Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de abril de 2018

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES - "EVIDÊNCIAS", CHITÃOZINHO & XORORÓ

Uma das canções sertanejas mais famosa e cantada, "Evidências" virou a canção referência da considerada maior dupla sertaneja do Brasil, Chitãozinho & Xororó. Mesmo sendo lançada apenas em 1990, a canção é junto com Fio de Cabelo" o maior sucesso da dupla.

A história da música


Um dos maiores sucessos do sertanejo é, sem dúvidas, a música "Evidências". Eternizada nas vozes de Chitãozinho & Xororó, a canção já foi regravada e interpretada por artistas dos mais diferentes estilos musicais. Tem regravações em francês, inglês e italiano.

O que pouca gente sabe é que a autoria da canção não é da dupla de irmãos paranaenses. Quem compôs a música, em 1990, foram José Augusto e Paulo Sérgio Valle. Em entrevista dada ao jornalista André Piunti, Chitãozinho contou como a dupla resolveu gravar "Evidências".

De acordo com o sertanejo, eles receberam uma fita cassete com dez composições do cantor e compositor José Augusto. A dupla estava na estrada indo de Campinas para São Paulo escutando a fita e escolhendo o que seria gravado por eles no próximo disco. Entre uma canção e outra, Zé Augusto dizia que iria mostrar uma música que tinha sido gravada, mas não havia sido lançada e nem divulgada, era praticamente inédita.
"Quando ele cantou 'Evidências' a gente se emocionou no carro. A gente já estava indo para o estúdio finalizar o repertório. Foi a primeira música que nós mostramos, a primeira que nós aprendemos e a primeira que nós gravamos daquela leva que ele tinha mandado pra gente. Ela emocionou desde o começo!'
revela Chitão em entrevistas. E não foram os único a se emocionarem com a canção no clássico estilo "dor de cotovelo". A música segue embalando os corações apaixonados e servindo de trilha para muitos romances mau resolvidos.

Vai virar filme


De acordo com o portal R7, após se aventurar pela TV, teatro e como roteirista de história em quadrinhos, Felipe Folgosi dá um novo passo na carreira à frente de um projeto cinematográfico.

O ator é o responsável pelo roteiro do filme "Rodeio Rock", do qual também será o protagonista. O projeto, engavetado desde 2014, recebeu autorização da Ancine para captar R$ 8 milhões, que serão aplicadas em todos os processos de produção e filmagem. 

Previsto para ser gravado ainda no primeiro semestre desse ano e estrear nos cinemas em 2019, o filme retrata a história de um músico de heavy metal e vendedor de loja de instrumentos da rua Teodoro Sampaio, tradicional point desse tipo de estabelecimento comercial em São Paulo.

Desiludido com a profissão e com os bicos que faz na noite tocando em bares e restaurantes, ele aceita o inusitado convite de substituir um cantor sertanejo que entrou em coma ao fazer uma lipoaspiração.Os dois são muito parecidos, mas ele terá que assumir esse posto em sigilo.
"A ideia é explorar os dilemas da carreira artística com um tom bem humorado e leve. Nessa posição, ele tem contato com a fama que tanto perseguiu enquanto músico de rock, mas em um estilo que nunca imaginou. E pior: que odeia. (Sic) 
A ideia é explorar os dilemas da carreira artística com um tom bem-humorado e leve. Não é um filme crítico, mas leva a refletir sobre como abrimos mão de certas coisas pelos sonhos." 
Chitãozinho &   Xororó farão participação especial no longa.

Felipe conta que o projeto tem inspiração no filme "This Is Spinal Tap" (1984), que satiriza o comportamento e ambições das bandas de hard rock e heavy metal.
"Tem até umas referências no texto. Quem conhece, vai notar."
O ator ainda não fechou o elenco e nem as participações, mas adianta que alguns nomes sinalirazam a intenção de colaborar com o projeto.
"Para o elenco, falei com Fulvio Stefanini, Tony Tornado, Tom Cavalcante e Eduardo Galvão. Eles gostaram, mas tudo vai depender da agenda na época. Alguns cantores também estão cotados para fazer pequenas pontas, como Chitãozinho &  Xororó, Edson &  Hudson, Paula Fernandes e Michel Teló. Aliás, a música 'Evidências' será como um fio condutor da trama.
O filme terá locações em São Paulo, Pantanal e imagens de shows em Rodeios que serão definidos.

"Está no DNA"


Os internautas fazem dela um meme e dizem que saber cantá-la faz parte do DNA do brasileiro. Padre Fábio de Melo, em publicação feita na rede social Instagram durante viagem à Suécia, hasteou a bandeira do Brasil e entoou a canção que chamou de "verdadeiro hino nacional".

Agora, uma pesquisa atesta que "Evidências", o clássico sertanejo de Chitãozinho & Xororó, é a música mais cantada nos Karaokês do Brasil.

Diz o refrão do sucesso, que, aposto, você, leitor, também consegue continuar: 
"E nessa loucura de dizer que não te quero, vou negando as aparências, disfarçando as evidências..."
Segundo um estudo feito pelo KWC Brasil, organização que promove o Campeonato Mundial de Karaokê, "Evidências" chega a ser cantada, em média, 5,2 vezes por noite. Para chegar a esse dado, a organização consultou cerca de duas mil casas de karaokê em todo o país.

No Samurai, tradicional reduto de karaokistas em São Paulo, a música é a escolhida, em média, por 12 pessoas a cada noitada.
Homenagem

Por essa conquista, Chitãozinho &  Xororó receberam uma homenagem, durante a final do KWC Brasil que aconteceu no Tropical Butantã, casa de shows em São Paulo (SP).

O evento, não contou com a presença da dupla por indisponibilidade de agenda, reuniu, na noite do dia 17 de setembro de 2017, 33 cantores amadores para disputar a chance de representar o Brasil no Karaoke World Championships, que acontece em Helsinki, na Finlândia.

Álbum de 1990, que traz a canção "Evidências"


A composição de Paulo Sérgio Valle e José Augusto tem uma letra característica do sertanejo romântico da década de 1990.

Nesse período, as canções sertanejas deixam um pouco a viola de lado, o violão ganha força e as letras passam a ser mais românticas.

Em "Evidências", palavras opostas são colocadas para explicar o amor sentido pelo indivíduo. Ele diz que não ama, mas ama, diz que não quer mais, mas quer e agora se vê rendido a uma paixão que não consegue mais esquecer. A letra é um desabafo, em forma de poesia, de uma pessoa que não tem coragem de assumir um amor para a amada.

"Evidências" foi gravada por mais de 20 artistas, mas a interpretação da dupla Chitãozinho &  Xororó é a mais original, a mais conhecida e a mais idolatrada. Até uma inusitada "dupla" com a banda de pop rock Fresno, para um projeto musical da extinta MTV com o patrocínio de uma marca de refrigerantes em 2008, rendeu uma celebrada versão da música.

Conclusão


Você pode até não gostar de música sertaneja, pode até não ser fã da dupla Chitãozinho & Xororó, mas eu duvido que algum dia na sua vida você já não se pegou cantarolando, assoviando ou mesmo pensando em "Evidências". Ok, vá lá que nunca tenha cantarolado, assoviado ou pensado em "Evidências", mas duvido mais ainda que você nunca tenha ouvido "Evidências" algum dia em sua vida. E, caso esse impossível tenha acontecido, não se preocupe, sua "virgindade" será tirada nesse exato momento, pois você não conseguirá vencer a tentação de clicar no vídeo abaixo e, até que enfim, viver sua inesquecível experiência de ouvir "Evidências". 
  • IntérpretesChitãozinho & Xororó
  • CompositoresJosé Augusto e Paulo Sérgio Valle
  • Ano de divulgação1990
  • Álbum"Cowboy do Asfalto"

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário