Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

DEMAS E SEUS DISCÍPULOS (SERÁ QUE SOU UM DELES?)


Resultado de imagem para imagem de pessoa em cima do muro


Pouco - ou quase nunca e nada - se fala hoje nos púlpitos cristãos sobre Demas, um ex-seguidor de Cristo (Filemom 23,24), cujo testemunho bíblico afirma ter "amado o presente século" (2 Timóteo 4:9,10). Não "desviado", perdido a fé, caído em pecado grosseiro ou promovido algum escândalo. Nada disso. Abandonou Paulo, o apóstolo, por haver amado o "aion" (mundo), a sua época, os ares que as pessoas daquele tempo gostavam de inalar. O grande problema é que o que não tem faltado nas fileiras evangélicas são discípulos de Demas. Cuidado, você - ou mesmo eu - pode ser um seguidor de Demas crente de que é um seguidor de Cristo. Vamos entender quem foi Demas e quais os erros que ele cometeu na sua caminhada cristã.

O alto preço de um amor


"Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica" (2 Tm 4:10).
Pouco se sabe, por intermédio das Escrituras, acerca de Demas. Infelizmente, dessa pouca informação, se sabe que no fim da vida de Paulo ele abandonou o ministério e voltou para o mundo "amando o presente século". Através desse artigo quero, na medida que o Espírito Santo conceder, me aprofundar um pouco mais na vida desse cooperador de Paulo, entender seu comportamento e compará-lo ao comportamento de muitos servos de Deus de nossa presente época. 

Essa é a terceira e última citação de Demas nas cartas de Paulo. Em Colossenses 4:14, ele é mencionado como um dos que estavam mandando saudações aos colossenses. Em Filemom 24, ele é citado por Paulo como um dos seus cooperadores. Agora, ele foi identificado como alguém que abandou a obra do Senhor. Leitores da Bíblia de todos os tempos passaram a conhecer Demas como um nome de vergonha. 

Não sabemos se seu amor pelo mundo era baseado em uma certa coisa, mas apenas sabemos que ele o amou e o que o levou a fazer. Nenhum caso de amor jamais custou mais caro. Alguns chamam o preço que ele pagou de "pagar alto pelo padrão baixo de vida". Eu concordo, porque ele certamente desceu a um padrão mais baixo quando deixou o Senhor para andar no mundo. E apenas considere as consequências caras de sua decisão.

Quem foi Demas?


Como dito anteriormente, pouco se sabe, pelas Escrituras Sagradas, acerca de Demas. Seu nome, de origem Hebraica, é uma maneira reduzida de escrever Demétrio. O nome Demétrio, quando de origem Hebraica, significa "Que Se Consagrou", enquanto que, do Grego, significa "consagrado à Deméter" ou "consagrado à mãe terra". Demeter é a deusa grega da agricultura, aquela que nutria a terra, o nome Deméter significa "mãe terra".

Demas foi um cooperador do apóstolo Paulo, certamente muito valoroso, pois em algumas cartas o próprio apóstolo cita seu nome:
"Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas..." (Cl 4:14).
"Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores..." (Fl 1:23,24).
Além disso ele cresce na fé aprendendo com o próprio apóstolo, assim como com Marcos (autor do Evangelho de Marcos) e Lucas (autor do Evangelho de Lucas e do Livro de Atos dos Apóstolos). Imaginem quantos milagres Demas presenciou, quantos discursos apaixonados de Paulo, Marcos, Lucas e outros servos de Deus que pregavam e ensinavam a Palavra do Senhor! 

Se havia um lugar no planeta onde o ensino de Cristo era abundante, certamente era ao lado desses homens de Deus! Parece difícil imaginar alguém abandonando a fé cristã após ter sido companheiro e colaborador de homens tão ilustres, mas foi isso que aconteceu...

O que motivou Demas?


Todos aqueles que conhecem a Cristo e tem as primeiras experiências de Seu amor ficam empolgados e apaixonados por Ele! Como é maravilhoso ser embalado por Deus em Seus braços, como é emocionante sentir Sua presença e ouvir Sua voz! Quando um homem e/ou uma mulher tem contato com esse Deus tremendo, não quer mais saber de outra coisa na vida, pois tudo o que faltava em sua vida se completa por meio de Jesus! Entretanto, apesar de tudo isso, as Escrituras são enfáticas em afirmar: 
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33).
Há lutas, há aflições, há combates, há açoites, há perseguições, há tristezas mesmo no caminho para o Céu. Eu costumo dizer que quem quiser uma vida de tranquilidade, fique longe do cristianismo. Enquanto o convertido é criança, alimenta-se com leite, mas após um período de tempo e experiências com Deus, deve tornar-se maduro e, alimentando-se de alimento sólido, fortalecer-se para o combate da fé. Isto acontece com todos os crentes e certamente com Demas não foi diferente.

Quando Demas conheceu a Cristo, ouvindo a pregação apaixonada de Paulo, certamente se rendeu a Esse Deus que morreu na Cruz por Ele. Doces são as Palavras da Graça, em que Jesus, sendo feito homem, morreu em nosso lugar. Juntamente com isso vem o conforto e consolo de Deus, sentimos seu amor de forma tão forte que parece que nosso coração vai explodir de alegria e, nesse momento, se há tristeza, é somente pelo fato de não O termos conhecido antes! Mas, passado algum tempo, as lutas vêm, as batalhas se apresentam e pouco a pouco somos tirados do aconchego do lar para os perigos do campo de combate!

Demas estava envolvido nesses combates, juntamente com Paulo, Epafras, Lucas, Marcos e outros. Sua motivação era servir Seu Mestre, aprender dEle, viver para Cristo e colaborar com o Reino dos Céus. Dentre as várias afirmações de Paulo, na minha opinião, não existe uma mais desafiadora do que esta:
"E na verdade, todos aqueles que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições" (2 Tm 3:12).
E Demas, certamente sabia disso. E por um tempo ele viveu isso. Ele queria ajudar no que pudesse, assim como um filho pequeno deseja fazer o que vê seu pai fazendo. Por exemplo, pergunte a uma criança pequena, que tem seu pai como espelho, o que deseja fazer quando crescer e certamente dirá: "quero ser como meu pai". Assim Demas queria ser como seu pai da fé, Paulo, pois via que Cristo estava com ele e ele em Cristo.

Além disso, Demas via o esforço dos demais e não queria fazer menos do que eles. Se todos se esforçam, é comum que até aqueles que têm menos empenho seja motivado a se esforçar também. Demas via Lucas ajudando, Marcos colaborando, Epafras formando a igreja de Colossos, então, claro, devia também ajudar como pudesse. E isso ele fez por alguns anos.

O exemplo do apóstolo e o zelo dos outros motivavam Demas a ser colaborador de Paulo. Inicialmente seu sentimento não diferia em nada ao sentimento comum de todo cristão, que tem exemplo de seus líderes e pastores dentro da igreja e dos demais obreiros e quer trabalhar como eles. Mas então, o que aconteceu com Demas?

Porque Demas se desviou do Caminho do Senhor?


No ano de 64 d.C., no dia 18 de Julho, aconteceu um grande incêndio em Roma. Devido a rumores que o próprio imperador, Nero, era responsável pelo incêndio, Nero começou a culpar os cristãos e suscitou uma perseguição, lançando muitos deles aos cães, enquanto outros eram crucificados e queimados vivos. 

Nessa época foram escritas as últimas palavras do apóstolo Paulo, em sua segunda epístola a Timóteo. A perseguição aos cristãos estava terrível: Paulo estava prestes a ser morto, como ele mesmo diz: 
"Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo..." (2 Tm 4:6), 
os cristãos haviam sido dispersos por várias partes, inclusive, cooperadores de Paulo 
"Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo" (4:10b,11a), 
e foi justamente nesse ponto que Demas abandonou a fé 
"...Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica" (4:10a).

Nesse período tornou-se ainda mais perigoso alguém se declarar cristão. Devemos lembrar que o império romano dominava toda aquela região e, sendo os cristãos acusados pelo próprio imperador de terem incendiado a capital do império, haviam poucos lugares seguros onde os discípulos poderiam se reunir. 

Demas tinha então uma escolha a fazer: continuar firme na fé e aceitar uma possível morte ou abandonar a fé e viver. Paulo certamente não era uma visão muito agradável agora para o discípulo: ele estava velho, maltratado, preso à espera de ser executado. Os discípulos, preocupados com as igrejas, faziam o que podiam para exortá-los a manterem a fé (independente do que pudessem fazer os homens) e, nesse cenário incerto de tristeza, perseguição e miséria, Demas abandonou a fé.

Demas olhou em volta e viu que seu modelo de crente (Paulo) seria morto, viu quanto sofrimento ele e os discípulos estavam suportando e achou que não valia mais a pena continuar. Voltou seus olhos para as circunstâncias da vida e, deslumbrado com o mundo, voltou para trás e fugiu, abandonando a fé para não ser perseguido por causa da Cruz de Cristo.

Ele se esqueceu do que o apóstolo havia ensinado anos antes: 
"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas" (2 Coríntios 4:16-18).
Demas não fez jus ao seu nome no original hebraico "Que se Consagrou" mas, voltando ao mundo, acabou por cumprir o termo grego de seu nome "consagrado à mãe terra"


Quais foram os erros cometidos por Demas?

1 - Amizade com o mundo


Em primeiro lugar, o que Demas fez custou sua comunhão com Deus. Relembre as palavras em Tiago 4:4 
"Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." 
Então Demas não só abandonou Paulo – ele abandonou o próprio Deus! Não é de se surpreender porque, como João disse, 
"Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 João 2:15). 
Sem dúvida, Demas nem os que seguem seus passos reconheceriam que são inimigos de Deus nem que não o amam – poucos já admitiram. Na verdade, muitos discípulos iludidos imaginam que estão na graça de Deus enquanto paqueram com o mundo de maneira digna e sofisticada com seus negócios e assuntos sociais. 

Aparência respeitável não diminui a severidade do pecado, apenas enganam os mundanos que fingem ser cristãos. Todo Demas se torna igual aos gentios de antigamente, "não tendo esperança e sem Deus no mundo". Como Jesus perguntou, 
"Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma...?" (Mateus 16:26).
Para aqueles que pensam que o sacrifício exigido para a fidelidade custa caro demais, é só lembrar do preço da infidelidade! Amar e viver para o mundo têm o preço mais caro que o homem mortal pode pagar por alguma coisa!

2. Negligência ao chamado ministerial


Mas mesmo além de tudo que Demas fez para si machucar, considere o que seu abandono fez para a causa de Cristo. Além de ser privado de um trabalhador, também foi roubado de todo o bem que Demas poderia ter feito se tivesse permanecido fiel. Podemos apenas imaginar quantas vidas poderiam ter recebido ajuda através dos seus esforços. 

Também podemos imaginar quantos foram desanimados e desencorajados pelo seu exemplo – principalmente entre seus irmãos mais próximos e parentes. Como todos que pecam por vontade própria, ele crucificou Cristo novamente e o expôs à ignomínia (Hebreus 6:6; 10:29). Nenhum homem pode fazer a mesma coisa que Demas sem encorajar outros a fazerem o mesmo.

Finalmente, fazer como Demas fez prejudica o mundo também. Rouba dele o gosto de justiça que é lhe dado através de vidas justas. Tira dele um bom exemplo, um que vive e ensina a verdade. Apaga mais uma luz que é tão necessária num mundo escurecido pelo pecado (Filipenses 2:15). Todo Demas que sai da Verdade torna um pouco mais difícil para um Cornélio aprender a verdade – ou para um Timóteo ser criado nela. Fazer como Demas prejudica todos, não beneficia ninguém.

Meditação Prática para nós hoje


Seria a história de Demas uma excentricidade, uma coisa anormal de se ocorrer? Seria ele uma espécie de "anormalidade cristã"? Quem dera fosse assim, pois muitos que estão hoje dentro das igrejas são Demas fugitivos e nem se dão conta disso! Quantas pessoas estão hoje nas igrejas evangélicas, às quais damos as mãos da comunhão, chamamos de irmãos, e contudo estão desviadas de Deus em seus corações e mentes! A cruz de Cristo não importa para essas pessoas, somente suas bençãos materiais. A fé delas se baseia no dinheiro que possuem, nos bens que adquirem, nas posses que têm...

Se hoje houvesse uma perseguição tal como ocorreu com Nero e a Igreja, será que algum "cristão" desses ficaria firme? Aceitaria morrer queimado ou crucificado para não renunciar à sua fé? Aceitaria passar o resto da vida na prisão para não negar a Cristo? Quantos Demas temos em nossa geração e quantos Paulos temos em nossas igrejas?

Por causa de nada se abandona a fé, obreiros deixam suas congregações porque foram exortados e não aceitaram a exortação, abandonam a obra de Deus porque estava pesada demais para eles continuarem, difícil demais para seguirem em frente... Demas, Demas, porque abandonas o primeiro amor que tinhas no início de sua conversão? 

Esqueceste do abraço de Deus, do consolo do Senhor quando nem o mundo mais te queria? Não sejamos como aqueles sobre os quais Pedro disse: 
"Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: 'O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama'" (2 Pedro 2:20-22).
Irmãos, sejamos firmes e constantes em nosso Deus e Senhor Jesus Cristo! Lembremos-nos, de nada adianta caminhar todo um caminho e, quando a porta está à frente, recuar e voltar para trás. Demas estava no caminho da Vida, mas trocou pelo caminho mais fácil que leva à morte! Nós, mesmo perseguidos, angustiados e apertados de todos os lados, devemos prosseguir nesse caminho difícil, mas que leva à Cristo e à Salvação! Jesus disse: 
"Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo" (Mt 24:13), 
ou seja, não é o que inicia e para, mas o que permanece e persevera.

Dizem que o interesse de Demas pela obra de Deus, diminuiu acentuadamente. Não conseguia mais acompanhar o "pique" do apóstolo. Demas perdeu a vibração pelas coisas que faziam Paulo vibrar. Num linguajar de periferia, Demas não tinha mais "sangue no olho" pelas coisas de Deus.

Discípulos de Demas


Esta situação está se espalhando atualmente entre os seguidores de Jesus. Gente que afirma ser cristã, ligada a uma denominação evangélica, mas com uma vida opaca e um desempenho pífio, atuando num ministério qualquer, pensando mais em "fazer alguma coisa" para Deus do que ser um instrumento poderoso em suas mãos. A paixão por Jesus não existe mais.

Paulo representa a vida de "entrega", "crucificada". É um símbolo vivo do compromisso com Deus e a obra. Paulo "se deixou gastar" pelas pessoas, sentia "dores de parto" por elas e tinha orgulho de dizer que "trazia no corpo as marcas do Senhor Jesus". Demas, por certo tempo, achou tudo isso "o máximo", até que passou a questionar a intensidade com que Paulo vivia. 

Valeria à pena? Não seria exagero? Foi assim que Demas desertou: diminuindo o ritmo, ponderando, colocando "o pé no chão" Demas deixou de amar a obra de Deus, e passou a amar a si mesmo. Amando a si mesmo, apaixonou-se pelo estilo de vida da sociedade em que estava inserido, seus valores e ideais. Não era frio, nem quente. Tornou-se morno, "centrado", "no muro", tentando o impossível: ser amigo do mundo e amigo de Deus, ao mesmo tempo (Tg 4:4).

Conclusão


Demas. Quem é ele? Onde estaria nos dias de hoje? Lecionando numa escola dominical? Ministrando louvor? Um diácono? Presbítero? Um pastor?...

Demas. Muito mais que um personagem obscuro do Novo Testamento. Um espectro sombrio que insiste em enfraquecer o testemunho de Cristo na terra.

Melhor teria sido a Demas se tivesse começado no mundo e terminado com Cristo do que, tendo conhecido a Salvação, trocá-la pelo mundo! Nesse caso, feliz é o ladrão da cruz que, tendo vivido como um pecador imundo, conheceu a Cristo na cruz, crucificado com Ele, e recebeu a Salvação, morrendo horas depois. Demas pode ter vivido muitos anos depois de ter abandonado a fé, não sabemos pois a Bíblia não relata, contudo, quão pouco tempo é se comparado à eternidade no inferno...

Se perdi a paixão pelo evangelho, se o ardor por Cristo se enfraqueceu, se hoje já não me emociono ao ler a Bíblia, ao ouvir um louvor, se sou insensível à presença do Espírito Santo, se o ato de congregar com irmãos se tornou rotineiro para mim e a oração uma simples tarefa a ser cumprida, eu sei quem é Demas e onde ele está. E você?


A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

5 comentários:

  1. Nos dias de hoje realmente esta cheiis de Demas nas igrejas por invejas do ministerios dos outros mas nao querem sacrificio somenteque ser sem dar de si mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É diaconisa Fátima, infelizmente essa é uma triste realidade no meio cristão. E o grande problema é que a cada dia aumenta mais o número dos que andam no mesmo caminho que Demas.

      Excluir
  2. Eh isso, estamos percebendo que os crentes de hoje não é diferente"crentes raquítimos"anãos. Hoje mesmo me veio uma que congrega comigo reclamar de uma pregação que o meu braço direito"o meu segundo dirigente" pregou e ela não gostou, que aliás foi uma mensagem de Deus, e por isso sumiram da igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, pastor Valter, infelizmente tem muita gente que já pra igreja com o "culto pré-fabricado" em casa. Esse tipo de gente é que quer ser cultuado. Tem de ser o cântico que ele gosta, do jeito e no ritmo que ele gosta e a palavra tem de ser a que ele quer e não a que ele precisa ouvir ou a que Deus quer falar. É o tipo de gente que quer fazer de Deus um mordomo ao invés de ser ele a estar pronto para servir ao Senhor. Discípulo de Demas, sem dúvida.

      Excluir