Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de maio de 2015

SATANÁS VERSÃO 1.0

Há muitos que não gostam de falar sobre Satanás, o célebre inimigo de Deus. Há os que afirmam que ele não existe. Há os que morrem de medo dele. E há - inclusive no meio cristão - aqueles que gostam de promovê-lo. Em muitos lugares ele dá seu showzinho com microfone na mão. Ele gosta muito de todos esses grupos de promoters. Pinta e borda com seus integrantes. Contudo, não há como ignorá-lo. O próprio Jesus em momento algum o ignorou e ainda instruiu a seus discípulos que não o ignorasse. Nas Escrituras ele é citado e nelas também constam orientações a que não o ignoremos (1 Pedro 5:8).

Não faço parte da equipe evangélica de promotores do diabo, mas também não ignoro suas possibilidades de ação. Elas existem. Neste artigo vou procurar demonstrar que Satanás continua o mesmo, original em sua versão de lançamento, não se preocupou em atualizar as suas estratégias nem seu modo de abordar o seu humano.

Mais do mesmo


Na narrativa do Éden a serpente procurou a mulher e iniciou a conversa com um questionamento, uma dúvida. Deu tempo para Eva responder e, então, demonstrou que a sua resposta não estava correta, que a fonte da informação (Deus) havia mentido. Deus disse que eles morreriam ao comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal; Satanás contrapôs que eles não morreriam. Em outras palavras, a serpente quis dizer "A verdade não é bem assim... há um outro lado da história que você não considerou..."

Muitas vezes ouvimos pessoas falarem que Satanás, como pai da mentira, sempre mente. Isso é um grande engano, pois nessa primeira investida (a de versão 1.0) contra o ser humano Satanás deu mais um passo em sua estratégia misturando a mentira com a verdade com o objetivo de seduzir Eva. Satanás afirmou que Deus sabia que no dia em que ela e Adão comessem do fruto proibido seriam abertos os seus olhos e eles seriam conhecedores do bem e do mal. Verdade essa confirmada em Gênesis 3:22 na própria fala de Deus ao expulsar Adão e Eva do jardim do Éden.

Assim, Satanás, o tentador, o acusador, tem como objetivo essencial desviar a Criação de sua finalidade - existir para a glória do Criador. Ele constantemente tenta o ser humano com alternativas aparentemente vantajosas, misturando a verdade com o erro, procurando demonstrar que, por termos a liberdade de escolha, não deixemos de considerar um ou mais lados da situação. Procura nos levar a justificar uma ou outra ação. Assim, quando ouvimos Satanás sem referenciais seguros, acabamos considerando as vantagens daquelas alternativas propostas por ele e seguimos em frente.

Jesus, ao ser tentado por Satanás (Mateus 4;1-11), demonstrou-nos como reagir utilizando as Escrituras como referenciais seguros e indicativos da verdade. A cada investida de Satanás contra Jesus para desviá-lo de seu caminho, de seu objetivo redentor, o Mestre respondia com os referenciais seguros da Bíblia. E, nesse episódio Satanás fez uso parcial da verdade. Aliás, uma das provas de que Satanás faz uso da verdade na tentativa de nos tirar do nosso foco foi ele ter tido a ousadia de citar as Escrituras como um de seus argumentos na sua investida contra Jesus (Mateus 4:6). 

Antigamente era conhecido o ditado que o povo de Deus era o povo da Bíblia. Hoje o povo de Deus é conhecido como o povo do barulho, do movimento, da prosperidade, do ativismo, do adoracionismo, da busca por experiências cada vez mais intensas, mais "transcendentais". Tudo isso sem muito conhecimento bíblico e com rasa espiritualidade, de modo que passamos a ser referenciais para nós mesmos. Independentes de Deus e sua referência escrita.

Assim, Satanás não precisou fazer um upgrade para suas estratégias, continuamos caindo do mesmo jeito em suas seduções. Para que então ele iria perder tempo em atualizar a sua versão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário