Total de visualizações de página

sábado, 10 de outubro de 2015

SE? SE! SE...

"Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno... Se ouvirdes a voz do Senhor... Se obedeceres aos seus... Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor..." - Deuteronômio 28:1, 2, 13, 15

Se - pronome (indica passividade ou reciprocidade)

  1. Indica ação que o sujeito pratica voluntariamente sobre si próprio.
  2. Fato que se passa com o sujeito e nele recai sem intervenção de sua vontade.
  3. Reação psicológica do sujeito diante de um fato que a provoca.
Podemos observar que não há na Bíblia um 'se' da parte de Deus. Deus é aquele que sempre cumprirá as suas promessas em relação aos seus filhos, que estejam dispostos a ouvirem sua voz. O 'se' está sempre do nosso lado, a escola entre a passividade ou reciprocidade sempre será nossa. Deus não muda a sua maneira de agir, hoje é o mesmo como no passado. Ele nos dá promessas a respeito das coisas que todos gostaríamos de ter, depende do que nós valorizarmos.

Em Mateus 6:33, em outras palavras Jesus disse: "Se vocês buscarem o reino do Pai, todas as demais coisas virão como consequência". No texto de Deuteronômio 28:1-4, a reação do Senhor seria a 'vitória' (leia também 2 Samuel 8:6; Salmo 44:3; 1 Coríntios 15:57 e 1 João 5:4). Em segundo lugar a promessa seria 'prosperidade' (Ler também Êxodo 23:32 Crônicas 26:5 e Provérbios 11:25). Entre outras passagens bíblicas do Antigo Testamento, cito os seguintes eventos:
  • Gênesis 13:9 - Abrão disse à Ló: 'Se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores à direita, irei para a esquerda' e Ló fez uma escola pela aparência... Se a mulher de Ló tivesse olhado para frente e para o alto, sua história seria outra.
  •  Ester 4:13-17 - Encontramos uma linda história... 'Se de todo te calares...' E Ester reconheceu que Deus a havia colocado naquela conjuntura, poderia ter ficado passiva (para complemento leia também 1 Samuel 12:14; 2 Reis 7:3-7; 2 Cr 7:14; Isaías 1:19, 20; Pv 2:1-7; 23:15; Jó 11:13-19, Josué 24:20 e Jeremias 29:13).

No Novo Testamento vamos encontrar o Senhor Jesus e também os apóstolos usando o 'se'. Encontramos a palavra discípulos 253 no NT, e à eles, Ele diz:
  • Mt 16:24 - "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me."
  • 17:20 - "...Se tiverdes fé como um grão de mostarda... Nada vos será impossível."
  • Marcos 7:16 - "E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celeste vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celeste não vos perdoará as vossas ofensas."
  • Lucas 19:40 - "Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão."
  • Jo 7:37 - "Se alguém tem sede, venha a mim e beba."
  • 14:23 - "...Se alguém me ama, guardará a minha palavra..."
  • Paulo em Romanos 8:9-11 diz: "...E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele... Se, porém, Cristo está em vós... Se habita em vós o Espírito... Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Leia ainda 10:9-14.
  • Em Hebreus 3:7, 8 encontramos: "Assim, pois, diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz [de Jesus], não endureça os vossos corações..."
  • Tiago 1:5 - "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus..."
  • Em 1 Jo 1:6-10; 2:1: "Se dissermos que mantemos comunhão com Ele... Se, porém andarmos na luz... Se dissermos que não temos pecado nenhum... Se confessarmos os nossos pecados... Se dissermos que não temos cometido pecado... Se, todavia, alguém pecar..."
Veja sempre as consequências, quanto tomamos uma atitude positiva com respeito ao 'se'. O Espírito Santo não força a ninguém. Ele, porém, insiste sempre, mas não tira o nosso livre arbítrio. Se aceitares, se esconderes, se clamares, se obedeceres, se creres, se confessarmos, se andarmos.

Quando um pai angustiado pela situação do filho disse a Jesus: "Se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos." Jesus respondeu: "Se podes! Tudo é possível ao que crê." Peço ao meu leitor, com a ajuda do Espírito Santo leia os textos e contextos sugeridos na sua Bíblia e certamente será grandemente edificado.

Para concluir chamo a sua atenção para um texto que diz que o Espírito Santo está esperando uma reação positiva da Igreja e nossa em particular. O texto abaixo tem sido usado para evangelizar, mas, na realidade é para os salvos, para a Igreja: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo." - Ap 3:20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário