Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

ESPECIAL SEITAS: POMPOSAS EDIFICAÇÕES ALICERÇADAS SOBRE AREIA MOVEDIÇA

Imagem relacionada

"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras" (2 Coríntios 11:14,15).
Seitas – O que lhe vem à mente quando ouve esta palavra? Talvez você imagine um grupo de pessoas alienadas da sociedade em algum vilarejo longínquo com roupas esquisitas e rituais macabros.

Infelizmente a verdade é bem diferente do que se pensa. Elas estão em toda parte da sociedade e se alastram como epidemia. Não escolhe posição social, raça ou credo. Estão entre as camadas pobres e também entre a elite social. Muitos artistas são verdadeiros cartões postais das seitas, que através dos meios de comunicação entram em nossos lares e difundem seus ensinamentos.

Como identificar uma seita


Com o surgimento de tantas religiões alternativas, novas doutrinas ramificadas até do próprio cristianismo, não é de admirar que as pessoas se confundam na hora de optar por uma nova fé, ou de simplesmente, se simpatizarem por elas. 

A semelhança com o cristianismo, muitas vezes, pode gerar um certo sentimento familiar, e os bons objetivos da crença podem criar no novo adepto, a certeza de ter encontrado a "religião certa". Atualmente calcula-se que existam no mundo mais de 10.000 seitas e cada ano que passa surge mais uma com doutrinas e ensinamentos contrários à Palavra de Deus, levando mais e mais pessoas para o engodo satânico da religião. 

Mesmo apontando aspectos sociais e pessoais positivos, muitas religiões abandonam as principais doutrinas cristãs, e este é um sério fator a ser observado por todos os que não pretendem se desviar destes princípios. E por isso, com este artigo, pretendo ajudar no nosso conhecimento a respeito de algumas seitas.

No geral, todas as seitas, considerando-se seus aspectos distintos, têm o mesmo objetivo: deturpar a Palavra de Deus através de verdadeira lavagem cerebral que cega o entendimento e embrutece o discernimento. Os adeptos e seguidores de senha se destacam pela soberba e a arrogância de seus discursos, sempre muito eloquentes e bem articulados. 

Um outro ponto que as caracteriza, é que seus líderes sempre afirmam ter recebido uma "nova revelação" ou apresentam "novas propostas", que confrontam frontalmente princípios básicos que fundamentam o evangelho, como a ressurreição e a volta de Cristo, por exemplo.

Objetivo das seitas


O próprio Senhor Jesus Cristo já havia profetizado à este respeito quando disse que nos finais dos tempos apareceriam falsos cristos e falsos profetas e enganariam a muitos. E o que temos visto é exatamente isto; engano, falsidade e corrupção entre esses movimentos. 

Seus líderes são verdadeiros carrascos, impondo o medo, controle espiritual e psicológicos sobre seus adeptos, que, conforme já dito, recebem uma verdadeira lavagem cerebral. A mente é justamente o principal alvo dos líderes e fundadores de seitas. Uma vez que conseguem perverter a mentalidade de uma pessoa, para livrá-la de seus tentáculos venenosos é muito difícil. 

Suas organizações são verdadeiros impérios financeiros, muitas vezes construído com dinheiro ilícito de fontes obscuras e ilegais. Mas o que os fascinam mesmo, é o poder e o dinheiro, e para consegui-los, não medem esforços, chegando a empregar até mesmo a violência. 

A proliferação religiosa hoje, é um fenômeno que recebe cada vez mais atenção, dos teólogos, sociólogos e psicólogos que estão perplexos diante da caótica situação religiosa do nosso mundo. As seitas constituem atualmente um grande desafio para a Igreja de Cristo sobre a face da Terra. 

Pregando uma falso evangelho com falsas promessas e muita libertinagem (pecado, arrependimento, santidade e mudança de vida são questões relativizadas e, em muitos casos, até mesmo desdenhadas) elas conseguem arregimentar um grande número de pessoas para as suas fileiras e o perigo não é só do ponto de vista teológico, mas também público, já que trazem com o seu "modus vivendi" (modo de viver) um grande transtorno para a sociedade de modo geral. 

Há seitas que proíbem a transfusão de sangue, uso de anticoncepcionais para o controle da natalidade, que sirvam as forças armadas, que votem, que trabalhem em determinado dia da semana, etc…

SEITAS CRISTÃS E NÃO-CRISTÃS


O surgimento de movimentos religiosos, supostamente cristãos, nos últimos 150 anos, tem lançado um grande desafio à igreja. Esses grupos falam de Deus, de Jesus e da Bíblia, mas negam as principais doutrinas da fé cristã. Desses, que a partir de agora chamaremos de "seitas cristãs", conheceremos os mórmons e as testemunhas de Jeová. 

Daremos também, uma rápida abordagem sobre uma seita que não está ligada ao cristianismo e quem tem ganhado seu espaço no mundo na mídia ao ter como adeptos, pessoas famosas: a Cientologia.

Qual a Necessidade de Conhecer Este Assunto?


Há pelo menos três motivos por que é importante estudar e conhecer a respeito de seitas religiosas. 
  • Primeiro, os cristãos precisam combater movimentos que imitam ou falsificam o cristianismo e desvirtuam suas doutrinas. 
  • Em segundo lugar, devemos estar cientes das razões pelas quais alguém se une a uma seita, a fim de que possamos atender suas necessidades e trazer a pessoa para uma comunidade cristã. 
  • Em terceiro lugar, precisamos estar a par da teologia das seitas para que possamos alertar familiares e amigos, prevenindo-os do erro e levando-os a buscar a verdade.

Por que Seita?


Antes de abordarmos algumas das seitas cristãs e não-cristãs, é preciso definir o significado da palavra seita. Alguns a consideram ofensiva, e preferem chamar os grupos não-cristãos e outros de menor expressão de "religiões alternativas" ou "novos movimentos religiosos". 

O termo seita é descritivo e de nenhuma maneira pejorativo. Seitas cristãs são grupos que dizem seguir os ensinamentos de Cristo, mas negam as crenças básicas do cristianismo. Para a historiadora Ruth Tucker, em seu livro Another Gospel (Outro evangelho), seita é um grupo religioso cujo fundador diz ter recebido uma revelação especial de Deus. 

Esta é geralmente transmitida por meio de escritos "inspirados", com o intuito de proclamar mensagens que não estão na Bíblia. Tucker diz que a maioria das seitas apresenta uma estrutura de liderança autoritária, com normas de conduta legalistas, são exclusivistas em suas ideologias e geralmente perseguem os que se opõem.

Por que as Pessoas se Filiam às Seitas?


Os estudiosos e os indivíduos que tiveram experiência em "desprogramar" ex-adeptos afirmam que as pessoas se aliam às seitas por terem se desiludido com as igrejas em geral ou por se sentirem desamparadas; fazem parte do rol de membros, mas afirmam não receber a ajuda de que necessitam. Outros reclamam não ter recebido "oportunidade".

Muitas vezes essa "carência" vem da vontade de se sentirem amadas (geralmente por virem de lares desfeitos). Há também aquelas pessoas que desejam seguir um líder carismático. Converter membros de uma seita é tarefa difícil, pois dizem ter certeza de que a doutrina que seguem é a "verdade" e porque, normalmente, suas crenças já estão bem fundamentadas.

Crenças Comuns às Seitas


A seguir, apresentamos algumas crenças comuns à maioria das seitas, relacionadas a preciosas doutrinas cristãs.

Escrituras - A maior parte das seitas cristãs nega a autoridade da Bíblia em assuntos de fé e conduta, dizendo que ela é falha, incompleta e que foi escrita para pessoas de épocas passadas. Para corrigir as supostas discrepâncias, os fundadores de cada seita escreveram os próprios livros, entre eles, O Livro de Mórmon, de Joseph Smith, Ciência e Saúde, de Mary Baker Eddy, Estudo nas Escrituras, de Charles Russell e O Princípio Divino, de Sun Myung Moon.

Deus - As seitas cristãs adoram um deus diferente do Deus da Bíblia e negam a Trindade. (São unitarianas em vez de trinitarianas.)

Jesus - As seitas cristãs negam a divindade de Jesus. Reconhecem-no como ser humano, mas, não, como Salvador (Há as que negam sua volta e/ou dizem que Ele já voltou encarnado em algum personagem histórico, que já esteve presente aqui ou acolá.)

Salvação - As seitas cristãs não pregam a justificação pela fé. Sua doutrina é a da salvação pelas "obras", principalmente por meio de trabalho em favor da própria seita, como o evangelismo, por exemplo. Há ainda as que afirmam que "uma vez salvo, salvo para sempre", tirando, assim, qualquer responsabilidade com os princípios da santidade e do arrependimento (já que "não existe mais pecado", se preocupar com o que?).

Satanás - Dão sempre um jeitinho de negar a existência dele ou de minimizar sua atuação. 

Compreendendo as Seitas


Existem seitas inseridas em todas as culturas do mundo. Para compreender como elas se desenvolvem e deturpam as Escrituras, estudaremos duas que são conhecidas pela maioria dos cristãos: os Mórmons e as Testemunhas de Jeová. Essas seitas já se espalharam por todo o mundo e seus adeptos valem-se de estratégias de evangelismo bem "agressivas" ao apresentar sua crença tanto a não-crentes como a cristãos "nominais" - esses, aliás, são presas fáceis, já que seu relacionamento com Deus é superficial.

Seitas clássicas 

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)


Das religiões que foram fundadas nos Estados Unidos, essa é a que obteve maior sucesso. Seus adeptos declaram que sua denominação é a restauração da verdadeira igreja. A seita teve início com Joseph Smith Jr. (✰1805/✞1844), nascido em Sharon, Vermont, em 1805. 

Ele foi o quarto de dez irmãos, filhos do casal Joseph e Lucy Smith. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a maior seita cristã, com aproximadamente onze milhões de membros (cinco milhões só nos Estados Unidos) espalhados por aproximadamente. 

• Crenças - As crenças dos mórmons baseiam-se em três textos sagrados: o Livro de Mórmon, Doutrina e Alianças e A Pérola de Grande Valor,e também nos ensinamentos de Joseph Smith e Brigham Young. 

Deus - Os mórmons acreditam que Deus foi um indivíduo que habitava o planeta Kolob(?) em algum lugar do Universo. 

Jesus - Os mórmons acreditam que Jesus tem o status de "primogênito" de Deus por ser o primeiro de muitos filhos.  Brigham Young ensinava que Cristo era o filho do Deus-homem que domina sobre este planeta e que engravidou Maria. (Portanto Jesus foi o único filho de Deus a assumir forma física.) Alguns mórmons acreditam que o casamento realizado em Caná, mencionado na Bíblia, era de Jesus e que ele teve várias esposas, dentre elas as irmãs Maria e Marta. Afirmam ainda que Cristo teve filhos.

Seres humanos - Os Mórmons não acreditam no pecado original, nem que a humanidade seja pecaminosa. Em vez disso, afirmam que podemos nos tornar deuses. ("Deus já foi como o homem, logo os homens também podem vir a ser como Deus", dizem eles.) 

Outras crenças - Os mórmons pregam que Adão teve várias esposas e não acreditam que o primeiro casal tenha pecado. Crêem que o jardim do Éden se localizava no Missouri, que Abraão, Isaque e Jacó agora são "deuses" e que Sião é a América do Norte, e não Israel. Acreditam ainda que as dez tribos perdidas de Israel serão reunidas nos Estados Unidos e restauradas à sua condição original.

Testemunhas de Jeová 


As testemunhas de Jeová são a segunda maior religião fundada na América e conta com dez milhões de membros. Desses, 25% vivem nos Estados Unidos. Foi fundada por Charles Taze Russell, nascido em Allegheny, Pensilvânia, em 1852 (✞1916). Em 1879, ele publicou a revista que seria a precursora de A Sentinela e, em 1884, formou a Sociedade da Torre de Vigia. A partir de 1931, o grupo passou a chamar-se Testemunhas de Jeová, nome inspirado em Isaías 43.10. 

As Crenças das Testemunhas de Jeová As testemunhas de Jeová baseiam sua teologia em uma tradução extremamente literal da Bíblia que eles mesmos realizaram (a Tradução do Novo Mundo de 1961). 

Deus - As testemunhas de Jeová não acreditam que Deus seja trino, e também não creem que o termo "Deus" seja bíblico. Preferem usar Jeová – nome que também não figura na Bíblia e que foi "inventado". 

Jesus - As testemunhas de Jeová afirmam que Jesus era o arcanjo Miguel, uma "pessoa-espírito" que abdicou de sua natureza espiritual ao tornar-se humano. Creem que Jesus foi crucificado num poste e que sua morte foi um resgate pago a satanás, e não para nos representar. Pregam que o sacrifício de Cristo não traz salvação e que a ressurreição de Jesus foi espiritual, e não física. 

Crenças - As testemunhas de Jeová alegam que o mundo foi criado em 46.000 a.C. (7.000 anos para cada um dos seis dias da criação e mais 4.000 anos desde o tempo de Abraão até hoje.) Dizem que apenas 144.000 pessoas irão para o céu (baseando-se em Apocalipse 7:4 e 14:1-5) e que o anticristo é o clero cristão. 

A besta, da qual fala o livro de Apocalipse, seria as Nações Unidas e, segundo eles, satanás controla tanto as igrejas católicas como as protestantes. As testemunhas de Jeová opõem-se aos "reinos deste mundo" e não tomam parte nos governos (nem sequer votam). Não servem ao exército, não pegam em armas (você nunca irá encontrar um membro das TJs. trabalhando nas forças de segurança) e não cantam o Hino Nacional. Além disso, não celebram o Natal ou a Páscoa (considerados "feriados pagãos"), nem mesmo comemoram aniversários.

A Igreja da Cientologia 


A Igreja da Cientologia foi fundada nos anos 50 por L. Ron Hubbard (✰1911/✞1986), um jornalista e escritor de ficção científica. Em 1949, ele afirmou presunçosamente: 
"A maneira mais fácil de se ficar milionário é fundar uma religião". 
A Igreja da Cientologia, religião "inventada" por Hubbard, baseia-se em seu livro "Dianetics: The Modern Science of Mental Health (Dianética: a ciência moderna da saúde mental)". De acordo com Hubbard, todos estamos aprisionados por lembranças ruins e experiências traumáticas, que ele chamava de engramas. Segundo ele, precisamos trazê-los à tona para que possamos eliminá-los. Hubbard fundou a Igreja da Cientologia em Washington, no ano de 1955. A sede atualmente fica em Los Angeles. 

Outras crenças - Os seguidores da cientologia afirmam existir muitos deuses (politeísmo) e que Jesus foi um ser humano que conseguiu "limpar" a mente. Dizem também que não existe pecado original, nem céu e inferno. Segundo eles, alcançamos a salvação "limpando" a mente para que a alma seja liberta do ciclo cármico da reencarnação.

Conclusão


Nos dias de hoje, cabe a nós, cristãos, tomar muito cuidado com as novas denominações evangélicas também. As seitas, como foram vistas, se desviam do cristianismo em seus princípios, e da mesma forma, algumas denominações ditas "evangélicas", têm se desviado do próprio evangelho. 
  • CUIDADO – quando o abandono do pecado e o arrependimento deixam de ser pregados, quando nomes humanos passam a ser aclamados, e ansiados até mais que o próprio Cristo, quando a igreja promove culto ao homem e não a Deus, é porque neste caso, Ele já deixou de ser o centro. Evangelho onde Cristo deixa de ser o centro, já deixou de ser o Evangelho! 
Estes são só alguns exemplos, dentre muitos, que não caberia nesse artigo por falta de espaço, mas com certeza já deu para perceber que o perigo das seitas já está virando uma questão para as autoridades públicas se preocuparem. 

Felizmente muitos governos já estão tomando providências nessa questão. Talvez você esteja raciocinando neste momento: "Eu nunca participaria de tais movimentos". Será? É possível que você faça parte de uma seita e não saiba, talvez não tão perigosa como as citadas acima, mas perigosa do ponto de vista espiritual e teológico. 

Não são só as seitas exóticas como as da África que oferecem sacrifícios humanos, ou as apocalípticas de Marshal Applewhite (Porta do Céu) que precisamos nos preocupar. Existem aquelas que estão talvez perto de sua casa, que aparentemente são inofensivas, que são classificadas até mesmo de "cristã", quem sabe você conheça um amigo ou parente que faça parte dela, essas não deixam de ser também perigosas.

Escapemos deste mal – olhos e corações atentos às Escrituras - em sua integralidade, texto e contexto -, espírito ligado ao Espírito, ouvidos atentos à voz do Mestre, assim poderemos nos proteger tanto das seitas, quanto do falso evangelho!
"Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!  
Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!  
Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas 1:8-10, grifos meus).
[Editora Betânia; CAPC]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário