Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

PAPO RETO - LOUVOR ANTROPOCÊNTRICO: O EGO NO LUGAR DE DEUS










"Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele!" (Salmos 68:4)
Neste artigo vamos entender que tipo de louvor é este em que temos o homem como centro, se podemos considerar este tipo de música como louvor, e se é aplicável ao culto racional a Deus canções centradas no homem.

O que é Antropocentrismo?


Antes de abordarmos sobre o "louvor antropocêntrico", vamos entender o significado do antropocentrismo.

Consiste na visão do mundo que tem o homem como principal referencial e está presente em todos os setores da sociedade contemporânea.

Antropocentrismo é uma doutrina filosófica que coloca a figura do ser humano como o "centro do mundo", relevando a importância da humanidade em comparação com as demais coisas que compõem o Universo. Ideologia, ou doutrina, de acordo com a qual o ser humano é o centro do universo, de tudo, sendo ele rodeado por todas as outras coisas.

O que é um louvor Antropocêntrico?


São canções que colocam o homem, suas ações, anseios, desejos e ambições como centro do louvor, usando o universo ao seu redor, incluindo Deus, Cristo, Espírito Santo, anjos e a Igreja como atores que trabalham em prol de seus objetivos.

As letras desse tipo de composição adotam esta linha que tendem a valorizar de forma excessiva as características, conquistas e planos feitos pelos homens, muitas vezes não aceitando que a vontade soberana de Deus possa ir na direção contrária, não aceitando o "não" como resposta para suas ambições. É uma teologia bizarra e distorcida, onde os valores divinos são estupidamente invertidos: Deus - o Criador - se torna servo e o homem - a criatura - se torna senhor.
"Ai daquele que peleja contra o seu Criador, daquele que não passa de um mísero caco entre os muitos cacos espalhados pelo chão. Porventura o barro pode reclamar ao oleiro: 'Que é isto que estás modelando?' Será que a obra que fazes pode protestar: 'Tens experiência? Mostra as tuas mãos!'" (Isaías 45:9). 
"Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: 'Por que me fizeste'" (Romanos 9:20).
Válido salientar que nem todas as canções que tem o homem como o centro são excessivas ou contrárias as Escrituras, trazem verdades, valorizam as características corretas do homem, não tentam colocar o homem no mesmo patamar ou acima de Deus. Mas no atual cancioneiro gospel, estas são raríssimas exceções.

O que é um louvor


Se pegarmos um dicionário e lermos o verbete "Louvor", encontraremos o seguinte significado: 
"Ato de enaltecer alguém ou alguma coisa; elogio, apologia". 
Pois bem, quando falamos em louvar a Deus, isso implica em enaltecermos ao Senhor, e essa prática pode ser individual ou congregacional. 

Hoje o louvor tornou-se sinônimo de música para a igreja contemporânea, todavia, louvar não se resume a cantar. Obviamente, os hinos ou cânticos espirituais podem ser usados com essa finalidade. Encontramos na Bíblia referências a música como parte integrante da liturgia. Paulo aos Efésios dá a seguinte instrução:  
"Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração" (Efésios 5:19).

Só que os velhos hinos e os salmos vêm perdendo espaço para as famigeradas músicas da indústria fonográfica gospel - afirmo sem medo de errar, de ser generalista ou exagerado que ao 70% dessas músicas tem interesse meramente comercial. 

A invasão do gospel X a liturgia do congregacional


A invasão de letras e melodias compostas por artistas desse segmento mercadológico começou timidamente nos anos 90, quando tais canções tinham um espaço no culto dividido com os louvores dos clássicos hinários - os chamados hinos congregacionais. Aos poucos, o hinário foi ficando obsoleto e em muitas congregações só existem as músicas do gospel. 

Bem, não irei aqui fazer apologia ao HCC, a Harpa ou ao Cantor Cristão, etc., até porque alguns dos hinos antigos também apresentam equívocos teológicos (já escrevi sobre isso) e outros estão obsoletos em seus vocabulários e arranjos sonoros. Determinadas letras não são inteligíveis por ostentarem termos que em nosso cotidiano entraram em desuso. Sobre melodias, algumas vezes na adoração cantada, precisamos expressar alegria, e os ritmos de cânticos centenários já não conseguem expressar alegria, estão envelhecidos e descontextualizados.

Já as músicas de hoje – no geral – apresentam outra espécie de problema: O grande problema é que o Gospel é um tipo de música feita com o intuito de vender. Enaltecer a Deus não é a primazia. Daí você me diz: "Estás julgando". Ao que eu respondo com ênfase e sem medo de ser feliz: "Sim, estou!!!"

O julgamento é uma análise, e para um bom discernimento é preciso estudar os frutos. Vamos lá. Reparem nas músicas cantadas no próximo culto e vejam quantas delas tem Deus como sendo o cerne das letras e quantas tem o homem no centro. Gostaria de listar alguns exemplos.

Uma das canções mais antropocêntricas que já ouvi (e o clipe ajuda bastante) é "Cheios do Espírito Santo", gravada por Thalles Roberto
Eis um trecho:
"Vou dizer, quem sou eu... Ahhhh  
Cheio de graça 
Cheio da bênção 
Cheio do fogo 
Cheio do manto 
Fica a vontade, chega mais perto 
Chega buscando 
Chega dando glória, e dá lugar irmão."
É perceptivo que o "eu" é o objeto de louvor. Outra música que vai na mesmíssima direção é "Nada Pode Calar Um Adorador" cantada por Eyshila. 
Observem o refrão:
"Adorar é o que sei 
Adorar é o que sou 
Nada pode calar um adorador 
Não existem prisões 
Que contenham a voz de quem te adora, oh Senhor."
Não estou fazendo uma refutação teológica dessas canções. Apenas atento para o fato de que elas não são litúrgicas. Até aceito alguém dizer que é um adorador e que ninguém cala um adorador, mas tal afirmação não coaduna com o louvor a Deus. A canção da Eyshila se enquadra no que chamo de "bem intencionada", porém, sem respaldo litúrgico. 

Para não dizer que sou um crítico desonesto, usarei um exemplo positivo de uma música gospel (uma rara exceção) que glorifica ao Senhor e pode ser usada como adoração congregacional. Trata-se de "Senhor e Rei", do grupo Toque no Altar (apesar do grupo ter muitas músicas ruins e de eu, particularmente, não gostar da maioria delas):
Analisemos a letra:
"Acima de Todos 
Acima de tudo 
Está o Senhor entronizado 
Os anjos e os homens 
Os céus e a terra 
Montanhas e mares declaram quem tu és 
Tu és Senhor e Rei 
Governas sobre o universo 
Justo e fiel 
Vestido de glória e poder 
Coroado estás 
Pra sempre reinarás."
Perfeito. Irretocável. "Não sobrou" nada para o homem aí. Nosso louvor deve ser para enaltecer a Deus tanto pelo que Ele faz, mas sobretudo pelo que Ele é. Não são apenas os atos do SENHOR que devem ser louvados, os Seus atributos também. É isso que vemos fazer Moisés (Êxodo 15) e Maria (Lucas 1) com seus cânticos. Da mesma forma os diversos Salmos, dentre eles os compostos pelos coraítas (por exemplo o Salmo 48). 

Não poderíamos aqui esquecer de um cântico da igreja primitiva que o apóstolo Paulo registra em sua epístola aos irmãos de Roma:
"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém" (11:36).

Agora vejam o contraste entre o versículo acima e a letra  - famosíssima entre os crentes, cantada e recantada por muitos  - "Conquistando o Impossível" gravada e cantada por Jamily (e que, inclusive, também foi gravada e cantada por Luan Santana):
Vamos direto ao refrão, que é a síntese de toda a canção:
"Campeão, vencedor 
Deus dá asas, faz teu voo 
Campeão, vencedor 
Essa fé que te faz imbatível 
Te mostra o teu valor 
Tantos recordes 
Você pode quebrar 
As barreiras 
Você pode ultrapassar 
E vencer."
Me perdoe a maioria que gosta, mas é uma canção extremamente humanista com um apelo motivacional que enfatiza tanto os atributos do ser humano que diz que a fé (não necessariamente salvífica) mostra o valor da pessoa e não o valor do Deus que "dá as asas" para que o homem possa "voar". 

Na mesma "pegada" vem o "mega hit" a horrível - sob todos os aspectos -  "Raridade" (essa mereceu um artigo específico - quem quiser ler, clique ➫ aqui), interpretada por Anderson Freire:
"Você é precioso 
Mais raro que o ouro puro de Ofir 
Se você desistiu, Deus não vai desistir 
Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair."
Este é apenas um trecho equivocado de tantas outras frases infelizes que existem nessa música (quando escrevi o artigo sobre ela, quase fui "linchado" por quem gosta dela). E ela foi uma das mais executadas recentemente e ainda hoje é muito cantada, inclusive por descrentes (assim como a da Jamily). 

Além de exaltar a preciosidade(?) do ser humano – o que não é aceitável num louvor – inverte um versículo da Escritura. Vejamos o contexto em que é dito que o homem será raro como o ouro de Ofir:
"Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores. 
Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz. 
E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos. 
Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir" (Isaías 13:9-12).
Observe o contexto, faça a análise sintática e exegética. Essa passagem fala de destruição. O Dia do SENHOR virá e os ímpios serão esmagados. Os ímpios são a grande maioria dos seres humanos, o remanescente fiel é um grupo pequeno se comparado ao dos réprobos. Por isso que o homem se tornará precioso como o ouro. Precioso, raro, aqui significa escasso. Isaías, falando da parte de Deus não louva o valor intrínseco do ser humano, ele traz uma mensagem de juízo para a humanidade caída e depravada.

Conclusão


A grande falha nos "louvores" atuais é tirar o foco da majestade e da grandeza do nosso Deus para dissertarem acerca dos dilemas humanos, das tribulações da vida ou até mesmo a exaltação do cristão como se ele por si só fosse o responsável por perseverar em meio as lutas e tentações. 

Por isso, quando você estiver no culto, quando começar o período de louvor faça a seguinte pergunta a si mesmo: Eu estou realmente louvando a Deus? Estou louvando ao cantar músicas que carregam uma carga dramática de dilema pessoal? Estou louvando a Deus quando a canção subverte uma passagem da Escritura (caso explícito da música "Raridade")? É hora de nos voltarmos para a adoração que tem o princípio joanino: "Que Ele cresça e que eu diminua" (João 30:30).

Finalizo com um encorajamento aos músicos cristãos que amam ao SENHOR e a sua Palavra: Cantem as Escrituras. Componham hinos que exaltem os atributos maravilhosos do Criador. Formulem melodias que levem a reflexão e a contemplação. Evitem os jargões sentimentais e saibam que liberdade poética não existe quando temos um Cânon que subscreve a forma de prestarmos culto. 

Orem para que seus cânticos sejam de exaltação ao Deus trino e busquem apresentar o evangelho da graça ao cantar dentro e fora da igreja. Que o bom Deus vos capacite e que com a sabedoria do céu, os auto-louvores (diferente de altos louvores) sejam trocados por canções que engrandeçam e glorifiquem ao Rei dos reis.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 

5 comentários:

  1. Parabéns meu irmão. Temos que estudar e discutir SIM os textos tocados nas igrejas, no contexto litúrgico. Seja a igreja tradicional, pentecostal, neopentecostal, futurista e etc... TEMOS QUE DISCUTIR, pra evitar que entreguemos louvor à homens, ao invés de à Deus.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu irmão, eu já conversei com o ministério de louvor para não cantar essas músicas antropocentricas .Agora com esse seu artigo ficou ainda mais claro.Uma coisa também, não sei se o irmão concorda comigo é chamar Jesus de você nas canções.

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito importante, só a verdade vai nos libertar.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, foi uma explicação maravilhosa.

    ResponderExcluir