Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de abril de 2019

"ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE!": O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O DIVÓRCIO?

Atualmente, a prática do divórcio tem se tornado cada vez mais comum no meio evangélico. Aquela ideia de que o casamento entre crentes era uma união perfeita, realizada para fazer valer os tradicionais votos feitos pelos casais no altar:
"Eu,..., aceito você,..., como meu/minha legítimo(a) esposo(a) e prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe." 
Infelizmente tem se tornado cada vez mais utópica e irreal nos círculos evangélicos. O número de divórcio nesse segmento é cada vez mais crescente. Assim, o casa-separa virou moda, principalmente entre muitas celebridades gospel.

O pastor e cantor Kleber Lucas, por exemplo, já se casou três vezes! Recentemente, o meio gospel foi surpreendido pela separação do pastor e político Magno Malta (este, aliás, conhecido por seus vários relacionamentos sentimentais) e a cantora e também política Lauriete. Ela que inclusive já havia se separado do pastor e também político Reginaldo Almeida com quem foi casada por 20 anos). 

E o pior de tudo são os escândalos, como o que envolveu a cantora Bianca Toledo e o seu então segundo marido, o pastor Felipe Heiderich - acusado por ela de abuso sexual cometido contra seu filho menor - que culminou no término do casamento dos dois, que ostentavam uma suposta felicidade conjugal nas redes sociais. 

Mas, afinal... 

O que a Bíblia diz sobre Divórcio?


Divórcio é um assunto espinhoso, controverso e polêmico no meio evangélico. Este é mais um dos muitos assuntos em que não existe uma linearidade de opiniões e cada um vai agindo de acordo com suas conveniências pessoais. Alguns entendem que o casal tem livre arbítrio para se separar e casar de novo, outros acreditam que somente o adultério é causa que justifique a separação, outros ainda dizem que uma vez casado, casados para sempre e nada justifica diante de Deus o divórcio. Mas Afinal, será que tem alguém preocupado em saber O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE DIVÓRCIO?

Eu, como um solteiro convicto, bem resolvido me sinto bem a vontade para discorrer sobre este assunto, de maneira imparcial e equilibrado nos ensinamentos da sã doutrina regida pelas Escrituras. Você precisa saber que o divórcio é bíblico e permitido por Deus - ainda que não seja um PROPÓSITO dEle. Mas antes de se apropriar dessa verdade leia o artigo até o final. Antes de irmos diretamente para o divórcio, façamos uma análise de como é 

O Casamento Segundo a Bíblia.


A primeira vez que a união entre um homem e uma mulher é mencionado na Bíblia é em Gênesis Capitulo 2. Nesse Contexto o homem vivia só no Jardim do Édem e Deus viu que não era bom o homem estar só. Então Deus fez Adão cair em um profundo sono e de sua costela fez a mulher (2:18-22).

O próprio Deus que institui o casamento, Ele próprio cria a mulher e leva-a até Adão. Quando Adão recebe a mulher das mãos de Deus, ele diz: 
"'Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.' Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (2:23-24).
A Bíblia diz que serão ambos uma só carne. O casamento segundo os preceitos bíblicos é a união de um homem e de uma mulher que passaram ser diante de Deus uma só Carne. antes de entender o que a Bíblia diz sobre o divórcio, é fundamental entender o que diz sobre o casamento.

Esse mistério é tão profundo que o Apóstolo Paulo usa esse modelo de união divina para expressar a união de Cristo e a Igreja. Em Efésios 5:22-33 Paulo faz uma comparação de Cristo e a Igreja com os maridos e suas mulheres. O que nos chama atenção é o versículo 30, que diz 
"Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos".
Esse mistério nós não conseguimos explicar com a razão humana, é um mistério divino. Paulo afirma que um casal está ligado diante de Deus, literalmente em carne e osso. Diante do exposto o divórcio seria separar a carne dos ossos de uma pessoa. Sabemos que isso não é possível sem que a pessoa morra.

O que a bíblia diz sobre divórcio No Evangelho de Mateus


Jesus em Mateus 19 foi interrogado pelos fariseus sobre o divórcio. Eles perguntaram a Jesus se é lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo.
  • Repudiar ➫ Renegar a(o) esposa(o) ou rejeitá-la(o) legalmente. Separar-se através de um divórcio; divorciar-se. Desamparar alguém, deixar em abandono; rejeitar, repelir: repudia seu filho e deixa-o aos cuidados de outros.
A Resposta de Jesus foi a seguinte:
"Ele, porém, respondendo, disse-lhes: 'Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem'" (19:4-6).
Em sua resposta, Jesus remete os capciosos fariseus ao princípio de tudo, quando Deus criou o casamento e finaliza dizendo "o que Deus ajuntou não o separe o homem." Ou seja, Deus ajuntou homem e mulher no casamento e o homem inventou o divórcio para tentar separar. Mas Jesus foi muito categórico em dizer que o que Deus uniu [casamento] o homem não separa [divórcio]. Não satisfeitos com a resposta, os fariseus contra argumentam com outra pergunta.
"Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?" (19:7)
E Jesus mais uma vez com sabedoria afirma. 
"Disse-lhes Ele: 'Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério'" (19:8,9 - grifos meus).
Muitos usam esse texto de Mateus para justificar a epidemia de divórcio, porém dentro de uma Hermenêutica - ciência, técnica que tem por objeto a interpretação de textos religiosos ou filosóficos, especialmente das Sagradas Escrituras - Não podemos analisar um texto fora do seu contexto. Devemos analisar a Escritura como um todo. Vejamos o que os outros escritores dos evangelhos disseram sobre essa mesma passagem.

No Evangelho de Marcos


"E, aproximando-se dEle os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: 'É lícito ao homem repudiar sua mulher?' Mas Ele, respondendo, disse-lhes: 'Que vos mandou Moisés?' 
E eles disseram: 'Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar'. E Jesus, respondendo, disse-lhes: 'Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; 
Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. 
Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.' E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lO acerca disto mesmo. 
E Ele lhes disse: 'Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera'" (10:2-12). 
Marcos registra a mesma resposta que Jesus deu aos fariseus, registrada em Mateus, a única diferença é que nessa passagem não encontramos nenhuma brecha ou exceção para o divórcio.

No Evangelho de Lucas


No Evangelho de Lucas encontramos novamente a passagem sobre o divórcio e como em Marcos, sem exceção para o divórcio.
"Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também" (16:18).
As palavras de Jesus quanto ao divórcio foram tão duras e irreversíveis que os discípulos disseram pra Jesus: 
"Disseram-lhe seus discípulos: 'Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar" (Mt 19:10).

O que a Bíblia diz sobre divórcio Nas Cartas de Paulo – Romanos


O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos 7:1-3 disse: 
"Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?  
Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.  
De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido."
Novamente não existe exceção para divórcio e novo casamento. O apóstolo afirma que a única possibilidade de um novo casamento na vida de uma pessoa que foi casada é a morte de um dos cônjuges.

O que a Bíblia diz sobre divórcio nas cartas de Paulo – 1 Coríntios


Ao escrever a carta aos Corintos o apóstolo Paulo no capítulo 7 descreve os deveres de marido e mulher um para com o outro, 1 Coríntios 7:1,2;10,11: 
"Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido (1,2). 
Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher" (10,11).
Vemos nos versículos analisados que tanto nos evangelhos quanto nas cartas paulinas não encontramos exceção para o divórcio e novo casamento.

Quando Deus Permite o Divórcio?


O divórcio é bíblico e permitido por Deus, o que não pode segunda a Bíblia - dada uma única exceção: o adultério - é o novo casamento. Por quê? Porque não existe nada nessa terra que consiga desfazer o que Deus fez, a união de duas pessoas, como carne e osso mediante ao casamento. A única maneira é a morte. 

Deus Odeia o Divórcio


"Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o divórcio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais" (Malaquias 2.16).
Todos devem saber que o Casamento é uma instituição divina criada pelo próprio Deus, e que uma vez casados, casados para sempre. Porque depois do advento do casamento o homem passa a fazer parte do corpo da mulher e a mulher passa a fazer parte do corpo do homem, e esse estado de união é indissolúvel. 

Por isso, a única maneira de a pessoa que quer agradar a Deus, mas não aguenta mais viver debaixo do mesmo teto do seu companheiro é se separar e permanecer solteiro. Essa palavra pode parecer dura, mas é o que a Bíblia diz sobre Divórcio.

Alguns para se justificarem diante de Deus podem até tentar achar na Bíblia versículos isolados que podem ser interpretados como permissão aleatória para um novo casamento, mas provei nesse estudo, em uma análise hermenêutica bem ampla, que a vontade de Deus é que não haja divórcio, mas uma vez divorciado - exceto no caso específico e único da prática de adultério por um dos cônjuges (assim mesmo, quando não houver arrependimento, que irá gerar o exercício do perdão e a possível restauração do matrimônio) esse deve permanecer solteiro para não pecar contra Deus.

Qual o Papel da Igreja Sobre o Divórcio


A igreja dentre seus vários papéis exercidos na sociedade, um deles é de inibir a prática do pecado, a igreja é um agente regulador da conduta humana, pregando a verdade da palavra de Deus. Todavia a igreja vem deixando esse papel de ensinar a verdade de lado, não abordando o assunto em questão ou fazendo pouco caso, como se tudo estivesse bem. 

A igreja está aceitando o divórcio e deixando de exercer o seu papel regulador da conduta moral da sociedade. E com isso o pecado vem aumentando mais e mais e o divórcio vem se tornando algo normal e aceito no meio do povo de Deus. Vejamos como o divórcio aumentou nos últimos anos.

Estatística de divórcio


O Brasil registrou 341,1 mil divórcios em 2014, ante 130,5 mil registros em 2004. É um Aumento de 161,4% em uma década. Essa informação está presente na pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2014, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Duração média dos casamentos


A idade média do homem ao se divorciar, passou de 44 para 43 anos, entre 1984 e 2014, enquanto a das mulheres era de 40, nos dois casos. Para os homens, a menor idade média, em 2014, foi observada no Acre: 41 anos. Entre as mulheres, a menor idade média, de 38 anos, foi verificada nos Estados de Rondônia e do Acre.

No período entre 1984 e 2014, constatou-se redução na duração dos casamentos, de 19 para 15 anos (tempo médio transcorrido entre a data do casamento e da sentença de divórcio ou da escritura de divórcio). Em 2014, os casamentos duravam mais tempo, em média, nas regiões Nordeste e Sul (16 anos em ambas). Entre os Estados, destacou-se o Piauí, com 18 anos.

Conclusão 


  1. O Casamento foi criado por Deus com a união indissolúvel de homem e mulher.
  2. Jesus no Novo Testamento condenou o divórcio.
  3. Paulo em suas cartas condenou o divórcio dizendo que a união é ate que a morte os separe.
  4. Todos são livres para se divorciar, porém não podem casar de novo, exceto no caso extremo da prática do adultério por parte de um dos cônjuges (assim mesmo, se não houver arrependimento e perdão).
  5. A igreja enquanto reguladora da conduta moral da sociedade deixa de combater o divórcio contribuindo para o aumento drástico de separações.
  6. Deus odeia o divórcio.
  7. O divórcio é uma permissão, não direção ou vontade de Deus.
Que a Graça infinita do Senhor Jesus venha dar força para todos aqueles que estão vivendo um momento de conflito conjugal e que o Espírito Santo ajude a suportar as tentações e a vontade de Deus venha prevalecer.

A Deus, o Pai, toda glória!
E nem 1% religioso. 

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário