O livro sobre o qual eu vou escrever neste capítulo da série especial de artigos Livros Que Eu Li, é um best seller mundial. Se você é um cristão antenado, com certeza já ouviu falar do livro "O Peregrino" escrito por John Bunyan, publicado na Inglaterra em 1687 - ou seja, há mais de 3 séculos - e traduzido para diversos idiomas. Se não leu o livro, ao menos já deve ter visto o filme.
Seu contexto
O livro tem críticas positivas e sua história tem tocado, através do tempo, muitos corações, sendo que a obra retrata as dificuldades da vida e etc. O livro é uma alegoria da vida cristã. Bunyan relata que escreveu "O Peregrino" como uma forma de alertar sobre os perigos e dificuldades enfrentados por aqueles que seguem os ensinamentos bíblicos e buscam um caminho de obediência a Deus. A obra pretende levar o leitor a refletir sobre como deve ser vigilante na vida terrena, simbolizada pela jornada de Cristão, o protagonista do livro.
Confesso que chega a ser difícil escrever sobre esse livro. Há princípio ele parece ser um livro de fácil compreensão e leitura, mas é só uma impressão. Sua compreensão é um tanto complexa, apesar de sua leitura ser mesmo bem simples. Acho que para você entender, é preciso ler mesmo, mas vou tentar chegar perto o mais possível do que o livro trata realmente.
Pela sinopse, já dá pra ter uma ideia do que o livro trata. A obra em si, é uma reflexão sobre a vida, sobre tudo que passamos, nossas dificuldades, e a história tem uma base bíblica. O personagem central se chama Cristão, e ele vem da Cidade da Destruição - lembre-se, os nomes de personagens, lugares, cidades, e etc, são figurativos. - que, após ler um livro, sabe que irá ser destruída em breve.
O único jeito de se salvar é fugir daquela cidade em direção à Porta Estreita. Lendo um livro, Cristão decide partir em viagem, só que sua família diz que é loucura, mas Cristão não muda de ideia, e parte em direção à Porta Estreita, guiado por Evangelista. No decorrer do caminho, Cristão passa por dificuldades, encontrando passagens difíceis de prosseguir, pessoas que querem persuadi-lo a ir pelo caminho errado, até que nosso personagem chega à Porta Estreita. Depois disso, Cristão prossegue com mais esperanças de alcançar seu objetivo e chegar até à Cidade Celestial.
Influenciando gerações
Na minha opinião, "O Peregrino" é uma obra fantástica, e sua narração é perfeita, mesmo com toda sua simplicidade. O autor conseguiu transmitir ideias - com base na Bíblia - que fazem o ser humano refletir em seus atos e ações. E sabe como esse livro se originou? John Bunyan fora preso por pregar a Palavra de Deus, e não como a Igreja Católica fazia, e por isso, passou mais de 12 anos na prisão.
No decorrer deste tempo, Bunyan teve uma visão vinda de Deus, e nesta visão ele via Cristão saindo da Cidade da Destruição, iniciando sua peregrinação até à Cidade Celestial. E sabe o que mais? "O Peregrino" é o livro mais vendido de todos os tempos, sendo que só a Bíblia o vence. Não é fantástico isso? Um livro que foi escrito há muito tempo atrás, e que até hoje encanta à muitos leitores.
Desde sua publicação, o livro jamais deixou de ser impresso. Depois da Bíblia, este é o livro mais conhecido no meio cristão não somente de fala inglesa, mas de diversas línguas, inclusive na China, onde, clandestinamente, chegou-se a produzir 200 mil cópias que foram distribuídas em apenas três dias.
E mesmo que "O Peregrino" seja um livro baseado na Bíblia, ele pode ser lido por todos, não importando a crença, pois na verdade a obra é uma reflexão da vida - um exemplo é "As Crônicas de Nárnia", de C. S. Lewis. Outro leitor importante do livro foi o gigante da fé, Charles Spurgeon que, segundo contam os historiadores, o leu mais de 100 vezes! O livro é baseado na Bíblia, mas sua história encanta a muitos, independente de sua crença, religião ou até mesmo de sua descrença.
Conclusão
Enfim, o livro é super bom, e recomendo a todos que gostam de uma boa leitura cheia de aventura, reflexões sobre a vida, e tudo mais. "O Peregrino" é uma narrativa cheia de emoção e suspense. A cada página é um ensinamento diferente. Por tudo isso é a maior obra de ficção na história do cristianismo. Para milhões de leitores, a história de Cristão serve como supremo modelo de perseverança.
O jovem peregrino chamado simplesmente Cristão, atormentado pelo desejo de se ver livre do fardo pesado que carrega nas costas, segue sua jornada por um caminho estreito, indicado por um homem chamado Evangelista, pelo qual se pode alcançar a Cidade Celestial. Na narrativa, todas as personagens e lugares que o peregrino depara levam nomes de estereótipos (como: Hipocrisia, Boa-Vontade, Sr. Intérprete, gigante Desespero, A Cidade da Destruição, O Castelo das Dúvidas, etc.) consoante os seus estilos, características e personalidades.
No ínterim, surgem-lhe várias adversidades, nas quais ele padece sofrimentos, chegando a perder-se, ser torturado e quase afogar-se. Apesar de tudo, o protagonista mantém-se sempre sóbrio, encontrando auxílio no companheiro de viagem Fiel, um concidadão seu. Mais adiante na trama, Fiel é executado pelos infiéis da Feira das Vaidades que se opõem à busca dos dois peregrinos. Contudo, Cristão acha um outro companheiro, chamado Esperançoso, que mais tarde lhe salvará a vida, e eles seguem a dura jornada até chegarem ao destino almejado.
A obra é uma alegoria contada como fosse um sonho, voltando-se sempre a extrair dos eventos narrados alguns ensinamentos bíblicos de forma simbólica, nos moldes das parábolas bíblicas. John Bunyan também aí infere certos fatos históricos do seu tempo, como a perseguição aos protestantes, em especial aos da denominação do autor (ele era um anabatista). Este livro é realmente genial. Depois que a gente termina de ler, dá vontade de sair por aí fazendo muita coisa diferente na nossa vida, de seguir mais o caminho de Deus, de tentar ajudar o próximo…
- Capa comum: 224 páginas
- Editora: Mundo Cristão; Edição: 1ª (5 de julho de 2012)
- Idioma: Português
- ISBN-10: 8573254424
- ISBN-13: 978-8573254426
- Dimensões do produto: 20,4 x 13,8 x 1,4 cm
- Peso de envio: 249 g
- Avaliação média:
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário