Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

DEUS TEM REDE SOCIAL?


Embora a pergunta que dá título ao artigo pareça boba, se considerarmos o tempo que muitos cristãos vivem conectados em redes/mídias digitais, ela é bem relevante, pois, muitos há que não passariam tanto tempo em oração ou mesmo lendo a Bíblia. 

Vivemos na era do Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Twitter e outras redes sociais que predominam em todo o mundo. Temos que admitir que elas têm provocado uma verdadeira revolução na vida das pessoas, de maneira que as informações se tornaram a grande atração do momento. 

O conhecimento que antes era passado nas escolas, nos livros ou por pessoas experientes, hoje é dado por qualquer um. Eu percebo até um certo empanturramento de informações. Por exemplo: somos a geração que mais sabe sobre alimentos, mas também somos a que mais come errado, mais obesa e mais doente, devido à má alimentação. Quanta incoerência, não é mesmo?

Como usar as redes sociais em nosso benefício


Inicialmente eu gostaria de fazer quatro considerações:
  1. Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura a todo tipo de pessoa, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
  2. As redes sociais têm adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
  3. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
Parece que ao mesmo tempo que as pessoas sabem sobre tudo, elas também não sabem o suficiente para tomar decisões certas sobre questões simples. Portanto, não se absorve o conhecimento para a vida, porque ele só fica no campo da teoria. Além do mais, grande parte dessas informações não são verdadeiras, por isso, não provocam mudanças reais em quem toma conhecimento delas.

Deus e as rede sociais


Deus já sabia que viveríamos estes dias maus, por isso, nos concedeu do Seu Espírito para nos dar instrução, prudência e nos socorrer em cada situação da vida. O Espírito da Verdade é o Único capaz de nos dar sabedoria para identificar o mal e nos manter longe dele.

Desde o início, a arma mais eficaz de satanás foi o engano, e ele encontra nas mídias sociais um campo fértil para usar sua ferramenta mais destruidora.

Não podemos nos esquecer que o diabo é o pai da mentira, e como autor dela, basta alguns minutos para convencer uma pessoa desatenta - não por acaso, as redes sociais são hoje a principal ferramenta de arregimentação de seus adeptos. Não foi isso que aconteceu com Eva no Éden? Em pouquíssimo tempo, satanás a enganou e fez com que a raça humana fosse contaminada pelo pecado.

Como diz Provérbios 14:15, 
"O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos"
ou seja, os imprudentes acreditam em tudo que veem, ouvem ou leem, e por conta disso, são facilmente influenciados. Contudo, os prudentes avaliam e pesam tudo, como ensina a Palavra de Deus: 
"Examinai tudo. Retende o bem" (1 Tessalonicenses 5:21).
O cristão deve considerar que, na vida, teremos diante de nós a verdade e a mentira, e somente o discernimento espiritual pode nos qualificar a diferenciar o falso do autêntico.

Portanto, não fique impressionado com qualquer coisa que apareça escrito nos jornais ou publicado na internet, porque, se você agir assim, ficará vulnerável à ação do mal.

Por isso, o Senhor Jesus alertou que nos finais dos tempos, nós teríamos que ser altamente cautelosos, pois o ministério do engano operaria de forma abundante no meio dos salvos e enganaria a muitos.

Os números das redes sociais


Ranking das maiores redes sociais:
  • #1 Facebook 2.700.000.000
  • #2 Youtube 1.500.000.000
  • #3 WhatsApp 1.300.000.000
  • #4 Facebook Messenger 1.300.000.000
  • #5 Instagram 700.000.000
  • #6 Twitter – 1 328.000.000
  • #13 Skype 300.000.000
  • #14 Viber 260.000.000
  • #15 Snapchat 255.000.00
  • #19 Linkedin 106.000.000

Os perigos das Redes Sociais

  1. Isolamento social;
  2. Relacionamentos superficiais;
  3. Ausência de profundidade relacional;
  4. Um mundo de relacionamentos descartáveis;
  5. Um mundo marcado pela ausência de frustrações;
  6. Um mundo repleto de fantasias e experiencias pseudo prazerosas;
  7. Um mundo de ilusões;
  8. Brigas, discussões e intermináveis conflitos beligerantes.

Os benefícios das redes sociais

  • Interação e relacionamentos com pessoas diferentes, de culturas e nações diferentes;
  • Novas amizades;
  • Estudo e crescimento profissional;
  • Rapidez e agilidade na divulgação de textos, fotos e documentos;
  • Entretenimento, lazer, arte e cultura;
  • Facilidade de busca por informação;
  • Agilidade e velocidade nas trocas de informação;
  • Maior diversidade nas relações profissionais e pessoais;
  • Facilidade de pesquisa;
  • Centro de informação e entretenimento;
  • Conteúdos Variados para Pesquisa;
  • Superação de distâncias.
"Acautelai-vos, que ninguém vos engane" (Mateus 24:4).
Nós só podemos ser enganados, por algo ou alguém, que é estritamente convincente, semelhante ao real e que aparente ser bom. Caso contrário, a proposta não ludibria ninguém. Saiba que satanás nunca irá se apresentar como ele realmente é, assim como seus servos também não.

É importante salientar, também, que o Senhor Jesus advertiu que o risco do engano é para os sinceros na sua fé, pois quem vive iludido pelo diabo, já está em suas garras. Os verdadeiros cristãos correm perigo, pois permanecem sempre na mira de satanás. Por isso, todo cuidado deve ser empregado para quem não quer ter sua fé arruinada e seu destino eterno comprometido.

Então, cuidado, não permita que ninguém lhe engane!

Conclusão


Como falei anteriormente, as mídias sociais mobilizam uma enorme multidão de pessoas no mundo, o Facebook então, nem se fala. As estatísticas apontam para mais de 2,7 bilhão de "facebookianos", sendo ele, portanto, ainda o campeão no ranking das redes sociais com o maior número de perfis ativos. Ou seja, é gente a dar com pau.

Pois é, lamentavelmente muitos dos adeptos desta importante mídia tem usado esse espaço para divulgar fofocas, imoralidades, tolices, chocarrices e palavrões, isso sem falar na propagação de fotos, banners e desenhos que em nada edificam.

Prezado(a) amigo(a), e você, como tem usado as redes sociais e/ou mídias digitais? Ora, tenho absoluta certeza de que estas ferramentas pode em muito contribuir para sua  (nossa) edificação.

Isto posto, à luz desta afirmação gostaria de oferecer algumas dicas de como usar as mídias digitais para a glória de Deus:
  1. Use-as para fazer amigos;
  2. Use-as para consolidar relacionamentos;
  3. Use-as para evangelizar, "pastorear", apascentar e discipular o povo de Deus;
  4. Use-as para criar pontes relacionais;
  5. Use-as para edificar o povo de Deus com postagens abençoadoras;
  6. Use-as para animar e fortalecer o fraco na fé;
  7. Use-as para celebrar a vida, a família e a amizade;
  8. Use-as para compartilhar a Palavra e testemunhar do amor de Cristo;
  9. Use-as para celebrar a Cristo;
  10. Use-as para a glória de Deus.
A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário