Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

ENTENDENDO A ORAÇÃO - PARTE 2

Nesta sessão falarei sobre os vários tipos de oração. Como já vimos na primeira parte, oração é um diálogo precedido de uma atitude. Portanto, há que se ter critérios para que a nossa oração não se transforme em uma confusão desconexa, uma réplica da torre de babel. Todo diálogo deve ser bem construído para que emissor e interlocutor consigam se entender. 

Diálogo: em grego antigo: διάλογος (diálogos), substantivo masculino. "O diálogo é uma busca em comum, por comunicações contraditórias, de uma proposição julgada verdadeira ou de uma solução considerada justa por dois interlocutores que aceitam critérios compatíveis de verdade e justiça." — François Perroux - 1. fala em que há a interação entre dois ou mais indivíduos; colóquio, conversa. 2. contato e discussão entre duas partes (p.ex., em busca de um acordo); troca de ideias.

Pois bem, em nosso diálogo com Deus não é diferente. Assim como existiam vários tipos diferentes de sacrifícios diferentes que os sacerdotes do Antigo Testamento ofereciam a Deus (cf. Levíticos 2, 3, 4, 5 e 6) também a oração - que em Apocalipse é uma espécie de ingrediente em um incenso especial, veja: "E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus." — Apocalipse 8:3,4 - também a oração precisa ser entendida em como ser apresentada a Deus pelos diferentes tipos e formas que veremos abaixo:

Tipos de oração


  • Oração de Ação de Graças - João 11:42; Salmos 35:18; 50:23; 69:30; Jeremias 33:11; 2 Coríntios 4:15; Efésios 5:4, 20; Filipenses 4:6 — Atitudes ou atos de gratidão não são simplesmente fato de agradecer ou dizer obrigado, mas a expressão de um coração agradecido.
  • Oração de Louvor - Salmos 18:19, 75; 81; 84; Mateus 6:13c — Significa elogio. Portanto, aplicando isto a Deus é justamente elogiá-lO por tudo quanto Ele faz (me deu a vida, me dá a paz, me livra do mal, me sustenta, me abençoa, me ama, me perdoa...) e, principalmente, por tudo o que Ele é (Poderoso, Santo, Tremendo, Perfeito, Gracioso, Misericordioso, Maravilhoso, Rei, Senhor, Pai, Criador, Magnífico, Vitorioso, Invencível, Eterno, Imutável...)
  • Oração de adoração - 1 Crônicas 29:10-12; Neemias 9:5, 6 — O homem foi criado para adorar ao Criador (Ef 1:5-12), e nunca estará completo se não for nesta posição. E neste tipo de oração estão envolvidas quatro atitudes em relação a Deus: 1) quebrantamento - atitude de entrega, 2) humildade - atitude servidão, 3) amor - atitude de sinceridade e 4) dádiva - atitude de exaltação. 
  • Oração de petição - É o tipo de oração mais usado, o mais comum; arriscamos dizer até que na maioria das vezes não fazemos outro tipo de oração. Mas o Senhor Jesus a ensinou (Mt 7:7; Jo 14:13, 14; 16:23, 24) e seus apóstolos também (Fp 4:6; Tiago 4:2, 4; 1 Pedro 5:6, 7). Com certeza temos que respaldar os nossos pedidos na legislação do Reino de Deus: a Bíblia. É bom que tenhamos uma promessa na Palavra para cada pedido que fizermos. Antes de pedir, defina e identifique a necessidade, certifique-se de que ela é real e de que a Palavra de Deus lhe dá a garantia quanto à tal necessidade. Destaquemos duas atitudes necessárias ao orar, pedindo algo: 1ª. Fé - Mt 21:22, Mc 11:23, 24; Hb 4:16 e, 2ª. Persistência - Lc 18:1-7.
  • Oração de Dedicação - Gênesis 22:1-18; Mt 26:39 — É o tipo de oração que expressa renúncia, quando estamos em conflito em relação à vontade de Deus voluntariamente nos consagramos e começamos a orar "se for da tua vontade" e mais adiante estamos orando "seja feita a tua vontade" damos mais um passo e oramos "seja feita a tua vontade e não a minha" e mais um pouco estamos orando "Senhor, eu só quero fazer a tua vontade" e, no ápice, chegamos a dizer: "Pai, eu consagro a ti o meu livre-arbítrio (ou seja, o meu direito de não ter direito algum a não ser o de fazer a tua vontade)".
  • Oração de Entrega - Quando os ataques do mundo coincidem com os da carne, resultando angústia, frustração e desânimo, gerando um conflito entre o homem interior e o homem exterior, e a preocupação parece não ter fim, é a hora de entregar tudo ao Senhor, tomar os fardos e colocá-los ao pé da cruz e descansar nEle  — Sl 37:5; Lc 23:46; Fp 4:6, 7; 1 Pe 5:6, 7.
  • Oração de Intercessão - Jo 17:9 — É tomar o lugar de alguém numa necessidade ou problema, pleiteando a sua causa como se fosse própria. Esta é uma arma muito eficaz na batalha espiritual. Quando alguém está desanimado e até pensando em desistir de seguir a Jesus, levanta-se o intercessor (Jeremias 1:12). A intercessão muda as circunstâncias (Gn 18:22, 23). Ela faz parte do viver diário dos santos (Ef 6:18).

Conclusão


Podemos citar outros tipos de oração como de consagração, de renúncia, de libertação, de guerra etc. Precisamos fazer a oração específica para o momento oportuno porque "orarei com o espírito mas também com o entendimento" (1 Co 14:15). Além dos diversos tipos de oração precisamos saber que existem também formas diferentes de orar. Na próxima sessão citaremos as três mais importantes. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário