Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

NOVEMBRO AZUL: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E O DIABETES

Resultado de imagem para Imagem de novembro azul
Estamos em novembro, mês em que o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata. Mas, qual a importância de discutir o assunto? Os números nos dão a resposta. 

O Diabetes 


Imagem relacionada
O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, definido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991.

O símbolo é o círculo azul. No mundo todo, o mês de novembro é marcado todos os anos por uma série de atividades em prol do diabetes, doença que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo - dentre as quais, infelizmente, estou incluído (sou diabético tipo 2) - causando mais de 5 milhões de mortes anuais (em parte porque aproximadamente metade das pessoas não sabe que tem diabetes).

A Campanha do Dia Mundial do Diabetes é liderada pela IDF e suas associações-membro. O site é: www.idf.org/wdd-index. No Brasil, é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e apoiada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e outras entidades e associações relacionadas ao diabetes. O site oficial da campanha é: http://www.diamundialdodiabetes.org.br/.

A campanha


Para o biênio 2018/19, a organização do Dia Mundial do Diabetes no Brasil focou no tema: "A Família e o Diabetes". Os cartazes para a campanha contêm informações sobre alimentação e atividade física para melhorar a qualidade de vida. As entidades promovem caminhadas e palestras sobre diabetes em todo o país. Monumentos e pontos turísticos são iluminados de azul no Brasil, lembrando o diabetes, desde 2007. Na campanha sexta azul, as pessoas se vestem de azul nas sextas-feiras e postam suas fotos nas redes sociais.

A Próstata

Resultado de imagem para Símbolo da campanha internacional do cancer de próstata
E a próstata? O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, onde, desde 2008, o novembro azul passou a ser associado também ao câncer de próstata, além do diabetes. Nos outros países do mundo, o Mês Mundial do Câncer de Próstata e dos outros tipos de câncer que atingem os homens é setembro (Blue September ou Setembro Azul) e o Mês da Saúde Masculina é Junho. 

No Brasil, setembro já está iluminado com várias cores e campanhas: verde (doação de órgãos), amarelo (prevenção ao suicídio), azul (deficiência auditiva) e vermelho (coração) – este último definido pelo próprio Instituto Lado a Lado pela Vida, que definiu o novembro azul no Brasil como prevenção ao câncer de próstata.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma). As estimativas do INCA, para os próximos anos, são de cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata no país. 

Em 2011, já se registrava o número de 13.129 mil brasileiros que morreram em decorrência da doença. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de 1 homem em 36 morrerá de câncer de próstata.

Como ocorre


O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. 

Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. 

Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!

Apenas um toque 

Resultado de imagem para Imagem de cancer de prostata toque
O exame físico (de toque retal) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos! Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária. É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens. 
Imagem relacionada
O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina. É fundamental que todo homem entenda que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito.

Conclusão

A cor da consciência


Resultado de imagem para Imagem de cancer de prostata bigode
A fim de alertar o público masculino sobre a importância do auto cuidado em saúde e governantes sobre a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas à saúde do homem, surgiram diversos movimentos ao redor do globo – o Novembro Azul é um dos mais conhecidos.

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O "Azul" veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia. 

Mas, por que escolher novembro? Talvez para vir em seguida do Outubro Rosa, campanha relacionada ao câncer de mama. Mas há também outra razão. Em diversos países, durante esse mês, acontece o Movember. Trata-se de um movimento de alerta para a Saúde Masculina (Câncer de Próstata, Câncer de Testículo, Saúde Mental e Sedentarismo) e tem como símbolo o bigode (não o círculo azul do diabetes, ou monumentos iluminados em azul). 

Portanto, diferente da campanha por conscientização sobre o diabetes, os apoiadores do Movember deixam bigode durante todo o mês de novembro e praticam atividades físicas diárias.

Assim, novembro fica azul, mas o azul de novembro no Brasil engloba três campanhas:
  • Diabetes – a campanha é mundial e o símbolo é o círculo azul,
  • Câncer de próstata – esta campanha em novembro é nacional e usa a cor azul,
  • Saúde do homem – a campanha é mundial e o símbolo é o bigode.
Então, proponho unirmos forças e lembrarmos do novembro azul no Brasil com as três campanhas.

Fique de olho nas ações de conscientização que serão emplacadas em todo o Brasil ao longo do mês e, para os homens de plantão, deixo um recado: cuidem-se! Saúde deve vir sempre em primeiro lugar.


A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

2 comentários:

  1. Good day! I just wish to give a huge thumbs up for the great info you have right here on this post. I will probably be coming again to your weblog for extra soon. casino play

    ResponderExcluir
  2. Thank you! Glad you liked the post. It will be a great pleasure to have you as a reader and follower of my blog.

    ResponderExcluir