Total de visualizações de página

sábado, 26 de agosto de 2017

O QUE (OU QUAL) TEM SIDO SUA PRIORIDADE?


A nossa vida, seja em que âmbito for, deve ser organizada, planejada ou corremos o risco de tomar decisões erradas, inverter valores e não termos tempo para nada. Ou seja, nossa vida vira uma bagunça, um verdadeiro caos.

No âmbito espiritual não é diferente, mesmo porque o Reino de Deus é regido por princípios e Ele é equilibradamente organizado. Eu vou citar alguns exemplos bíblicos que provam o que eu estou dizendo:
  • No ato da criação, Deus não saiu criando as coisas de qualquer maneira, Ele seguiu uma ordem específica para arrumar o cenário de caos no qual a terra se encontrava (Gênesis 1);
  • Quando Deus levou o profeta Ezequiel até o cemitério de soldados, Ele o orientou a colocar aquele vale de ossos desorganizados em seus devidos lugares (37:1-10);
  • Nas duas multiplicações dos pães e dos peixes, antes de realizar o milagre, Jesus deu ordem aos discípulos que organizassem a multidão de famintos (Mateus 14:15-20; Marcos 6:35-42);
  • No Pentecostes, antes do derramamento do Espírito, Jesus ordenou que os irmãos estivessem devidamente organizados (por isso que essa ideia de que quando um culto onde há o poder de Deus é um culto bagunçado, com cadeiras voando e gente gritando e caindo de um lado para o outro é totalmente equivocada - Atos 2:1-3. Em nenhum lugar na Bíblia fala que teve alvoroço, baderna, bagunça quando o Espírito Santo desceu sobre aquela multidão, muito pelo contrário.).
Eu poderia citar outros exemplos, mas creio que os já citados são suficientes.

A bem da verdade, quem gosta de uma confusão, um tumulto, um rebuliço, uma bagunça é o diabo e mesmo assim, até o reino dele ele procura manter em ordem, embora seja perito em bagunçar a vida dos outros (Lucas 16:8b).

A importância de uma vida organizada 


A prioridade máxima em nossa vida tem de ser o relacionamento com Deus. Em termos bíblicos, isso significa ser "cheio do Espírito Santo" (cf. Efésios 5:18) e viver uma vida voltada para "Aquele que nos amou primeiro" (cf. 1 João 4:19), assim como Cristo fez. Jesus experimentou um relacionamento íntimo com o Pai durante sua vida terrena: 
"Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz" (Jo 5:19). 
Uma vez que Jesus se relacionava intimamente com o Pai, Ele só fazia aquilo que o Pai faz, o que automaticamente O identifica com Ele.

Nós, de igual modo, tínhamos um "pai" quando estávamos longe de Deus: o diabo. E éramos muito parecidos com ele. A Bíblia diz que, antes de sermos adotados pelo Senhor (cf. Gálatas 4:5), éramos filhos da ira (cf. Ef 2:3) e nos parecíamos com o príncipe deste mundo: mentirosos (cf. Jo 8:44) e incapazes de amar e perdoar. Assim, a pessoa que não é convertida a Cristo não se assemelha a Ele, pelo contrário, carrega em si a semelhança do inimigo de Jesus.

No entanto, depois que fomos reconciliados com Deus e feitos justos por meio da salvação proporcionada pela morte e ressurreição do Messias, nos tornamos novas criaturas (cf. 2 Coríntios 5:17), parecidos com o Pai, irmãos de Cristo e interessados em imitá-lo em tudo o que fazemos: 
"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave" (Ef 5:1-2).
Assim, é fundamental receber Jesus como Senhor e Salvador de nossa alma, processo esse conhecido como conversão. Uma vez que abraçamos essa nova realidade, deixamos de ser criaturas de Deus para nos tornar seus filhos! Precisamos, portanto, nos relacionar com o Pai e andar em amor, como Jesus andou. Esse é o princípio de qualquer relacionamento.

Inversão de valores X vontade de Deus


Tenho pensado muito no que será de nós daqui a alguns anos, pois pode perceber, ninguém mais tem tempo para nada, sempre estamos saindo de algo ou atrasados para algo, nunca temos tempo para fazer nada do que gostamos e é pior ainda quando não encontramos tempo para fazer aquilo do que precisamos.

Sei que neste ponto muitos poderiam vir e dizer isso é falta de organização de tempo, tudo bem até pode ser, que se formos mais organizados com nossos afazeres teremos mais tempo, mas pensemos no seguinte exemplo:

Se eu trabalhar quatorze horas por dia sete dias por semana, não tem organização do tempo que faça eu conseguir folga para fazer as outras coisas, e por um motivo simples, não importa o que façamos o nosso dia continuará com apenas 24 horas e isso jamais poderemos mudar, citei o exemplo do trabalho porque é o mais comum às pessoas trabalharem demais e abandonar as outras partes de suas vidas, mas isso pode ocorrer se qualquer parte for praticada ao máximo.

O texto que me fez refletir sobre estas prioridades foi um texto muito conhecido de nossas Bíblias e de nossos púlpitos que é o seguinte: (Mateus 6:33) - 
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (grifo meu).
Penso eu que não tem passagem melhor para nos fazer refletir sobre prioridades que esta.

Vejamos o que a Bíblia nos diz, 
"...buscai primeiro o reino de Deus..."
observe que ela não diz "buscai se der tempo", ou se teu trabalho deixar, ou depois do passeio, Jesus é enfático "primeiro" e isso soou forte ao meu ouvido, mas o mesmo tempo que Ele nos exorta Ele também nos faz uma promessa que 
"...todas essas coisas [ou seja, as fundamentais, o suficiente para que vivamos tranquilos, em paz e segurança; nada a ver com teologia da prosperidade] vos serão acrescentadas",
e que coisas são estas?

Para sabermos do que trata o versículo basta que nós leiamos o capitulo 6 inteiro que vamos descobrir Ele nos dizendo que são todas as coisas que vivemos correndo atrás na vida, mas nem sempre é fácil colocarmos as coisas na ordem correta em nossas vidas, e este é o propósito deste artigo, tentar mostrar a ordem correta em nossas vidas, as prioridades corretas nos momentos corretos.

Para cumprir esta missão de auxílio para a vida de muitas pessoas criei uma lista com cinco prioridades, e também uma ordem para elas em grau de importância.

A lista é a seguinte.

1º Deus.
2º Família.
3º Igreja
4º Trabalho
5º Dinheiro.


Antes de eu começar a falar sobre cada um destes tópicos olhe para sua vida e veja se está nesta ordem de prioridade.

Deus


Pensarmos que podemos ser ou fazer algo sem Deus seria muita arrogância ou mesmo infantilidade de nossa parte, pois ele é o Deus Pai criador, que sempre se importou conosco, que nos guia se permitirmos é claro porque temos livre arbítrio.

Para colocarmos Ele e seu reino em primeiro lugar é preciso parar de negligenciar nosso tempo de leitura/estudo da Bíblia, temos uma facilidade incrível de conseguirmos algo para fazer quando devíamos estar estudando a palavra de Deus, não nos dedicamos, tente recitar um capítulo inteiro da Bíblia e entenderá o que estou dizendo, difícil? Agora então tente lembrar a escalação do seu time do coração, veja se consegue.

Outro aspecto que negligenciamos em nossa escala de prioridade é não dedicarmos tempo para oração, na maioria das vezes fazemos uma oração meio assim, "ó senhor obrigado pelo meu dia, eu te agradeço, boa noite" e aí viramos do lado e dormimos.

Me desculpe meu amado isso pode até ser uma oração para uma criança, mas não para nós filhos de Deus conscientes de seus compromissos com Ele, que somos seus filhos que temos intimidade com Ele, pense nisso que eu te disse, quanto tempo faz que não participa de uma vigília, uma reunião de oração? O sono tem sido mais forte né meu amado?

Bom se negligenciamos na oração, na consagração então é ai que complica de vez, da para contarmos nos dedos da mão quem leva isso a sério na igreja, e percebo que cada dia mais isso vai ficando ou em desuso, ou usado para contar para todos olha como estou abatido hoje, é porque eu estou em jejum desde de cedo, procure na Bíblia e veja o que ela diz sobre este tipo de atitude.

E assim concluímos a primeira prioridade, vamos para a próxima.

Família


Nesta tenho certeza que muitos resmungaram por a família estar à frente da igreja, mas fique tranquilo ai que já explico porque.

Tem muitos "super crentes" (ao menos pensam que são) que diriam assim, "olha meu ministério é muito importante para mim, não o abandono por nada", aí te pergunto, quem foi que falou em deixar o ministério de lado? Estamos falando sim em deixar a família de lado, se era para largar a coitada da esposa jogada lá num canto porque você não deixou ela dentro da casa do pai dela, pelo menos o pai iria cuidar dela. O mesmo vale para irmãs que abandonam casa, marido e filhos e se vivem enfiadas dentro de igrejas. Se fosse para viver assim, porque não seguiu o conselho do apóstolo Paulo e ficou solteira(o) - 1 Co 7.

É muito sério como isso ocorre em nosso meio, o marido é o pastor sempre disponível para a igreja, levanta de madrugada para orar com o irmão que esta doente, ajuda um, socorre outro e assim vai 24 horas a serviço da igreja. Quando a esposa diz olha precisamos ter um momento só para nós para conversarmos (ou, até mesmo para as intimidades conjugais), ele simplesmente diz agora não posso, preciso ir com o tal irmão resolver um problema e assim vai.

O testemunho mais triste que me lembro de ter lido foi de um filho de pastor onde ele dizia que queria que o seu pai fosse em casa o que ele era na igreja.

Depois muitos não sabem por que perdem família, ou a esposa mergulha na depressão, no adultério e os filhos ficam arredios com ele. Amado esta é pra você principalmente se você é pastor é preciso haver tempo para tudo em sua vida a igreja não pode consumir todo o seu tempo, você tem uma família que te ama que precisa de você e que não pode ficar abandonada.

Não deixar a família de lado também vale para quem é apenas servo de Deus e não possui nenhum cargo de liderança, olhe com carinho para sua família, a coloque na posição certa na sua ordem de prioridades, não seja desobediente.
  • Falei mais sobre o assunto ➫ aqui.

Passemos para o próximo.

Igreja


Agora entra algo muito complicado nestes últimos tempos, pois cada vez menos vemos pessoas compromissadas com a obra a de Deus, o fenômeno dos sem igreja que tanto se tem falado nos últimos dias não passa disso, pessoas sem compromisso com nada (falei mais sobre isso ➫ aqui, ➫ aqui e ➫ aqui).

Este tipo de pessoa quer experimentar tudo, mas não quer compromisso com nada, o mais trágico é que isso esta indo para dentro da igreja.

Não que as pessoas tenham alguma resistência com a igreja, pode ser colocada qualquer pauta em votação que a maioria delas estará de acordo, nunca discordarão, desde que elas não precisem fazer nada, "porque tenho meu jogo para assistir, hoje"; "hoje não dá, tem o ultimo capítulo da novela"..., e assim vai, as desculpas mudam, mas o espírito não, é uma preguiça, uma falta de comprometimento assustadores.

Quer colocar as prioridades na ordem certa? Esteja disponível para os trabalhos de sua igreja, sempre haverá algo que você possa fazer.

Trabalho


Às vezes fico pensando que quanto mais lemos a Bíblia menos a praticamos, mas não ache estranho eu dizer isso aqui quando vou iniciar este tópico, o motivo pelo qual estou dizendo isso é muito simples, quantas pessoas que você conhece que acha o trabalho que tem uma droga, uma porcaria, que vivem dizendo "eu odeio este trabalho, só fico aqui porque não tenho algo melhor", creio que muitos, eu mesmo, que tive vários empregos (e agora encontro-me entre os milhões de desempregados clamando a Deus por um), já fui destes e sempre vi muitas pessoas deste tipo que citei.

Quando vejo uma situação assim começo a pensar num personagem bíblico que tem muito a nos ensinar sobre trabalho veja o texto a seguir - Gênesis 39:
"Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão (3). E o carcereiro mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava" (23). 
Estes versículos acima estão falando de José filho de Jacó, o José do Egito que sempre ouvimos falar, e a parte que lemos fala da pior fase de sua vida, primeiro como escravo depois como prisioneiro e, convenhamos, as prisões daquele tempo eram bem piores que hoje.

O que chama muita atenção no texto é que mesmo como escravo ou prisioneiro para ele não importava, ele cuidava do que era do patrão com todo empenho, e fazia prosperar, pense rápido e me diga quantos presos que você conhece ou já ouviu falar que fazem a cadeia onde estão presos prosperar? Difícil, né?! Pois então, ele fazia. Nós muitas vezes desejamos que o nosso patrão, que é quem paga nosso salário se encrenque, pois como costumamos dizer, "não estou nem ai pra ele".

Quer colocar sua vida nas prioridades corretas, trabalhe com honestidade, dignidade, seriedade e lhe garanto que quando houver uma lista de dispensa seu nome não estará no meio dela.

Aprenda uma coisa nós que nos declaramos servo de Deus, fazemos tudo para a o honra e glória dEle, e nosso trabalho não deve ser diferente. E tem mais, quando estamos precisando de um emprego (assim como eu estou hoje), oramos e quando o emprego vem, dizemos que foi "uma porta que Deus abriu", entretanto, pouco tempo depois, aquela porta que antes foi considerada uma bênção, se torna o portal do inferno: ou nos consome todo o tempo, nos afastando de nossos compromissos com o Reino de Deus, e, consequentemente nos afastando mais dEle (um abismo chama outro abismo- Salmo 42:7a), ou se torna motivo de murmurações.

Dinheiro


Tenho certeza que tem varias pessoas pensando que só porque deixei o dinheiro por último na escala de prioridades é porque acho que dinheiro não é importante, ledo engano de quem pensou isso, sabe por que deixei o dinheiro por ultimo? Simples.

Se você tem Deus como primeira prioridade de sua vida, se você ama, cuida, valoriza dedica tempo a sua família, se você é uma pessoa comprometida com sua igreja, procura estar sempre disponível, se no seu trabalho você é referência onde todos olham para você e dizem "naquele ali eu posso confiar, com ele posso deixar minha empresa que ele cuida como se fosse eu", se sua vida segue todas essas prioridades com certeza dinheiro não é problema pra você, com certeza ser promovido no trabalho já é algo rotineiro em sua vida e com certeza tudo vai caminhando bem.

Sabe por que estou dizendo isso? Digo isso porque aqueles que vivem desesperados correndo atrás do dinheiro e colocaram-no como principal prioridade de suas vidas com certeza a família não vai bem, a mulher esta infeliz, depressiva, revoltada por o marido não ter tempo para ela, os filhos extremamente rebeldes por terem um pai ausente ou mãe como é comum nos nossos dias.

Se a pessoa esta assim com certeza Deus e a Igreja só são lembrados quando tudo der errado e ele não sabe onde recorrer aí se lembra de buscar Deus, ir a igreja orar.

No trabalho então, aí piorou porque a promoção que ele tanto almejava quem levou foi ao amigo "ímpio" de trinta anos e ele ficou se torcendo inveja, louco para o amigo cair e ele ficar com a vaga, normalmente uma pessoa assim se torna aquelas pessoas pessimistas, pra baixo, insuportáveis, e extremamente difíceis de se conviver. Não é o dinheiro a raiz de todos os males, como afirmam alguns, a Bíblia não diz isso. E sim o amor ao dinheiro (Lc 16:12,13; 1 Timóteo 6:9,10).

E agora eu te pergunto: você quer passar por tudo isso ou ter as prioridades corretas em sua vida, na ordem correta e viver bem, em paz, feliz com sua família, sendo produtivo ministerialmente e o que é principal de tudo que eu ainda não disse você quer ser um salvo?

Conclusão


A relação com Deus determina o sucesso de todos os outros relacionamentos na vida, o que torna vital e urgente priorizá-lo. Uma vez que sabemos que o relacionamento com o Pai era a base da vida de Jesus, pergunte a si mesmo: qual é a base da sua vida? Deus é o centro de tudo o que você pensa e faz? Seu relacionamento com o Pai se reflete em sua conduta e nas relações interpessoais? Questões como essas devem nortear cada passo da nossa jornada.

Se for isso que pretende corra, pois ainda da tempo, enquanto você estiver respirando ainda da pra mudar de vida e corrigir os erros e pedir perdão a Deus.

Lembre-se, memorize isso, quais são suas prioridades?

[Fonte: "Uma Vida Com Prioridades - Lições que Deus me ensinou" - Alberto Bezerra, CARLOS; 136 páginas; 2015; Editora Mundo Cristão]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade
.E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário