários por seus feitos e nunca pensam em sair dali.
Os missionários desta igreja não precisam de cargos ou títulos para trabalhar como formiguinhas que nunca param.
Todos estão bem acomodados e satisfeitos com o que acontece.
Todos estão sempre incomodados ao ver vidas sem Jesus.
Ajunta muitas pessoas, mas não une o povo e quando vem um problema se dispersam.
Quando acontece um problema, mais ainda se unem buscando fortalecer um ao outro em comunhão.
Todos estão reunidos num ativismo constante procurando fazer melhor que o outro.
Sempre sensível aos desafios do povo, estão sempre prontos a servir sem precisar aparecer.
A força da igreja de eventos é a centrípeta, que puxa para dentro.
A força da Igreja Missionária é a centrífuga, que lança para fora.
Baseia-se na religiosidade.
Baseia-se na espiritualidade prática.
Valoriza coisas e fatos.
Valoriza vidas antes de tudo.

Você prefere uma igreja de eventos ou uma Igreja Missionária? Vamos aprender com a Igreja de Antioquia, como ser uma igreja missionária: 

1 - Entregar tudo nas mãos de Deus: 

v.21 - "...a mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo se converteram ao Senhor."

A Igreja Missionária depende sempre das mãos de Deus. Vive em oração pedindo ao Senhor e crendo que ele é quem proporciona todas as coisas. Já a Igreja de eventos, sempre busca méritos e procuram mostrar seus próprios feitos. 

A Igreja de Antioquia tinha êxito em tudo que fazia por que Deus era com eles. Quando carregamos algo que achamos pesado e ganhamos uma mãozinha, logo se torna mais leve. Assim, com ajuda da mão de Deus, tudo na igreja flui levemente. Mas quando é forçado pela vontade do homem, tudo acontece com dificuldade sendo pesado demais. 

Contemos, pois, com a mão de Deus para tudo que fizer na igreja! 

2 - Depender da Graça de Deus

v.23a - "...vendo a graça de Deus, alegrou-se..." 

Como será que Barnabé viu a Graça invisível de Deus? Certamente foi pela alegria daquele povo que chegou a contagiar ele mesmo. A Igreja Missionária vê em tudo a graça de Deus e sempre está cheia de alegria. Mesmo quando surgem problemas, percebem que são oportunidades da graça de Deus para vermos milagres e se alegra por isso. A igreja de eventos, entretanto, primeiro avalia os custos e dificuldades e com pesar enfrenta os desafios. 

A Igreja de Antioquia vivia na dependência da Graça Divina e por isso estavam sempre alegres. A Graça de Deus nos faz ver um ao outro sem preconceitos ou julgamentos, por isso o ambiente da igreja se torna mais leve e acolhedor. Todos podem sorrir e se abraçar sem ressentimento qualquer. 

Dependamos, pois, da Graça de Deus e façamos tudo com alegria na Igreja! 

3 - Ser perseverante 

v.23b - "...exortava a todos a que, com firmeza de coração permanecessem no Senhor." 

A primeira pregação de Barnabé para os irmãos de Antioquia foi sobre a necessidade de perseverança. Ele ficou tão impressionado que não queria que aquele momento acabasse. A Igreja Missionária é guerreira por natureza e não desiste fácil. Nada pode fazer essa igreja parar. São como um exército onde cada soldado sabe o seu posto e defende seu companheiro sabendo que disso depende a vitória de todos. 

Numa igreja de eventos, tudo é passageiro e após uma atividade vem outra sem se perceber o propósito do que está sendo feito. Qualquer obstáculo é motivo de parar. A Igreja de Antioquia era uma comunidade lutadora. A cada crise, mais firmes e unidos se tornavam. 

Um grande desafio para os dias atuais é a perseverança porque as pessoas têm "ânimo dobre" (Tiago 1:8; 4:8) e são inconstantes. Um dia querem uma coisa e depois outra. Por isso cada convertido deve pedir a Deus que firme o seu coração (Salmo 108:1) porque o Senhor "conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti" (Isaías 26:3). 

Nunca paremos na metade a obra que Deus colocou em nossas mãos! 

4 - Cuidar do Testemunho

v.24a - "...porque era homem bom..." 

Aqui o texto enfatiza o testemunho de Barnabé como "homem bom", mas toda aquela igreja tinha um bom testemunho na comunidade. Uma Igreja Missionária mantém bom testemunho na sociedade. A liderança é exemplo para os novos convertidos. O pastor ou pastora sempre exorta suas ovelhas e disciplina quem precisa de correção para preservar o bom testemunho. A beleza dessa igreja não é o templo ou festas e sim a vida de seu povo. 

Já na igreja de eventos, desde que a pessoa contribua ou tenha talento para fazer algo bonito, não importa sua conduta lá fora. Essa igreja se interessa em mostrar coisas belas e grandes. 

A Igreja de Antioquia tinha um bom testemunho de pessoas que se convertiam e suas vidas eram transformadas pelo poder de Deus. Pediram orientação dos apóstolos sobre as questões da lei para não dar mal testemunho e por isso foi feito o concílio de Jerusalém (Atos 15:22-29). 

Para dar bom testemunho a Igreja precisa ser obediente a suas lideranças e sempre vigiar porque o mundo está de olho procurando um motivo para nos acusar. Para isso é necessários sempre pregar sobre moral e conduta ensinando o povo de Deus a testemunhar cada dia melhor. 

Vigiemos sempre o nosso bom testemunho antes de qualquer coisa! 

5 - Buscar o poder do Espírito Santo e fé

v.24b - "...cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor." 

Barnabé era um homem cheio do Espírito Santo e de fé. Também ali em Antioquia havia muitos irmãos e irmãs fervorosos. A Igreja Missionária é fervorosa ou cheia de fé. Sempre busca o Espírito Santo como funde de energia (dynamus ou dunamis) que fortalece os irmãos. Para ser cheia do Espírito Santo é preciso esvaziar de si mesmo. Por isso a Igreja missionária é composta de um povo humilde e fiel. 

Na igreja de eventos, as pessoas são cheias de opiniões e vontades. Cada um quer fazer uma coisa que gosta mais. Um irmão mostra que sabe mais que o outro e quer fazer melhor. 

A Igreja de Antioquia era cheia de fé porque pregava a Palavra de Deus que ensina a crer na verdade (João 8:32 e Romanos 10:17). Sua emoção maior era sentir o poder de Deus através de suas vidas. 

Quanto mais poderosa uma igreja, no sentido humano e terreno, mais carnal e sem o Espírito Santo esta igreja fica. Mas quando não tem nada e se coloca na dependência e direção do Espírito Santo, faz tudo pela fé sem temer. 

Busquemos o Espírito Santo e nos enchamos de fé para fazer a missão! 

6 - Aprender a Palavra 

v.25b - "...por todo um ano, ser reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão."

Assim que conheceu a Igreja de Antioquia, Barnabé correu para encontrar Saulo e convidá-lo para ir doutrinar aquela comunidade na Palavra de Deus. Os irmãos de Antioquia estavam famintos por aprender mais das Escrituras. 

Uma Igreja Missionária ama ouvir e aprender a Palavra de Deus. Os cristãos estudam a Bíblia e ninguém se julga mais sábio do que o outro porque todos estão aprendendo juntos. 

A igreja de eventos sempre está ocupada demais para ter tempo de estudar a Bíblia. São tantas atividades que a pregação e ensino acabam ficando por último, mesmo que não percebam. 

Para a Igreja de Antioquia, aquele ano foi de muito aprendizado. Aproveitaram a presença do Apóstolo Paulo para aprender o máximo possível. Muitas pessoas vinham aprender do Evangelho com eles. 

O estudo bíblico é um desafio para os dias atuais, porque as pessoas são exigentes e vêm na igreja como um lugar de apresentações. Como se a religião fosse mais um setor de entretenimento como a TV, cinema, estádios, teatros e outros. Infelizmente, a Escola Dominical e cultos de Estudo Bíblico estão sendo desvalorizados em muitas igrejas. Muitos querem ouvir o que gostam e se enjoam das 'historinhas' da Bíblia. O estudo das Escrituras exige tempo e esforço (João 5:39). 

A Palavra de Deus é a ferramenta para fazer a missão! 

7 - Honrar o nome de Cristão

v.26 - "...em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez chamados cristãos." 

Os membros da Igreja de Antioquia falavam tanto de Jesus Cristo e se pareciam tanto com Ele, que as pessoas começaram a chamá-los de 'cristãos' com significado de pessoas de Cristo. 

A Igreja Missionária é verdadeiramente cristã. Uma comunidade Cristocêntrica, onde Jesus é o centro de tudo o que acontece. O único nome em evidência sempre é o nome de Jesus Cristo. A Igreja não é conhecida pelo templo bonito ou grandes eventos e sim porque as pessoas se parecem com Jesus. Na igreja de eventos o homem é o centro de tudo. Seus feitos e realizações estão sempre em evidência. 

O nome de Jesus começou a ser tão divulgado em Antioquia, que todos chamavam os irmãos da igreja de Cristãos. Foi a partir dali que o nome cristão se difundiu. A Palavra de Deus nos ensina que "tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" (Colossenses 3:17). 

Fazer algo em nome de uma pessoa significa que pertence a tal pessoa e é de acordo com sua vontade. Contudo, vemos a cada dia igrejas que passam a ser propriedade do fundador e ministérios ganham o nome do líder. Comunidades inteiras se fecham dentro de um círculo social ou familiar e não saem para pregar o evangelho de Jesus. 

A Igreja precisa ser mais cristã, agindo e fazendo tudo baseado no nome de Jesus. 

Vamos ser uma Igreja Missionária! 

Conclusão

Atos 13.1-3 


A Igreja de Jerusalém desprezou sua vocação missionária e se fechou dentro de si. Já a Igreja de Antioquia, vivenciava a cada dia a missão anunciando o evangelho, enviando missionários e aceitando desafios como oportunidades de fazer a vontade de Deus. 

Com este artigo/estudo aprendemos a diferença entre ser uma igreja de eventos e uma Igreja Missionária. O que é mais fácil? Certamente ser de uma igreja de eventos onde nossas vontades serão satisfeitas. 

Para ser uma Igreja Missionária é preciso sair da zona de conforto e incomodar o povo para cumprir sua vocação missionária. Isso não é fácil. 

Deus quer que sua Igreja faça Missão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário