Total de visualizações de página

domingo, 6 de maio de 2018

O ENCONTRO

"...E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus" (Amós 4:12).
No decorrer de nossa vida temos – ou passamos por – diversos tipos de encontros, reencontros e desencontros. A vida do homem é marcada então por vários tipos de encontros. O primeiro encontro com (o)a namorada(o), o reencontro com o(a) amigo(a) há tempos distante, o desencontro devido a um contratempo... e todos com seus pontos marcantes na devida proporção.

Mas de todos os encontros – incluindo os que nós marcamos e não comparecemos – há um encontro pelo qual todo homem e mulher não poderá fugir: o encontro com o Senhor. É impossível fugir desse encontro. Mesmo que o adiemos chegará um dia em que todos iremos ter esse encontro e Deus, que não falta a nenhum de seus compromissos estará lá nos esperando (Romanos 14:10c).

Na maioria das vezes, antes de nos encontrar com Deus, nos encontramos com o representante do mundo (1 João 5:19). Como todos os encontros esse não foge à regra e nos deixa marcas intensas, extensas e profundas. Há alguns pontos importantes e destrutivos que nos impulsionam a esse trágico encontro com o embaixador do mundo (2 Coríntios 4:4), dentre os quais destaco:

1) A Fama – destruidora e corrosiva a fama é um perigo que enaltece o ego, reduz – na maioria das vezes exclui – a humildade e afasta o indivíduo de Deus. A fama é um complexo vitamínico para o ego e um veneno mortal para a humildade (Filipenses 2:1-15);

2) O Dinheiro – Muitas (quiçá na maioria das) vezes o dinheiro se torna um deus (Mateus 6:19-24), sendo um alimento à ganância, à vaidade e ao egoísmo. O dinheiro pode ser uma benção para a vida do homem, quando este é servo de Deus e não do dinheiro e/ou de tudo o que dele advenha (1 Timóteo 6:10). É indiscutível todos nós precisamos do dinheiro para sobreviver, mas é absurdo e antinatural o que muitos são capazes de fazer para obtê-lo.

3) O Poder 
– "Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." – 
Esta célebre frase de Abraham Lincoln resume o poder em seus distintos níveis e esferas. Foi exatamente com o poder que o diabo tentou a Jesus no deserto e é exatamente com o poder que ele tenta a muitos em seus desertos morais (Mateus 4:1-11).

4) Os Prazeres – Os prazeres carnais derrubam, destroem, explodem, detonam a vida espiritual do cristão. O sexo ilícito e a corrupção moral têm arrasado muitos homens e mulheres de Deus (Tiago 1:13-15).

O Encontro com Deus


O encontro com Deus nos restitui os sonhos outrora roubados por satanás, além de reorganizar as estruturas do nosso ser. Nesse encontro seremos marcados. Deus imprimirá em nós a sua marca, que dará a Ele direitos sobre nós (Gênesis 32). Precisamos nos preparar para este encontro. Precisamos nos desarmar para sermos munidos com as armas espirituais (2 Co 10:4). 

Para que desfrutemos desse maravilhoso encontro é imprescindível que sejamos transparentes, sinceros, sem reservas, sem desculpas, sem subterfúgios, sem hipocrisia, colocando diante do Senhor nossas mazelas, nossas necessidades. Não podemos nos esquecer que será um encontro decisivo, um divisor de águas. Deus estará lá pronto a nos ouvir, pronto a nos receber, pronto a nos oferecer tudo o que precisamos. Mas é necessário que também nos entreguemos a Ele integralmente, sem fragmentações. 

Em um encontro sempre há expectativas. No caso do encontro com Deus, o resultado vai depender muito mais de nós do que dEle. Do nosso preparo e da maneira em que estaremos quando ocorrer o encontro. Uma coisa é certa, podemos ir para o encontro com Deus com as melhores expectativas possíveis, pois Ele sempre tem o melhor a nos oferecer (João 4).

Um encontro poder ser casual, no caso do encontro com Deus há que se ter um preparo (Am 4:12b). As partes envolvidas nesse encontro são: 
  • a) Jesus e sua responsabilidade conosco – Ele não precisa se preparar para isso, pois já está pronto desde sempre. 
  • b) Nós e nossa responsabilidade de receber do Senhor tudo o que Ele tem a nos oferecer e permitir que Ele, a exemplo do fez com Jacó e Paulo (Atos 9), nos transforme onde precisa ser transformados.

Conclusão


Ter um encontro com Deus é desistir de acreditar no próprio coração, para então crer que pela graça Jesus nos salvou,e que não tem currículo que nos capacite a sermos salvos, não tem explicação humana: é Graça e é de graça. Ter um encontro com Deus, não é fazer parte de uma denominação, é decidir lutar contra a própria carne dia após dia, é lutar com Deus para vermos nosso caráter transformado. E não procrastinar mudar de vida, não aceitando mais a natureza do pecado como desculpa para pecar. Viver sem Deus é a maior farsa que o ser humano pode ser. 

Achar que encontramos Deus sem mudarmos de vida, é a maior lenda que a gente conta pra si próprio na tentativa de enganar os outros. Jacó viveu esse auto-engano até que decidiu lutar com quem podia resolver a sua vida. Cheio de convicção, só aceitou caminhar com a marca que Deus fez na sua vida. Deus tocou na sua coxa, e assim mudou a sua caminhada. 

É para quem entende que a arrogância nos para, mas a Graça nos faz caminhar, que a soberba nos paralisa, enquanto que a fé abre caminhos dantes inexistentes, é para quem se identifica como dependente Dele e assim amadurece e frutifica na sua verdade. É para quem não tem barganhas a fazer, só querendo encontrar-se de verdade.

Se for para levar alguma bagagem ao encontro com Deus, que ela então esteja cheia com que é dispensável e itens básicos de sobrevivência: amor, arrependimento, perdão, humildade, honestidade, submissão, renúncia e disponibilidade. Além de não pesarem em de se adequarem em qualquer espaço. com esses itens certamente o encontro com Deus será um sucesso e gerará frutos a trinta, sessenta e cem por um. Então, estás preparado para o delicioso encontro com o Deus das delícias (Provérbios 3:17).

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário