Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

OS CRENTES E OS BOATOS NA INTERNET

Seja sincero: quantas vezes você, evangélico e usuário da internet, já repassou mensagens com alguma novidade bombástica, como a conversão de uma celebridade, a descoberta de uma prova irrefutável das Escrituras ou um levantamento sobre quanto tempo falta para o Apocalipse? Se a resposta for "muitas", não se culpe: você está dentro da normalidade. 

É que, com a disseminação da tecnologia digital, cada vez mais pessoas – crentes também, claro – têm acesso a uma quantidade imensurável de informações. Na mesma proporção, cresce também o tráfego de hoaxes, ou seja, aquelas mensagens cujo conteúdo não tem qualquer confirmação, mas transitam lépidas e fagueiras pelas ondas da web.


Quem conta um conto...


Infelizmente, de tempo em tempo uma onda de boatos varre as igrejas evangélicas. Teorias que para qualquer pessoa sensata não fazem o menor sentido encontram eco em pregações de algumas igrejas onde a verdade não é a prioridade. Os cristãos deveriam ter mais cuidado antes de acusarem alguém de alguma coisa grave sem provas, pois uma vez espalhado um boato, não há como correr atrás.

As palavras têm poder. Quando são bem empregadas elas podem edificar, encorajar, trazer paz, esperança e salvação. Mas quando são mal utilizadas, seu efeito é catastrófico, como o fogo destruidor (Tiago 3:6). Que efeito têm os boatos? Eles podem destruir amizades e afinidades. A Bíblia diz em Êxodo 23:1: 
"Não levantarás falso boato, e não pactuarás com o ímpio, para seres testemunha injusta."
Conforme descrito em Provérbios, os mexericos são tão prejudiciais e duradouros como ferimentos físicos: 
"Malho, e espada, e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo" (Provérbios 25:18). 
Os boatos são uma perda de tempo precioso. Pessoas ocupadas e dedicadas em cumprir fielmente o seu dever não encontrarão tempo nem se intrometerão nas questões alheias: 
"Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia; a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão" (2 Tessalonicenses 3:11-12).

Os frutos dos boatos


Os boatos arruínam amizades: 
"O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos" (Provérbios 16:28). 
Os boatos baseiam-se em rumores: 
"O que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio" (11:13). 
O mexeriqueiro é aquele que sai difamando ou fazendo fofoca, como o querubim caído em Ezequiel 28:16. O "fiel de espírito" refere-se à pessoa que é confiável. O cristão deve ser íntegro, honesto, justo e de confiança. Ele deve saber dominar a própria língua e usá-la para edificar, ensinar a verdade, encorajar no caminho do bem e advertir em amor e bondade. 

Vamos ver abaixo uma lista com alguns boatos que foram disseminados nas rodinhas de crentes (algumas foram até para os púlpitos e ilustraram pregações).
  • 1- Lula é do diabo
Em 1989, uma série de boatos surgiram dizendo que Lula era do diabo e que se eleito, fecharia igrejas e iria reprimir a liberdade religiosa. Graças a boatos difundidos como esses, Collor foi eleito com expressivo apoio da até então minoria barulhenta. Até o Bispo Macedo, que antes dizia que o anticristo tinha 9 dedos mudou de lado e apoiou Lula em 2002.
  • 2- Xuxa é do diabo
A teoria de que Maria da Graça Xuxa Meneguel seria SATANISTA, foi elaborada no Chile e espalhada no Brasil por via de pastores sensacionalistas, como é o caso do caçador de Satan Josué Yrion e do "ex-bruxo" Tio Chico. O Pastor tio Chico sobrevive vendendo de igreja em igreja a história de que ele foi o Bruxo que a Xuxa recorreu para fazer um pacto com o diabo no intuito de ficar famosa. Desde minha conversão ouço esse boato e sei que em certas igrejas o suposto satanismo de Xuxa é uma verdade dogmática e indiscutível. 

Muitas crianças crentes, ao invés de ver o Xuxa Park (antigo programa da apresentadora, que era exibido nas tardes de sábado pela Rede Globo), cresceram ouvindo falar do Xuxa Pacto. Esse é o boato mais forte dessa lista. Xuxa nunca fez pacto nenhum e Tio Chico não tem uma prova sequer que comprove essa e outras de suas calúnias. Mas tem muito crente que acredita mais nele do que na Bíblia.
  • 3- Michel Temer é do diabo
Perto da eleição de 2010 surgiu um boato de que Michel Temer, o vice da Dilma, seria pai do escritor de livros Daniel Mastral. Como Mastral relata em livros que foi iniciado pelo satanismo pelo seu pai, muitos resolveram inventar que Temer era pai de Mastral, logo, satanista. Esse boato imbecil foi totalmente refutado. Temer, que é maçom assumido, é tão satanista que seus assessores são quase todos evangélicos e muitas vezes fazem orações no próprio gabinete. Mastral é um dos que sobrevivem falando sobre seus testemunhos de Satanismo. 

Interessante que não faz muito tempo foi amplamente divulgado nas mídias sociais o vídeo com a oração que o pr. Márcio Valadão fez pelo Temer, ao ser recebido pelo então presidente em seu gabinete. Ora, onde está a autoridade do Valadão sobre os demônios, que ele, então, não o expulsou?

Mais recentemente, foi compartilhado via WhatsApp, a história de que Temer teria dito que "sem a Bíblia o Brasil seria um pais de 1º mundo". Mais uma mentira. Mais um boato que os crentes não só acreditaram, mas compartilharam.
  • 4- Dilma é lésbica
Perto da eleição de 2010, criaram um boato de uma tal Verônica, que seria amante de Dilma e estaria processando ela e pedindo pensão. Nunca nenhum jornal se atreveu a entrevistar a tal Verônica. No entanto, esse boato bombou na internet. Até hoje muita gente acha que essa história ficou muito mal explicada. Há até quem pergunte: "Dilma, quem é Verônica"?
  • 5- Dilma é blasfemadora
  • 6- Fim do mundo
Tem crente que adora marcar a data do fim do mundo. O caso que ganhou mais evidência foi o de Harold Camping, de 80 anos, que chegou a marcar a data três vezes, errando miseravelmente em cada uma de suas tentativas. O pastor americano chegou a espalhar outdoor até aqui no Brasil para anunciar a data. Muitas pessoas se desfizeram de todos os seus bens para se preparar para o fim do mundo. Se deram mal.
  • 7- O filme do Didi
Em 2012, o comediante Renato Aragão, foi uma das notícias mais lidas e comentadas na internet, onde ele estava envolvido em vários boatos, como demitir um funcionário porque lhe chamou de 'Didi' e sobre que estaria fazendo um filme em que no enredo dizia que Jesus não tinha cumprido a sua missão na terra. No entanto, a equipe do site "Os Trapalhões", resolveram investigar a veracidade das noticias, e constatou que nenhumas delas realmente eram verdadeiras. O tal do tio Chico também relata em seu testemunho que Didi seria um bruxo satanista. No final das contas, tudo mentira!
  • 8- Chips
Uma informação sobre a obrigatoriedade de implantação de um microchip sob a pele com dados médicos e biométricos circulou nas redes sociais e tornou-se viral em 2012. Segundo os boatos, o Congresso Americano havia aprovado um artigo, dentro das propostas de reforma da saúde feitas pelo presidente Barack Obama, que obrigaria a implantação do microchip para que os cidadãos tivessem acesso às clínicas de saúde. Sem o microchip, que seria obrigatório a partir de Março de 2013, as pessoas não seriam atendidas. Tudo mentira. E teve pregador famoso fazendo engrossando o coro dos mentirosos.
  • 9- Mortos ressuscitados
Em 2013, o Brasil passou pelo maior desastre natural de sua história. Enquanto centenas de pessoas choravam seus mortos e outros milhares ainda precisavam de ajuda, boatos sobre a ressureição de 16 pessoas foram divulgados. Infelizmente, algumas notícias falsas chegaram também à internet e foram reproduzidas no Heling Herald. O site cristão divulgou uma nota sobre a suposta ressurreição de 16 pessoas em Teresópolis (RJ). Para piorar, a imagem de capa do jornal Diário de Teresópolis foi manipulada digitalmente para tentar atestar o que foi chamado de "sinal divino".
  • 10- O papa é o anticristo
Desde a queda do comunismo, virou moda no meio evangélico falaram que o Papa João Paulo 2 era o anticristo. Alguns adventistas inclusive sustentam até hoje o anticristo será um papa. No entanto, o papa morreu e até agora nada dele ressuscitar dentre os mortos com um chicote na mão. Logo, acho meio difícil ele ser o anticristo.

Hoaxes nada santos

E a boataria continua... Em junho, a notícia correu sites, listas e blogs evangélicos: uma escavação no deserto da Arábia Saudita teria revelado a existência de um esqueleto humano de tamanho fenomenal. A reportagem, que trazia uma foto mostrando um pesquisador ao lado de um enorme crânio, foi publicada originalmente no jornal The New Nation, de Bangladesh, e mesmo tendo circulado no suspeitíssimo território livre da internet, muita gente boa acreditou na história. 

Para os que creem na Bíblia, a novidade tinha importância especial – a descoberta poderia corroborar cientificamente alguns relatos do livro do Gênesis que mencionam a existência de gigantes na Antiguidade, os anaquins. Rapidamente, cristãos dos mais variados pontos do planeta logo abraçaram o que se apresentava como "prova irrefutável da veracidade das Escrituras".

Em pouco tempo, contudo, a farsa foi desmascarada. A foto não passava de uma montagem feita para um bem humorado concurso de manipulação de imagens realizado em outubro de 2002, junto com outras curiosas concorrentes, como a dos restos mortais do personagem de desenhos animados Fred Flintstone e a da logomarca da Volkswagen, supostamente encontrada – imagine! – num monumento egípcio milenar. 

O assunto foi tema da área especial sobre spams do portal Terra, em matéria do InfoGuerra, site especializado em segurança de informática. Nele, o triste comentário: 
"Um boato sobre a suposta descoberta de esqueletos gigantes no deserto árabe tem sido divulgado intensamente (…) A ‘notícia’ atingiu especialmente blogueiros e sites cristãos, para os quais a descoberta confirmaria passagens do texto bíblico."
O episódio ilustra uma tendência que parece irreversível. O advento da internet, bem como a popularização da informática, trouxe, ao lado de incontáveis benefícios, um tremendo problema, para não chamá-lo de perigo: a disseminação de mentiras "verdadeiras" – ou hoaxes, para usar o jargão da web. Qualquer invenção ou maluquice saída da cabeça de alguém pode ser travestida de inquestionável verdade – como no caso do esqueletão – e rapidamente espalhada para o mundo todo. 

Incautos que recebem essas mensagens fantasiosas e acreditam no engodo se encarregam de passá-las adiante. Que atire a primeira pedra quem nunca recebeu e repassou um e-mail dizendo que uma nova doença mortal foi descoberta, que determinado refrigerante contém uma toxina que causa cegueira ou que livros editados no Primeiro Mundo já consideram a Amazônia como área internacional. 

São inumeráveis as lendas virtuais que circulam pela rede. E entre o joio e o trigo cibernético, muitos evangélicos, com o louvável desejo de encontrar provas para a veracidade da Bíblia ou desejosos de desmascarar artimanhas do diabo contra a fé, têm-se constituído em presas fáceis para os contos da internet.


As "vozes do inferno"


O engano se torna pior quando pregadores usam tais "notícias quentes" para rechear sermões. Há alguns anos, circulou pelas igrejas, inclusive nos púlpitos, a aterradora informação de que teriam sido gravados gritos e gemidos saídos das profundezas do inferno. A gravação dos tais sons, devidamente reproduzida da internet, correu mundo e virou peça fundamental de eloquentes pregações contra as macabras consequências do pecado e da rebeldia contra Deus. 

Nos Estados Unidos, a história chegou a ser transmitida em cadeia nacional por uma emissora cristã. O caso era mais ou menos este: um grupo de pesquisadores russos, ao fazer uma escavação na Sibéria, teria descoberto que o centro da Terra é oco. Então, por meio de uma sonda, introduziram um microfone na fenda e teriam gravado "as vozes do inferno", como ficaram conhecidas. 

Para decepção dos evangelistas mais exaltados, que já usavam o material para admoestar os ímpios, tudo era uma farsa surgida a partir de um artigo traduzido de um jornal finlandês. Ao contrário do que se dizia, não se tratava de um respeitável veículo científico, mas sim, de publicação de um grupo de cristãos.

Só que rastrear as origens de um boato nem sempre é fácil. O artigo tinha sido coletado por um colaborador a partir de outro jornal. Neste, por sua vez, a incrível história era apenas um texto escrito por um leitor, numa seção onde as pessoas podiam escrever sobre o que desejassem. E como quem conta um conto aumenta um ponto, ninguém sabia como a história havia começado. 

Então, Age Rendalen, um cristão norueguês radicado nos Estados Unidos, admirado com a facilidade com que os crentes ali acreditavam em histórias sem verificar sua autenticidade, resolveu ampliar o mito. Após saber do caso pela televisão, escreveu para a emissora, dizendo que havia voltado à Noruega e encontrado os jornais que confirmavam a impressionante descoberta, incluindo uma foto da equipe russa (forjada por ele). Claro que nada foi confirmado com Rendalen, apesar de ele ter colocado seu nome e endereço na carta para dirimir qualquer dúvida.


Um dia que "sumiu"


Outra história pitoresca do imaginário coletivo dos evangélicos há tempos é a do dia que falta na História. Essa, aliás, vem de muito antes do surgimento da internet – mas, evidentemente, potencializou-se pelas ondas da web e, vez por outra, aterrissa na caixa postal de algum desavisado. 

Nos anos 60, cientistas da NASA, ao participarem de um levantamento sobre a posição do sol, da lua e dos planetas nos últimos séculos, teriam percebido que falta um dia na história do universo. Um dos participantes do estudo, então, teria lembrado do que aprendera na Escola Dominical sobre os relatos do livro bíblico de Josué. No capítulo 10, está o registro do dia em que o líder hebreu, percebendo que seu exército estava prestes a vencer uma batalha, pediu a Deus que o sol parasse, a fim de prolongar a claridade do dia e consolidar a vitória de Israel.

A verdade é que o tal levantamento da NASA é pura especulação. A suposta pesquisa sobre o dia que falta surgiu num livro escrito pelo cientista Harry Rimmer, publicado em 1936. Nele, o autor menciona outro livro publicado em 1890, de um professor da Universidade de Yale que falava sobre o tal dia. Por volta de 1960, a história do cientista já circulava em vários âmbitos. Harold Hill, escritor e presidente da Curtis Engine Company, passou a contá-la para seus alunos. 

Após ser comentada na coluna de um jornal de Indiana, nos EUA, a notícia começou a se espalhar na forma de artigos, devidamente reproduzidos em boletins de igrejas e citados por pregadores. Hill, por sua vez, reconheceu não ter nenhuma prova do que contou, mas nunca abriu mão de considerar o relato verdadeiro, dedicando-lhe, inclusive, um capítulo todo de um livro seu – e, infelizmente, quem creu na história não demonstrou muito interesse em saber a verdade. Nestes casos, o que vale mais é a fantasia.


P&G


Bem mais realista foi o boato alarmante dando conta de que a multinacional Procter & Gamble (P&G), fabricante de produtos de beleza e higiene, incentivava o satanismo. Tudo porque seu presidente teria declarado, em um programa de TV nos EUA, que 10% dos lucros da corporação eram destinados à igreja de Satanás em território americano. 

E o pior é que o dirigente da P&G ainda teria acrescentado, com ares de bravata, que não temia qualquer retaliação por parte dos evangélicos contra os seus produtos. Assim que a história veio à tona, iniciou-se uma verdadeira cruzada contra a empresa, que atingiu até o Brasil. Por aqui, zelosas mamães crentes evitavam até mesmo vestir seus bebês com as fraldas fabricadas pela empresa, já que, como se dizia, as peças tinham, escondida, a imagem da Besta. 

Só que além de a declaração do presidente da P&G nunca ter sido dada – os cinco diferentes apresentadores mencionados no boato desmentiram que a entrevista tivesse sido feita – também não existe nenhuma marca satânica nos rótulos dos produtos da multinacional.


McDonald's e o tridente do diabo


Outra insinuação de satanismo explícito foi feita contra a rede de fast-food McDonald’s. Acontece que algumas pessoas conseguiram enxergar o tridente do diabo no conhecido logotipo do grupo (um "M" amarelo estilizado). Apesar da irrelevância do fato, a coisa gerou bastantes comentários pelas igrejas. Grupos de jovens que esticavam os cultos nas mesas do McDonald’s começaram a procurar outros programas, e alguns mais zelosos chegaram até a boicotar o BigMac nos lanches com os amigos por ser o sanduíche "consagrado".

Apesar de o grupo nunca ter dado importância ao fato – tanto que jamais emitiu qualquer tipo de nota desmentindo-o -, o boato veio por terra quando se divulgou, no início de  2009, que Joan Kroc, viúva do presidente da megacorporação, Ray, doara parte do miliardário espólio – a bagatela de US$ 1,5 bilhão, equivalente a R$ 4 bi – à Igreja Evangélica Exército de Salvação, que se dedica à pregação do Evangelho e ao socorro aos desvalidos.

Conclusão


Eu poderia citar outros tantos boatos e fábulas mentirosas contadas, acreditadas e compartilhadas pelos crentes, como a onda de sobre supostas mensagens subliminares nos discos de vinil, quando tocados ao contrário (mais uma vez a Xuxa foi uma das principais vítimas), as da marca Hello Kitty, dos bonecos do Fofão, do refrigerante Coca-Cola e tantos outros... Mas o que foi exposto acima já é o bastante para chegarmos a seguinte conclusão: é indigno a um cristão sincero perder tempo com tanta baboseira. Vejo nisto uma estratégia do diabo no sentido de afastar irmãos do que realmente importa e faz toda a diferença: o conhecimento da Verdade (João 8:32). Para terminar, fiquemos com o conselho de Paulo:
"Conforme te solicitei, quando partia para a Macedônia, permanece em Éfeso para advertires a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas, e que parem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam discórdias em lugar de propagarem a obra de Deus, que tem como fundamento a fé. O alvo dessa orientação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera" (1 Timóteo 1:3-5).
  •  Escrevi mais sobre este assunto ➫ aqui.

A Deus toda glória.

 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.  

2 comentários:

  1. Olá Leonardo!
    Por acaso você tem facebook ou poderia me passar o seu e-mail para conversarmos? gostaria de tirar algumas dúvidas com você, se possível!

    Bendito amor meu irmão

    ResponderExcluir
  2. Olá Ronan! Claro, será um prazer. Meus e-mails são leos_silva@hotmail.com, leos.silva@bol.com, leonar.ssilva@gmail.com e leonar.sergio@yahoo.com.br. O meu Face é https://www.facebook.com/leonardosergioda.silva.

    ResponderExcluir