Total de visualizações de página

domingo, 28 de outubro de 2018

O CARÁTER CRISTÃO NA DEFINIÇÃO DA PERSONALIDADE

Neste artigo, teremos a oportunidade ímpar de estudar a respeito do caráter. Todo ser humano tem caráter, seja ele bom, seja ele mau, exemplar, ímpio ou santo. Deus criou o homem bom e perfeito, mas o pecado maculou o seu caráter. Por isso, todos necessitam de uma transformação espiritual e moral. Veremos que somente o Deus de toda a perfeição, mediante o Filho, pode transformar o caráter de uma pessoa.

Na era do fake


Hoje muitos de nós sofremos em tentar ver o que é verdadeiro e o que é cópia, o que é real e o que é falso. A pirataria é um sinal claro da falsidade que rege hoje a nossa sociedade, a importância que todos tem pela aparência. Bolsas, relógios, óculos, roupas, tanta coisa falsa por aí, tanta mentira que muitos usando delas vivem no mundo encantando do inferno, onde a única mágica é enganar a si mesmo e morrer achando que irá viver.

Um outro aspecto da falsidade é expresso nas redes sociais, onde no afã de aparecer e conseguir muitas curtidas, likes e views, as pessoas ostentam em fotos, vídeos e até textos o que na vida real não são, nunca foram e, na maioria dos casos, não têm a menor possibilidade de um dia virem a ser. Muitas são as pessoas que estão aprisionadas no universo on e ausentes no universo off.

Carisma ou caráter?


Carisma e caráter, todos os dois são importantes, mas nem sempre o brilho reflete a verdade, o sorriso representa a alegria, a festa significa comemoração e o dinheiro o sucesso.

Carisma pode ser uma máscara, basta ligar o botão do "sorriso" e dizer está tudo bem, quando na verdade no seu coração o mundo pode estar caindo por terra feito um terremoto sem fim. Caráter, pelo contrário, é a hora de se humilhar e pedir ajuda e deixar de lado a fortaleza do "eu" e criar a ponte da família e do compartilhar da paz.

Caráter é ser autêntico, deixar a sua fé e suas convicções não serem vendidas, negociadas, relativizadas ou prostituídas por este mundo de valores efêmeros tão passageiros e rotulados pela moda.
Infelizmente muitos seminários hoje formam "doutores em Deus", verdadeiros críticos da fé incapazes de sair pelas ruas e pregar a palavra, homens cheios de letras e convicções, verdadeiros monges isolados nos livros que falam de Deus mas que não revelam o Deus verdadeiro.

O CARÁTER NA REALIDADE DO HOMEM

O que é caráter?


Segundo o Dicionário Aurélio, caráter é 
"o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral".
O caráter é a característica responsável pela ação, reação e expressão máxima da personalidade. É a maneira de cada pessoa agir e expressar-se. Tem a ver com os princípios, valores e ética de cada um.

Personalidade e caráter


A personalidade pode ser definida como sendo a qualidade do que é pessoal. Ela é a nossa maneira de ser, ou seja, aquilo que nos distingue de outra pessoa. O caráter não é herdado. Ele é construído mediante a formação que recebemos. Por isso, a Palavra de Deus adverte: 
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se esquecerá dele" (Provérbios 22:6).

A DEFORMAÇÃO DO CARÁTER HUMANO

A Queda e o caráter humano


Deus fez o homem perfeito, em termos espirituais, morais e físicos. No ato divino da Criação, Ele disse: 
"Façamos o homem à nossa imagem..." (Gênesis 1:26). 
Fomos criados à "imagem" e "semelhança" do Criador, logo não podemos nos esquecer que refletimos a glória divina. Se tivermos um caráter santo, Deus será louvado por intermédio de nossas ações.

Imagem e semelhança de Deus


O homem era, no seu estado original, uma imagem, ou representação perfeita de Deus. Adão e Eva possuíam atributos morais tais como amor, justiça, santidade, retidão. Tudo à semelhança de Deus. Não resta dúvida de que, ao criar o homem à sua "imagem", e conforme a sua "semelhança", Deus imprimiu nele as marcas de sua personalidade santa, amorosa e justa.

A deformação do caráter humano


O homem foi criado perfeito em toda a sua constituição: espírito, alma e corpo (1 Tessalonicenses 5:23). Porém, quando o homem deu lugar ao diabo, e desobedeceu a Deus, caiu da graça divina. A Queda levou-nos a perder a semelhança moral com o Criador. Observe as consequências do pecado:
  • a) No relacionamento com Deus
O pecado desfigurou o homem, cortando a ligação direta com seu Deus: 
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). 
O pecado passou a todos os homens (5:12; Salmo 51:5). As repercussões e o alcance desse fato terrível, de natureza espiritual, têm sido sentidos ao longo da história. O pecado distanciou o homem de Deus e o levou a criar seus próprios deuses segundo suas malignas concupiscências, para agradar ao príncipe deste mundo. Toda religião que não tem Deus como o Criador, e Jesus Cristo, seu Filho, como Salvador, é instrumento do Diabo para afastar o homem de Deus.
  • b) No relacionamento humano
Quando Deus perguntou a Adão se ele havia comido do fruto da árvore proibida, este não assumiu a culpa, mas procurou justificar seu erro, acusando a esposa. Quando Deus questionou Eva a respeito dos seus atos, ela transferiu a culpa para a serpente (Gn 3:9-13). O relacionamento de Adão e Eva foi afetado pelo pecado, culpa e medo.

Não demorou muito, e ali, no Éden, houve um confronto entre o caráter mau, de Caim, e o caráter justo, de Abel. Caim matou seu irmão, Abel (4:8). Lameque matou um homem adulto e um jovem (4:23). A morte e a corrupção se espalharam com o passar dos séculos. O juízo de Deus foi enviado no seu tempo, através do Dilúvio (6-8).
  • c) No relacionamento com a natureza
"E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar" (2:15). 
Além de cuidar do jardim, o homem teria o domínio da Terra, com autoridade delegada pelo Criador sobre todos os animais (1:28). Mas, usando mal o seu livre-arbítrio, o ser humano fracassou em cuidar de si mesmo e do planeta. E tem poluído o ar, o solo, as águas e todo o ambiente natural. Mas Deus destruirá os que destroem a Terra (Apocalipse 11:18).

A REDENÇÃO DO CARÁTER HUMANO

Novo nascimento, transformação do caráter


Jesus veio ao mundo para salvar o homem da tragédia do pecado e aproximá-lo novamente de Deus (João 3:16). A salvação é um dom divino. Ela é fruto da graça divina. Pela fé em Jesus o homem recebe a salvação e se torna uma nova criatura, completamente transformada: 
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17). 
O caráter daqueles que, pela fé, nasceram de novo, é poderosamente transformado pelo poder do Espírito Santo.

A Palavra de Deus muda o caráter


A salvação não é apenas uma mudança de religião, mas envolve regeneração (Jo 3:3,7), justificação (Rm 3:24; 5:1,9; 1 Co 6:11) e santificação (Hebreus 12:14; 1 Ts 5:23). No processo de santificação, vamos sendo transformados pela Palavra de Deus. As Escrituras têm o poder de transformar o homem, pois somente elas podem penetrar em seu interior: 
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hb 4:12).

O caráter amoroso e santo do crente


O cristão tem como uma de suas características principais o amor a Deus e ao próximo (Mateus 22:34-40). Quem não ama não conhece a Deus, ainda não teve seu caráter transformado e está em trevas (1 Jo 2:9,11). Unida ao amor está à santificação, sem a qual ninguém poderá ver ao Senhor (Hb 12:14). Os que já experimentaram o novo nascimento devem viver de modo irrepreensível (1 Ts 5:23).

CONCLUSÃO


Nosso caráter reflete nossos princípios. Como novas criaturas, precisamos evidenciar os valores do Reino de Deus. O homem salvo e remido por Cristo Jesus tem as marcas do Salvador no seu ser e no seu comportamento.

Quando Deus nos coloca em uma posição de destaque, seja no trabalho, na família ou na igreja, isso deve refletir o nosso caráter muito alem do nosso carisma.

Nunca vou me esquecer de certa vez pegar um voo e ser muito bem recebido por uma tripulante sorridente e educada, minutos depois me levantei durante o voo para ir ao banheiro e me deparei com a mesma tripulante chorando e triste em um assento do avião.

Fatos: A verdade é dura, contudo, só a verdade liberta, a verdade cura, a verdade é doce e traz paz. Jesus é a verdade, a palavra do Senhor é a verdade, e conhecendo a verdade somos libertos. Carisma ou caráter? Querer viver para agradar os outros, ou verdadeiramente viver a verdade da vida e da fé.

Ser quem você é não te diminui nem te eleva, ser quem você é significa cumprir o propósito pelo qual Deus sonhou a seu respeito.

Hoje eu te convido a não deixar nada, nenhuma máscara te impedir de ser quem você é. Eu oro para que a luz, a alegria verdadeira e a coragem que vem de Deus brilhe em seus olhos. Talvez a lágrima tem molhado seu rosto, a tristeza tem tentado dominar a sua vida, mas te digo, o seu caráter, a sua confiança irá te levar para o coração de Deus. Não seja iludido por um falso carisma ou por uma vida de novela…

Vamos sempre viver com o caráter de Cristo, nos despojando do velho homem, deixando para trás o Egito [o Egito, em figura de linguagem contextual, é o mundo, ou seja, o sistema] e suas amarras e correr a corrida da fé em direção ao verdadeiro Santo e amado Senhor Jesus.

Seu carisma deve refletir o brilho do seu caráter. Reflita nisso.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário