Total de visualizações de página

sábado, 14 de abril de 2018

DISCOS QUE EU OUVI - 44: "EXALTADO", DIANTE DO TRONO 2



O grupo, banda e/ou, como preferem, ministério de louvor Diante do Trono, da Igreja Batista da Lagoinha (BH/MG) já comemorou mais de duas de existência (21 anos). De lá até aqui muita coisa e muitas mudanças, altos e baixos - tanto na essência, quanto na formação - já aconteceram desde o lançamento nacional do álbum homônimo e icônico em 1998.

Liderado pela pastora e cantora Ana Paula Valadão Bessa, este era o segundo álbum da carreira do grupo evangélico que nasceu dentro da Igreja Batista da Lagoinha, que, como vimos acima, gravou dezenas de discos da chamada "série Diante do Trono", além de álbuns especiais, coletâneas e infantis. O Ministério se tornou referência no segmento gospel brasileiro. Nesse tempo, o grupo passou por várias gravadoras - 
  • Independente (1998-2009), 
  • Som Livre (2009-2014), 
  • Independente (2014-2015) e 
  • Onmusic (2005...)
- e lançou 18 álbuns (de "Diante do Trono", 1997 a "Deserto de Revelação", 2017), sendo que até o álbum "Creio" (2012), as gravações ao vivo eram projetos anuais, chamados de "proféticos", com megas eventos realizados em diferentes estados do Brasil. 

Após o ano de 2012, com as polêmicas causadas por sua ida para a gravadora Som Livre, braço fonográfico do Grupo Globo (anteriormente conhecido como Organizações Globo), o grupo fez um hiato sem nenhum lançamento inédito no ano seguinte, só voltando novamente em 2015 com o lançamento de "Testelestai" (2015), gravado ao vivo em Israel e distribuído no mercado de forma independente. Novamente outra pausa em 2016 sem nenhum lançamento e o retorno se deu em 2017 com o lançamento de "Deserto de Revelação", gravado ao vivo na Jordânia, dessa vez, já como contratados da gravadora Onmusic.

"Exaltado"


Com produção de Ana Paula Valadão, Sérgio Gomes e André Espíndola, "Exaltado" é o segundo álbum do ministério mineiro, gravado no dia 13 de fevereiro de 1999, na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. 

O álbum é composto por 12 canções, que proclamam e declaram que Jesus, o Salvador, foi exaltado por nosso Deus, e que Ele deve sempre exaltado por nossas vidas. 

Em um contexto cada vez mais carnal, egocêntrico e hedonista, o tema do álbum, apesar de parecer simples, é um grande desafio para vida de todo cristão: o de elevar Jesus em honra, independente das circunstâncias.

Faixa a faixa


Iniciamos o CD com 01) 'Vem'. A canção faz um convite a todos para que adoremos a Deus, que nos deu uma nova vida. Vamos adorá-lO, celebrá-lO, pois Ele nos convida. Ele quer renovar nossas forças, nos dar vitória. Ele nos chama para proclamar libertação. Vamos celebrar sua presença em nosso meio! 

Continuamos com 02) 'Em Cristo Jesus', que fala-nos do grande amor de Deus para conosco. Tão grande que somos seus filhos. Ele nos escolheu antes de nascermos. Ele nos salvou, nos perdoou e nos regenerou. Ele nos comprou e nos levou para o seu reino. Se antes andávamos nas trevas, hoje andamos na luz. Somos herdeiros de Deus em Cristo Jesus. Seu Espírito nos guia em todos os momentos. 

Em seguida temos a bela música 03) 'Este é o Dia', com base na flauta e no violino. Lembra um estilo country music. Quatro crianças cantam junto do ministério, chamando-nos a que nós nos alegraremos em Deus. Não importa o que aconteça, o Senhor é o nosso pastor, que está a nossa frente pra nos proteger. Pelo sangue de Jesus somos mais que vencedores. 

Continuando, temos 04) 'Pra Sempre', cantada por Helena Tannure. Pra sempre vamos louvar a Deus. Vivíamos nas trevas, perdidos, e hoje temos a luz, que é Jesus. Coladinho - o que, para mim, atrapalhou um pouco o segmento do CD, já que, quando ouvida separadamente, fica a impressão de que a música foi interrompida -, temos 05) 'Já Não Há', cantada por João Lúcio Tannure. A música fala que aqueles que estão em Cristo não tem mais nenhuma condenação. Estão perdoados de seus pecados, ganharam novas vestes pois foram comprados pelo precioso sangue do cordeiro. 

06) 'Quero Ser' versa o nosso desejo de sermos livres para adorá-lO, amá-lO e caminhar como um vencedor, alguém que ressuscitou em Cristo. Só o amor de Cristo sara as nossas dores, preenche o nosso vazio interior. Só o poder de Deus quebra as cadeias que nos prendem. Ele nos deu vida abundante, pois Ele curou cada uma de nossas feridas. Em seguida temos uma bela ministração de Ana Paula (07 ) 'Cânticos Espirituais 1'). Uma canção lindíssima sob todos os aspectos.

O violão introduz uma das mais belas canções do disco: 08) 'Amigo Fiel'. Uma verdadeira declaração de amor ao nosso Deus. O Senhor é grandioso. Ele é um amigo fiel, o nosso consolador. Queremos que Ele nos atraia para seus braços. Ele é o nosso esconderijo. Queremos nos entregar a Ele, derramar nossas vidas diante dEle. Sabemos que, muitas vezes nossos amigos aqui na Terra nos deixam. Mas temos a certeza que temos um Amigão, lá no céu, que quer estar conosco sempre e eternamente.

A seguir temos a canção 09) 'Exaltado em Santidade'. Ela fala do nosso anseio em estarmos na presença de Deus, contemplando a sua beleza e santidade. Entrar no santo lugar, e não ficar lá só por alguns momentos, mas habitar lá, na santuário de Deus. Só Jesus é e deve ser adorado em santidade. Devemos entregar as nossas vidas a Ele, para adorá-lO, pois só Ele é digno. 

A faixa-título é, pra mim, uma das mais belas entre todas até hoje criadas pelo grupo. 10) 'Exaltado' fala de um Senhor que deve ser exaltado, pois só Ele está à direita de Deus, coroado com toda glória e toda honra, pois seu nome está acima de todo o nome. Ele, todo poderoso, teve tanto amor por nós, que morreu por nós, em uma cruz, sendo moído e ferido por nossos pecados. Muitos não sabem e outros tanto sabem, mas ignoram, que o preço por nossos pecados estava sobre Ele. Por isso, devemos levar essa boa nova a todos, para que Cristo torne-se o desejado das nações. 

Em seguida uma, podemos dizer, espetacular cantata. 11) 'Dono do Meu Coração' fala que só o Senhor é o dono dos nossos corações. Todas as nossas necessidades, planos, sonhos, paz, família, abrigo, luz... TUDO! Só encontramos nEle. Só podemos louvá-lO para agradecer a tantas bênçãos. Nossa jornada é amá-lO, até que possamos, no grande dia, contemplar aquele que tanto nos amou. Só podemos dizer ao Senhor "eis-me aqui!". 

Destaque para o belíssimo arranjo vocal realizado por Maximiliano Moraes, que, por sinal, é quem toca o piano na canção. Saliento que os quatro versos da canção foram baseados no hino tradicional da Irlanda. 
A seguir, temos 12) 'Santo Deus', canção maravilhosa que versa a grandiosidade do Senhor. Grandiosidade essa que pode ser demonstrada pelo seu infinito amor e pelo perdão para conosco. A glória dEle nos constrange, enche nossas vidas e transforma-nos. Ele é único, Ele é santo, Ele é digno de todo louvor. Em seguida uma belíssima ministração - 13) 'Cânticos Espirituais 2' - que declara que o hino do céu: "Santo é o Senhor". Adoração em essência.

Inovação que virou modinha


Acho legal abrir um parênteses para a inovadora iniciativa do Diante do Trono em mostrar que um álbum evangélico não precisa ter só canções. Pode também ter ministrações gravadas. Assim nasce a ideia de colocar em um CD ministrações durante músicas, também chamadas de espontâneos ou cânticos espirituais. 

Para encerrar esse ótimo trabalho, temos a versão da canção de Kevin Jones, A ainda hoje muito cantada 14) 'A Ele a Glória', que retrata Romanos 11:33-36: 
"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!". 
  • Destaque para a ministração em kikongo (dialeto de Angola), feita pelo casal de missionários angolanos Lysoka e Fernando Ngury; em holandês, feita pelas missionárias Johanneke e Michele Lukasse; e em inglês, feita pela missionária Sheyla Shore.
Bem meus queridos leitores e seguidores, esse foi mais uma análise de mais um disco do Diante do Trono. Mais um que marcou a música cristã no país. Aliás, fazer esse disco foi um grande desafio para o ministério, já que anteriormente havia sido muito bem sucedido com álbum anterior. Se quiserem ler escrevi mais sobre outros discos da banda nessa série especial de artigos: ➫ aqui, ➫ aqui e ➫ aqui.

Conclusão


Há tempos deixei de seguir o trabalho do DT. O último disco da banda que adquiri foi o "Príncipe da Paz", de 2007. Na minha opinião eles perderam o foco, a essência e degringolou na ladeira abaixo do famigerado mercado gospel, tendo se tornado apenas mais um produto. E nada mais ou menos do que isso. Mas, contudo, fica o registro desse maravilhoso trabalho que merece sim o meu seleto carimbo de 

Ficha Técnica


1) Vem
2) Em Cristo Jesus
3) Este é o dia
4) Pra sempre
5) Já não há
6) Quero ser
7) Cântico Espiritual 1
8) Amigo Fiel
9) Exaltado em Santidade
10) Exaltado
11) Dono do meu coração
12) Santo Deus
13) Cântico Espiritual 2
14) A Ele a Glória

Curiosidades:

  • Local da Gravação: Igreja Batista da Lagoinha, Belo Horizonte/MG.
  • Público: 7 mil pessoas.
  • Data da Gravação: 13 de Fevereiro
  • Lançamento: 2000
  • Gravadoras: Diante do Trono
  • Formatos: CD, DVD, K7, VHS e download digital
  • Duração: 72:32 (CD) e 89:36 (DVD e VHS)
  • Vendas: 500.000 (CD)
  • Certificações: 2X Platina (CD), Ouro (DVD)
A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Um comentário:

  1. Acho também que eles desviaram o foco,apesar de não gostar da banda e não ter muito conhecimento sobre seus álbuns, mas certamente não compraria nenhum viu.

    ResponderExcluir