Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de abril de 2019

LOUVOR E ADORAÇÃO ATRAVÉS DA DANÇA


Resultado de imagem para Gif de dança na igreja
Tenho visto muitos irmãos que Deus tem chamado para dança, mais ao mesmo tempo vejo na igreja do Senhor, um grande receio em relação à dança, uns acham que "a dança é um passo para o mundo", outros que "gera sensualidade", outros ainda dizem que "não há base bíblica para tal ministério".

Jesus nos fala no evangelho de João que Deus busca os verdadeiros adoradores (4:23,24), e podemos ver em várias gerações da igreja pessoas que sempre estiveram dispostas a render os movimentos do seu corpo em adoração ao Senhor. Aliás, a dança, sempre foi presente na cultura dos hebreus, tanto como manifestação cultural, quanto espiritual e profética
"Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor , e estava Davi cingido de uma estola sacerdotal" (Samuel 6:14).
Cristãos conservadores têm, em geral, se oposto à dança social, tão popularizada em nossos dias. Contudo, o salmista, por duas vezes, convida os fiéis a louvarem a Deus "com dança" (Salmo 149:3; 150:4). 

Ministério de dança?


Chamado equivocadamente pela maioria de "ministério de dança", a expressão do louvor e da adoração através da dança ainda é encarada com resistência e preconceito por muitas vertentes no seguimento evangélico. Dentre os vários argumentos dos que resistem a ministração do louvor e da adoração através da dança, devido a falibilidade deles, vou resumi-los em um só.

Eles alegam que uma equipe ou um grupo de dança "se apresentando" no momento do culto, desvia a atenção da igreja. Uai, mas desvia a atenção pra quem? Um grupo ou uma pessoa cantando lá na frente não exerce o mesmo "desvio de atenção"? Até mesmo uma pessoa quando está ministrando a Palavra, tem a atenção dos demais voltadas para si. Ou não? 

Além do mais, quando eu tenho a noção do que seja a prestação do culto ao Senhor, não há absolutamente nada que me fará desviar a atenção. Ou seja, isto é algo de cunho estritamente pessoal, uma vez que a prestação do culto, embora inserido no contexto público da celebração coletiva, é algo pessoal, individual. Senão, vejamos
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Romanos 12:1).

A dança na Bíblia


Biblicamente, a dança pode expressar:

  • Libertação e ação de graças:

"Então Miriã, a profeti­sa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã lhes respondia, cantando: 'Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro'" (Êxodo 15:20-21 - grifo meu). 
"Quando os soldados voltavam para casa, depois que Davi matou o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. As mulheres dançavam e cantavam: 'Saul matou milhares; Davi, dezenas de milhares'" (1 Samuel 18:6,7 - grifo meu).

  • Alegria:

"Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre" (Sl 30:11,12 - grifo meu). 
"Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos. Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza" (Jeremias 31:13 - grifo meu).

  • Louvor:

"Louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!" (Sl 150:4-6).
Davi fundou o ministério musical no templo. Ele instituiu não somente o tempo, o lugar e as palavras para o coral levítico, como também "fez" os instrumentos musicais a serem usados em seu ministério (1 Crônicas 23:5; 2 Cr 7:6) - ou seja, Davi foi o grande luthier do Senhor.

Os dois instrumentos que acompanhavam o coral levítico eram a lira e a harpa, chamados de "instrumentos de música" (2 Cr 5:13) ou "instrumentos para os cânticos de Deus" (1 Cr 16:42). Sua função era acompanhar os cânticos de louvor e de gratidão ao Senhor (23:5; 2 Cr 5:13).

Os instrumentos de corda eram usados extensivamente para acompanhar o cântico, uma vez que não encobriam a voz da "Palavra de Jeová", que estava sendo cantada.

A Bíblia fala sobre dança 28 vezes. Cada referência é uma celebração social de acontecimentos especiais, tais como uma vitória militar, um festival religioso ou uma reunião de família. As danças eram processionais e praticadas principalmente por mulheres e crianças, que dançavam separadamente.

As Escrituras não indicam que homens e mulheres dançavam juntos, romanticamente, ao modo dos casais de hoje. Como o modo da dança não seja conhecido detalhadamente, é claro que homens e mulheres não dançavam juntos em geral, e não há evidência real de que jamais o fizessem.

O perigo dos excessos


Aqueles que apelam para as referências bíblicas à dança a fim de justificar a dança romântica moderna, dentro ou fora da igreja, ignoram a vasta diferença entre ambas. Aplicar a noção bíblica de dança ao bailado hodierno é um engano, para dizer o mínimo.

Qual o propósito do louvor com dança na igreja?


A expressão do louvor e da adoração através da dança, assim como qualquer outra coisa que se faça no contexto do exercício ministerial, possui três propósitos principais: adoração, ministração da palavra e evangelização. 

A expressão corporal pela dança pretende adorar a Deus e proclamar sua palavra por meio do movimento. A dança, assim como qualquer tipo de arte, é um poderoso meio de levar e ensinar o evangelho de forma criativa. A palavra falada entra pelos ouvidos, mas a palavra encenada entra pelos ouvidos, olhos e emoções. 

Por isso, é imprescindível que os integrantes de uma equipe de dança, entendam que são adoradores e não somente bailarinos. Ou seja, pessoas com o caráter de Cristo, que busquem influenciar a sociedade através dos dons e talentos que Deus lhes deu.

Você já se perguntou qual a diferença entre dançar e adorar? Como podemos adorar a Deus através de nossa dança? Bom, vamos entender a diferença entre esses dois termos: Dançar é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados. E adorar significa gostar exageradamente de, prestar culto, reverenciar, amar muito, venerar. Adoração quer dizer também entrega, honra. Agora que você já sabe a diferença entre os termos, vamos descobrir o que significa de fato adorar ao Senhor através da dança.

Adorar vai muito além de dançar. Não basta criar passos lindos e maravilhosos, que impressionem uma plateia, é preciso mais que isso. Quando dançamos nosso principal objetivo deve ser tocar o coração de Deus, devemos nos mover em direção a Ele, só assim as pessoas poderão ser tocadas através de nossos movimentos, podendo até ser curadas e libertas.

Será que você está dançando para adorar ao Senhor ou apenas por dançar? O fato de estar incluído em uma equipe não te faz um adorador. Cada pessoa deve ter em sua intimidade com Deus uma vida constante de adoração, aquela oração que ninguém vê, aquele desejo que só você e Deus sabem, enfim, a adoração deve ser um estilo de vida, de cada cristão, para que quando formos adorar ao Senhor junto com a igreja estaremos apenas fazendo uma extensão da vida que já temos de adorador.

Se você não dança na sua casa sozinho no seu quarto, enquanto ora, ou enquanto louva ao Senhor na sua vida diária, e faz isso apenas quando há outras pessoas olhando você deve se questionar se sua dança está sendo realmente direcionada a Deus ou ás pessoas. 

É preciso que sejamos verdadeiros adoradores, adorar a Deus através da nossa dança é entregar-nos a Ele no mais profundo de nosso ser, ter uma intimidade, se prostrar, se humilhar. Não temos que dançar apenas para preencher a programação dos cultos, nem entrarmos "neste ministério" somente porque não nos encaixamos em outros. 

A dança deve ser levada a sério, com o mesmo cuidado que temos ao pregar ou ministrar o louvor como cantores ou músicos. Nossa adoração precisa ser pura e sincera, o dom nos foi dado por Deus para que possamos engrandecer o seu nome sobre a Terra e para que pessoas sejam alcançadas, curadas, libertas, restauradas, assim como acontece durante a ministração do louvor.

Precisamos plantar uma semente no coração de cada um, esse é o nosso papel, o Espírito Santo é quem fará com que essa semente cresça e germine, mas precisamos fazer a nossa parte, usando o dom que Deus nos deu de maneira correta e agradável aos olhos do Senhor. A partir do momento em que não há unidade no ministério ou não há comunhão com Deus, amor e respeito aos seus mandamentos, a sua dança deixa de ser uma adoração.

A ministração da palavra e a evangelização andam juntas, um ministério como o próprio nome diz, deve ministrar a palavra, ou seja levar a palavra de Deus para as pessoas. Jesus ordenou: 
"Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15). 
Mas pregar o evangelho não é apenas ir à frente de um púlpito e começar a explicar versículos bíblicos, ou pegar uma música e começar a cantar, não! Existem diversas formas de evangelização e a dança também é uma delas, por esse motivo devemos dançar não por dançar apenas, mas procurando levar uma mensagem através de nossos movimentos, oferecendo uma adoração sincera ao Senhor e buscando tocar os corações daqueles que estiverem nos assistindo.

Nosso alvo deve ser atrair as pessoas e não sermos atraídos por elas. Por isso tudo deve ser feito tendo como base a oração e a palavra de Deus, é importante orar pedindo sabedoria e discernimento para transmitir a mensagem de forma correta e agradável ao Senhor. 

Reflexão


Atualmente vemos muitos dos chamados "ministérios de dança", cada dia que passa está se tornando mais comum dançar nas igrejas, mas será que estamos realmente sendo instrumentos do Espírito Santo? Ou estamos buscando aparecer? Eu pergunto aos ministros: Você tem feito da dança uma verdadeira adoração ao Senhor, ministrando com o propósito de salvar vidas e pregar o evangelho? 

Ou está no ministério simplesmente porque se considera um bom dançarino, que possui um corpo bonito e boas técnicas? Você tem uma vida de adorador, uma intimidade com o Espírito Santo que te faz dançar mesmo quando está sozinho ou esta procurando apenas ocupar um lugar de destaque na sua igreja e dançando somente quando outras pessoas estão olhando? Você tem usado a dança para a edificação da igreja ou apenas para seu benefício próprio? 

Formas de trabalhar a dança no exercício ministerial


  • Coreografias - Movimentos pré-definidos e ensaiados. Como uma música e uma letra na qual o Senhor Jesus inspira o compositor. Aqui, podem se desenvolver temas bíblicos com mensagens associadas a problemas socioculturais, políticos e espirituais atuais. Dica: Pense na mensagem e não em simplesmente "amontoar movimento" e fazer algo esteticamente bonito.
  • Dança livre/Espontânea/Improvisação - Como um cântico espiritual vindo do coração de Deus (Sl 33:3). Não existe algo pré determinado. Flui no momento.

Público alvo


A dança pode atingir todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, jovens, adultos, melhor idade). Cada um dentro das suas limitações e objetivos.

Onde a dança pode atuar?


O exercício do ministério de louvor através da dança participa nas celebrações da Igreja (tanto no momento de louvor, como com coreografias durante o culto), em projetos evangelísticos (festivais de dança, evangelismo nas ruas, viagens missionárias) e de ação social (projetos em bairros e escolas, visitas em asilos e lares), apóia as congregações, dá oficinas para treinamento e consolida a visão com várias faixas etárias da Igreja. 

Dividir os grupos em faixas etárias é importante porque devemos respeitar as limitações e necessidades físicas de cada idade, além das necessidades espirituais. É impossível tratá-los da mesma forma.

A liderança


Além disso, é interessante que o líder tenha alguma experiência em dança, ou que pelo menos, se interesse em buscar e se aprimorar, procurando oferecer algo de excelência para Deus.

Os ensaios


O ideal é que os grupos tenham dois ou mais ensaios por semana de pelo duas horas cada um. Na dança, é necessário continuidade, caso contrário os resultados são lentos.

O ensaio é a oportunidade de criar e desenvolver o que já existe. Além de ensaiar e criar coreografias é importante que exista um tempo devocional, onde as pessoas possam orar e compartilhar a palavra de Deus, afinal, nosso interesse é ver o crescimento do individuo tanto técnica como espiritualmente.

Conclusão


Antes de sermos bailarinos, somos vasos santos, ministros e sacerdotes. Logo, temos a responsabilidade de sermos referencial da glória de Deus. Aqueles que participam do ministério - seja em que área for - devem entender que o que fazem não é somente algo bonito, mas que deve comunicar alguma coisa.

A arte só vai ter valor se salvar, curar, libertar, restaurar e edificar. E no caso da dança, a unção vem pelo movimento. Não se trata de um adorno para enfeitar o púlpito da igreja. A vida e o caráter do(a) ministro(a) devem ser tratados antes de estar à frente da igreja. Reflita, e a partir de hoje aceite o desafio de ter uma vida de verdadeira adoração ao Senhor, e usar seus dons e talentos para edificar e modificar o coração das pessoas. Deixe Deus usar você conforme a vontade dEle.

A Deus, o Pai, toda glória! 
E nem 1% religioso.

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário