Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de agosto de 2019

LIVROS QUE EU LI - "O HOMEM DO CÉU", IRMÃO YUN COM PAUL HATTAWAY

Resultado de imagem para Imagem do livro O Homem do Céu
                                                                                   Resultado de imagem para Imagem do irmão Yun

"Talvez algum dia eu seja morto por causa do evangelho em um país muçulmano ou budista. Se você ouvir esta notícia, não chore por mim. Chore pelos milhões de almas preciosas escravizadas por satanás, as quais não têm quem lhes pregue o evangelho" (Irmão Yun).
"Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus; pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento" (Apóstolo Paulo em Filipenses 1:27-30).
  • Impacto: impressão ou efeito muito fortes deixados por certa ação ou acontecimento (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). Leitura de Impacto é uma leitura que produz uma impressão muito forte. Foi o que eu senti ao ler "O Homem do Céu", do Irmão Yun com Paul Hattaway.
O primeiro pensamento que tive após ler o livro do irmão Yun foi: eu não sou crente. Você pode achar exagerada essa afirmação. Até porque não há como comparar China e Brasil, o estilo de vida deles e o nosso, mas eu não consegui pensar em nada mais além disso, depois de ler e ficar estarrecido com o que se passa com os verdadeiros cristãos chineses - e que não é divulgado pela grande mídia -, sua fé, sua luta e sua vida.

Uma história, uma vida... um legado


Liu Zhenying mais conhecido por Yun, nasceu em 1958, ano bissexto do calendário chinês. Em uma pequena vila rural na comarca de Nanyang no sul da Província de Henan, na China.

Yun conheceu o Evangelho e depois disso criou uma paixão gigantesca por Deus e uma sede insaciável pelo Evangelho, por Jesus e uma vontade de compartilhar essa boa nova que ele havia descoberto. Primeiro, ele literalmente ganhou uma Bíblia de Deus. Não havia muitas Bíblias naquela época.

Um relato do livro:


                             Imagem relacionada
"Naquela época, havia pouquíssimas Bíblias na China. Ninguém tinha permissão para ler outro livro além do pequeno livro vermelho de Mao (Tse Tung). 
Se alguém o pegasse com uma Bíblia, ela seria queimada e ele e sua família, espancados com crueldade no meio da vila" (pg. 26).

Testemunho


A palavra testemunho é citada em diversas passagens e tem dois sentidos na Bíblia: 
  1. Ter bom testemunho, que significa testificar através dos atos com uma reputação que aponta para Cristo. 
  2. Dar testemunho, que é o relato através de um depoimento, seja escrito ou falado.
Quando andamos segundo a palavra de Deus, damos um bom testemunho de como é ser um cristão. E quando falamos da nossa experiência com Cristo, estamos dando testemunho do Seu favor em nossas vidas.

O livro e o protagonista são contemporâneos. O irmão Yun nasceu em 1958, portanto está com 61 anos. Isso nos coloca muito próximos dos acontecimentos narrados no livro. O Irmão Yun é um camponês muito simples, sem letras, que se converteu através de um milagre – a cura de um câncer do seu pai – aos 16 anos, e a partir daí, tornou-se literalmente um "escravo do Senhor Jesus". Seria o primeiro de inúmeros milagres que aconteceriam na sua própria vida e através da sua instrumentalidade.

O Irmão Yun relata no seu livro três prisões, duas na China e uma em Mianmar (antiga Birmânia). Os detalhes das torturas, das humilhações, dos sofrimentos, do seu jejum de 74 dias – Isto mesmo: jejum de 74 dias! – transformam este livro num depoimento muito cru e muito cruel; ao mesmo tempo é um cântico de vitória pelos livramentos e pelo amparo constante do Senhor Jesus.

"Bíblia pura"


O livro, na tradução em português, tem 333 páginas. Deve ter mais de 500 citações da Palavra de Deus, cada uma delas aplicada a uma situação particular vivida pelo Irmão Yun. Cada chicotada, cada golpe de cassetete elétrico, cada chute, cada murro sofrido por este cristão autêntico justificava a menção de um trecho da Palavra. 

O próprio título do livro, "Homem do Céu", surgiu de uma dessas situações. Na sua primeira prisão, com o intuito de dar um aviso em voz alta aos irmãos que continuavam reunidos em oração, a fim de que percebessem que a polícia estava perto, ele se fez de louco (a exemplo de Davi diante de Abimeleque) e gritou bem alto: 
"Eu não sou daqui, eu sou do céu!". 
Mas não só de citações da Bíblia o livro é rico. Em muitas ocasiões da vida do Irmão Yun, é como se o próprio livro de Atos estivesse acontecendo novamente. 

Durante a sua segunda prisão na China, depois de ter suas pernas quebradas para que não fugisse, ele foi avisado pelo Espírito Santo que devia sair. Suas pernas foram curadas, os portões foram abertos, os guardas pelos quais passou não o viram, e quando chegou à rua havia um táxi parado na frente da prisão. Cinco minutos depois, foi dado o alarme, mas, pela misericórdia de Deus, ele já estava livre e assim permaneceu durante o tempo necessário para ir a um país do Ocidente.

Dá pra sacar como era a tensão naquela época. Yun orou compulsivamente até que Deus tocou no coração de um idoso que tinha uma Bíblia enterrada e veio entregar a Yun, a partir daí ele começou a devorar o texto sagrado, fazendo com que Yun lesse a Bíblia inteira e logo depois passou a decorar um capítulo por dia. Depois de 28 dias ele já sabia o livro de Mateus de cor. Leu rapidamente os outros três Evangelhos antes de passar para o livro de Atos e começar a decorá-lo.

Com isso o ministério de Yun foi apenas uma conseqüência de seu amor por Deus, sua busca incansável e seu desejo de levar a Palavra para outros chineses que não conheciam a Cristo. Daí em diante a própria ele pregava cada vez mais, e a perseguição também continuou. Veja como foi o dia de seu casamento:
                                              Resultado de imagem para Imagem do livro O Homem do Céu
"Fomos ao cartório de registro civil. Respondemos a algumas perguntas e preenchemos os formulários com nossos nomes. 
Ao terminamos, o funcionário pediu a Deling (sua quase esposa) para sair e me esperar do lado de fora. Depois mandou que eu fosse para outra sala. 
Ele havia notado que meu nome constava da relação de Procurados do Departamento de Segurança Pública. Logo, vários policiais chegaram e me levaram preso. 
Foi assim que começou nossa vida conjugal. E, apesar de tudo, Deling nunca me abandonou nem lamentou a existência para a qual Deus a chamou. Decidiu percorrer o caminho da Cruz" (pg. 42).
Essa foi mais uma das primeiras das inúmeras prisões que este corajoso irmão teve. Mas ao mesmo tempo em que as perseguições aconteciam mais vidas se convertiam e mais o Evangelho de Cristo era propagado na China. Pessoas eram curadas, vidas transformadas e todos viam o poder que há no nome de Jesus.

A igreja na China


Existem dois tipos de igreja na China: a Igreja Doméstica, ao qual o irmão Yun é líder, e a igreja permitida pelo governo, que é o Movimento Patriótico das Três Autonomias.

Sendo bem direto, essa igreja do Movimento Patriótico ela prega, ensina e faz o que o governo quer, já a igreja Doméstica é mais underground, ou seja, não obedece ao Governo. Prega a Cruz, batiza em águas, enfim, prega a Bíblia em sua totalidade.

Os capítulos finais contam uma história mais triste – a decepção do chinês diante da igreja ocidental. Realmente, depois da leitura do livro, nós mesmos ficamos decepcionados com o que vivemos. Estamos muito distantes da Igreja de Atos, por mais que cresçamos em números, em templos, em estatísticas, em métodos.

Além da decepção, ele também suportou oposição e calúnia no mundo livre. Em 2000, quando se preparava para pregar no Canadá, uma onda de acusações falsas o atingiu pela Internet, dizendo que o jejum de 74 dias nunca acontecera, que suas pernas nunca foram quebradas, e que ele não era reconhecido pela Comunidade Sinim (as igrejas nas casas da China). Mais tarde, o Irmão Yun escreveu: 
Resultado de imagem para Imagem do livro O Homem do Céu
"Este novo tipo de perseguição não era mais fácil de suportar do que a perseguição física na China. Era apenas diferente".

Missões


O Irmão Yun é um dos líderes atuais do movimento chamado Volta a Jerusalém, que nasceu nos anos 20 do século passado, como um desejo dos cristãos da China de refazerem a antiga rota da seda na direção contrária: do Extremo Oriente para o Oriente Médio. 

O alvo não é Jerusalém em si, mas levar o Evangelho para as populações existentes entre a China e Jerusalém, a grande maioria formada por muçulmanos, budistas e hinduístas. E a rota da sede do movimento Volta a Jerusalém é exatamente o que modernamente se convencionou chamar de Janela 10/40.

Conclusão


Resultado de imagem para Imagem do irmão Yun
"Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos, nas mãos de um grande Deus."
Tem muita coisa para se falar do irmão Yun, muitas experiências. Algumas como quando emagreceu mais de 14 quilos (no período em que ficou os 74 dias de jejum). Todo lugar que ele chegava às pessoas aceitavam a Jesus, tamanho era o poder de Deus que emanava desse homem. Livramentos de cadeias, de surras, espancamentos, campos de trabalhos forçados. Mas Deus sempre estava como ele e jamais permitiu que o governo tirasse sua vida, se bem que ele chegou bem perto disso.

Yun ficou vários anos preso, sofreu muito fisicamente e psicologicamente. Mas jamais negou sua fé e nunca deixou de falar de Jesus para quem estivesse ao seu alcance. Deus lhe concedeu uma graça que foi conseguir asilo político na Alemanha. No ano de 2001 ele desembarcou m Frankfurt para uma vida de mais tranqüilidade. Mas mesmo assim, irmãos chineses tem o projeto missionário que é ir da china até Jerusalém a pé, passando por todos os países muçulmanos do oriente médio pregando o Evangelho. Eles sabem que muitos jamais voltarão.

Detalhes do produto

  • 336 páginas
  • Editora Betânia 
  • Edição: 1 (30 de julho de 2019)
  • Idioma: Português
  • Avaliação média:

                                     
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 

Um comentário:

  1. Pr. Léo,eu preciso adquirir este livro,esse é o tipo de livros que gosto muito.

    ResponderExcluir