Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de agosto de 2017

ESPECIAL SALMOS - 11) A EXCELÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS


1 "Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor. 
4 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos. 
5 Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos. 
7 Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.
9 Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
10 Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
12 Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.
16 Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra" (Salmo 119:1,4,5,7,9,10-12,16).
A Palavra de Deus enriquece a alma, proporcionando conhecimento e sabedoria para a vida cristã em todos os aspectos. Embora não se saiba quem é o autor desse poema gigante do Saltério, o Salmo 119 muito ensina sobre o valor da Palavra de Deus. Neste salmo, cada letra do alfabeto hebraico da início a uma série de oito versículos, num total de 22 estrofes. De sua leitura, pode-se entender que seu propósito é exaltar a excelência da Lei do Senhor.

I. Por que a Palavra de Deus é excelente

1. Ela é pura


N ão há mistura na Palavra de Deus. Em toda a Escritura Sagrada, não há uma só discordância quanto à essência da mensagem. Os inimigos da Palavra já procuraram desacreditá-la, apontando discrepâncias e contradições, mas em vão. As divergências sugeridas são apenas aparentes, porque 
"as palavras do Senhor são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purificada sete vezes" (140).

Ela é reta


Ela segue uma linha de pensamento que, começando no Gênesis, termina no Apocalipse, mas sem quaisquer desvios ou mistificações apesar de ter sido escrita por cerca de 40 homens, durante quase 1.600 anos, nos mais diversos lugares. A mensagem da Bíblia é uma só: O amor de Deus e o seu plano para a salvação do homem.
"Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fieis" (33:4).

 Ela é santa


A Palavra de Deus identifica-se com a natureza divina,  que é santa. Os seres celestiais, no Apocalipse, cantam:
"Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir" (4:8).
 A palavra do homem, quase sempre, tem verdade e mentira, realidade e engano, mas a palavra de Deus é santa (105:42).

4. Ela é lâmpada e luz


Somente a Palavra de Deus tem o poder de iluminar o caminho do homem. Há muitos, por aí que se dizem iluminados pelas filosofias de Buda, de Confúcio, e de outros, mas, na verdade, estão em trevas.
"Lâmpada par os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho" (105).

5. Ela é verdade absoluta


Em João 17:17, Jesus declarou:
"...a tua palavra é a verdade".
Não é nenhuma verdade entre outras, como pensam os sábios segundo o mundo. A Palavra de Deus é "a" verdade, no sentido absoluto, pois é a revelação do Deus Criador, Onipotente, Onisciente, Onipresente, Santo, Justo e Salvador. O salmista é categórico:
"A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre" (160).

6. É o poder de Deus


Paulo falando aos coríntios, foi enfático:
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, é o poder de Deus" (1 Co 1:18).
As palavras, as filosofias, os ensinos, as ideias e os pensamentos dos mestres do mundo conseguem, no máximo, apenas informar vidas. Mas a Palavra de Deus transforma o mais vil pecador numa nova criatura: ela, em sim mesma, é e tem o poder de Deus. 

7. É viva e eficaz


Até hoje, nenhum cirurgião conseguiu descobrir onde fica a divisão da alma e do espírito. Os médicos só podem agir sobre o corpo. Quanto à mente, limitam-se a trabalhar o comportamento observável do homem. Contudo.
"...a palavra de Deus... penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).
A Palavra de Deus tem vida e é eficaz, ou seja, produz efeitos, muda comportamentos, transforma vidas.

II. O que a Palavra de Deus produz no homem

1. Transformação


Transformar é 
"dar nova forma, feição ou caráter; tornar diferente do que era; mudar, alterar..." (Dic. Aurélio)
Todos os significados da da palavra transformar, no sentido mais elevado do termo, podem ser aplicados ao que a Palavra de Deus produz na vida de uma pessoa que a ouve e a recebe em seu coração.
  • a) Dá nova vida - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Co 5:17). 
  • Liberta do pecado - Os que "andam na lei do Senhor não pratica iniquidade, mas andam em seus caminhos" (v. 3). O poder transformador da Palavra de Deus faz com que o homem ímpio deixe os seu maus procedimentos, e passe a andar segundo a orientação de Deus.
  • A  Palavra de Deus purifica o interior do ser humano - "Como purificará o jovem o seu caminho?" (v. 9). O salmista faz essa indagação porque, em todos os tempos, o comportamento dos jovens sempre foi alvo da tentação do inimigo. Mas a resposta vem logo em seguida? "observando-o conforme a tua palavra". Na verdade, não só ao jovem se aplica essa verdade, mas as pessoas de todas as faixas etárias.

2. Vida Eterna


Jesus disse:

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê nAquele que me enviou tem a vida eterna..." (Jo 5:24).

III. A autoridade absoluta da Palavra de Deus

1. Esta acima da razão humana


A razão humana só aceita aquilo que pode ser percebido pelos sentidos naturais, que pode ser provado empiricamente. É por isso que a Bíblia declara:
"...a palavra da cruz é loucura para os que se perdem" (1 Co 1:18). 
Diante disso, Deus destrói a sabedoria dos sábios e aniquila a inteligência dos inteligentes (19,20). A Palavra de Deus é a revelação das 
"coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem" (2:9).

2. Não pode ser contestada pele Igreja


Paulo, doutrinando o jovem Timóteo, ordena-lhe que adivirta a outros para que não ensinem outra doutrina (1 Timóteo 1:3) e não se deem a fábulas, 
"que mais produzem questões do que edificação em Deus" (1:4).
Por ignorarem tal exortação, muitos entregam-se a "
"vãs contendas, querendo ser doutores da lei e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam" (6,7). 

3. Não pode ser questionada


O misticismo tem tomado conta de nossa época. A chamada "Nova Era" chegou até mesmo em certas igrejas. Sonhos, revelações e profecias, ou profetadas, têm procurado ultrapassar a Palavra de Deus. Hoje em dia muitos crentes têm seu "guru", ao qual denominam de "profeta". Chegam ao absurdo de usar a própria Bíblia como um mero amuleto. Isso não tem sentido, pois a Palavra já está completa. Não se deve modificá-la, sob pena de incorrer-se em castigo severo (Ap 22:18,19). Quer uma excelente e eficaz profecia? Abra sua Bíblia e coloque em prática todas suas instruções e orientações.

4. É a única regra de fé e prática


Para o cristão verdadeiro, livros podem ser escritos; pensamentos podem ser expostos. Mas nada toma o lugar da Palavra de Deus. A Igreja Cristã, ao contrário das seitas, só tem a Bíblia, nada prevalece como doutrina ou ensino a ser seguido.

5. Sua ética é a mais elevada do Universo


É a parte da Filosofia que estuda o que é certo e errado. A ética humana parece um pantanal sem fim. O que era certo há poucos anos, agora é errado; o era errado, agora é certo. Adultério não é mais crime. Homossexualidade não é mais pecado. É aceito amplamente pela ética humana. O aborto, crime inominável, é legal em muitos países. Há algum tempo já pensa em clonagem de seres humanos; a moda agora é a tal "ideologia de gênero"; ou seja, o homem mortal tentando invadir áreas que só a Deus pertence. E o pior é que não há limites para que os homens, na defesa de sua fugaz, efêmera e multiforme ética ainda poderá fazer (Gn 11:1-6). 

Conclusão


A Palavra de Deus é excelente sob todos os aspectos que se possa considera. Individualmente, ela deve ser acatada com fé, amor e profunda gratidão. Coletivamente, deve ser aceita como única regra de fé e prática. No culto cristão, deve ter prioridade máxima. Infelizmente, em muitos cultos, quase não há espaço para a exposição da Palavra de Deus. A cantoria toma conta do tempo. As famigeradas "oportunidades" roubam todo o espaço. A palavra fica em último plano. Com aqueles poucos minutinhos finais onde a maioria já está olhando o relógio, doida pra ir embora, bocejando e/ou andando de lá pra cá, sem a mínima reverência. 

Muitas grandes denominações transformaram o culto em verdadeiros shows. Púlpitos viraram cenários. Há as que colocam "diabo pra falar" ao microfone e este, como não perde a oportunidade de aparecer, rouba a cena. Um horror. Uma vergonha. Há igrejas que aboliram o ensino da Palavra e as que ainda o tem, as classes das Escolas Bíblicas são vazias. Que Deus nos ajude a ser gratos pela sua palavra, e que possamos pô-la em prática em nosso viver.


[Fonte: CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus]

A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário