Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de março de 2019

O QUE A DECEPÇÃO É PARA VOCÊ, UM DEGRAU PARA O AMADURECIMENTO OU PARA O RETROCESSO?

Resultado de imagem para imagem de pessoa decepcionada
Você já se sentiu uma pessoa fracassada, sem valor e sem esperança de dias melhores? Saiba que você não está sozinho(a)! Muitas pessoas ao redor do mundo estão se sentindo assim neste exato momento, pois elas se decepcionaram com alguma pessoa ou situação.

E quando isso acontece, nem sempre sabemos como superar a dor e recomeçar a vida. Eu mesmo já sofri algumas decepções na minha trajetória de vida e sei que estou susceptível a viver outras tantas. Mas, graças a ajuda de Deus e de alguns irmãos na fé, eu vou dando a volta por cima e prossigo correndo a carreira que me foi proposta (Hebreus 12:1).

Hoje, quando as pessoas me questionam do porquê de certas coisas ruins acontecerem com elas, eu conto minhas experiências e busco lembrá-las de algumas verdades importantes que podem ajudar a superar uma decepção.

O que a decepção faz...


Só Vivos em Jesus para que a decepção não possa nos alcançar e fazer estragos nas nossas vidas. A decepção produz tristeza, esfriamento, afunda a pessoa nas profundezas da incapacidade. Faz a pessoa agir sem meditar nas consequências, tomando ações que contaminam sua vida.

Decepção traz frustração, faz perder as esperanças, tira o homem do temor de Deus e faz aceitar toda a contaminação do mundo.

Se tem algo que tem o "poder" de tirar os cristãos da sua jornada em Deus, é a decepção. Ela vem de forma sutil, por ser um desapontamento causado por uma circunstância imprevista… mas é tão forte, levando a tristeza profunda e a falta de esperança.

Os discípulos a caminho de Emaús


Para ilustrar melhor as coisas que acontecem em nossas vidas, causadas pela decepção, eu separei um texto de Lucas 24… (faça essa leitura Lc 24:13-35). Fala de como se encontravam alguns discípulos de Jesus após a sua morte. Sim! Eles se encontravam decepcionados, pois acreditavam que Jesus reinaria e remiria Israel (24:21).
A decepção afasta da comunhão (24:13). Eles estavam saindo de Jerusalém, já não se encontravam com os outros discípulos… e da mesma forma quando um cristão sofre decepção ele se afasta da igreja, abandona suas atividades ministeriais ou ate mesmo deixam de andar com os irmãos.

A decepção nos deixa tristes e com sentimento de desgosto (24:17). A tristeza era tão real na vida deles que estava estampada em seus rostos. O semblante descaído é perceptível em alguém que esta decepcionado.

A decepção cega e nos torna insensíveis à presença de Deus (24:16). Eles não perceberam que próprio Cristo estava com eles, e assim é com muitos que estão nesse lugar de decepção. Se enxergam sozinhos, achando que não tem ninguém para contar, chegando ao ponto de até levantar a voz e declarar: "Até Deus não esta vendo isto".

A decepção também nos faz esquecer ou desacreditar das promessas (24:25). O fato de as coisas não acontecerem como nós pensávamos que aconteceriam, faz-nos duvidar se realmente irão acontecer algum dia. Então todas as promessas de Deus para sua vida acabam sendo guardadas em gavetas, se tornando apenas um sonho irreal.

Eu realmente não sei qual o tipo de decepção que você sofreu. Talvez você esteja ferido emocionalmente depois de um rompimento no relacionamento. Você pode estar atualmente desempregado, depois de ser surpreendido com uma demissão… Mas sinto em especial pessoas que sonhavam com ministérios, tinham esse chamado vivo da parte de Deus dentro do seu coração, mas por se decepcionar com lideranças ou por quaisquer situações que fizeram não acontecer como você sonhou, e hoje nem acredite mais que isso possa ser real em sua vida.

Existe uma boa notícia! Jesus está com você nessa jornada e é o maior interessado em te fazer retornar para o caminho de paz. Podemos usar esse mesmo texto como base pra mostrar como Jesus vem com seu amor e nos encontra nesse lugar de desapontamento!
Podemos ver que é o próprio Jesus que vai ao encontro deles (24:15), enquanto estavam se lamentando e falando das suas decepções, o próprio Cristo foi ao encontro deles. Assim será na sua vida, Ele vai a sua procura como um Bom Pastor que vai atrás de suas ovelhas (Salmo 23:1,2).

Jesus está disposto a nos ouvir (Lc 24:17). Mesmo sabendo como anda o nosso coração, Ele nos ouve. Está atento a todas as orações que fazemos nesse lugar de tristeza e de profunda angústia (Sl 18:6).

Jesus quer nos lembrar as promessas (Lc 24:25). Ele lembra-nos das promessas para que voltemos a crer, a ter esperança. Lembrar que o choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Ele te fala hoje que mesmo que pareça distante ou impossível, Ele não é homem pra mentir, nem pra se arrepender das promessas feitas a sua vida (João 16:33).

Jesus nos tira a cegueira (Lc 24:31), e tudo aquilo que nos impede de sentir a presença Dele. Ele abre o entendimento pra que você volte a seguir a promessa, volte e continue seguindo firme. Ele impede que você desista.

Os discípulos após esse encontro voltaram ao lugar da promessa, voltaram para Jerusalém, superaram a decepção dando sequência ao ministério deles, e anunciaram Jesus e tudo quanto tinha feito. Eu espero que após ler esse texto você faça como os discípulos, não desista, supere as decepções através de Cristo. 

Se você não está empregado no momento, não desanime; Se você se decepcionou com aquela pessoa que você pensou que seria para vida inteira, lembre que Deus tem o melhor pra sua vida… E para aqueles que estão decepcionados com a igreja, liderança ou consigo mesmos: Olhe para Jesus! Permaneçam na fé. Deus conhece teu coração e não irá te deixar desamparado.

Conclusão

1) Você não é definido por seus fracassos ou sucessos


Nós vivemos em um mundo onde as pessoas tentam nos julgar como "vencedores" ou "perdedores". Se a fulana se casou, então ela é uma vencedora. Se continuou solteira, então ela não deu certo na vida. Se o fulano tem um bom emprego e ganha muito bem, ele venceu. 

Mas se ele é trabalhador, mas tem um salário baixo e vive apertado, então ele é um derrotado. Mas Deus não nos julga dessa maneira! O nosso valor não está baseado naquilo que fazemos e sim no grande valor que nós temos para Ele. Deus nos ama e provou isso ao enviar Seu Filho para morrer em nosso lugar (Leia Romanos 5:7,8 e Jo 3:16,17).

2) Você está crescendo com esta decepção


Você pode não entender agora, mas acredite: você está ganhando uma grande experiência e está sendo fortalecido para suportar qualquer dificuldade que possa vir. Deus promete que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam e que foram chamados segundo o seu propósito (Rm 8:28). Por isso, se você está passando por algo difícil, Deus quer que você tenha bom ânimo e não volte atrás, pois Ele tem um futuro abençoado te esperando.

3) Grandes bênçãos estão por vir


Eu sou prova viva disso: se Deus fecha uma porta, é porque Ele tem algo melhor para nós. Mas, Ele quer que continuemos com fé e um coração grato. Às vezes, teremos que enfrentar muitas portas fechadas antes de estarmos prontos para o que Deus tem para nós, e enquanto isso, devemos tomar as atitudes certas. Quando sofremos uma decepção, nós sempre teremos que escolher se iremos nos tornar pessoas amarguradas ou se usaremos essa situação para o nosso crescimento pessoal!

4) Deus é maior que tudo o que você está passando


Não importa quão grande é o medo ou a angústia que estão tentado te sufocar, Deus é maior e Ele está com você! Ele te diz: 
"Nunca te deixarei, nem te desampararei" (Hb 13:5). 
Por isso nunca deixe que o medo roube os seus sonhos. Eu não creio que você está lendo estas palavras à toa. Deus quer te lembrar que você não está sozinho(a), que Ele te ama e que nenhuma decepção pode te parar. Continue confiando Nele e não perca a esperança. Decepções são temporárias, mas seu futuro é eterno! Lembre-se das promessas do Senhor:
"Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração" (Jeremias 29:11-13).


A Deus, o Pai, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
       E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário