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quinta-feira, 18 de outubro de 2018

MÍDIA DIGITAL, ATÉ ONDE ELA INFLUENCIA A NOSSA VIDA?

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Essa semana (15 à 19/10/2018) estamos tendo uma série de palestras em uma programação especial do curso de Administração que estou fazendo. Dentre os temas abordados, está um que é de grande relevância para o atual contexto social: a importância e a influência das mídias digitais na formação da sociedade. O texto desse artigo é um resumo com as anotações que fiz durante a palestra que foi ministrada ontem, 17, pela mestre em Administração Vilma Santos Pereira de Faria, do Centro Universitário Unihorizontes. 

As mídias digitais e suas influências


As mídias digitais estão presentes na nossa rotina há alguns anos, mas só há pouco tempo é que deixaram de ser apenas uma ferramenta de entretenimento. Hoje, elas assumem um papel indispensável na vida das pessoas. Mas, antes de continuar, é preciso que entendamos a diferença entre mídia social e rede social. Apesar de estarem inseridas no mesmo universo online, ainda que, até certo ponto seja tênue, há uma linha que distingue esses dois conceitos. Vejamos:

A diferença entre mídia e rede social


Parece que todo dia nasce uma nova palavra relacionada à internet. Fica quase impossível acompanhar todas e saber o significado de cada uma delas, mas algo que está presente em nosso cotidiano são os termos mídias sociais e redes sociais. Será que existe diferença? O Facebook, o Twitter, o Instagram, o WhatsApp, o YouTube são mídias ou redes sociais?

  • Redes Sociais

Primeiramente, devo deixar bem claro que mídias sociais e redes sociais não são a mesma coisa. O termo rede social é um termo já antigo, que basicamente significa criar relacionamento com as pessoas compartilhando objetivos e valores em comum. Portanto, eu não preciso estar conectado à internet para fazer parte de uma rede social.

Levando o termo para o universo online, site de rede social ou site de relacionamento (termo que nem é mais tão usado), é um site onde eu posso me conectar com outras pessoas ou grupo de pessoas através de um perfil e compartilhar conteúdos. A proposta principal da rede social é a interação entre as pessoas, sendo assim, sites como Facebook, MySpace, entre outros, podem ser considerados redes sociais.

  • Mídias Sociais

Andreas Kaplan (Reitor na ESCP Europe Business School, em Berlim) e Michael Haenlein (professor na mesma instituição acadêmica) definem mídias sociais como
"um grupo de aplicações para Internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, e que permitem a criação e troca de Conteúdo Gerado pelo Utilizador (UCG)", 
resumindo, mídia social é o ambiente online onde podemos compartilhar informações, como por exemplo um blog. Então, o Facebook pode ser uma mídia social correto? Correto! Por definição, toda rede social é também mídia social. A rede social é uma parte da mídia social.

O YouTube é uma rede social ou uma mídia social? É uma mídia social. No YouTube, a gente pode até conversar com as pessoas e criar perfis, mas o foco principal do site é o compartilhamento de conteúdo em vídeo.

  • Twitter, um caso especial

Agora a gente chega no maior dilema da internet: o Twitter é uma rede social? Alguns usam o Twitter apenas para se comunicar com as pessoas, o que o torna uma rede social, enquanto outros, usam a ferramenta para compartilhar conteúdos. É uma discussão bem comum na internet que faz a gente se perguntar, responder e depois se perguntar novamente.

Guilherme Ribenboim, diretor geral do Twitter no Brasil, disse que 
"o Twitter é uma rede de interesses, e não uma rede social. O Twitter não é sobre estar relacionado com seus parentes, mas sim com o conteúdo". 
Acho que o Guilherme deixou bem claro que o foco do Twitter é criar relacionamento com o conteúdo e não com as pessoas.

E aí, você concorda que o Twitter não é uma rede social? De toda forma, quando fizer um currículo ou algo do tipo, pense bem antes de colocar "especialista em redes sociais" ou "sei usar várias redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube", talvez o recrutador não concorde com seu ponto de vista. Mas, e aí, ficou bem claro a diferença entre mídia e rede social? De acordo com a professora Vilma, no que eu estou de acordo
"a mídia social é a plataforma que 'hospedada' as redes sociais".

Mergulhando na rede


Se pensarmos um pouco atrás, quando se falava de identidade, falava-se de costumes, ensinamentos, tradições, culturas que eram passadas de geração para geração, e isto os identificavam como uma identidade característica e própria. Atualmente penso que é diferente, pois na nossa sociedade moderna, quando se fala em identidade fala-se englobando vários aspectos que influenciam na construção da identidade, entre eles estão a globalização, a evolução tecnológica, as migrações, as redes, etc., esses aspectos tem uma forte influência na identidade, principalmente na identidade cultural.

O aparelho celular, por exemplo, que antes servia apenas para fazer ligações ou enviar mensagens de texto (MSNs), acabou se tornando um computador de bolso, passando a ser chamado de smartphone – aliás, um nome justo tendo em vista sua funcionalidade. A mesma ideia serve para os tablets.

Depois dos aplicativos, a inserção desse tipo de mídia na vida das pessoas se tornou realidade e se consolidou de forma tão natural que chega a ser espantoso. Podemos controlar muita coisa através do celular, quase tudo se faz por meio de um aparelho com conexão à internet – transações bancárias, agendamento médico, análise da melhor rota no trânsito, assistir um filme, interagir com amigos ou até mesmo conhecer gente nova.

A sociedade atual está imersa pelas mídias, que por sua vez são movidas pelas tecnologias e pelo virtual. A internet e a televisão estão entre os principais exemplos de meios que influenciam e proporcionam várias possibilidades e parâmetros na construção e modificação da identidade do sujeito, pois além de serem um meio de comunicação-informação, são também um meio de interação que abrangem vários âmbitos sociais.

Os exemplos da televisão e internet que mais se popularizaram ultimamente foram as telenovelas e o Facebook, ambos tem um certo "poder" sobre a sociedade, e isso mostra o quanto algumas pessoas são influenciadas pela moda ou pelo assunto do momento. De fato, algumas novelas abordam temas relevantes para a sociedade, mas ao mesmo tempo, introduzem linguagens e hábitos que são negativos, há também uma inversão de valores que querendo ou não afetam o comportamento das pessoas. 

No Facebook acontece algo parecido, porém no Facebook as pessoas utilizam ferramentas para demonstrar e criar sua própria identidade, mas mesmo assim isto não está longe de sofrer influências. Uma coisa que acho "engraçado", é que no Facebook todo mundo é bom, todo mundo é contra o maltrato de animais, todo mundo preserva a natureza, todo mundo é contra a violência, etc., este tipo de influência para a sociedade, sim, é positiva, no entanto parece que só fica mesmo no Facebook, ou seja, muitas pessoas usam o Facebook também para demonstrar o que de fato não o são na realidade. Eu costumo dizer que o Face é o ambiente onde as pessoas mais mentem.

As Mídias Sociais no contexto profissional


Em tempos de mídias sociais e internet livre, alguns cuidados são essenciais quando o assunto é sua imagem profissional. O que há algum tempo já se desconfiava, hoje é mais do que confirmado: recrutadores monitoram sim os perfis de candidatos em busca de um emprego. É um dos grandes "dilemas" dessa realidade virtual é que muitas pessoas se esquecem que os perfis nas redes sociais são pessoais, entretanto, as redes sociais são uma vitrine de exposição e acesso públicos.

Portanto, expor em demasia sua vida nas redes sociais não é recomendável, contudo, isolar-se também não é a melhor solução, já que parte de sua rede de contados está no universo digital. É preciso equilíbrio e bom senso. Eis aí o grande desafio.

Segundo pesquisas, em média 69% dos recrutadores rejeitaram um candidato devido a informações nos perfis de redes sociais como Facebook, Linkedin, Twitter e o atual campeão dentre eles, o Instagram (cujo número de acesso já superou o do Face).

Quando o assunto é a busca por uma nova colação um grande erro cometido pelos candidatos é mentir sobre suas qualificações. Em seguida, postagem de fotos e comentários inapropriados, comentários negativos a respeito do antigo chefe e até falta de habilidade de se comunicar nas redes sociais digitais.

Os especialistas também dão outras dicas, dentre as quais destaco como as fundamentais:
  • Em redes profissionais, fale de assuntos profissionais;
  • Publique fotos "saudáveis";
  • Ao abordar o 'amigo' tenha bom senso;
  • Selecione seus contatos;
  • Dê opiniões construtivas;
  • Crie a sua identidade online;
  • Não fale mal de pessoas ou ex-empresas;
  • Aprimore o nível de sua comunicação (evite o uso de gírias, de palavrões, cuidado com as abreviações e com os erros de português).

Conclusão


Hoje os ambientes on e off line se complementam e é importante ter em mente que os cuidados que temos no ambiente presencial (off) devem também ser mantidos no virtual (on). Todos os detalhes importam.

Saber se comportar nas mídias/redes sociais é tão importante como saber se comportar na vida, socialmente falando. Evitar os excessos é fundamental, sempre se lembre de que menos é mais.

O lado bom desses novos meios fazendo parte do cotidiano é a facilidade e agilidade que trazem para a vida das pessoas. Não é mais necessário se aborrecer com filas imensas para pagar uma conta no banco, hoje em dia, qualquer pessoa pode baixar o aplicativo do seu banco e pagar suas contas no conforto da sua poltrona de casa, no dia e hora que quiser. O lado ruim é a dependência emocional que elas podem causar nas pessoas, mas nada que uma dose de bom senso não resolva.

Levando em consideração que o dia das pessoas está cada vez mais cheio de compromissos e a vida moderna exigindo que o indivíduo seja multitarefa, as mídias digitais são sim aliadas do nosso dia a dia. Elas agilizam os processos e compromissos, nos ajudam a não perder tempo e nos mantém em contato com as pessoas quase que 24 horas por dia. O que nos resta é ter sabedoria de administrar e não abusar, deixando que a tecnologia nos prive do convívio social e da vida real.

Em suma, à medida em que esses sistemas (mídias) que nos rodeiam se multiplicam, faz com que o sujeito adquira uma "identidade móvel" pois ele é colocado de frente também com uma multiplicidade de identidades possíveis, fazendo com que aqueles princípios adquiridos na família, escola ou igreja não sejam mais suficientes para se colocar na sociedade em questão, uma sociedade moderna e que vive em constante mudança.


A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Um comentário:

  1. Para quem não assistiu a palestra,este texto aborda completamente o tema abordado.Parabéns Leonardo! O conhecimento tem que ser sempre compartilhado. O aprender é individual.

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