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domingo, 28 de abril de 2019

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES - "WITH OR WITHOUT YOU", U2

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De todas as canções do um tanto quanto conceitual álbum "The Joshua Tree", 'With or Without You' talvez seja a mais velha, com sua origem nos tempos longínquos da The Unforgettable Fire Tour. O vocalista da banda, Bono, foi a força motriz por trás da canção, criando uma estrutura de acordes que foi gravada como uma demo pela banda no fim de 1985. 

Esta canção foi sem sombra de dúvidas um dos maiores hits da década de 1980 e, apesar dos vários outros sucessos da banda irlandesa, ela é uma das de suas principais referências. Por aqui, a música fez parte da trilha sonora internacional da novela "Mandala", de Lauro César Muniz, exibida entre 1987 e 1988, no horário das 20 horas. Vamos à letra. 

'With or Without You'
U2


See the stone set in your eyes
See the thorn twist in your side
I'll wait for you
Sleight of hand and twist of fate
On a bed of nails she makes me wait
And I wait, without you
With or without you
With or without you

Through the storm we reach the shore
You give it all but I want more
And I'm waiting for you
With or without you
With or without you

I can't live
With or without you
And you give yourself away
And you give yourself away
And you give
And you give
And you give yourself away

My hands are tied
My body bruised, she's got me with
Nothing to win and
Nothing left to lose

And you give yourself away
And you give yourself away
And you give
And you give
And you give yourself away
With or without you
With or without you

I can't live
With or without you
Oh
With or without you
With or without you
I can't live
With or without you
With or without you

Tradução


'Com ou sem você' U2 
Veja a pedra nos seus olhos 
Veja a torção do espinho ao seu lado 
Eu vou esperar por você 
Truque de mão e virada de destino 
Em uma cama de unhas ela me faz esperar 
E eu espero sem você 
Com ou sem você 
Com ou sem você 

Através da tempestade chegamos à costa 
Você dá tudo, mas eu quero mais 
E eu estou te esperando 
Com ou sem você 
Com ou sem você 
Eu não posso viver 
Com ou sem você 

E você se afasta de si mesmo 
E você se afasta de si mesmo 
E você dá 
E você dá 
E você se afasta de si mesmo 

Minhas mãos estão atadas 
Meu corpo machucado, ela me pegou 
Nada para ganhar e nada a perder 
E você se afasta de si mesmo 
E você se afasta de si mesmo 
E você dá 
E você dá 

E você se afasta de si mesmo 
Com ou sem você 
Com ou sem você 
Eu não posso viver 
Com ou sem você 
Oh com ou sem você 
Com ou sem você 
Eu não posso viver 
Com ou sem você 
Com ou sem você

A história da canção


Quando as sessões para o próximo álbum do U2 realmente começaram em 1986, todos os membros da banda menos Bono estavam cansados dos sons simplistas de 'With or Without You'. O guitarrista The Edge, o baixista Adam Clayton e o baterista Larry Mullen Jr. pensavam que a canção estava presa em um loop. Seguindo o conselho dos co-produtores Brian Eno e Daniel Lanois, os membros tentaram adicionar algo novo para a faixa tocando mais alto, mais forte ou adicionando toques eletrônicos. Nada parecia funcionar, então o U2 e os produtores estavam prestes a desistir da canção.

Bono foi o único que se recusava a desistir, e a canção significava muito para ele. Ele tinha escrito a letra sobre seu duplo papel como uma estrela do rock e como marido quando ele visitou o Sul da França pela primeira vez, e sentiu que estava expressando algo puro em 'With or Without You' - ou seja, ela é uma canção auto confessional. Seu amigo, Gavin Friday, concordou e ajudou Bono a rearranjar a faixa no estúdio.

Entrando em consenso


Friday estava convencido que ela poderia ser um sucesso; os outros começaram a mudar de ideia também. Eno adicionou um teclado mais curto, Clayton descobriu os sombrios tons do baixo, Mullen encontrou o lugar certo para sua bateria explodir. A maior contribuição do The Edge foi com seu uso da "Guitarra Infinita", um instrumento que havia sido desenhado por um colaborador seu, Michael Brook. Ele enviou para Edge uma das guitarras – criada com a ideia de ser capaz de sustentar as notas infinitamente – e ele a usou em 'With or Without You'.
"Para 'With or Without You' nós tínhamos o ritmo e os acordes então testamos a invenção do Michael Brook, a Guitarra Infinita"
disse Lanois a revista Mojo em 2008. 
"Eu pedi ao Edge apenas para tocar algo com ela. Ele fez duas tentativas e são elas que estão na mixagem final de 'With or Without You'. Belos sons, estratosféricos."
Essas lentas notas que cresciam bastante talvez sejam os sons mais distintos da canção, apesar do guitarrista ter afirmado que sua parte favorita ser o que ele faz no final da música. Qualquer guitarrista apontaria para um solo como um destaque, mas Edge gosta do gentil arranjo de acordes cintilantes que aparecem no fim da canção. Bono ficou estupefato com a adição.
"Era claro no início que aquilo era um pouco especial"
disse o cantor a Rolling Stone. 
"A canção toda é construída em um crescimento. Ela se abre e desce, e depois retorna. Todo mundo no local falava 'Ok, Edge, vamos ver se você pode soltar fogos-de-artifício aqui.' Três notas – controle. Estou falando de um controle psicótico, e é isso que arranca seu coração, não o refrão."
Edge estava extremamente feliz de demonstrar aquele controle no documentário Classic Albums que focava em "The Joshua Tree", que também inclui o vocalista da banda lembrando os fãs como 'With or Without You' soava estranha para muitas pessoas no fim dos anos 80. Com um início minimalista e Bono iniciando a canção com um baixo e intenso tom, a canção não era diferente apenas dos sucessos que tocavam nas rádios, mas também das outras músicas que a banda estava gravando.

A mensagem enigmática da canção


Amor ou Fé? Uma amante, ou Jesus Cristo? Utopia ou Religião? O simbolismo dessa canção nos leva a um mundo extremamente doloroso, onde tudo quer dizer algo, nos lembra algo, nos remete à possibilidades fantasiosas, ou resumidamente, ao mundo das ideias. Filósofos já retrataram o amor, já descreveram a fisiologia do amor, da paixão, anunciaram o Platonismo. Amor é uma escada de sete degraus, já diziam. Sofrer de amor é paixão. Paixão é dor, pois de tudo se anula, e só vive quando há um sustento.

Costumo dizer que uma pessoa apaixonada é como um bêbado inclinado para o lado que precisa de outro sustento para se manter de pé. E esse outro sustendo é uma outra pessoa bêbada. As duas se inclinam e forma um compasso quase perfeito no qual com calma, os dois passam a andar e trilha um caminho. Mas aquele que ficar sóbrio em primeiro lugar vai cansar, ou não de sustentar o outro. 

Daí vem os questionamentos. Daí vem aquilo que podemos chamar de amor. Ou tem, ou não tem. Caso não tenha, o outro bêbado cairá no chão, e a queda irá doer. Algo nesse bêbado irá mudar, até ele mesmo ficar sóbrio. Um questionamento interno passa a ser feito. Um processo de reabilitação começa. E é nesse mundo melancólico, nublado e doloroso que ficam as poesias, a arte e a representação. 

A paixão é um mundo sombrio e fantasioso, onde os anjos e os demônios se confrontam dentro de nosso estômago, transfigurados em borboletas, dando aquele frio e nos fazendo tomar decisões sem muitos questionamentos, mas sim, poéticos. A "fantasia real" nos tira o chão. E essa fantasia que marcou Shakespeare com seu Romeu e sua Julieta. A impossibilidade de se viver aquilo. O envenenar-se "por amor". O apunhalar-se por paixão. As juras eternas. Os laços. Como não nos remetermos aos clássicos literários quando mencionamos algo que nos remeta ao questionamento do amor.
"Não posso viver com, mas não sei viver sem você"
diz a música escrita e composta pelo U2. 'With or Without You' caiu nos ouvidos populares, fez sucesso e tornou-se manjada em baladas e cansada pelos próprios fãs e autores. Mas a nuvem misteriosa que cobre a música é muito mais densa do que os intelectuais que a esnobam pensam. A representatividade simbólica da música nos leva à algumas interpretações que a canção nos traz, pois os compositores fazem questão de não revelar sua verdadeira natureza. Mas uma coisa podemos ter total e absoluta certeza: a dor está presente na canção, seja ela sobre Cristo, seja sobre um homem que sofre de amor.

Sentindo a canção


A composição começa com um som eletrônico de bateria bem abafado e um vibrafone representando assim a descrição de um corpo humano de um amante. A bateria soa como as batidas de um coração. Já o vibrafone é composto de uma forma que lembra um fluxo de algo circulando, ou ondulando. A música começa como um ser-humano, com as batidas de um coração impulsionando o sangue que circula o corpo. Por toda ela, podemos ouvir ao fundo a circulação desse sangue, sem parar. Mas a bateria sempre vai aumentando sua velocidade, de acordo com a evolução desse sentimento.

Começa a música. A bateria e o vibrafone dão vida à ela. É o coração e o sangue circulando nesse ser. O baixo de Adam Clayton aparece, assim como a bateria, abafado, morno, calmo, assim com um pulso. É o pulso deste "ser". Ao mesmo tempo, a guitarra do The Edge produz o som chamado "Infinity Guitar" lembrando um violino, mas trazendo as variações entre notas que ecoam como um frio que nasce na barriga, aquele primeiro sinal trêmulo de uma paixão que nasce, mas que dói. Do que seria essa dor? Saudade? Decepção? Arrependimento?
"Vejo a frieza de seus olhos / Vejo os espinhos que entornem em sua volta / E eu espero por você". 
Essas são as primeiras frases ditas por Bono, em uma voz embargada por uma melancolia assombrosa. 
"Jogos de mão desfiguraram o nosso destino / Em uma cama de pregos, ela me fez esperar / E eu espero, sem você"
continua Bono. Aqui ele utilizou dois tipos de pronomes "Ela" e "Você", no que isso tende a nos dizer que ao mesmo tempo que ele desabafa, ele conversa com a pessoa. Mas como assim? Eis ai um dos mistérios dessa música. Essa pessoa está viva? Presente? Ou ele fala com uma imagem virtual dela, um pensamento, uma ideia?

A partir daí, a bateria começa a ficar mais forte. A guitarra de The Edge soa em dois sons semelhantes, paralelos, porém, um mais agudo que o outro. Começa a travessia pelo mundo da paixão, o retrato de um frio intenso, de uma solidão, de uma angustia começa com esse desentendimento entre sentimentos. 
"Pelas tempestades chegamos às margens / Você deu de tudo mas eu quis mais / e eu espero sem você". 
Como não interpretar esses versos tão claros como um alguém que foi ao seu limite? Alguém que passou por provas, questões e chegou a conclusões, e por isso está só, mesmo que a contra gosto. Nesse mesmo verso, o som da guitarra vai ganhando uma vibração mais forte, pois a angustia desse Ser vai aumentando, 
"Com ou sem você, Com ou sem Você / Não posso viver, Com ou sem você". 
É nesse momento que as dores se revelam, e as emoções começam a subir como um rio prestes a transbordar.

Perceba força da bateria. A revolta da guitarra. Esse verso pode ser traduzido de duas formas 
("And you give yourself Away"): "E você se entregou" 
ou 
"E você se foi". 
Aqui percebemos um pequeno eco na voz de Bono realçado com o backvocal de The Edge. 
"Então alguém foi embora"
foi embora, ou faleceu?

No último verso da música, percebemos a descrição agonizante do amor nas guitarras de Edge. São três sons diferentes e desalinhadas delas. Duas em "infinity guitar" e uma provocando toda a revolta em acordes repetitivos. É nesse verso que o personagem se prepara para a realidade. 
"Minhas mãos estão atadas / Meu corpo dolorido pois ela me conseguiu com / Nada a ganhar e nada mais a perder". 
Repare na guitarra. Ela tem um som ecuoso de um choro, de uma agonia. Uma pequena revolta estendida dentro da realidade. 
"And you give yourself away" 
volta a aparecer, dessa vez em uma voz mais aterrorizada, abalada com tal verdade. 
"Com ou sem você, eu não vivo, com ou sem você". 
A música sobe ao seu ápice, seu clímax. Ela explode em emoção. O grito agoniante do personagem de Bono é acompanhado com vários choros de guitarras. Um grito tão forte de voz, guitarra, baixo, as viradas da bateria de Larry Mullen Jr. Como se fosse um coração em extrema dor.

Nessa hora, tudo se cala. Tudo se acalma. Não há mais força. Tudo está sombrio. A única coisa que podemos ouvir são as batidas do coração, o sangue circulando e os resquícios de agonia da guitarra. Ouve-se então um choro de longe. É a voz do "ser" de Bono, e junto dele uma guitarra também chorosa. Mas a vida continua, assim como a música em acordes agradáveis. Nesse momento tudo entra em completa harmonia sonora. É a hora do personagem ressurgir das cinzas, bater a poeira e seguir em reticencias, como deixa claro o fade outEsse é o personagem platônico e Shakespeariano do U2. 

Questão de fé?


Mas além do amor entre dois seres, essa música pode retratar a visão que as pessoas tem da fé em Cristo e sua Paixão. Os espinhos retorcidos, o "Give yourself away". Como não imaginar uma pessoa em crise religiosa, com fé perdida e se questionando sobre o seu caminho? Como negar a ressurreição da música tão harmoniosa e tão relaxante em um desfecho que se prolonga em fade?

Você que aqui está lendo pode ter uma interpretação completamente diferente, pois Bono e seus companheiros deixam seus ouvintes a vontade para interpretar essa canção. Há quem diga que essa música retrata a própria caminhada de Bono até chegar a sua vida de fé após a morte de sua mãe, na adolescência. Mas uma coisa é certa. De todo álbum "The Joshua Tree", ela se destaca, tanto pela criatividade simbólica, quanto pelo experimentalismo exagerado que ela possui. Apesar de ser em uma mesma linha de notas em uma harmonia simples (Ré, Lá, Si menor, Sol), ela é vista pelos especialistas como uma composição extremamente complexa, cheia de sentidos e significados poéticos.

Conclusão


"Olhando para trás, eu consigo ver que era diferente de tudo ao seu redor," 
Bono disse. 
"Era loucura… Algo como 'With or Without You', é uma canção que soa bastante estranha… ela meio que chega de forma sorrateira, e com essa linha de guitarra estranha que é tocada na Guitarra Infinita do Edge. Foi uma gravação bem incomum."
Que acabou sendo uma escolha pouco convencional para ser o primeiro single de "The Joshua Tree", a introdução a um novo som da banda. Não foi algo que eles levaram levemente.
"Realmente agonizamos sobre qual seria o single principal, se iríamos lançar um, e 'With or Without You' se tornou a escolha óbvia," 
disse The Edge a revista NME, 
"não porquê é provavelmente a canção mais comercial do álbum mas porquê é uma que parece aliviar a transição da última coisa que fizemos até esse álbum, a mais fácil."
Em retrospecto, acabou sendo um movimento brilhante, visto que "With or Without You" se tornou o primeiro single número 1 da banda nos EUA e Canadá (e a primeira a se sair melhor na América do Norte que no Reino Unido). A canção foi da Guitarra Infinita para a popularidade infinita, sendo coroada como uma das maiores e mais conhecidas canções do U2 e que continua sendo tocada em shows para plateias extasiadas, por isso está aqui, por isso é uma canção eterna canção, por isso vai receber o meu seleto carimbo de
[Fonte: U2 Brasil]

A Deus toda glória.
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E nem 1% religioso.

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