Total de visualizações de página

sábado, 9 de maio de 2015

NOS BRAÇOS DA MÃE

Maio é um mês especial. É o mês das mães. Mas, será que apenas 30 dias seriam o suficiente para caber toda a imensidão do significado de uma mãe? Acho que não... certamente que não. Como Deus, em sua sublime sabedoria, não dotou os homens com esse dom inefável, por mais que eu me esforce, nunca saberei o que é ser  mãe e, até para elas que o são, creio que é difícil descrever o que é ser mãe. Parece que toda mãe nasce pronta, elas são capazes de compreender até o que os filhos não dizem, têm uma sensibilidade aguçada. Filho algum consegue e jamais conseguirá enganar suas mães. Elas são fogo. Sacam tudo logo de cara. E a tal da "intuição" então? Essa não falha mesmo. Há mães e mães, vou falar simplesmente das mães, mamães, mamas, mamis, todas elas, poderosas [parafraseando célebre personagem recente da teledramaturgia]. 

Recentemente os japoneses criaram uma máquina que simulam as dores do parto. Ao serem expostos aos testes, ligados em terminais de sensores elétricos, que, ao serem ligados na máquina, provocam dores semelhantes às que as mulheres sentem na hora do parto, inclusive as contrações pré-partos, alguns homens-cobaias não aguentaram 2, 3 minutos. O mais "forte" resistiu 3 minutos e alguns poucos segundos. Elas, além desenvolverem um ser em seu ventre por 9 meses, têm seu corpo, sua saúde, sua estética, seu emocional, tudo transformado radicalmente. E, depois de tudo isso, ainda precisam passar pelo parto, que, com certeza demora mais do que 2, 3 minutinhos. Frágeis, elas? Vai nessa, mané!

Ser mãe é...


Ser mãe é uma dádiva divina e é a mais perfeita tradução do amor. Dizem que quando a mulher se torna mãe ela passa a ter o coração pulsando fora do corpo o tempo todo. Concordo plenamente. Os filhos passam a ser a sua extensão, o que eles sentem, nós sentimos.

Vou tentar neste curto texto prestar minha homenagem a todas as mães, em especial a minha, que já se foi para a eternidade, mas está eternizada na minha memória. Nada do que eu escreva, ou diga, ou faça será suficiente para agradecer a dedicação, o carinho, a generosidade, a compreensão e o amor que sempre teve comigo. E olha que ela nem me gerou. Meu concebeu no coração onde permaneci até o seu último dia de vida de seus 83 anos. 

Conheço inúmeras mães que são verdadeiras guerreiras na batalha de educar e preparar os filhos para a vida. Aliás, acredito que todas as mães são assim hoje em dia. Muitas vezes se desdobrando, acumulando funções, com várias jornadas de trabalho. São mães, esposas, profissionais e, infelizmente, têm sido cada vez mais frequentes os casos em que também se tornam pais. E desempenham todas estas funções com excelência. 

Neste domingo em que comemoramos mais um Dia das Mães, aproveitemos o dia para celebrar o amor e a vida em família. Ao lado dos filhos toda mãe se sente completa. E aqueles que, por qualquer motivo, não possam estar ao lado da sua mãe para lhe dar um abraço, lembrem-se de que amor de mãe é imortal, transcende barreiras físicas, e sempre estará presente no coração de um filho. É algo essencial e dimensionalmente superior à entrega de presentes, é a presença, o toque, o abraço, corações pulsando juntos... Há filhos que vários motivos de ordem pessoal estão longe (como gostariam de estarem perto...), mas coração de mãe é terra de gigantes. Elas aguentam. Nesses casos, santa tecnologia... Uma coisa é certa, perto ou longe, não há nada que rompa o cordão "coracional" que une mães e filhos. Este não pode ser cortado.

Missão: ser mãe - 1 Timóteo 2:15, mãe nos moldes de Deus


Já parou pra pensar o porquê de Deus ter provido uma mãe biológica pra Jesus e não ter se preocupado com um pai congênito? A Bíblia considera a maternidade uma missão, cujos resultados transcendem essa vida e são contabilizados na eternidade. Os versos anteriores (10 a 14) falam sobre a postura da mulher quanto ao ensino e o exercício de autoridade espiritual. Deixando de lado qualquer discussão sobre igualitarismo e complementarismo, fica claro que a mulher recebeu de Deus uma missão especial: ser mãe. O texto diz que ela "será preservada através de sua missão de ser mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso".

O texto não fala sobre salvação pela maternidade, mas da possibilidade e da oportunidade que uma mãe tem de conduzir seus filhos a uma vida piedosa, através do ensino da Palavra de Deus e do exercício de autoridade espiritual sobre eles. Gerações estão se perdendo porque muitas mulheres estão trocando a missão de ser uma mãe que supra seus filhos das riquezas espirituais pela de ser uma mãe que os supra de bens materiais.

Mas, por quê essa missão foi dada às mães? Porque a mãe é a pessoa que mais influencia na vida e no caráter dos filhos. O que ela faz fica gravado na mente e no coração da criança para toda a vida. A psiquiatria compreende que o primeiro relacionamento da criança, aquele que ela tem com a mãe, age como um molde, visto que modela permanentemente a capacidade do indivíduo de assumir qualquer relacionamento emocional no futuro. Podemos, sem medo, incluir o relacionamento com Deus! 

Para que a mãe seja bem sucedida nessa missão de ensinar os filhos e exercer sobre eles autoridade espiritual, ela precisa: 

  1. Permanecer em fé. Fé abrange o sentimento de confiança plena e absoluta em Deus e que leva uma pessoa a d'Ele se aproximar como Criador, Salvador, Senhor e Provedor. Sem a fé, segundo Hebreus 11.6, "é impossível agradar a Deus". A mulher, por natureza, tem mais facilidade para depender de Deus e de se dedicar às práticas espirituais. Uma mãe de fé impacta a vida dos filhos. Em 2 Timóteo 1.5, Paulo reconhece que a fé que habita em Timóteo, primeiramente habitou em sua avó, Loide, e em sua mãe, Eunice. 
  2. Permanecer em amor. Segundo o dicionário, amor é afeição viva por alguém ou por alguma coisa. Segundo 1 Coríntios 13, o amor é demonstrado na prática. Ninguém melhor que uma mãe para demonstrar amor! Ela ensina e corrige com amor! Ela deve ensinar seus filhos a serem tementes a Deus porque os ama! Mas, para que cumpra bem sua missão, uma mãe deve amar a Deus sobre todas as coisas e isso inclui os filhos. Uma mãe não deve deixar de servir a Deus por causa dos filhos. Os filhos devem se sentir amados, mas precisam entender que o amor a Deus está acima de tudo. 
  3. Permanecer em santificação. Santificar é separar algo ou alguma coisa para um uso ou propósito religioso. O exercício da missão de ser mãe tem um propósito relacionado diretamente com Deus. A maternidade deve ser encarada como um ministério, um serviço que glorifica a Deus. Ser mãe exige sabedoria, conhecimento da vontade de Deus e integridade diante de Deus. O filho precisa ver que sua mãe depende de Deus e a Ele se dedica. 
No final do verso 15, há uma ressalva quanto ao modo de permanecer em fé, em amor e em santificação: com moderação (bom senso). No original, significa lucidez mental, autocontrole. Não existe lucidez e autocontrole sem a dependência de Deus. A mãe não pode se esquecer que recebeu de Deus essa missão tão especial e que Ele há de prover os recursos espirituais e materiais para que ela seja bem sucedida. 

Se as mães desejam que seus filhos sejam salvos, precisam pensar em criar servos de Deus e não apenas filhos. Se as mães desejam que seus filhos sejam salvos, precisam levar seus filhos a almejarem serem herdeiros de Deus e não apenas herdeiros seus. 

Mulheres totais, assumam sua missão de serem mães segundo a Palavra de Deus, ensinando seus filhos a amarem a Deus e exercendo sobre eles autoridade espiritual, em fé, em amor, em santificação, sob a dependência do Espírito Santo. Que Deus as abençoe nessa missão tão nobre de ser mãe!

Desejo que todos tenham um Dia das Mães especial, na presença de Deus. E a todas as mães desejo muita saúde para que continuem sendo os esteios das famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário