Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ENTENDENDO A FÉ

"Andar com fé eu vou, que a fé não costuma 'faiá'", cantou o famoso cantor baiano Gilberto Gil no refrão de uma de suas músicas de sucessos "Andar com fé". Mas, será que Gil sabe o que canta? Falam tanto sobre fé. É fé pra lá e fé pra cá o tempo todo. Tanto nas igrejas cristãs como as de outras religiões e/ou seitas, estão sempre falando sobre fé. Cada um sempre tem a sua "fezinha". Se fizermos a muitos a pergunta: 'você tem fé?' Provavelmente a resposta será um contundente, mas nem sempre convincente 'sim'. Entretanto a verdade é que poucos sabem o significado real da fé. Como a fé é prática (ver Tiago 2:17, 26), não dá pra ficar só no campo da teoria. No entanto, iremos neste artigo ver à luz das Escrituras o que realmente é a tão pregada fé.

O que é a fé - Hebreus 11:1


Um versículo chave no estudo da fé é o texto familiar que se acha em Hb 11:1. Podemos traduzir este texto da seguinte maneira: "Ora, a fé significa que temos confiança das coisas que esperamos, e convicção daquilo que nós não vemos." Ou ainda: "A fé é dar substância (forma) às coisas que esperamos, ainda antes de elas existirem." Ou seja, a fé é a certidão de garantia, a coisa em que esperamos até que enfim acabar sendo nossa.

Há vários tipos de fé. Toda pessoa, salva ou não, tem uma fé natural, humana. Aqui, porém, a Bíblia etá falando de uma fé sobrenatural - uma fé que crê mais com o coração (interior) do que com aquilo que nossos sentidos físicos nos dizem ou que as evidências nos convençam. A fé, em outras palavras, é agarrar as irrealidades da esperança e trazê-las à dimensão da realidade. É a chamada fé do tipo de Deus.

Como obter a fé - Romanos 10:8-10, 13, 14, 17


Lemos em Hb 11:6 - "Sem fé é impossível agradar a Deus, portanto é necessário que todo aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe." Ou seja, Deus exige que tenhamos fé, quando, na realidade, é impossível termos fé, logo, fica conosco a responsabilidade de termos ou não a fé. E Deus no ensina na sua Palavra os meios para obtermos esta fé, assim, se não temos fé, a culpa não é d'Ele e sim nossa, pois Deus já providenciou TODOS os meios para que obtenhamos a fé necessária e sem limites.

Fé natural


Esta é a fé que todo ser humano tem. Este tipo de fé também deve ser obtido, ou seja, não é algo que se nasça com ele. Não há base - nem científicas e nem espirituais - para afirmarmos que alguém pode herdar geneticamente algum tipo de fé. A fé natural é obtida através do desenvolvimento natural do ser humano. A fé natural está diretamente ligada com o contexto físico, material, visível e com aquilo que o homem pode realizar por si próprio. Logo, Deus nada tem a ver com esse tipo de fé. A fé natural também está ligada com os sentimentos - ou seja, ela atual no nível da alma. Tomé é  maior exemplo que a Bíblia nos dá desse tipo de fé (ver Jo 20:24-29) e Abraão é o exemplo do tipo de fé que o crente deve exercer (ver Gênesis 12:1-4a; Rm 4:17-21; Hb 11:8-10).

Fé sobrenatural


É a fé que nos leva a crer no sobrenatural, ou seja, naquilo que rompe com os limites do natural, que vai além do que os olhos podem ver. A fé sobrenatural é que nos faz vivenciar os milagres de Deus. Esse tipo de fé também é adquirido à medida que nos desenvolvemos espiritualmente. Assim como a fé natural, a fé sobrenatural não pode ser transferida. É algo pessoal, que vai ser desenvolvida através dos níveis de envolvimento que a pessoa tenha com Deus. Há na Bíblia uma narrativa da operação da fé sobrenatural e logo em seguida a invasão da fé natural que anula os efeitos da fé sobrenatural (ver Mateus 14:28-33).

Fé salvífica 


É a fé na salvação através do sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Diz a Bíblia que somos salvos pela fé (Efésios 2:8, 9). Precisamos ter convicção da nossa salvação. A salvação não é algo pelo que ainda esperamos, pois ela já foi consumada. A Bíblia nos ensina que é pela fé e não pela esperança que somos salvos. Jesus afirma que todos os que o evocarem serão salvos. Portanto, não precisamos espera que Ele nos salve, Ele já nos salvou (Jo 19:30, Rm 10:9, 10, 13). Assim como os outros dois tipos de fé, este também deve ser obtido. E, especialmente neste caso, esta responsabilidade é da igreja, pois cabe a ela pregar o Evangelho da salvação e transmitir a fé salvífica ao mundo (ver Rm 10:8-17 e 1 Coríntios 9:16).

Conclusão


Três coisas devem ser notadas no tocante à fé. Primeiramente, o homem deve crer com o coração (ou seja, internamente). Em segundo lugar, ele crê com suas palavras (fé profética), através da confissão de sua fé e em terceiro lugar através das atitudes (obras, ações) de fé. Ou seja, a verdadeira fé não poderá deixar de se expressar por ações. As obras sem fé são mortas; a fé sem obras é morta. A verdadeira fé sempre se manifesta em obediência para com Deus e sua Palavra. A fé e a obediência são inseparáveis entre si, assim como também são inseparáveis a incredulidade e a desobediência. A fé viva e eficaz não se manifesta por nossos próprios recursos mas é um dom de Deus. Se deixarmos de ser receptivos à graça do Senhor e à direção do Espírito Santo, nossa fé sucumbirá.

[Fonte: "Novos Limiares da Fé" (New Thresholds of Faith) - E. Hagin, Kenneth - Graça Editorial]

Nenhum comentário:

Postar um comentário