Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

O JOVEM CRISTÃO E SEU DESAFIO DE SER UM INFLUENCIADOR EM MEIO AOS INFLUENCIADORES

Resultado de imagem para Imagem de imã atraindo uma pessoa
Influência é a ação que alguém ou algo tem sobre outra coisa, ou seja, o poder, o controle ou a autoridade. Quando se diz que determinada pessoa é uma influência para as demais, significa que serve de modelo ou que exerce interferência sobre o modo de agir ou de pensar das outras pessoas, por exemplo.

Em todas as épocas, existem pessoas que exercem influência sobre as demais. Elas são os chamados formadores de opinião. São celebridades ou profissionais de destaque em determinadas áreas – ou até mesmo dentro de uma organização – que têm a capacidade de influenciar as escolhas e a opinião de outras pessoas.

Influenciador ou influenciado?


Somos influenciados e influenciamos o tempo todo. Aliás, fazemos isso desde o nascimento. Os bebês, por exemplo, até por não terem desenvolvido a fala, usam o choro como forma de comunicação e influenciam os pais quando querem algo. Se seus pais disserem que é melhor levar um guarda-chuva, pois vai chover estão te influenciando! Isso ocorre naturalmente.

A priori devemos lembrar que as pessoas influenciam tanto para o bem como também para o mal, e isto é um fato inegável. Além disso muitos que disseram que jamais se deixariam levar por algo, acabaram por serem influenciados e caíram. É preciso estar atento e sempre vigilante.

O Jovem Cristão e as Amizades

Ande Com os Sábios


"O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído" (Provérbios 13:20).
Essas palavras são do sábio Salomão, provérbios tem muito conhecimento prático e a citação acima é uma delas. Se uma pessoa costuma andar com uma pessoa sábia, também será sábia, pois será influenciada pela sabedoria de tal pessoa. A tolice também influência as pessoas, por isso é preciso estar atento a isso.

Mantenha a Sua Posição Perante Suas Amizades


Muitas vezes o jovem se sente tentado a não manter a sua posição por que se preocupam com o que seus amigos vão pensar. Esse fenômeno é facilmente observado nas fileiras acadêmicas por exemplo, onde a arrogância é traço comum na maioria, tanto entre alunos, quanto - e principalmente - em meio aos professores, que não raramente assumem ares de donos absolutos da verdade. 

Porém, o jovem cristão deve manter sua posição cristã a despeito de seus amigos concordarem ou não. Você não é obrigado a rir de uma piada imoral só para agradar os seus amigos. E seus amigos quando olharem para você devem manter o respeito, caso contrário não são seus amigos. Se você manter firme a sua posição de jovem de Deus perante seus amigos eles entenderão o recado de sua seriedade. Caso contrario eles te manipularão e te transformarão em uma marionete, um fantoche.

O seu Comportamento deve Influenciar as suas amizade para o bem e não ao contrário. Se seus amigos por exemplo estiverem conversando sobre algo imoral irão cessar a conversa assim que você chegar. É claro que nem todos irão respeitar, mas quem de fato são seus amigos irão fazê-lo.

Fale de sua Fé Com Seus Amigos


Aproveite a sua interação com seus amigos para falar-lhes do amor de Deus, pois o fato de vocês terem uma amizade e poder conversar sobre diversos assuntos acaba se tornando uma ótima oportunidade para um evangelismo informal. As vezes sempre surge uma conversa ou outra onde você poderá encaixar o evangelho. Portanto aproveite sempre toda oportunidade que você tiver para levar o conhecimento da verdade para o seus amigos.

Respeite a Fé de Seus Amigos


Não é por que você é um jovem cristão que todas as pessoas tem que ser igual a você, e não fique irritado quando rejeitarem as suas palavras quanto ao evangelho. Apenas fale de Cristo para os seus amigos, porém jamais zombe da fé deles. Uma vez que você tiver sabedoria para respeitar a fé de seus amigos eles te darão ouvidos quando você partilhar seu conhecimento. Seja sábio e esteja sempre para ouvir e sempre pronto para falar na hora certa.

Não Recuse a Ir a uma Festa de Aniversário (e/ou outra) Com Seus Amigos Que Não são Cristãos


Jesus certa vez foi criticado por estar participando de uma festa com publicanos e pecadores. Então Jesus respondeu que os sãos não precisam de remédio e sim os doentes. Muitas pessoas tem uma falsa noção do que é santidade, e por isso perdem muitas oportunidades para anunciar o evangelho.
"E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento" (Marcos 2:16,17).
Então siga o exemplo do seu Mestre Jesus, que sem preconceito participava de muitas festas com publicanos e pecadores, sem, contudo, ser conivente ou cúmplice de suas práticas e atitudes pecaminosas. Isso é possível? É claro que sim! Basta ter convicção de quem você é e do que realmente você quer.

Obviamente, há ambientes que são mesmo impróprios e inconvenientes para um cristão. Tudo há que se embasar no equilíbrio e passar pelo crivo das motivações e da consciência de cada um e, então, fazer sua escolha. Válido lembrar as palavras do apóstolo Paulo:
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (...) Não se deixem enganar: 'as más companhias corrompem os bons costumes'" (1 Coríntios 6:12; 15:33). 
"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. (...) Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Um pouco de fermento leveda toda a massa. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne..." (Gálatas 5:1, 7, 9, 13a).

Não Abra Mão de Seus Princípios Para Agradar Seus Amigos


Veja que você pode sim aceitar ir a uma festa com seus amigos que não são crentes em Jesus, porém você de maneira alguma deve abrir mão de seus princípios morais e éticos. Se surgir qualquer brincadeira ou atividade que você sabe estar errado em participar, não faça. Sigamos o exemplo de Daniel, que, mesmo estando registrado no Antigo Testamento, a essência e o ensinamento são atemporais, eternos:
"E Daniel propôs no seu coração [ou seja, decidiu firmemente] não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar" (Daniel 1:8, grifo e acréscimo entre chave de minha autoria).
Nesse caso qualquer convite para uma festa ou evento que será praticamente obrigatório você participar de qualquer atividade que irá comprometer o seus princípios cristãos, não o vá.

Conclusão


O jovem cristão e as amizades é um assunto que deve ser trado com sabedoria e paciência. Muitos jovens que não são cristãos poderão agir errado não por maldade, mas por não terem os mesmos princípios. Por isso os pais não devem proibir seus filhos de ter amigos não cristãos, porém outros talvez será realmente necessário.

Os pais devem conhecer a amizade de seus filhos, se possível conhecer os pais dos mesmos, e avaliar tudo com sabedoria e discernimento.

O jovem cristão e as amizades bem estruturas poderão se tornar um grande potencial para a evangelização de outros jovens. Se seus amigos são cristãos aproveitem para que juntos consigam atrair outros jovens para Cristo.

Os líderes também devem ajudar o jovem cristão e as amizades que o mesmo tem, tendo por objetivo aconselhar ou alertar se for o caso.

E você o que tem a dizer acerca deste assunto?

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Um comentário: