Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de abril de 2019

"ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE!": O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O CASAMENTO?

Após fazer o artigo com o tema O Que a Bíblia Diz Sobre o Divórcio, recebi o pedido de uma grande amiga e seguidora do blog para que eu escrevesse um com tema O Que a Bíblia Diz Sobre o Casamento. Achei bem relevante e oportuno o pedido, pois o significado literal e a mensagem profética que o casamento trás é de grande importância ao enriquecimento do nosso conhecimento espiritual. 

O Que ensina a Bíblia sobre o casamento? 


O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homem e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5,6 
"Deus ordenou: 'Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne.' Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem".

Qual é o verdadeiro significado do casamento na Bíblia? 


Essa é uma informação muito importante para todas as pessoas que vivem a experiência de passar pelo casamento e de lutar para manter essa relação viva e saudável ao longo dos anos. 

Não é fácil entrar numa relação a dois e nela ficar por toda a vida. E penso que o fracasso, na maioria dos casos, nasce da falta do entendimento do significado que o casamento tem para Deus, segundo a Bíblia relata. O relacionamento conjugal ideal é aquele onde duas pessoas se tornam uma só carne (Marcos 10:7,8). Em outras palavras, as duas pessoas se unem de forma tão completa, que se tornam uma só.

Agora, será que duas pessoas que se tornaram uma só podem se referir ao "meu dinheiro" e ao "seu dinheiro"? Será que um relacionamento, onde as partes ficam analisando se as "vantagens" geradas pela relação superam os "custos" dela decorrentes, demonstra uma união plena? É claro que não, mas exemplos como esse, de falta de união do casal, são muito mais comuns do que se imagina. Não admira, portanto, que as pessoas se separem tanto. 

Verdades bíblicas sobre o casamento 

Como devem os maridos tratar as suas esposas? 


A Bíblia diz em Efésios 5:25-28 
"Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo." 
Os maridos devem tratar as suas esposas com respeito e honra. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:7 
"Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações."


Como devem as mulheres tratar os seus maridos? 


A Bíblia diz em Efésios 5:22-24 
"Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos."
Significa isto que a mulher deve ser a única a submeter-se? Não! Num casamento ambos se submetem. A Bíblia diz em Efésios 5:21 
"Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo." 

Que conselho Bíblico proíbe o abuso físico e verbal? 


A Bíblia diz em Colossenses 3:19 
"Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente."
Para ter um bom casamento, resolvam as vossas diferenças imediatamente. A Bíblia diz em Efésios 4:26 
"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira."
Faça com que a relação esteja sempre a melhorar no sentido de unidade e de entendimento da parte um do outro. A Bíblia diz em Efésios 4:2-3 
"Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz."

Que perspectiva deve ter a sociedade sobre o casamento?

 
A Bíblia diz em Hebreus 13:4 
"Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará."

Que mandamentos deu Deus para proteger o casamento? 


O sétimo e o décimo mandamento. A Bíblia diz em Êxodo 20:14,17 
"Não adulterarás. … Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."

Qual é a única razão válida que Jesus deu que permite o divórcio?


A Bíblia diz em Mateus 5:32 
"Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério."

Quanto tempo deve durar o casamento?


A Bíblia diz em Romanos 7:2 
"Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido."

Que instruções dá a Bíblia sobre com quem nos devemos casar? 


A Bíblia diz em 2 Coríntios 6:14 
"Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?"
O romance e o sexo recebem as bençãos de Deus quando usados dentro do casamento. A Bíblia diz em Provérbios 5:18,19 
"Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente."

Quando é que dois se fazem uma só carne?


Há diversos sinais que caracterizam a existência de uma união como aquela que a Bíblia preconiza e, por limitações de espaço, vou me concentrar em três deles, que, acredito, descrevam bem a perspectiva que precisa existir num casamento saudável.

1. O equilíbrio


O primeiro sinal é haver um projeto de vida comum para o casal que seja equilibrado, isto é, atenda as necessidades e anseios das duas partes. Por exemplo, imagine que o marido economiza para comprar o carro dos seus sonhos, enquanto a mulher se sente triste por não ter condições financeiras para dar melhores condições de vida para seus pais, já velhos. Essa é uma situação de flagrante desequilíbrio.

Outro exemplo de situação de desequilíbrio: imagine que o marido quer economizar para poder fazer um curso de pós-graduação, para melhorar suas oportunidades profissionais, enquanto a esposa quer priorizar o consumo (viagens, decoração do apartamento, etc). Mais um exemplo ainda: um dos dois quer filhos de imediato, enquanto o(a) outro(a) quer adiar esse projeto.

Projetos de vida desequilibrados, sem harmonia, como os exemplos que acabei de dar, não leva o casal a lugar nenhum. As diferenças de opinião vão gerar discussões e insatisfações crescentes e se não for possível superar essas divergências a tendência será a separação. 

2. A confiança


O segundo sinal da existência de uma união como a Bíblia propõe é haver confiança entre as partes, tanto assim que cada parte contribui com o melhor que têm para o projeto de vida comum, confiando que a outra parte está fazendo o mesmo.

Não estou dizendo que os dois precisam contribuir de forma igual, pois as capacidades das pessoas nunca são exatamente as mesmas nas diferentes áreas da vida em comum. A própria biologia do seres humanos indica que as mulheres darão uma contribuição – a gestação de filhos(as) – que os homens nunca poderão igualar. E assim pode acontecer em outras áreas, por exemplo, quando uma das partes ganha muito mais dinheiro que a outra (por ser mais capacitada, ter podido se preparar melhor, etc).

Como disse, cada parte deve contribuir com aquilo que tiver de melhor para o sucesso do projeto de vida comum. E o ponto importante é que ambas confiem que cada pessoa está sempre fazendo seu melhor, mesmo quando houver desequilíbrio nas contribuições efetivas dadas por cada um. 

Tentar manter uma "contabilidade", comparando as contribuições individuais, para conhecer quem é digno de mais crédito (por exemplo, "eu trago mais dinheiro para dentro de casa, então tenho mais direitos"), é um erro sério, mas muito comum. Até porque há contribuições – como um gesto de carinho ou um cuidado durante uma doença – que não podem ser quantificadas e comparadas com outras contribuições.

3. As concessões 


O terceiro sinal da existência de uma união como a Bíblia propõe é haver disposição de ambos para fazer concessões em prol do bem comum, sem esperar retribuição. Por exemplo, um dos dois recebe uma oferta de emprego em outra cidade, oportunidade muito importante para sua carreira profissional. 

Aí a outra parte aceita mudar, abrindo mão de sua vida na cidade onde residem. E faz isso sem esperar que, mais adiante, a parte beneficiada venha a fazer um sacrifício equivalente como forma de "pagamento". Não a concessão deve ser feita sem esperar nada em troca, tendo como recompensa apenas a possibilidade de fazer a outra pessoa feliz.

O casamento na história de Deus

Mensagem profética

  • No princípio
Algo que tem de ficar bem claro pra nós é que o casamento na cultura judaica tem significado bem mais profundo e especial do que para outras culturas. Se você quiser saber detalhes sobre a cerimônia de casamento judaico, clique ➫ aqui.

A história de Deus é uma história de Boas Novas, e começa com uma cerimônia de casamento. Depois de Deus criar os céus e a terra e os encher, Ele criou o homem e a mulher, unindo-os em matrimônio.

Deus criou o casamento para os seus propósitos, não os nossos, portanto o casamento pertence a Ele. Ele estabeleceu o casamento como uma união sagrada na qual Ele iria construir os alicerces para o estabelecimento da família e, ainda, da sociedade e da cultura.
Casamento é

Deus define o casamento desde o começo: uma íntima relação de aliança entre um homem e uma mulher para toda a vida. (Gn 2:24; Pv 2:16,17; Malaquias 2:14).

Biblicamente, Moisés foi o primeiro a caracterizar o casamento. 
"Por esta razão [por causa do casamento – minha ênfase] o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gn 2:24). 
No novo testamento, tanto Jesus (Mateus 19:5, Marcos 10:6, 7) quanto Paulo (Ef 5:32) ratificam Moisés e concordam com a definição de Deus para casamento:
  1. É exclusivo (um homem e sua mulher).
  2. Não é definido por laços familiares temporais, mas por uma promessa de aliança permanente (deixará pai e mãe).
  3. É um compromisso para a vida toda (une-se).
  4. Intimidade (união) se segue (eles se tornam uma só carne).
  5. No entanto, o casamento, em hipótese alguma, foi criado com o fim em si mesmo.
Conforme a história divina começa a se desdobrar, Ele revela sua melhor intenção para o casamento.

A promessa da aliança


O amor de Deus para com o seu povo tem sido sempre firme e seguro, e Ele se une a eles em um permanente, exclusivo, íntimo, e pactual relacionamento.

Votos e promessas são a base para uma aliança. Em um dia de casamento, a noiva e o noivo fazem votos para o outro, prometendo amar somente um ao outro por toda a vida, independentemente da circunstância.

Em toda a Escritura, há numerosas analogias tiradas entre o compromisso de aliança de Deus e o seu povo escolhido e a promessa de aliança de entre marido e mulher no casamento. Especificamente, Deus se nomeia "marido" e seu povo, "noiva" (Isaías 54:5; 62:5; Jeremias 2:2; Apocalipse 19:7; 21:2, 9; 22:17).

Deus é melhor em promessas do que nós


Um problema que tem existido desde Gênesis 3, considerando a diferença entre a aliança de Deus e a nossa:
Deus faz promessas e as cumpre. Nós fazemos promessas e as quebramos.

Quando o povo de Deus peca contra Ele e em seguida procura outros deuses, seus atos pecaminosos são chamados de "adultério espiritual" e "prostituição (cultual)" – linguagem forte para pecado, mas uma descrição correta da destrutiva natureza relacional da nossa rebeldia contra um amoroso, fidedigno e santo Deus (Oséias 1:1-12, Jeremias 3:6-25, 31:32, Ezequiel 23, Salmo 106:39).

Nós não pecamos em um vácuo. O pecado é sempre, e sempre começando por Deus, contra alguém. Mas, continuamente, um Deus fiel e apaixonado procura e intervém, provendo a remissão pelo pecado que é suficiente e eterna para as crianças rebeldes que se arrependem.
Jesus e casamento

Efésios 5:23-32 revela mais do plano de Deus para um casamento cristão por ser escrito especificamente para maridos e esposas cheios do Espírito (5:1,18): 
"Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à Igreja" (5:32). 
O mistério se refere ao plano de Deus acerca da redenção para a sua igreja (sua noiva), o coletivo de todos que receberam a salvação por meio da morte expiatória de Cristo na cruz.

Essa imagem poderosa de Cristo, e da igreja em geral, igualmente permeia o casamento de um homem e de uma mulher, especificamente aplicando-se aos detalhes diários de suas vidas diárias juntos. Sem Jesus, é impossível para o marido e a esposa reunir forças suficientes, sentimentos de amor, ou boas intenções para cumprir sua função bíblica e entrar no casamento. Mas por causa dEle, dois pecadores, indivíduos completamente diferentes, podem ser milagrosamente transformados em um.

Papéis de marido e mulher definidos pela cruz


Fica claro que os papéis bíblicos do marido e da mulher são menos sobre o que um casal deve fazer e mais sobre o que Jesus fez por eles.

Esposas cristãs podem olhar para a cruz e ver Jesus, aquele que livremente se submeteu à vontade do Pai para morrer no lugar dela (Ef 5:22-24). Sua resposta de submissão não deve ser uma passividade invejosa, competição com o marido, ou uma disputa autoritária de poder, mas alegre e intencional, bem como a atitude de Cristo para com ela (Hebreus 12:2).
  • Os papéis bíblicos do marido e da mulher são menos sobre o que um casal deve fazer e mais sobre o que Jesus fez por eles.
Outrossim, o marido cristão pode olhar para a cruz e ver Jesus, que, por amor e humildade, deixou sua vida de lado para morrer pelos pecados dos homens. Em seguida Jesus venceu a morte e ressuscitou para dar vida e guiar a igreja, provendo em suas necessidades (Fp 2:3-8). 

Da mesma forma, agora Cristo chama os maridos para morrerem para eles mesmos e viverem e guiarem as suas esposas e filhos dando honra e glória a Deus, não com regras como controladores tiranos ou desaparecendo como um covarde desistente (Ef 5:25-30).

A visão de Deus para o casamento


Casais casados cheios do Espírito tem a oportunidade de conhecer e aceitar um ao outro profundamente, conforme aprendem que amar uma outra pessoa não é natural, e nem vem com facilidade. Eles conseguem amar porque Cristo os ama (1 João 4:10,11). Eles não precisam ter medo da intimidade ou de confessar os pecados, eles podem andar na liberdade da fé e do arrependimento. Uma vez que eles tenham sido agraciados e perdoados, eles podem oferecer graça e perdão um ao outro. Porque Deus tem sido bom para com eles, eles devem ser também um com o outro. (Ef 4:32).

Como companheiros ajudadores quem vêem seus cônjuges como preciosos presentes de Deus, juntos eles podem enfrentar as benção, provações, e inesperadas surpresas da vida, satisfazer seus filhos por meio de Jesus, servir seus irmãos e irmãs na igreja, e compartilhar o evangelho com seus vizinhos, suas famílias e seus colegas de trabalho. Assim como Jesus continua intencionalmente buscando-os e amando-os, eles começam produtivamente a buscar e amar um ao outro, construindo um legado à medida que envelhecem juntos para a honra de Deus.

Conclusão

Felicidade conjugal


A Bíblia termina com uma cerimônia de casamento. Em Apocalipse 19:6-9, a história de Deus culmina em Jesus trazendo a sua Noiva, a igreja, para a casa em que vai viver para sempre com Ele. Aqueles que creram em Cristo para a salvação por toda a história, quer seja antecipando sua vinda ou olhando para trás quando Ele já veio, irão viver com Ele para sempre.

As bodas do Cordeiro provam que o Deus que honra suas alianças cumpre suas promessas. E essa é a sua esperança, e irá sempre ser a esperança da Noiva de Cristo.

A eternidade e o casamento


Na ocasião da volta de Cristo, o casamento terá cumprido todos os propósitos divinos, mencionados anteriormente: 
  1. Veicular o nascimento do Filho de Deus; 
  2. Promover auxílio para o bom desempenho das ordenanças dadas por Deus ao homem, de forma que cultivar e guardar o jardim fosse partilhado por sua companheira; 
  3. Formar um povo santo para Deus, constituído de famílias firmadas em aliança, a partir do fiel relacionamento conjugal entre o homem e sua mulher; 
  4. Proporcionar uma relação de comunhão entre seres humanos, a fim de que houvesse mútuo cuidado, edificação, carinho e auxílio em tudo; 
  5. Ser uma oficina para o exercício das virtudes divinas partilhadas pelo homem.
Na eternidade, o casamento será visto na relação da igreja com Cristo (Ef 5:32), pois não haverá mais relação conjugal no Reino de Deus (Mt 22:30). Naquele dia, haverá um grande povo santo que fora gerado no decorrer das gerações. Seus concidadãos são chamados de irmãos, pois são partes de uma mesma família chamada de "família de Deus" (Ef 2:19). 

A aliança dentro dessa família durará para sempre e será perfeita. Como uma grande família, todos partilharão do amor, bondade, paciência, benignidade, contentamento, mansidão, cuidado mútuo etc. Uma aliança estabelecida por Cristo regerá todo o povo de Deus, aliança que não poderá ser quebrada por nada nem ninguém, assim como o casamento ordenado pelo Senhor.

Resumindo, um projeto de vida em comum que seja equilibrado, a confiança mútua e a capacidade de fazer concessões em prol do bem comum são sinais fortes de um casamento segundo o propósito de Deus, onde os dois se "fizeram um", onde o casal passa a viver como uma coisa só, inseparável. Esse é ensinamento da Bíblia.

A Deus, o Pai, toda glória!
E nem 1% religioso. 

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Um comentário:

  1. Amo seu blog, explica muito bem a vontade de Deus. Com palavras de fácil entendimento.

    ResponderExcluir