Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

VOCÊ PRECISA SABER - IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL

Templo da Igreja Messiânica Mundial no Brasil - o 'protótipo do paraíso' foi construído às margens da represa de Guarapiranga, em São Paulo, numa área de 327.500 m² e é conhecido como Solo Sagrado de Guarapiranga. Hoje, é considerado um dos maiores espaços para a contemplação da natureza e meditação existentes no Brasil.
Não são poucos os cristãos que confundem a Igreja Messiânica Mundial (IMM) com uma igreja evangélica das muitas que existem no Brasil em razão do nome Messiânica ser derivado do nome Messias. É possível que isso ainda esteja ocorrendo com muitos cristãos, pouco informados sobre a IMM, admitindo que ela seja uma entidade evangélica; quando na verdade, não é.

Como sabemos, o nome Messias, proveniente da forma helenizada do hebraico Mashiach, é exclusivo do Senhor Jesus Cristo. Khristós, sua tradução grega e Ungido, é nome ou título exclusivo de Jesus. Isaías, cognominado o profeta messiânico, falou assim a respeito do nascimento virginal de Jesus Cristo: "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel" - (Is 7:14). Esse versículo é citado em Mateus 1:21-23, com a respectiva tradução, Deus conosco. Indagando Jesus os seus discípulos sobre sua identidade, Pedro tomou a palavra e disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt 16:16). Jesus afirmou que Pedro era abençoado, pois sua declaração tinha sido revelada por Deus. 

Você conhece as absurdas doutrinas da Igreja Messiânica Mundial? É sobre essa seita panteísta que, travestida de luz, tem conseguido levar a muitos para as trevas do engano.

Logo oficial da IMM

Quem é o Messias da Igreja Messiânica Mundial?


Mokiti Okada - Mokiti Okada é o seu Messias. Ele não faz segredo dessa reivindicação pois declara: 'Não houve outro caso semelhante a não ser Cristo que outorgou sua força aos seus 12 discípulos' [Apostila Para Aula de Iniciação, p. 23, aula 4]. Mokiti Okada é também conhecido pelo título Meishu-Sama . Este título significa portador de luz.

Uma luz não verdadeira, sem dúvida, pois a respeito de Jesus, João escreveu: 'Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo' (Jo 1.9). Se Jesus é a luz verdadeira, qualquer um que alegue ser portador de luz só pode ser aceito como não verdadeiro

A igreja


A IMM teve várias alterações de nome. Até 1950 a organização chamava-se Nipon Kannon Kydan (Igreja Kannon do Japão). Atualmente é conhecida como: Sekai Kyusei-Kyo  (Igreja Messiânica Mundial). Um dos nomes antigos dados a ela era Empresa Construtora de um Novo Mundo. Reconhecendo que esse título poderia confudi-la com uma empresa construtora comum, resolveram adotar o nome atual [Alicerce do Paraíso, p. 40 - volume 4]

Fonte de autoridade religiosa


Os ensinamentos básicos da IMM são revelações que Meishu-Sama recebeu supostamente de Deus. Afirmam que são portadores de luz e dão testemunho de que milhares de pessoas obtiveram milagres extraordinários simplesmente através da leitura dos Ensinamentos de Meishu- Sama. O respeito aos livros, com os ensinamentos do fundador, é tão grande que os messiânicos são aconselhados a colocá-los em locais altos e separados de outros objetos. Nunca devem pô-los numa cadeira ou no chão. Nenhum objeto deve ser posto acima dos ensinamentos [Recomendações Para os Messiânicos, p. 26,27].

A força de atração


Os milagres são muito enfatizados pela IMM, pois eles declaram: 'Na nossa igreja surgem incontáveis milagres: são curadas doenças consideradas incuráveis pela medicina. Tornando-se messiânica, ela compreenderá, também, que uma das grandes características de nossa religião é a ocorrência de muitos milagres' [Alicerce do Paraíso, p. 19, 55, volume 4]

A Bíblia adverte que nem sempre os milagres provam a verdade de uma religião, principalmente quando seus ensinos divergem das Escrituras. Encontramos uma advertência sobre esse assunto em Deuteronômio 13:1-3: 'Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conhecestes, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor com todo o vosso coração e com a vossa alma Jesus também advertiu: Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhi-dos' (Mt 24.24). 

Johrei


É uma palavra de origem japonesa, formada por duas palavras: JOH que significa purificar; REI que significa espírito ou corpo espiritual. Explicam nesse caso que: O Johrei foi revelado por Deus, concretizado pelo Mestre e permitido aos fiéis da Igreja Messiânica Mundial. O poder do Johrei emana do mundo de Deus, onde não se interpõe a ação da mente humana nem a força do homem. 'Ilustram o funcionamento dessa prática dizendo assim: ...pode-se supor Deus como a estação de rádio, o Mestre um retransmissor, e o fiel o receptor. É pois [...] o sagrado ato de purificação' [Igreja Messiânica Mundial, dezembro de 1980, p. 63]. Para que os benefícios sejam alcançados , explicam: 'O Johrei é a Luz de Deus canalizada por Meishu-Sama para o 'OHIKARI''. O Ohikari é uma medalha, presa por um cordão colocado no peito do adepto.

Máculas


Trata-se da purificação das máculas ou manchas humanas, o que nós cristãos denominamos pecado. A Bíblia ensina que o pecado entrou no mundo pela desobediência de Adão e Eva: 'Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram' (Romanos 5:12). Os messiânicos, contrariando os ensinamentos da Palavra de Deus, acreditam que as máculas ou manchas humanas são provenientes das seguintes causas: 
  • Herança dos antepassados. 
  • Resultado de encarnações anteriores. 
  • Pensamentos, palavras ou atos de maldade (máculas da atual redenção). 
  • Ingestão de substâncias nocivas (produtos científicos ou medicinais adicionados na alimentação), que turvam o sangue (o sangue é o espírito materializado).

    Refutação – A doença é fruto da queda do homem, do pecado no Éden, mas não é um meio de purificação e tampouco permite ao homem livrar-se do seu pecado. Aflições e doenças muitas vezes aparecem na Bíblia como castigo de Deus pela desobediência do homem (2 Reis 5:20-27; 2 Cr 7:14; Salmo 119:67,71), ou para provar a fé (João 1:20-22). A única maneira que a Bíblia cita para o homem purificar-se é pela fé no Salvador Jesus, porque o seu sangue nos purifica de todo o pecado. A purificação de pecados só é possível através de Jesus Cristo (Mt 26:28; Jo 1:29; Rm 5:8, 9; Hebreus 9:14, 22, 26, 27; 1 Pedro 1:18, 19; 1 Jo 1:7, 9; 2:12; Apocalipse 1:5; 7:14.

A natureza humana


Segundo a IMM, o homem é dotado de três espíritos: o primeiro é o espírito guardião, um espírito de ancestral que protege o portador; o segundo é o espírito animal, que se agrega após o nascimento. É o espírito secundário ele pode ser o espírito da raposa, texugo, cão, gato, cavalo, boi, macaco, doninha, dragão, tengu. Tengu é um ser misterioso. Tem forma humana, com asas, rosto vermelho, nariz comprido, sendo portador de poderes extraordinários. Sempre usa um leque. É orgulhoso e amante de discussão e jogos. O tengu de Mokiti Okada, segundo ele mesmo confessa, é Karassu-tengu, que é variedade de Tengu com cabeça de corvo [Alicerce do Paraíso volume 3, p. 70/71]. O terceiro é o espírito primordial, que é a consciência. São muito estranhos esses espíritos de ancestrais que protegem os seus portadores. Mais estranho ainda é esse espírito animal que pode ser qualquer animal.

Conclusão


Todo cristão minimamente familiarizado com os ensinamentos bíblicos não pode concordar com a doutrina e ensinos de Meishu-Sama. Entretanto, a IMM procura ganhar adeptos de outras organizações religiosas. Adotam duas estratégias para a expansão de seu sistema: 

Primeira, propagam o slogan: 'É proibido proibir.' É o que a Bíblia declara ser o caminho largo que conduz à perdição (Mt 7:13,14). Que adianta uma religião dar uma ampla liberdade a seu adepto e por fim ele se perder eternamente? (Marcos 8:36,37). A Bíblia nos indica um caminho de liberdade em Cristo, entretanto, ela nos dá parâmetros para que possamos desfrutar dessa liberdade. 

Segunda, a Igreja Messiânica Mundial reconhece um Deus como criador do Universo e doador da vida. Todavia, não o concebem como um Ser Pessoal, mas como uma energia fluída que penetra nos seres visíveis deste mundo. Esse conceito é monoteísta, crê em um único Deus criador. O conceito torna-se panteísta quando se crê também que Deus como energia pode estar nas coisas visíveis. Refutação – A ideia que Deus é energia é puramente uma invenção humana de quem nunca teve um relacionamento com o Criador. A Bíblia apresenta Deus não como energia, mas como um Ser Pessoal que se relaciona com o homem. Deus não é uma energia que pode ser canalizada mas um relacionamento que pode ser experimento. Vejamos alguns textos da Bíblia sobre o assunto: 1) Deus é Espírito e não energia – Is 61:1; Jo 4:24; At 17:24; 2 Co 3:17. 2) Deus é o único, não há outro – Is 44:8; 45:18, 22.

A única maneira de não sermos levados por esse vento de doutrinas erradas é nos submetermos à autoridade absoluta da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

[Fonte: Centro Cristão de Pesquisas Apologéticas]

2 comentários:

  1. O que eu posso dizer é que acredito que Deus se manifesta de muitas formas para que as pessoas possam encontrar o caminho. Nem tudo que está escrito na Bíblia é sagrado, nem no Alcorão e nem nos escritos de Meishu Sama, há sempre um elemento humano que contamina a mensagem divina.

    ResponderExcluir
  2. Cabe ao homem seguir a palavra de Deus sem se importar se vem dessa ou daquela religião. O que adianta uma pessoa seguidora dos ensinamentos bíblicos não por em prática fazendo o bem ao próximo. Deus é o Caminho a Verdade e a Vida e cabe ao homem trazer isso para à vida e salvação.

    ResponderExcluir