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sexta-feira, 16 de outubro de 2015

VOCÊ PRECISA SABER - SEICHO-NO-IÊ, OVERDOSE DE HERESIAS

É comum nas manhãs de domingos ao menos duas emissoras de televisão aberta abrirem sua grade para transmissão a programas religiosos de produção independente. É um programa após o outro. E tem para todos os gostos, meios e fins. A maioria dos programas é voltada ao público evangélico, mas há ainda programação voltada à outras orientações religiosas. E em meio a tanta "variedade", eis que aparece no vídeo um programa com engravatados e eloquentes ministros (e ministras também elegantemente trajadas) com traços orientais, falando a um enorme e compenetrado público que enche o auditório de um suntuoso templo. Não. Não se trata de mais uma grande igreja evangélica segmentada e sim da seita oriental Seicho-no-iê. É o que veremos na 4ª. parte dessa série especial de artigos.

Histórico - Taniguchi, o criador 


O movimento Seicho-no-iê foi iniciado por Taniguchi Masaharu, nascido a 22 de novembro de 1893, na Vila de Karasuhara, município de Kobe, no Japão. Devido à pobreza de seu lar, foi educado por seu tio, de maneira severa. Seu temperamento era retraído e entregava-se à leitura com avidez. Começou a sentir desgosto pela vida e a maldizer a sociedade. Já adulto, teve vários casos de amor, a tal ponto que sua consciência dolorida não o deixava dormir. 

Contraíra doenças venéreas e pensava tê-las transmitido a uma menina, sobrinha de um chefe seu. Somente sua auto-sugestão de que não existia doença o tranquilizou, curando-o da insânia e aliviando sua consciência por um período de tempo. Depois de terminar a escola secundária, apesar da oposição de seus pais adotivos, inscreveu-se na Faculdade de Literatura Inglesa da Universidade Waseda, em Tóquio. Alimentava então idéias pessimistas sobre a vida, e procurava uma explicação lógica do mundo e do homem. 

Taniguchi entregou-se ao estudo teórico e prático das ciências psíquicas que exerciam atração sobre ele e nas quais depositava a confiança de que poderiam salvar espiritualmente o homem e a sociedade. Quando a Primeira Guerra Mundial estava no auge, imperava no Japão uma literatura moralizante, espiritualista e nacionalista. Taniguchi dedicou-se novamente à leitura e descobriu uma sutra budista (daizokio), tirando dela o ensinamento fundamental: "Não existe matéria, como não existem doenças: quem criou tudo isso foi o coração... Segue-se disso que a doença pode ser curada com o coração..." Este conceito tornou-se fundamental no Seicho-no-iê. 

Em dezembro de 1922 Taniguchi partiu para Tóquio. Escreveu uma dissertação sobre a natureza religiosa do homem, intitulada: Para a Santidade. Estabeleceu os fundamentos da filosofia de Taniguchi: a "Teologia do movimento Seicho-no-iê". Em 1923 escreveu o livro Crítica a Deus, tendo Judas, o traidor, como herói. Leu Tanisho, livro escrito por um discípulo de Shinram que desenvolveu a ideia do Tariki (salvação pela fé). Para Taniguchi as pessoas não precisavam de uma religião que lhes incutisse o medo, mas que trouxesse uma salvação amigável. Deixou influenciar-se pelas teorias de Bergson, pela lei da ação criadora do coração do livro de Holmes Zenwicke (americano), pela vontade de poder de Adler. Assim leu psicologia, espiritismo e estudou a ciência cristã. 

Recebeu a revelação "divina" (shinsa): "Não existe matéria, mas existe a realidade" (jissô) - ensino básico do Seicho-no-iê. "Você é realidade, você é Buda, você é Cristo, você é infinito e inesgotável." Taniguchi misturou introspecção psicológica e fenômenos psíquicos curando os doentes através da auto-sugestão. Tornou-se um verdadeiro feiticeiro do século XX.

Em 1922, Taniguchi lançou uma revista, denominada Seicho-no-iê. A fama dela aumentou; em junho de 1930, Taniguchi inaugurou uma secretaria de imprensa. Em 1934 estabeleceu a direção do movimento em Tóquio; divulgava a fonte do fluido psíquico que garantia saúde aos amigos. Prometeu que a assinatura da revista garantiria afastar o medo de qualquer mal. Em 1935 começou a imprimir grandes anúncios nos jornais, semanalmente. Logo os assinantes chegaram a trinta mil. Em 1936 registrou o Seicho-no-iê como associação Cultural. 

Em 1941 transformou-o em seita religiosa centralizada no "Komio", espécie de deus pessoal ao qual se dirigem orações. Durante a Segunda Guerra, a seita colaborou com os nacionalistas, influenciando os operários das indústrias bélicas e os colonizadores da Manchúria. Depois da guerra, Taniguchi foi expulso pelo general MacArthur; a filha Emiko assumiu a chefia do Seicho-no.iê. 

Taniguchi escreveu uma obra de 40 volumes: Simei no Jissô (Verdade da Vida) - livro básico (uma espécie de 'bíblia') do movimento. Tendo início em 1930, como simples movimento filosófico psicológico e cultural para propagar certas verdades, o Seicho-no-iê foi adquirindo aos poucos a conotação de religião. Na década de 1940 o movimento foi registrado como religião pelo governo japonês. 

É a mais eclética de todas as novas religiões. É uma miscelânea das grandes religiões tradicionais, como o cristianismo, o xintoísmo e o budismo, com psicologia, filosofia, medicina e literatura moderna. Os adeptos são até aconselhados a praticá-lo, continuando em suas religiões de origem (Isso mesmo. O indivíduo pode praticar os conceitos e preceitos do Seicho-no-iê e continuar normalmente professando outra religião.). 

Símbolos, ritos e heresias


O "Kanro no hou" é utilizado como oração e como amuleto (ao lado). O emblema central do grupo Seicho-no-iê (acima) é formado pelo sol, dentro do qual se vê a lua, a cruz suástica, demonstrando a síntese que realizou das grandes religiões. Seicho-no-iê significa abrigo, casa, lar do crescimento, da plenitude da vida, amor, sabedoria, abundância e todos os demais bens em grau infinito. 

As crenças doutrinárias da seita confrontam explicitamente conceitos balizares da fé cristã:

  • Deus - 1. Politeísmo: acreditam em vários deuses; 2. Panteísmo: ao mesmo tempo ensinam que "o homem é o próprio e por isso possui tudo dentro de si".       (*) Refutação: A Bíblia apresenta o conceito de um único Deus pessoal que criou o Universo. Embora esteja presente em todos os lugares (onipresente), tem sua existência separada das obras criadas ou da natureza. Ele é transcendente. A obra da Sua criação, o homem, por exemplo: não forma parte do Ser divino - Gn 1:1,26,27; 2:7,15; Sl 2:8,9; 1Co 15:38-41.
  • O homem como filho de Deus - é uma tentativa da seita de "atrair" os cristãos, eles pregam que "compreendem que o homem não é carne e sim espírito e filho de Deus.” Estaria tudo bem se logo depois afirmassem que “E concentrado o pensamento em Deus, que é a origem do filho de Deus, os mosquitos, que são seus irmãos, ficaram fazendo o Shinsokan em harmonia com ele, sem lhe sugar o sangue (...) logo, homem é filho de Deus, e irmão de todos os seres vivos, até os percevejos, que parecem ter nascido para sugar o homem, passam a não ferir mais o homem."                     (*) Refutação: Os homens tornam-se filhos de Deus quando aceitam Jesus como seu Salvador pessoal (Jo 1:12,13). Admitir que o mosquito, o percevejo e outros insetos sejam filhos de Deus, por terem sido criados por Deus, é um absurdo. São criaturas de Deus e inclui o próprio homem (Gn 1:20,21,24,27). Antes da conversão a Jesus Cristo, o homem é filho da ira, da desobediência (Ef.2:2,5), alienado de Deus (Is.59:1,2; Rm 5:12), mas somos reconciliados com Deus pela morte do seu Filho (Rm 5:8; 2Co 5:17; Ef 4:22-32; 1Jo 3:1-3).
  • Filho de Deus igual a Deus - Eles afirmam também que “filho de Deus não significa ser ele menos do que Deus." (*) Refutação: É a teimosia do homem em querer ser igual a Deus (Gn 3:1-5), o mesmo erro de Lúcifer - Nm 23:19; Is 31:3; Ez 28:2
  • Ineficácia da morte de Jesus - Vejam só o absurdo que ensinam e a prova inequívoca de que esse movimento é uma seita diabólica: 1. “Se o pecado existisse realmente, nem os budas todos do universo conseguiriam extingui-lo, nem mesmo a cruz de Jesus Cristo conseguiria extingui-lo". A ideia de que o homem por criação é filho de Deus, leva a Seicho-no-iê, a afirmar que o homem não é pecador. Em sua literatura afirmam: “Não pronuncies: pecadores, pecadores! Todos são filhos de Deus. Não existe nenhum pecadores (Acendedor, nov.1967 – p.41)."                                                           (*) Refutação: A doutrina de que o pecado não existe é falsa (1Jo 1:8). Na verdade, a princípio o homem foi criado puro (Ec 7:29), mas cedendo à tentação, desobedeceu a Deus e por Adão entrou o pecado no mundo (Rm 5:12; 6:23). Com a rebelião de Lúcifer no céu (Is 14:12-14; Ez 28:14-16) teve origem o pecado (Jo 8:44). A Bíblia enfatiza a eficácia da morte de Jesus para limpar-nos de todos os nossos pecados com seu sangue (1 Jo 1:7,9; - 2:1,2). Deus mostrou o seu amor para conosco (Rm 5:8), quando Jesus levou sobre a cruz os nossos pecados (2Co 5:20,21; 1Pe 1:18,19; 2:24)
  • Culto aos antepassados - Veja só o que ensinam em seu compêndio doutrinário: 1. “... as doenças dos ossos, sobretudo as da coluna, têm como causa o problema de relacionamento com os antepassados. Assim sendo, ... deve efetuar culto aos antepassados com sincera dedicação (...) É fundamental que o culto aos antepassados seja feito com sincero sentimento de gratidão.”
  • A Bíblia - A Seicho-no-iê não dá qualquer relevância à Bíblia. Cita-a de maneira vaga e parcial, sem identificação e fora de contexto, sem qualquer exegese, interpretação ou explicação; utiliza alguns textos para favorecer a seita. A regra de fé e prática da Seicho-no-iê são os escritos de Taniguchi. Para a Seicho-no-iê, por ser um livro divino, a Bíblia é o mais humano dos livros. Para nós, cristãos, a Bíblia é um livro milenar. Sua formação foi encerrada há dois mil anos. Há muitas provas de sua inspiração divina: uma delas é o tempo de sua duração; a transformação que tem causado na vida de milhares de pessoas; sua indestrutibilidade. Deus disse tudo o que queria num único livro. A Seicho.no.iê já tem 300 obras escritas mas ainda não disse tudo. Não há comparação entre a Bíblia e a literatura dessa seita. 
  • Cristo - Taniguchi já afirmou que sua religião é superior ao cristianismo porque opera maiores e mais milagres do que Cristo. Sente-se com autoridade para interpretar as palavras de Cristo segundo suas próprias convicções. Alguns católicos disseram até que compreenderam melhor a doutrina de Crista na Seicho-no-iê. Taniguchi é mais crido, mais reverenciado, mais citado do que Jesus Cristo. Cristo disse: "Eu sou o caminho", isto é, o único caminho para Deus, para a salvação. A Seicho.no-iê interpreta essas palavras como se cada homem fosse o caminho, a porta da saída de Deus; não tendo Deus outra alternativa para manifestar sua força a não ser pelo homem. A Bíblia nos ensina que Deus tem usado o homem mas não está preso a ele, não depende dele porque é onipotente. Cristo disse que, se os discípulos se calassem, até as próprias pedras clamariam.

Seicho-no-iê no Brasil


Como Taniguchi continua sendo a alma do movimento. Em 1963 empreendeu sua primeira viagem de conferências pelo mundo, visitando o Canadá, Estados Unidos, México, Peru, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Suécia, Suíça, França e Itália. Nos Estados Unidos recebeu o título de Doutor em Filosofia do Religious Science Institute. Chegou ao Brasil em 1930, com os imigrantes japoneses. Somente depois de 1951 começou a tomar maior impulso, porque suas obras começaram a ser publicadas em português. A sede está na capital paulista desde 1955; há uma Academia em Ibiúna, onde os fiéis se reúnem para o exercício de desenvolvimento espiritual. 

No dia l0 de agosto de 1952, autorizada pela Sede Internacional da Seicho-no-iê, no Japão, foi instituída a Sociedade Religiosa Seicho-no-iê no Brasil, hoje Igreja Seicho-no-iê. Está espalhada principalmente pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco. 

As primeiras obras da Seicho-no-iê editadas em português começaram a circular em Goiás por volta de 1970, sendo a principal difusão do movimento a realização de seminários, palestras e conferências por professores de filosofia da Seicho-no-ié. Brasilia já possui sua sede própria em edifício típico do Japão. Em Goiás, o primeiro templo construído foi o de Inhumas, e é dirigido pela comunidade local, sediando assim um importante núcleo. Em setembro de 1981 foi realizado um importante seminário no Ginásio Emmanuel, Goiânia. Os lucros das refeições vendidas foram revertidos para a construção do templo na capital goiana. 

Em Pernambuco, desde junho de 1975 começou a funcionar em Recife o Núcleo Central, com representações em Garanhuns, Caruaru, Olinda e Paulista. O Núcleo Central de Recife ainda é responsável pelos núcleos de Natal (RN) e João Pessoa (PB). Circula entre nós a revista Acendedor, órgão do novo movimento, cuja distribuição é gratuita e sistemática, bem como a de uma espécie de calendário com mensagens estimuladoras e positivas. 

Conclusão


O fato de no Seicho-no.ieísmo haver muitos milagres, não indica que é verdade. Os feiticeiros no Egito fizeram milagres diante de Moisés. Cristo disse que muitas pessoas vão comparecer diante dele e dizer que profetizaram, expulsaram demônios e fizeram muitos milagres, mas Cristo vai dizer que nunca as conheceu. A Bíblia diz que no fim do sistema atual, haveria muitos cristos aparecendo como salvadores da humanidade. E exatamente para isso que o seicho-no-ieísmo diz que existe, mas só apareceu no mundo em 1929. Diz a reportagem: "Seu objetivo é construir um paraíso terrestre onde não haja uma só pessoa que padeça de sofrimentos ou enfermidades." Por que o deus do seicho-no-ieísmo deixou a humanidade mergulhada no sofrimento e na maldade por milhares de anos, para aparecer somente em 1929? 

O Deus da Bíblia nunca desamparou a humanidade. Sempre esteve empenhado na sua salvação por meio de Cristo, desde o jardim do Éden, quando o próprio Deus sacrificou um cordeiro para tipificar o Cristo que havia de vir para salvar a humanidade, e que já veio e que salva realmente, não pelos nossos méritos, mas por sua morte vicária. 

A Seicho-no-iê é uma seita oriental que não entra em conformidade com nossa maneira de pensar e com a nossa maneira de crer. É simplesmente humanista, pensando no aqui e agora; muda os ensinamentos de Jesus; enfatiza o poder de cada pessoa em dominar sua mente, sua vida, sua felicidade. Conhecemos o poder da mente na saúde física e espiritual do homem; entretanto, é impossível realizar todos os bens anunciados pela Seicho-no-iê. 

Cristo quer que sejamos sal da terra e que anunciemos a verdade nua e crua. Cristo não mencionou apenas palavras agradáveis e positivas; trouxe também a repreensão, o julgamento. Falou também em cada um levar a sua cruz e segui-lO.

[Fontes Bibliográficas: WOODROW, Alain, As Novas Seitas, p. 228; DROOGERS, André, Ciências da Religião, Vol. II, p. 123; GARCIA, João Fernandes, artigo: "Profetas Falsos de Nossos Dias, Seicho.no-iê", Jornal Palavra da Vida, nº 89./1980; BIÖRK, Israel Carlos, artigo: "Quem São Eles? Seicho-no.iê, a Fraude Que Envolve 400.000 Brasileiros'' - Jornal Palavra da Vida, s.d.]

4 comentários:

  1. Se confiar em Deus é julgar e ainda acreditar que a criatura de Deus é mortal, frágil e finita, sujeita a doença e morte, seria o mesmo que não acreditar na perfeição da obra de Deus. Interpretação literal é fundamentalismo. O homem é sim perfeição, se manifesta qualquer coisa diferente disso é por sua postura mental em ilusão.

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  2. Eu creio na eternidade conforme os parâmetros que a Bíblia me ensina. E, para mim, qualquer conceito que fuja ou ultrapasse o que está escrito na Bíblia é do maligno. Fábulas e vãs filosofias que a mim não enganam. Entre Taniguchi Masaharu, Jesus e os apóstolos, eu fico com Jesus e os apóstolos, que foram fiéis aos ensinamentos e seguidores da doutrina de Jesus. Se isso é ser fundamentalista, assumo com muito orgulho o meu fundamentalismo.

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  3. Penso que a igreja não precisa falar mal de outras religiões para mostrar a sua validade. Se a pessoa vai a outra religião e se sente bem ela tem toda a liberdade para isso. Pois Deus não criou marionetes. Se fossem para ser todos iguais não haveriam 7 bilhões de pessoas no mundo que não são cristãs.

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  4. Cada pessoa segue a religião que gosta e se identifica, segundo a sua cultura e evolução espiritual. Tem pessoas que não despertaram para a Verdade Homem-filho de Deus e precisam crer no pecado e no mal para se observar. Se diz que o mal não existe porque não foi criado por Deus, então não possui existência permanente. Não significa que pessoas más e odiosas ou preconceituosas não existam no plano material, mas tudo isso desaparece quando o homem manifesta a imagem verdadeira de FILHO DE DEUS.
    Quando você evolui espiritualmente você percebe que o pecado e o mal são criações do ser humano. A concepção ocidental de pecado é um invento das igrejas para controlar os fiéis e força-los a pagar os dízimos, é uma forma de aprisiona-los. A Seicho No Ie é um ensinamento que liberta as pessoas da ilusão e traz felicidade. As pessoas começam a manifestar o afeto e o amor natural, porque reconhecem a sua natureza divina latente, não por medo ao castigo divino.
    O pecado não existe. O mal não existe. Eles não existem porque não são criações originais de DEUS perfeito, mas são criações do homem. O castigo de Deus também não existe, porque Deus não é um ser rancoroso, egocêntrico e defeituoso. Deus é só amor, felicidade, riqueza absoluta, gratidão. É até contraditório acreditar em um Deus com defeitos, um Deus que castiga e odeia a sua própria criação, mas tem pessoas que precisam acreditar no inferno para ver a existência do céu.
    Então, em definitiva, o ensinamento da Seicho No Ie é, não precisa crer no mal, no pecado, no castigo, porque Deus está sempre no nosso interior, nunca separado de nós. Deus é onipotente e onipresente. Deus não é um ser distante e não é maldoso, não castiga. Na Seicho No Ie se ensina que Deus te ama, não castiga porque ele é perfeito. As coisas que acontecem na sua vida são produto do seu carma positivo ou carma negativo, em conjunto com as ações palavras e pensamentos do seu cotidiano.
    Na Seicho No Ie há milhares de livros, a filosofia religiosa se baseia em muitos livros e textos sagrados pois Deus está em todas partes. Eu convido, com o devido respeito, ao escritor deste site a ler mais e se espiritualizar para crescer em compreensão para evitar os ataques infundados e sem informação fidedigna. Vamos transcender o fundamentalismo religioso. A espiritualidade e o conhecimento são muito importantes.
    Compreender que Deus é perfeito e se manifesta em todas as religiões e formas, em todos os lugares e ocasiões, é o ensinamento da Seicho No Ie. Em algum momento você vai entender que o amor de Deus é perfeito e que a criação de Deus é perfeita. Enquanto acreditar no mal e no pecado, só irá atrair para a sua vida essas coisas negativas. Pela lei divina que diz “os semelhantes se atraem” se você pensar no amor atrairá o amor, mas se pensar no ódio atrairá o ódio. É uma questão de evolução espiritual.
    Você é um filho de Deus perfeito. Deus te ama! Os filhos de Deus sempre procuram a Deus. Deus ama a todos, poque ele não é egocêntrico e rancoroso, é amoroso e infinitamente paciente com as suas criações. Deus está em todas as religiões, no catolicismo, no protestantismo, no candomblé, na umbanda, etc, etc, etc. Cada um tem a sua interpretação e a sua leitura e Deus aceita todas as interpretações porque ele não é um ser egoísta, é um ser amoroso.
    Muito obrigado, filho de Deus perfeito. Desejo todas as coisas boas para você e sua família. Seja feliz! Seja saudável! Seja próspero. Seja abençoado.

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