Total de visualizações de página

domingo, 13 de maio de 2018

É TUDO UMA QUESTÃO DE ESCOLHA


"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências". 
Frase de Pablo Neruda, poeta chileno, nascido em 12 de julho de 1904, um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX. Foi cônsul do Chile na Espanha e no México. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1971.

As escolhas podem ser feitas por mim, por você, ou por qualquer pessoa, mas temos que ter o máximo de cuidado, pois as consequências podem atingir muita gente. 

O poeta realmente estava correto. Certas escolhas que fazemos em nosso dia a dia podem realmente determinar o rumo de nossa história.

Devo obedecer "a voz do coração"?


Eu já ouvi muitas pessoas dizerem: "Faça o que seu coração manda". Mas será que essa é uma atitude sábia? Veja o que a Bíblia diz em Jeremias capítulo 17:9: 
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?".
Você e eu sabemos que o nosso coração muitas vezes erra, por isso, a Palavra de Deus nos mostra uma forma mais segura para tomarmos decisões. Veja: 
"Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração" (Colossenses 3:15). 
A paz de Cristo em nosso coração nos dá a confiança de que estamos no caminho certo. Ou seja, tudo o que tira a nossa paz, está fora dos planos do Senhor e é uma armadilha de satanás para nos afastar dos caminhos dEle. Mas então, como saber qual a vontade de Deus para a nossa vida?

Primeiro, devemos consultá-lO. Por que você acha que Davi sempre era vitorioso em suas batalhas? Porque ele sempre consultava a Deus antes de sair para guerrear (Leia 1 Crônicas 14:14-17). E é importante lembrar que quando estivermos orando, devemos esperar qualquer tipo de resposta e não apenas o que queremos ouvir, pois muitas vezes queremos tanto alguma coisa e achamos que essa é a vontade de Deus, mas nem sempre é.

Por isso, observe como está o seu coração. Quando você orar por algo, verifique se está sentindo paz, pois esse é um dos sinais de que Deus atenderá o seu pedido no tempo certo. Porém, o contrário também acontece. Quando pedimos algo que não é da Sua vontade, o nosso coração ficará inquieto, ansioso, preocupado. 

Então, para que você faça as escolhas certas, confie totalmente em Deus e entregue a Ele suas preocupações. Mesmo que algumas coisas não deem certo hoje, amanhã poderão dar, e você verá que o Senhor fez tudo contribuir para o seu bem. Nós não podemos adivinhar o que acontecerá no futuro, mas de uma coisa podemos ter certeza: Deus é fiel e sempre abençoa aqueles que confiam nEle.

Vou resumir: quando você orar por algo que é da vontade de Deus, a paz de Cristo permanecerá no seu coração. Mas, se o que você pediu, for te prejudicar de alguma maneira, a falta dessa paz irá mostrar que o Senhor tem algo melhor do que você estava esperando. Então não desanime! Deus sempre faz o melhor pelos Seus filhos. E mesmo que você continue confuso(a) depois de orar muito, aí sim, é hora de você dar um passo de fé, crendo que o Senhor estará com você em suas decisões.

Jesus disse: 
"(...) Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!" (Lucas 11:9-13).

Cinco dicas para fazer escolhas corretas


No livro de Isaías está registrada uma frase que toca o meu coração:
"Eu sou o Senhor teu Deus, que te guia pelo caminho em que deves andar" (Isaías 48:17).
O texto afirma de forma clara: Deus orienta seus filhos em suas decisões. É verdade que Deus não escolhe por nós, mas Ele nos auxilia nas escolhas. Deus diz:
"Eu sou o Senhor teu Deus, que te guia pelo caminho em que deves andar." 
Como Ele faz isso? Através da Bíblia.

Deus registrou na Bíblia várias dicas que eu e você precisamos seguir ao fazermos escolhas. Deixe-me mostrar algumas destas dicas.

Primeira dica

Tome cuidado com a precipitação!


Um dos maiores erros que cometemos ao tomarmos uma decisão é agir por impulso – agir com pressa e sem reflexão das consequências.

Por favor, não me entenda mal. Eu não estou defendendo a procrastinação, que é deixar para depois o que precisa ser feito agora. A procrastinação é pecado, mas a Bíblia afirma que o precipitado erra!

Veja o teor de Provérbios 19.2: 
"Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés".
Como você vê, agir sem pensar não é bom. Quem se apressa, erra o caminho.

Segunda dica

Ouça as pessoas que te amam de verdade!


Você têm amigos que têm coragem de lhe contrariar, pessoas que lhe amam o suficiente para dizer que você está errado? A Bíblia se posiciona assim sobre o assunto: 
"Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo" (Provérbios 27:17).
Ou seja, um amigo de verdade, que nos confronta, é capaz de nos ajudar a fazer escolhas sábias.
Em Provérbios 11:14, lemos:
"Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança."

Terceira dica

Escute seus líderes!


A Bíblia diz, em Hebreus 13:17:
"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas…"
A verdade principal deste texto aponta para a necessidade de ouvirmos as pessoas que estão exercendo liderança espiritual sobre nós. Precisamos escutar qual é a avaliação destas pessoas.

Claro que não estou defendendo a ideia de ter um "guru", que define o que vamos ou não fazer. O que a Bíblia ministra é que devemos ter pessoas que pastoreiem nossas vidas e que, nas escolhas, podem nos ajudar a avaliar e definir os rumos que daremos à nossa existência. A propósito, você tem pessoas que exercem autoridade espiritual sobre sua vida?

Quarta dica

Tenha certeza de que nada contraria o Espírito da Bíblia!


Tome cuidado para não contrariar o que Deus já registrou em Sua Palavra. Se o que você vai fazer contraria a Bíblia, não prossiga! Viva a vida na dimensão de Josué 1:8:
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido."

Quinta dica

Busque o testemunho do Espírito!


Depois de ter vencido as quatro dicas anteriores, agora busque a paz de Deus através do testemunho do seu Espírito. Faça isto em oração!
A Bíblia garante:
"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Romanos 8:16).
Ou seja, Deus vai testificar em seu coração que a decisão está certa.

Veja alguns sinais do testemunho do Espírito:
  • Primeiro, não fica dúvida!
  • Segundo, Ele estabelece a paz!
  • E em terceiro lugar, as outras pessoas que vivem conosco confirmam e as circunstâncias, independentes de favoráveis ou contrárias, também testemunham!
Estou certo de que a observância dessas dicas da palavra de Deus o levarão a fazer escolhas corretas e a viver melhor!

Conclusão


Urge, mais do que nunca, aprendermos a arcar com as consequências de nossas escolhas, sabendo que somos os reais protagonistas de nossa existência e que esta só poderá acontecer com qualidade, se por ela (qualidade) decidirmos em cada fragmento que compõe o nosso todo.

De outra parte, temos de resgatar a capacidade de escolher com clareza, tendo diante de si a consciência concreta das consequências do que vamos acolher. Nossa vontade precisa ser forte, pois só assim ela poderá acontecer com liberdade e segurança, sem ser condicionada a vícios ou paixões que a deixe opaca e fragmentada.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário