Total de visualizações de página

sábado, 10 de novembro de 2018

O "ESTILO DESPOJADO" DA NOIVA DO CORDEIRO NA ATUALIDADE

Resultado de imagem para imagem de desenho de roupa suja e remendada

Eu sou cristão protestante desde os 28 anos de idade, me converti exatamente no dia 21 de abril de 1995, ou seja, há 23 anos venho sendo dia a dia reformado. De lá até aqui, já vivi muita coisa nessa minha caminhada cristã. Já vi coisas que só Deus não duvida, pois Ele, em sua infinita sabedoria, sabe bem com quem está lidando.

Me sinto orgulhosamente um cristão protestante por escolha e iniciativa próprias, não fui levado por ninguém ao Caminho. Pra minha sorte, mesmo tendo à frente inúmeros atalhos e até mesmo tendo me aventurado por alguns deles, eu O encontrei e escolhi segui-lO e nEle prossigo avante rumo à carreira que me foi proposta. Já sofri muitos preconceitos por causa de minha confissão de fé e no texto desse artigo quero tentar esclarecer alguns conceitos sobre os seguidores do estilo de vida cristão que hoje em dia é amplamente exposto na mídia (agora ser "evangélico" é cult) mas, paradoxalmente, é desconhecida da maior parte dos brasileiros.

Muitos remendos e moldes


"Não tratem com desprezo as escrituras, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom" (Tessalonicenses 5:20,21 - grifo meu).
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos amoldeis com a forma desse mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento" (Romanos 12:1,2 - grifo meu).
Como você enxerga a igreja atual? Ao compará-la com a Igreja da época do seu início, o que mudou? Será que nós enxergamos a Igreja atual da mesma forma que Jesus, o noivo, a enxerga? Se fôssemos desenhar a noiva do Cordeiro de hoje, como ela seria?

Noiva Atual 


É com essa noiva que Cristo se unirá? Qual noivo se sujeitaria a isso? Cristo? Você se casaria com alguém nessas condições? 

Ela tem o olho grande para um monte de coisas que não a edificam, mas a visão pequena demais para enxergar o propósito que Deus planejou pra ela desde a eternidade! Seus braços são compridos para fazer muitas obras, mas curtos o suficiente para impedi-la de fazer o que realmente importa.

Ela possui pés grandes que a levam a todos os lugares, mas que não conseguem ir, de fato, a lugar algum. Suas vestes brancas estão manchadas de pecado e remendadas pelas muitas e várias denominações e doutrinas que a rodeiam, mas que só servem para desviá-la do foco: ser pura, santa, livre, ágil, limpa e poderosa.
"…para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém, santa e sem defeito" (Efésios 5:26,27). 
Segundo o texto, o quê purificará a noiva? A enxurrada da palavra revelada! A Igreja será lavada pela verdade do evangelho, da qual ela foi privada por tanto tempo. Observe que, somente quem está impuro precisa ser lavado!

Ao ser lavada, a Igreja se tornará santa e sem defeito, como a Bíblia afirma, também em outros textos: crer nessas verdades é participar disso! Somente em estado de glória e pureza, a Igreja na terra possibilitará a vinda de Jesus e sua união com ela!

Noiva Ataviada para o Cordeiro

Essa é a noiva que Jesus espera encontrar na sua vinda!

"Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos" (Apocalipse 19:7,8).
Note a semelhança deste texto com o anterior: a palavra purificadora vem de Cristo, o Noivo, mas a purificação é um papel da noiva! Há um engano mortal no entendimento da Igreja, de que seremos purificados das nossas transgressões na vinda de Jesus e tudo vai se resolver ali. NÃO! Esse papel é do crente no seu dia-a-dia! Temos crido que Jesus apenas morreu pelos nossos pecados, mas tudo vai muito além disso! A questão também não se resolveu completamente na cruz, pois ela foi apenas o desfecho de uma trajetória de morte diária, de santidade e obediência de Jesus, que O tornou vencedor até a morte!

O que aconteceu na cruz não nos deu um habeas corpus para pecar, com a certeza de que, na vinda de Cristo, seríamos simplesmente transformados do jeito que estivéssemos. Se fosse assim, teríamos corpos glorificados com manchas de pecado para sempre. Mas o Noivo não se coaduna com o pecado! Assim como aconteceu com Jesus, conosco se dará o mesmo: a palavra da verdade vai nos purificando na medida das nossas escolhas.

Essa purificação se dará diariamente, com o vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro, conforme o texto. E que linho é esse? São os atos de justiça dos santos. Atos de justiça são as escolhas que fazemos todo dia, como fruto da nossa justificação em Cristo. Cada escolha que você faz neste mundo, que o aproxima de Deus, está vestindo-o desse linho espiritualmente. É o linho finíssimo como consequência de atos de justiça que geram salvação em nós, entende? Somente os filhos vestidos com linho finíssimo reinarão com Cristo, como diz o apóstolo Paulo,
"…para que sejamos encontrados vestidos, e não nus".

"O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos" (3:5). 
Não fujamos da realidade de que, aquele que não vencer, não poderá vestir-se devidamente para o casamento, pois já não se vestiu antes! Além disso, terá o seu nome riscado do livro da vida! O nome será retirado porque já foi escrito na eternidade, e não na hora da "conversão", conforme veremos mais adiante. Todos os atos dos filhos de Deus neste mundo o tornam apto, dia a dia, a vestir-se para reinar ou não.
"Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas" (3:4).
As Igrejas da Ásia, de Apocalipse 3, são uma pré-figura da Igreja de todos os tempos, em várias épocas de sua trajetória. A cor branca, na Bíblia, simboliza pureza e santidade.
"...Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas" (3:17,18). 
Todos os filhos que alcançarem o entendimento, no espírito, para enxergar que precisam tomar VERDADEIRA posição de santidade e compromisso com o Senhor, receberão estas vestes e vão reinar com Ele! É isso que significa "desenvolver" nossa salvação! Ser salvo é muito diferente de levantar a mão em uma igreja e, automaticamente, passar a fazer parte da "família de Deus", achando que já estamos com o passaporte carimbado para o "céu": essa visão está matando a necessidade e o desejo de santificação da noiva! A questão é que até hoje, a Igreja ainda não se deu conta do que significa, de fato, reinar com Cristo, porque o verdadeiro entendimento do Reino de Deus estava encoberto.
"E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco" (Romanos 16:20). 
Ao ler esse texto, nós temos nos acomodado em achar que Deus destruirá satanás por nós. Se Ele quisesse, poderia fazê-lo com um "estalar de dedos", mas esse privilégio e responsabilidade são da Igreja, conforme Efésios 1:22,23, que diz: 
"E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o Cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas". 
O embate com satanás está aberto e franco desde o início, mas no tempo do fim, não será essa Igreja confusa e desmotivada que conseguirá esmagá-lo debaixo dos seus pés.

Conclusão



Talvez a Igreja esteja aguardando Jesus voltar para dar um jeitinho de limpar a noiva antes do casamento. Se você pensa assim, pode estar correndo um grande risco de, ao não se preocupar em tornar-se um Filho de Deus vencedor, de nunca reinar com Cristo, pois o fato de fazer parte do rol de membros de uma igreja, necessariamente não o habilita para tal.
"…até que veio o Ancião de Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo; e veio o tempo em que os santos possuíram o reino" (Daniel 7:22). 
Veja que, se os santos ainda possuirão o reino, é porque não o possuem atualmente. É POR ISSO QUE LUTAMOS EM SANTIDADE! A justiça de Deus manifesta na Igreja, fará com que o reino que, até então, estava sob o domínio do mal, passe para as mãos dos santos de Deus de todos os tempos!
"O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão" (7:27).
Gloriosa e unida a Jesus, a Igreja receberá do Pai o reino, que está debaixo de todo o céu, ou seja, na TERRA, para que reinem eternamente. Entenda bem: todo o governo, o poder e as riquezas das nações pertencerão aos filhos que reinarão com Cristo. Quem reina, reina sobre alguém! Os filhos vencedores nasceram para reinar sobre os povos e abençoá-los!

Há um texto não canônico, ou seja, apócrifo, que é bastante interessante. Mesmo sem considerar sua validade no cânon sagrado, seu conteúdo é de considerável relevância com a Sagrada Escritura e serve sim para uma meditação. Com ele encerro a conclusão desse artigo e evoco sua meditação. Ele diz:
"Os apóstolos receberam do Senhor Jesus Cristo o Evangelho que nos pregaram… Eles receberam instruções e, repletos de certeza, por causa da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, fortificados pela palavra de Deus e com a plena certeza dada pelo Espírito Santo, saíram anunciando que o Reino de Deus estava para chegar" (Clemente aos Coríntios 42:1; 3/65-93 d.C.).
  • A Primeira Epístola de Clemente, também conhecida literalmente como Clemente aos Coríntios (em grego: Κλήμεντος πρὸς Κορινθίους, Klēmentos pros Korinthious), abreviada como I Clemente, é uma carta endereçada aos cristãos da cidade de Corinto. A carta foi datada como sendo do final do século I ou começo do século II d.C. e, juntamente com o Didaquê e o Evangelho de Tomé, é um dos mais antigos – se não o mais antigo – documento cristão sobrevivente fora dos Evangelhos canônicos. Como o próprio nome indica, existe também uma Segunda Epístola de Clemente (hoje considerada como espúria.).
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso bloghttps://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário