Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

GRATIDÃO: UM REMÉDIO PARA O ESPÍRITO, O CORPO E A ALMA

Os cristãos são ensinados a pedir: 
"Peçam, e lhes será dado" (Mateus 7:7). 
Também são ensinados a agradecer: 
"Deem graças em todas as circunstâncias" (1 Tessalonicenses 5:18).
Não há como negar: a falta de gratidão é falta de educação. Além disso, a gratidão tem um enorme valor terapêutico. O cristão que cultiva o hábito de agradecer a Deus é uma pessoa mais saudável, mais disposta, mais dinâmica e mais aceita. A gratidão leva ao louvor e pode transformar prosa em verso.

O valor da gratidão


Tenho tratado desse tema GRATIDÃO insistentemente para mostrar que isso não é mais um papo de pastor ou de coach de autoajuda; mais do que uma questão de fé, estamos falando de pesquisas científicas que estão sendo realizadas em todo o mundo com comprovação que mostram o quanto a gratidão pode curar sua vida. E é exatamente sobre isso que que vamos tratar hoje.

Em uma pesquisa canadense, se fez um experimento onde um grupo de pessoas escrevia cartas de gratidão, todos os dias, durante seis semanas. Não necessariamente precisavam entregar as mesmas ao destinatário, o importante era fazer o exercício. Veremos mais abaixo o resultado da pesquisa.

Uma multidão de mal-agradecidos


Conforme eu já disse, é preciso falar sem rodeios: falta de gratidão é falta de educação. Antes de ensinar aos filhos a dizer "muito obrigado", os pais precisam aprender a dizer "muito obrigado" a Deus e aos semelhantes. Eu, por exemplo, tenho o hábito de agradecer ao motorista de ônibus quando ele para pra eu entrar e descer no veículo. Daí você pode pensar: "mas ele está cumprindo o dever profissional dele". Sim, sem dúvida, mas não me custa absolutamente nada agradecê-lo. Faz um enorme bem a mim.

Relembrando a Bíblia


É muito conhecida a história dos dez leprosos que foram curados por Jesus numa de suas viagens da Galileia para a Judeia. Eles não obtiveram a cura no momento nem no local em que se encontraram com o Senhor, mas na caminhada ao encontro dos sacerdotes, de acordo com a orientação dada por Jesus. 

Depois de curados, só um deles, que era samaritano, voltou e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus para adorá-lO em agradecimento. Então, Jesus fez três perguntas de imediato aos que estavam ao seu redor: 
"(1) Não foram purificados todos os dez? (2) Onde estão os outros nove? (3) Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?” (Lucas 17:17,18).
É fato percebível que Jesus esperava ou ao menos "contava" com a gratidão dos outros 9 sujeitos, que, diga-se de passagem, não eram estrangeiros e, logo, seriam os que primeiros deviam vir adorá-lO em agradecimento.

Espírito de gratidão


A Bíblia manda pedir e manda agradecer. Não apenas pedir, mas também agradecer. 
"Sede agradecidos" – 
ordena enfaticamente o apóstolo Paulo (Cl 3:15). A expressão 
"Rendei graças ao Senhor"
que são as primeiras palavras de cinco Salmos (105:1, 106:1, 107:1, 118:1 e 136:1), aparece inúmeras vezes nesse livro poético (e sua tradução no hebraico e no grego é: "Louvai ao Senhor", ou seja, o agradecimento é uma manifestação de louvor).

Até o "esquisito" Jonas fala em agradecimento quando menciona a sua necessidade de Deus para livrá-lo do ventre do peixe (Jn 2:9). 

O espírito de gratidão de Paulo é impressionante. O apóstolo está sempre dando graças. Logo no início de onze de suas treze epístolas, Paulo registra que dá graças a Deus por suas manifestações na vida daqueles para quem escreve – clique nos links e confira – (Romanos 1:8; 1 Coríntios 1:4; 2 Co 2:14; Efésios 1:16; Filipenses 1:3; Cl 1:3; 1 Tessalonicenses 1:2; 2 Ts 1:3; 1 Timóteo 1:12; 2 Tm 1:3; Filemom 4).

Ele, que tanto ora pela igreja e pelos fiéis, se sente na obrigação de agradecer: 
"Devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor" (2 Ts 2:13).

O valor terapêutico da gratidão


A gratidão é tão necessária ao espírito humano quanto à confissão de pecados e ao desabafo da alma perante o Senhor – não só no aspecto ético, mas também no aspecto emocional. Faz muito bem à mente enumerar e agradecer as bênçãos recebidas da divina mão. Esse exercício alegra, anima e fortalece a alma. Afasta o cristão de seus problemas reais ou imaginários e o aproxima de Deus. Abre os seus olhos para 
"a entranhável misericórdia de nosso Deus" (Lucas 1:78) 
e fecha-os para a opressão do demônio.

A gratidão profunda e contínua cura o pessimismo, o derrotismo e a fatalidade cega. O cristão que cultiva o hábito de agradecer a Deus pelo que Ele é e pelo que Ele faz dificilmente terá crises de desânimo. Não abrigará no coração a presença incômoda e doentia do queixume, da murmuração e da amargura. Será uma pessoa mais saudável, mais disposta, mais dinâmica e mais aceita por Deus.

De volta à pesquisa


Quais foram os resultados constatados?

Os pesquisados tiveram os seguintes ganhos:

  • Melhoraram a saúde mental – Isso foi claramente verificado, pois foi realizada uma anamnese, ou seja, uma pesquisa detalhada do quadro clínico dos pesquisados, antes e depois do experimento.
  • Reduziram as dores no corpo – Dores que eram manifestadas desapareceram.
  • Tiveram mais energia – O nível de energia aumentou significativamente.
  • Realizaram mais tarefas cotidianas – Conseguiram ter mais disposição para fazer as tarefas do dia a dia, aquelas que às vezes gera desânimo e não queremos fazer.

Porém, o mais impressionante dessa pesquisa foi que embora tenha durado apenas seis semanas, os resultados, ou seja, os efeitos dos exercícios de gratidão, se prolongaram por seis meses.

Então você pode me perguntar: "Mas depois de seis meses volta tudo a estaca zero? Depois desse período não consigo mais usufruir do efeito da gratidão?"

Olha as pesquisas não relatam se os efeitos voltam a zero ou simplesmente deixam de ser tão intensos mas a grande sacada é que você precisa transformar a gratidão num hábito de tal forma que você não faça o exercício só por seis semanas e sim que isso passe a fazer parte da rotina da sua vida, assim, consequente, todos os resultados serão uma constância sem prazo de validade.

E por que o efeito é tão duradouro? 


Mas as pesquisas não param por aí; quero te falar também, desta que foi feita pelo cientista Alex Wood, da Universidade de Stirling, na Escócia. Ele investigou as questões do sono.

Problemas de insônia são muito comuns, eu mesmo recebo muitas reclamações de pessoas  em sua maioria, cristãs  que têm dificuldade para dormir, acordam no meio da noite porque suas preocupações tomam conta dos pensamentos. E o que foi constatado? Quem tem um nível mais alto de gratidão também dorme melhor.

Conclusão

Da prosa ao verso


Embora haja alguma diferença entre render graças e salmodiar, as duas expressões de culto se completam e andam juntas. Render graças é expressar gratidão; salmodiar é cantar ou recitar poemas em louvor a Deus.

É preciso salmodiar (Sl 30:4; 47:6; 66:2) ou cantar com júbilo ao Senhor (9:11; 81:1; 98:1):

  • Foi isso que Moisés fez logo após a passagem a seco pelo mar Vermelho (Êxodo 15:1-19). 
  • Foi isso que Ana fez logo após o nascimento de Samuel (1 Sm 2:1-10). 
  • Foi isso que Débora fez logo após a vitória de Israel sobre Sísera (Juízes 5:1-31). 
  • Foi isso que Davi e os filhos de Coré sempre fizeram para registrar a misericórdia divina (a maior parte dos Salmos). 
  • Foi isso que Ezequias fez logo após ter sido curado por Deus (Isaías 38:9-20). 
  • Foi isso que Maria, Zacarias e Simeão fizeram logo após o nascimento de Jesus (Lc 1:46-55, 67-69; 2:29-32).

Em síntese, pelo que deixamos bem claro, além de levar ao louvor, à adoração e poder se transformar prosa em verso, a gratidão tem todos os efeitos terapêuticos já comprovados pelas pesquisas. E aí, o que está esperando para começar a praticar o princípio da gratidão?

  • Escrevi mais sobre este tema ➫ aqui.

[Fonte: Ultimato]
"Te Agradeço" - Diante do Trono

A Deus, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário