Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de maio de 2018

RESPONDA SEM PENSAR: PARA VOCÊ O EXERCÍCIO MINISTERIAL É UMA BENÇÃO OU UM FARDO?

"Quando estavam andando pelo caminho, uma pessoa declarou a Jesus: 'Eu te seguirei por onde quer que andares'. Mas Jesus lhe replicou: 'As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça'. Entretanto, a outro homem fez um convite: 'Segue-me!' Ele, contudo, argumentou: 'Senhor, permite-me ir primeiramente sepultar meu pai'. Todavia, insistiu Jesus: 'Deixa os mortos sepultarem os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e proclama o Reino de Deus'. Outro ainda lhe prometeu: 'Senhor, eu te acompanharei, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares'. Ao que Jesus lhe asseverou: 'Ninguém que coloca a mão no arado, e fica contemplando as coisas que deixou para trás, é apto para o Reino de Deus'" (Lucas 9:57-62).
Ser chamado por Deus para trabalhar na Obra é sem dúvida algo extraordinário. Enquanto a salvação está para todos, o chamado ministerial é específico e apenas para aqueles a quem Ele escolhe.

Infelizmente é normal vermos pessoas que na caminhada cristã, se dizem desanimadas com a vida e com o ministério. 

Basta se perguntar um simples: 
"Como vai, tudo bem?" 
que a frase de retorno logo aparece:
"Sabe como é né, tô meio desanimado...".
Na sequência vem um rosário interminável de motivos e justificativas para o sentimento de apatia e desânimo. Todos sempre semelhantes, mudando às vezes o panorama circunstancial.
Os personagens são os mesmos, pessoas tristes com suas situações ministeriais, líderes desanimados, filhos desistindo, pessoas se esfriando.

A primeira coisa que eu gostaria de dizer pra vocês é (em linguagem um tanto quanto peculiar, para melhorar o entendimento): 
"'O preço que se paga' por servir a Cristo não é um peso e sim uma honra."
Embora isso seja maravilhoso, não podemos esquecer que junto desta chamada, vem uma grande e inevitável responsabilidade: "ganhar" almas, cuidar do rebanho, edificar vidas, etc. 

Servir ao Reino de Deus deve ser uma honra, um privilégio, mas...


O Chamado ministerial pode ser um fardo, um peso ou uma honra. Depende de como você reage no relacionamento com Deus.

Vejo a todo instante pessoas falando o quanto é difícil servir ao Senhor e estão tristes na caminhada. Entretanto, servir a Deus não pode fazer ninguém triste, infeliz.

São ações, atitudes que repercutem no mundo espiritual. E isso faz com que o trabalho ministerial seja muito diferente do secular.

Pastores(as) cansados(as), homens e mulheres que não querem ser cônjuges de pastores(as), cantores(as), músicos em pecados, desestimulados, frios, descompromissados. O Reino de Deus não é isso.

A capacidade para fazê-lo, é dada por Deus, mas a busca, o esforço constante em executar da melhor maneira deve ser do homem. E aí, mais uma vez a Bíblia é a nossa referência maior, ela nos apresenta as características fundamentais que devem ser cultivadas para que a chamada e o ministério possam ser desenvolvidos na sua plenitude. 

As características para o sucesso no exercício ministerial

1) O caráter


A primeira característica que encontramos para o alicerce de um ministério profícuo é o caráter. O apóstolo Paulo quando escreveu ao jovem pastor Timóteo, destacou as características do obreiro e usou o termo "irrepreensível". Ao ler o contexto entendemos que, Paulo estava falando da necessidade do obreiro evidenciar um bom caráter.

2) O amor pelas almas


Ao continuar analisando Paulo, observamos outra característica fundamental para o bom exercício do ministério, o amor pelas vidas.

Embora pareça óbvio, temos visto pessoas que não demonstram mais em sua chamada este sentimento. Paulo na segunda carta a Timóteo no capítulo dois (9, 10), ele após relatar o seu intenso sofrimento, salienta: 
"…tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus…"
ou seja, muitas vezes é preciso sofrer pelas vidas que Cristo nos confiou. 

E, sejamos sinceros, vamos colocar o dedo na ferida. Quem está disposto a isso hoje em dia, em tempos onde a propagação galopante e desenfreada da desgraçada e destruidora teologia da prosperidade, em sua farta distribuição de placebos espirituais oferecidos às ávidas multidões de criaturas hedonistas, capitalistas, materialistas, egoístas, em suas sessões de palestras motivacionais chamadas de "cultos" e/ou "campanhas"?

O motivador da chamada deve ser o amor pelas vidas.

3) O princípio da autoridade


Outro traço importante na chamada ministerial é principio da autoridade. Diferente do que se vê no trabalho secular (ou do cotidiano), no ministério este principio é caracterizado pelo desejo de servir. 

Pode parecer estranho, mas é assim no Reino dos céus. Paulo explica isso usando o modelo de Cristo, quando escreveu aos Filipenses. 
"...Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens …Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome" (2:7,9 - grifo meu). 
Para ter autoridade no ministério é necessário aprender a prática do servir. 

4) O conhecimento, a prática da Palavra de Deus e a oração


Mas se a base é o caráter, a motivação é o amor pelas vidas e o segredo da autoridade é o desejo de servir, as ferramentas de trabalho são a Palavra de Deus e a oração. 

No início da igreja primitiva os discípulos precisaram instituir os diáconos para executar algumas tarefas, de modo que pudessem ter mais tempo para se dedicar a estas ferramentas 
"…nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra" (Atos 6:4). 
Os discípulos perceberam que só poderiam cumprir a chamada na sua plenitude se fossem dedicados a oração e ao estudo das Escrituras.

Não podemos deixar nos envolver pelas atividades administrativas e pessoais de modo a não ter tempo para utilizar as ferramentas de trabalho. 

Por fim, servir a Deus é, antes de tudo, uma honra! É a obra que se você não fizer, terá uma eterna frustração por não ser aquilo que foi criado pra ser: a expressão da glória do Deus criador.

Não se julgue um super-herói ou alguém que não erra - NÃO EXISTEM SUPER-CRENTES, o que existe são crentes dependentes de um Super-Deus -... Saiba que você somos falhos, débeis e limitados... Mas a nosso favor tem a poderosa e inefável graça de Deus.

Servir, ser degrau para ajudar alguém a crescer. Isso é ser amigo. Isso é Evangelho. Cooperar é ajudar sem a pretensão de se tornar o primeiro.
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também" (Fp 2:3,4).
A forma como você reage diante de uma circunstância, mostra quem você é. Mude o foco! Entenda que mesmo com todas as suas dificuldades, o seu Pai não te abandona e ainda mais quando você decide fazer a obra dele e viver para Ele.

Conclusão


"Quão formosos são os pés dos que anunciam as boas novas" (Isaías 52:7).
Se você foi chamado para servir ao SENHOR, quero louvar a Deus pela sua vida. Saiba que problemas virão, eles sempre veem, mas não existe serviço mais gratificante no mundo. Não deixe se abater pelos desafios, problemas e críticas. Quem te chamou te capacita. Ser chamado por Deus é uma honra, cumprir com responsabilidade e dedicação deve ser a nossa prioridade.

Na paz d'Aquele que nos arregimentou.
  • Escrevi mais sobre este tema ➫ aqui e ➫ aqui.
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário