Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de abril de 2018

ISAÍAS ALÉM DA BÍBLIA

O profeta Isaías é um dos mais marcantes em todo o Antigo Testamento. Dê grande importância para o povo judeu, como também para o Cristianismo. Considerado teologicamente como o "Profeta Messiânico", foi Isaías quem profetizou um dos grandes anúncios da vinda do Messias:
"Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (7:14).
Para a comunidade cristã, a vinda do Messias é concretizada definitivamente em nosso Senhor Jesus Cristo.  Para  alguns  judeus o Messias ainda não veio. Isaías esteve ao meio de guerras, buscava conscientizar as pessoas da sua época que a salvação só poderia vir de Javé.
"Eis o Deus que me salva, tenho confiança e nada temo, porque minha força e meu canto é o Senhor, e ele foi o meu salvador" (12:2).

O profeta Isaías

Quem foi


O profeta Isaías foi um dos escritores do Antigo Testamento, sendo atribuído a ele a autoria do livro profético mais extenso, os 66 capítulos do Livro de Isaías. Contudo, até agora, a única fonte a atestar sobre sua existência são os próprios livros da Bíblia. 

Talvez não mais: arqueólogos encontraram um selo possivelmente de propriedade do profeta, durante as escavações em 2009 em Ophel, uma colina ao sul de Jerusalém. A imagem do selo foi exposta, depois de um longo trabalho, e publicado na nova edição de Revista de Arqueologia Bíblica.

Isaías provavelmente viveu ente os anos de 700 e 600 antes de Cristo. Isaías é considerado também como o "Profeta da Redenção" por predizer a vinda do Salvador, o Messias. A palavra Isaías, em hebraico Yesha’yahu, significa "o Senhor salva". Segundo as Escrituras, ele foi um dos grandes homens de Israel e muito conhecido por suas profecias a respeito do Messias e da destruição e reconstrução de Jerusalém. 

Ainda de acordo com os registros bíblicos do Antigo Testamento, Isaías viveu no reino de Judá entre os séculos VIII e VII a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (1:1), e teve participação na defesa de Jerusalém contra o cerco do rei assírio Senaqueribe (2 Crônicas 32:20-23; 2 Reis 19:20; Is 37:1-7).

Contudo, apesar dos registros das Sagradas Escrituras, não havia, até hoje, provas arqueológicas que comprovassem a existência do profeta Isaías. Entretanto, esse artigo publicado na revista Biblical Archaeology Review Magazine mostrou que uma peça de argila, do século VIII a.C., pode conter a assinatura do profeta. 

Comprovação da existência do profeta Isaías?


Foram encontrados em um sítio arqueológico, em Jerusalém, objetos que teriam pertencidos ao Profeta Isaías. A arqueóloga Eilat Mazar, responsável pela escavação científica, que também é pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém. Encontrou o artefato, visto na imagem a seguir:

Foram encontrado vários artefatos, havendo um de destaque que continha a seguinte inscrição "Yesha’yah", que corresponde ao nome Isaías em Hebraico.

A prova da existência do profeta não é definitiva, pois existe uma dificuldade, por falta de provas, que de fato o artefato trata-se de algo que pertencia a Isaías:
"Porque a peça está levemente danificada no fim da palavra NVY, não sabemos se originalmente ela terminava com a letra hebraica aleph..." — 
afirmou Mazar. — 
"...O que resultaria na palavra em hebraico para 'profeta' e identificaria de forma definitiva como uma assinatura do profeta Isaías. A falta desta última letra, entretanto, deixa em aberto esta possibilidade. O nome de Isaías, entretanto, está claro."
A pesquisadora Mazar, ainda disse à publicação que a probabilidade de o artefato ser de Isaías é grande. 
"Aparentemente, nós descobrimos a impressão de um selo que deve ter pertencido ao profeta Isaías, em uma escavação científica, arqueológica. Nós encontramos a marca que deve ter sido feita pelo próprio profeta a apenas três metros de onde havíamos descoberto uma impressão de selo do rei Ezequias de Judá."
O profeta é ainda um dos maiores personagens bíblicos, com um livro próprio no Antigo Testamento e também citações no Novo Testamento.

Apesar de o selo estar danificado no final da palavra "NVY", a pesquisadora afirma que não há dúvidas de que se trata da assinatura de Isaías. 
"...A falta desta última letra hebraica 'aleph', entretanto, deixa em aberto a confirmação. Contudo,  nome de Isaías, está claro", 
conclui a pesquisadora.

Conclusão


De qualquer forma, o contexto arqueológico em que o selo foi encontrado reforça ainda mais essa possibilidade e, independente da existência de Isaías ou não, a Igreja se fundamenta na Revelação como um todo. E, como eu sempre digo, não preciso de nenhuma grande descoberta arquelógica para atestar a veracidade do que está registrado nas Sagradas Escritura. Para mim é uma questão inegociável de fé. A revelação que se resulta em Cristo e na sua missão redentora é de fato o principal expoente da Igreja. A Igreja não precisa de outra prova, que não a do próprio Cristo, contudo é bom também saber da ciência suas pesquisas e estudos, quando estas fortificam - não embasam e/ou alicerçam - a nossa fé.


A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário