Total de visualizações de página

sábado, 5 de maio de 2018

VOCÊ QUE SE DIZ CRISTÃO, CONHECE A HISTÓRIA DA IGREJA?


É comum ver gente se alegrando com o estimativo aumento no número de pessoas que se dizem cristãs (aqui, entenda-se "cristãs" como evangélicas). Com quase a mesma proporção em que as pesquisas do IBGE mostram o numérico crescimento dos que se dizem evangélicos, vemos surgir igrejas em cada esquina nos grandes centros. 

Para muitos, ambas as coisas são um bom sinal. Acreditam ser o cumprimento de promessas proféticas. Eu tenho minhas dúvidas, pois também na mesma proporção em que se cresce a multidão dos que dizem crer, também cresce o número de escândalos envolvendo essa multidão de pseudos crentes. Um outro fato também inquestionavelmente triste é o crescimento no número de crentes bíblica, teológica e espiritualmente vazios, rasos.

As fórmulas (aqui entenda "fórmulas" como "visões", "estratégias" e/ou "unções") para o enchimento de igrejas também são muitas e quase não se têm mais evangelistas missionários. O que se tem são palestrantes motivacionais que enchem templos e estádios com seu placebos espirituais carregados em doses cavalares de conceitos psicológicos. 

A controversa teologia da prosperidade, onde o ter está essencial e brutalmente em detrimento do ser é o mote do discursos daqueles que pregam — e que são seguidos, defendidos e admirados por multidões — que para ser abençoado é fundamental ter sucesso material e financeiro.

E o que dizer dos "desigrejados"? Aqueles que arrotam com arrogância e altivez peculiares e comuns aos rebeldes entoando o mantra do seu feitiço:
"Eu não preciso de (ou ir na) igreja, pois a igreja sou eu!"
espectros de cristãos que usam a teologia calvinista como mendigos usam seus cobertores sujos e esfarrapados.

Corrupção na Igreja


A igreja no Brasil abandonou as escrituras e por isso não há transformação pois o verdadeiro evangelho não é pregado. Quando a escritura é pregada, Cristo - e só Cristo - é exaltado, pois
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" (2 Timóteo 3:16, grifo meu).
Como dito anteriormente, infelizmente não é raro vermos pastores e líderes evangélicos envolvidos em escândalos. Muitos pastores, líderes e cantores "gospel" têm se vislumbrado com as coisas do mundo e tem se corrompido
"Não se deixem enganar: 'as más companhias corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33).
Criam campanhas onde o objetivo é arrecadar e satisfazer os desejos do homem. Criam cultos onde os slogans do marketing é o seguinte: "Quer ser feliz no casamento? Faça isso…" "Sua empresa está falindo? Contribua com aquilo…" "Está desempregado? Faça a campanha das 7 semanas... ou passe pelo vale do sal...", "Quer ser liberto? Passe sob a projeção da sombra de 'bispos ungidos'"..., "Quer ser curado? Beba a água que veio de algum canto do Oriente Médio (mas que pode ser encontrada à venda também em qualquer semáforo aqui mesmo no Brasil)".... "Quer ser liberto? Leve um punhado de sal vindo do mar mediterrâneo (mas que também pode ser encontrado à venda em qualquer mercadinho de esquina)..."

Princípios, valores e convicções antes inegociáveis viraram moeda de troca, algo capaz de causar inveja em Jacó e tornar Judas Iscariotes num santo.

Chega!!! Isso em nada tem a ver com o evangelho. Pastores e líderes se corromperam e se desviaram do verdadeiro evangelho da graça. Mas afinal porque isso vem ocorrendo? A igreja deveria ser o sal da terra e a luz do mundo.
"Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo" (1 João 2:16).
A igreja no Brasil abandonou as escrituras e por isso não há transformação pois o verdadeiro evangelho não é pregado. As doutrinas básicas da graça foram trocadas por mensagens de auto ajuda que visam a satisfação do homem. Muitos já não tem Jesus como referência de fé. Grande parte destes tais "cristãos" desejam ser como os seus líderes são. 

Desejam o poder as mansões e jatos particulares. Isso não é o evangelho de Cristo. A escritura deixou de ter o papel central na maioria dos cultos em nosso País. E essa cultura hedonista e capitalista se reflete até no que esse povo canta e tem o desplante de chamar de "louvor e adoração".

Repito: quando a escritura é pregada, Cristo é exaltado. Infelizmente as escrituras são desprezadas na maioria das igrejas e foram trocadas pela música, danças, sonhos e revelações em detrimento da pregação da palavra.

LEIA ESSA HISTÓRIA

(baseada em fatos reais)


Em uma igreja no interior da China (país comunista com perseguição aos crentes) os cultos são semanais realizado no interior da mata devido a perseguição aos cristãos daquele País. Um homem relata que cerca de 300 pessoas estavam reunidas no culto, quando o pastor chama ao centro duas famílias da igreja. 

Ele notou que uma delas se apresenta aos prantos e a outra com uma alegria radiante. O homem pergunta por que eles estão chorando? Uma mulher responde é que só temos uma Bíblia em nossa igreja e cada família tem o direito de permanecer com as escrituras durante uma semana, apenas. De modo que cada família daquela igreja tem contato com a Bíblia por uma semana a cada ano em média. 

A mulher continua a explicação dizendo 
"A família que está chorando está triste pois não conseguiram ler a Bíblia inteira. Eles sabem que terão contato novamente com as escrituras daqui a um longo tempo." 
Já a outra família está radiante pois terá a palavra para leitura durante uma semana. Ela finaliza dizendo 
"nós amamos as escrituras."
Essa é uma bela história e explica porque a igreja na China apesar de perseguida tem um evangelho sólido e cresce de maneira saudável.

Conhecendo nossa história


É importante como cristãos conhecermos nossa história, pois como bem disse o reverendo Hernandes Dias Lopes
"A história pode ser a nossa pedagoga ou quando desprezada será nossa Coveira."
É essencial para uma caminhada cristã sólida o conhecimento das escrituras e da história. A história da Reforma Protestante tem muito a nos ensinar como cristãos pois volta e meia nos pegamos combatendo antigas heresias
Infelizmente vivemos dias em que muitos "cristãos" não valorizam as escrituras e a história da Igreja. Há os que até torcem o nariz quando o assunto é a história da igreja:
"assunto chato e cansativo, eu quero é 'poder'",
dizem fingindo-se espirituais. A maioria dos "crentes" modernos desprezam o quanto custou pregar o evangelho nos dias atuais.

A história da Igreja é marcada de lágrimas e sangue


Heróis da Fé sofreram perseguições e deram a própria vida para o evangelho ser pregado hoje. Infelizmente grande parte da igreja moderna despreza a história sofrida da igreja e muitos sequer conhecem suas raízes. Por exemplo Você já se perguntou por que nós somos conhecidos como protestantes?


Batalha pela verdade


Ao longo da história muitos tentaram perverter a fé e desviar o ensino do verdadeiro evangelho pregado por Jesus e seus apóstolos. Ao longo de 2000 anos de história do Cristianismo Deus levantou heróis da fé para batalhar pela verdade e combater os hereges este combate para quase todos custaram-lhe a liberdade, reputação e na maioria das vezes a própria vida. Precisamos valorizar nossa História construída pelo próprio Deus que usou homens comuns como eu e você em prol do Reino.

Retorno URGENTE as escrituras


"Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Romanos 1:16).
As igrejas aqui no Brasil precisam de um retorno urgente às escrituras, pois a grande maioria abandonou as escrituras. Transformaram os cultos em shows temáticos, pirotécnicos e entretenimento para satisfazer as vontades humanas e se vangloriam disso. 

Aqui em Belo Horizonte uma grande denominação batista, mundialmente conhecida por causa de seu ministério de louvor, transformou seu templo em uma verdadeira casa de espetáculos. Seu púlpito virou palco e cenários para apresentação de programas de auditório transmitido pela sua rede de televisão. Seus ministros viraram astros e estrelas do show gospel. Um horror.

O Evangelho da Cruz de Cristo não é pregado e por isso não há transformação. Quando a escritura é pregada, Cristo é exaltado. Precisamos de uma reforma urgente em nossos púlpitos e um retorno às escrituras. E você ? Tem valorizado as escrituras? Conhece a história de suas raízes? Qual o valor da Bíblia na sua vida? Que lugar ela ocupa na sua relação de prioridades (se é que ela entra)? Não precisa me responder.

Conclusão


Minha intenção que este texto não é o de fazer críticas levianas ou julgamentos é despertar em você o amor pelo evangelho de Cristo. Combata o bom combate da fé, pois a coroa da Justiça já nos está reservada.
"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda" (2 Timóteo 4:7,8).
Persevere na verdade até o fim, pois em breve o Rei voltará e virá buscar sua Noiva amada para as Bodas do Cordeiro e não sua "namoradinha apaixonada" ou sua "ficante cheia de tesão" para "tirar uma rapidinha".

Maranata!
  • Se tiver algum interesse em (e tempo para) conhecer a história da Reforma Protestante, clique: ➫ aqui, ➫ aqui, ➫ aqui, ➫ aqui, ➫ aqui, ➫ aqui e ➫ aqui.
A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário