Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de maio de 2018

ABRAÇO: UMA MANIFESTAÇÃO DE CORPO, ALMA E ESPÍRITO





Hoje, dia 22 de maio, é comemorado o dia do abraço, proponho uma reflexão sobre o poder terapêutico e espiritual de um bom, forte, apertado, quente e gostoso abraço, tendo como base, obviamente, meu manual de instruções e práticas: a Bíblia Sagrada.
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o proposito debaixo do céu...Tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar..." (Eclesiastes 3:1,5).
Você alguma vez já meditou sobre a importância do abraço? Já abraçou alguém ou já foi abraçado por alguém? Se você pegar sua Bíblia e lê-la de capa a capa, descobrira a importância que Deus dá aos relacionamentos, fraternos e amorosos.

Deus é um Deus de relacionamentos. Pois através dos relacionamentos temos a oportunidade de expressarmos amor. E Deus é amor (1 João 4:8).

Porque abraçar?


O abraço segundo alguns especialistas faz bem para a saúde psíquica e física. Ele tem o poder de aumentar os níveis de uma substância, chamada, oxitocina, que tem a particularidade de reduzir os estados de stress e ansiedade aumentando a felicidade e bem estar das pessoas.

Mães, que tem um nível elevado de oxitocina, tem a probabilidade de desenvolverem um comportamento maior de ligação com seus filhos.

O abraço, pode expressar: 
  • Amor, 
  • Amizade, 
  • Companheirismo, 
  • Proteção, 
  • Afeto, 
  • Segurança, 
  • Apoio, 
  • Conforto
e outros sentimentos, que fazem com que, quem abraça, e quem é abraçado, se sinta muito melhor. O abraço estabelece uma ligação íntima e saudável entre as pessoas. 

É um gesto simples, porém carregado de sentimentos. Desde a infância aprendemos a abraçar, aqueles a quem amamos, para expressar nossos sentimentos. seja num momento de alegria ou de tristeza. Para quem passa por um momento difícil, receber um abraço é reconfortante, porque significa, apoio, atenção, consolo e solidariedade.

O abraço pode ser fraterno


Quando abraçamos, um amigo, um irmão.. ou pode ser Paterno: que é aquele abraço que damos em nossos filhos (como na passagem do filho pródigo, em Lucas 15:20). Não podemos em nenhuma hipótese, deixar de dar, a este ato, o valor que ele tem. Não negue a alguém, um abraço, demonstre seus sentimentos, você verá, o quanto fará alguém mais feliz, e o quanto você se sentirá mais feliz também.

Situações na Bíblia em que um Abraço representou muito


A primeira passagem bíblica, que cita o abraço, de uma maneira mais direta, se encontra em, 1 Samuel 20:41, Davi era amigo de Jônatas, e depois de um tempo afastados, pois Davi, era perseguido por Saul, eles se encontraram, beijaram-se (o beijo era um sinal de respeito), choraram juntos, e refizeram seus laços de amizade.

Outra passagem bíblica, que fala sobre a importância deste ato, encontramos, em Eclesiastes (que é o texto que abre este estudo) 3:5. - O escritor fala, neste capitulo, que há tempo pra todas as coisas. Inclusive tempo de abraçar (de mostrar sentimentos), e tempo de se afastar, quando, claro, estamos longe, daqueles que, precisamos mostrar afeto.

Encontramos, também, uma outra passagem, sobre o abraço, em Marcos 10:13-16. - Junto a Jesus, na Judeia, estavam, muitas pessoas. Algumas crianças, queriam se aproximar dele, e foram impedidas pelos discípulos. Jesus, então, chama a atenção dos discípulos, e pede que deixem as crianças se aproximarem, as coloca em seus braços (abraça-as), impõem as mãos, e as abençoa.

Podemos pensar, que o ato de repreender as crianças, criou um trauma, momentâneo, Jesus então as recebe. E demonstra seu amor por elas. O abraço, naquele momento, fez toda a diferença. Demonstrou as crianças, o quanto elas eram importantes. Precisamos abraçar mais. Mostrar através deste gesto, o quanto as pessoas são importantes pra nós. Assim como Jesus fez.

Conclusão


Em Atos 20:34b, O Apóstolo Paulo, ensina, que mais bem aventurado (mais feliz), e aquele que dá, do que, aquele que recebe. Nesta passagem, Paulo, está, se preparando para partir (20:38), e reunindo os irmãos da Igreja, orou com eles, chorou, e os abraçou (37,38).

Um abraço, naquele momento, demonstrou a Paulo, o quanto ele era importante para aqueles irmãos.

Precisamos abraçar mais quem esta a nossa volta. Não negue a ninguém um abraço, uma demonstração de afeto. Faça este bem a você mesmo. abrace seus filhos seus pais, seus amigos seus irmãos em Cristo e seus irmãos carnais. abrace seus tios suas tias, seus avós. Aquele que está triste e aquele que está alegre.

Simplesmente abrace. Você verá o quanto sua vida será mais feliz.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário