Total de visualizações de página

domingo, 22 de abril de 2018

"ADVOGANDO" PARA O DIABO

Calma! Antes de você torcer o nariz e me repreender até a minha octogésima geração, deixe-me colocar algumas considerações e fatos dos quais eu estou ciente e nos quais eu creio indubitavelmente.

1) O diabo já foi descoberto e denunciado (Colossenses 2:6-15).


Despojar é o mesmo que privar da posse, tirar à força. Quando uma nação vencia uma guerra, seus soldados traziam os despojos da nação que fora vencida.

Jesus venceu uma grande batalha, travada na cruz do Calvário, e, então, Ele tendo sido vencedor, despojou o Diabo com todas as suas potestades, tirando-nos a força das suas garras malignas. 

Dessa forma o diabo foi despojado do poder que tinha que pela transgressão da Lei, condenar e matar o homem por meio do pecado. E o texto do apóstolo dos gentios aos colossenses ainda afirma que Jesus expôs, ou seja, denunciou publicamente o diabo e seus anjos. Não há como e nem onde ele se esconder. Ele pode até tentar, mas já foi exposto, denunciado publicamente.

2) O diabo já foi julgado e já recebeu sua condenação (Apocalipse 12:12; 20).


A Bíblia não explica por que Deus não destruiu o diabo imediatamente mas diz que Ele vai destruir o diabo um dia. Deus tem um tempo certo para tudo. O diabo vai receber seu castigo. 

Seguindo sua cronologia, Deus, então, permite que o diabo continue existindo por algum tempo mas o diabo já está condenado (Apocalipse 12:12). Ele rejeitou Deus completamente, não se arrepende e leva outros a pecar. Por isso, no tempo certo, ele receberá o castigo que Deus sentenciou.

Deus ainda não destruiu o diabo porque Ele é muito paciente. O diabo será destruído no dia do Juízo Final, junto com todos que não se arrependeram de seus pecados. Esse dia ainda não chegou porque Deus não quer que ninguém pereça. Ele quer que todos tenham a chance de se arrependerem (2 Pedro 3:9-10). No Juízo Final todas as chances acabarão.

Enquanto não chega o dia de seu castigo, o diabo tem poder limitado sobre a terra. Ele tenta afastar as pessoas de Deus e convida ao pecado. Mas Deus conhece tudo que o diabo faz contra Ele e Seus planos são muito maiores. Deus usa até as obras do diabo para cumprir Seu propósito! O diabo não consegue frustrar os planos de Deus (Salmos 33:11).

Isto posto, vencido o impacto inicial causado propositalmente pelo título, agora podemos continuar?

O diabo NÃO É CULPADO quando alguém decide não liberar perdão (Mateus 6:9-13).


Você sabe perdoar? Talvez não exista desafio maior para o nosso orgulho do que o perdão das ofensas. Por que é tão difícil perdoar? Porque somos orgulhosos, cheios de suscetibilidades, damos valor exagerado aos nossos sentimentos feridos, nos achamos importantes demais. Você pode discordar disso tudo. Se você guarda mágoa ou rancor de alguém e não consegue se livrar disso, é porque você não consegue perdoar. E se não é pelos motivos que citei, porque é que você não perdoa?

Perdoar não é esquecer. Perdoar não é abafar o assunto. Perdoar não é fazer de conta que nada aconteceu. Perdoar é oferecer nova oportunidade. Perdoar é permitir um recomeço, uma nova chance, uma outra abordagem.

Perdoar não é submeter-se. Mas é tentar a empatia, procurar se colocar no lugar de quem ofendeu, buscar compreender os motivos que o levaram a fazer isso. As pessoas tiveram criações diferentes das nossas, têm educação, experiências, referências muito diferentes das nossas. Não podemos julgá-las por nós mesmos, não podemos analisá-las por nossos valores.

O perdão liberta. Enquanto você não perdoa, é você quem sofre. A pessoa que a ofendeu, propositadamente ou não, já pode ter superado a situação há muito tempo, já pode ter se resolvido internamente, e você continua remoendo o que aconteceu. Por que você se prende tanto à ofensa recebida? É porque ela foi injusta? Porque foi ultrajante? Ou simplesmente porque você se sentiu humilhado, diminuído? 

  • Perdão não é opção, é ordenança; não é sentimento, é atitude.

O diabo NÃO É CULPADO quando alguém decide não amar (João 13:34, 15:7-12).


Se amássemos ao nosso semelhante, não nos ofenderíamos com nada. Compreenderíamos as fraquezas alheias, entenderíamos que as pessoas são cheias de falhas e defeitos que requerem tempo para serem corrigidos.

Se você não se achasse tão importante, se você não se sentisse tão merecedor de consideração, não se sentiria ofendido. 
Os que se recusam a amar, são orgulhosos e altivos, se acham melhores, superiores aos outro. 

  • Amor não é opção, é ordenança; não é sentimento, é atitude.

O diabo NÃO É CULPADO quando eu sei que devo fazer o que é certo e não faço (Tiago 4:17).


Este versículo nos confronta e desconstrói uma crença de que somente quando cometemos algum erro é que estamos em pecado, já que ele nos diz, de uma forma muito clara, que o fato de deixar de fazer o que é correto também é. Isto nos leva a uma reflexão a respeito daquilo que fazemos e deixamos de fazer, pois a partir do instante que chegamos a essa conclusão, muitas das coisas que não estamos fazendo e a respeito das quais achávamos estar tomando a atitude correta, está nos levando a ser tão pecadores quanto as pessoas que cometem seu erros. 

Sendo assim, se podemos fazer o bem e não fazemos estamos sendo tão pecadores quantos aqueles que fazem o mal e o problema maior é que jamais conseguiremos esconder isso de Deus, ou seja, Ele sabe muito bem tudo aquilo que podemos e não podemos, já que é Ele que nos capacita e nos dá todas as condições de continuar.

Isso colocado nós devemos ter em mente que se podemos fazer o bem, façamos, se precisamos nos aproximar de alguém de quem estamos longe, aproximemos, se precisamos perdoar a alguém, perdoemos, isto é, não podemos ficar ignorando aquilo que precisamos fazer e cometendo o pecado da omissão. 

Há frase atribuída a Martin Luther King que ilustra de maneira brilhante essa realidade bíblica:
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." 
  • Fazer o que é certo não opção, é um dever; fazer o que é certo não depende de sentimento, requer atitude. 

Conclusão


Tem muita gente por aí usando o diabo como uma espécie de "bode expiatório". Não assume seus erros e fica procurando pra cima de quem irá jogá-los. Foi assim desde lá do Éden, quando Adão tentou jogar a culpa do pecado cometido diretamente em Eva (e indiretamente em Deus) e esta jogar tudo pra cima da serpente. Mas Deus, em sua justiça e soberania, atribuiu a cada um sua devida punição pela prática do ilícito (Gênesis 3).

E esse jogo de empurra-empurra vem se perpetuando ao longo do tempo. Todos os homens pecam, pelo que "todos estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:22,23) e da capacidade de fazerem aquilo que agrada ao Senhor dos céus e da terra (7:14-16). No entanto, ficou em nós um pouco da imagem de Deus, que é bondade, verdade e santidade. É certo que essa imagem está cada vez mais destorcida e apagada em nós. Ainda assim, todos sabemos o que é o bem e o que é o mal e podemos fazer aquilo que escolhermos, embora estejamos limitados pela presença do pecado em nós.

Mas, agora que Cristo nos salvou, que nos regenerou pelo Seu Santo Espírito, e fez de nós nova criação, "as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17-21). Agora, em Cristo, temos capacidade para perdoar, amar o próximo, fazer o bem, praticar obras de justiça e de verdade. É preciso deixar que Cristo viva em nós e nos oriente totalmente. Sabemos que, enquanto estivermos no mundo, seremos tentados a fazer o mal e não o bem. Como dizia Paulo, o bem que queremos fazer não fazemos, mas o mal que não queremos fazer por vezes deixamos entrar nas nossas vidas.

Mas isso é pecado. Aquele que sabe fazer o bem e não o faz comete pecado, ofende, magoa a Deus. Sabemos que alguns de nós são mais fracos. Exatamente por isso, devemos estar mais alerta, mais vigilantes, para que o diabo não faça a sua obra em nós. Reforcemos os nossos pontos fracos com o saber da Palavra, com tempo de oração e com fé verdadeira no poder de Deus.

Também não nos podemos esquecer que, se pecarmos, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo, que está pronto a advogar a nossa causa, pois Ele próprio é a propiciação pelos nossos pecados e pelos de todo o mundo (1 João 2:1-2).

Fomos novamente gerados para fazer o bem. Usemos tudo o que somos e sabemos na prática do bem, pois, assim, a nossa mente e coração estarão bem ocupados, não sendo a oficina de satanás.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário