Total de visualizações de página

domingo, 4 de novembro de 2018

MANTENDO O FOGO ARDENDO SOBRE O ALTAR


O tema do texto desse artigo, é baseado na mensagem que eu ministrei no culto de ontem (domingo, 04/11), na igreja onde congrego. Como foi uma mensagem revelada, eu não tinha preparado nenhum esboço e segui apenas a orientação do Espírito Santo. Por causa da relevância e da importância do tema, resolvi adaptá-lo para o formato de artigo e compartilhar com os meus leitores e seguidores aqui no Circuito Geral.
"Disse mais o SENHOR a Moisés: 'Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira do altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo do altar. O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este. Depois, despirá as suas vestes e porá outras; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo. O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará'" (Levíticos 6:9, 12, 13 - grifos meus).
O que precisamos fazer para mudar o rumo das nossas vidas para o rumo de Deus? Há uma ênfase neste texto de que o fogo deveria ser mantido aceso sobre o altar. Como nós devemos manter o fogo aceso em nossas vidas?
O que o fogo representa para nós? 

1 - O fogo representa a presença de Deus


No capítulo 9 de Levítico Arão apresenta o 1º Bezerro. Nos versos 23 e 24 diz que quando Moisés e Arão entra na Tenda do Senhor, o fogo de Deus consumiu o holocausto.
"Então, entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; e, saindo, abençoaram o povo; e a glória do SENHOR apareceu a todo o povo. E eis que, saindo fogo de diante do SENHOR, consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo o povo, jubilou e prostrou-se sobre o rosto" (9:23-24). 
O sobrenatural entra no natural. O invisível entra no visível. O fogo representa a presença de Deus.

Sarça ardente 


Deus manifesta a sua presença no meio do fogo na sarça ardente perante Moisés. Moisés viu o fogo de Deus, a glória de Deus. A primeira coisa que Moisés ouviu foi: 
"Retire as sandálias dos pés porque o lugar em que estás pisando é santo". 
Deus pegou um arbusto. Algo sem beleza alguma e o transformou em glória. 

No deserto 


Proteção, iluminação e aquecimento - De dia Deus se manifestava numa coluna de nuvem e de noite ele se manifestava numa coluna de fogo. Deus quer tirar de nós toda escuridade e frieza espiritual da sua vida. Ainda de noite vamos caminhar na nossa vida. Vou estar debaixo da presença de Deus de noite.

Elias no monte Carmelo 


Poder, unção e autoridade - Elias enfrentou homens sem nenhum escrúpulo em sacrificar qualquer coisa para o seu deus. Elias estava sozinho, mas na presença de Deus. Elias clamou a Deus e Deus se manifestou como fogo; o fogo que queimou o holocausto, a lenha e ainda lambeu a água que havia sido derramada numa vala. O fogo é que faz a diferença entre o santo e o profano.

Batismo com o Espírito Santo e com fogo


João se referia a Jesus como aquele que batiza com o Espírito Santo e com fogo.

Fogo - A Presença de Deus no ministério de Jesus Cristo.  O fogo que curava os enfermos, libertava os endemoninhados, ressuscitava mortos, curava os leprosos...

O fogo no Pentecostes 


Depois da oração o Espírito Santo desceu sobre os 120 que estavam reunidos no Cenáculo na forma de Línguas de fogo, labaredas de fogo.

O fogo representa a presença de Deus - Hebreus 12:28,29 nos diz que Deus é fogo consumidor.
"Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor".
Nadabe e Abiú ofereceram fogo estranho para Deus e foram consumidos pelo fogo de Deus. Eles não pegaram fogo do braseiro do altar onde o fogo era consagrado e santo. Eles pegaram fogo de outro lugar e Deus os consumiu com fogo. Deus não brinca! Deus é fogo consumidor. De Deus não se zomba.

O fogo também significa paixão em nosso coração 


Em 1 Coríntios 7 a palavra abrasado significa ardendo de paixão. Quem está apaixonado tem que estar perto. O fogo representa o coração ardendo e apaixonado.
"É a paixão que consome os pensamentos, que iluminam a fala, que move a alma e carrega as emoções."
Vamos transpor esta paixão toda para Cristo!

Mateus 24:12 nos diz que "por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriaria". Algumas pessoas deixaram de testificar de Jesus Cristo porque deixaram o amor esfriar em seus corações. 

2 - O Fogo no altar tem que ter continuidade e pureza


Segundo os historiadores, o fogo no altar foi aceso em aproximadamente no ano de 1446 A.C e em 586 A.C foi quando o fogo foi aceso pela última vez.

O fogo perpétuo de Deus significa uma adoração contínua na presença de Deus. A adoração não depende de nossos sentimentos. No Livro de Hebreus capítulo 13:15, o Senhor nos diz que devemos oferecer sempre. Devo louvar a Jesus sempre. Na riqueza, na pobreza, na escassez, na saúde, na doença...
"Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome".
Em Lucas capítulo 2 nos fala de uma viúva com mais de 80 anos de idade. Uma viúva que poderia dizer: "Já perdi tudo, agora vou 'me casar com Deus'." Ela adorava a Deus de dia e de noite, conforme o texto abaixo:
"Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações" (2:36,37).
Hebreus 13:15 diz:
"Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome."
Deus diz: "Foi difícil me adorar, me louvar, mas eu recebi o teu sacrifício, o teu louvou e a minha bênção será liberada".

Pureza 


Levítico 6:10-11 nos diz:
"O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este. Depois, despirá as suas vestes e porá outras; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo".
Os sacerdotes deveriam remover as cinzas para fora do arraial. Cinzas não servem mais, já foi queimada, não se aproveita mais. O que é cinza já passou. As cinzas deveriam ser levadas para fora. 

Tem alguma cinza em sua vida? Pecado, egoísmo, corrupção... Você não pode pegar novamente nas cinzas. As cinzas abafam o fogo. Tem coisas na nossa vida que são só cinzas. Deus quer um fogo limpo e santo em nossas vidas

Conclusão


Hoje, a responsabilidade de manter o fogo ardendo continuamente no altar (que é o nosso interior) é de cada um de nós que fomos feitos sacerdotes reais pelo próprio Deus (1 Pedro 2:9). 

Foi mantendo o fogo aceso que Misael (Sadraque), Hananias (Mesaque) e Azarias (Abede-Nego), ao serem jogados na fornalha ardente não se queimaram, pois como o fogo podia lhes fazer mal sendo o fogo a essência deles (Daniel 3:1-7)? Aqueles jovens já eram verdadeiras fornalhas ardentes de fé e fidelidade ao Deus Todo Poderoso. 

Quando mantemos o fogo ardendo continuamente sobre o nosso altar, fazemos com que o vento, quanto mais forte for, se torne nosso aliado, pois, ao invés de apagar o fogo, ele fará com o fogo se propague e se torne ainda mais intenso. 

Para que mantenhamos o fogo ardendo sobre o altar é preciso que tenhamos os combustíveis essenciais: a lenha (cruz - Mateus 16:24) e azeite (a presença do Espirito Santo - Salmos 45:7b; 133:2). Mas, não se engane e não tente enganar ao Senhor. Não se mantém um fogo perene com palha (Isaías 5:24; 1 Coríntios 3:11-15) e não tem como oferecer ao Senhor um fogo estranho (Lv 10:1,2). E você, o que tem feito para manter o fogo ardendo continuamente no altar da sua vida?

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário