Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de junho de 2019

PORQUE DEVO SER GRATO A DEUS?


Imagem relacionada


O texto desse artigo é o esboço da ministração realizada por mim, no culto dominical (02/6) da igreja onde congrego. O texto básico para a mensagem é o Salmo 116:12
"Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?"
São inúmeros os benefícios que todo ser humano recebe diariamente da parte de Deus, desde o ar que respiramos até o sol que nos aquece. E quando falamos dos que foram alcançados pelo poder do evangelho, os benefícios são infinitamente maiores, temos a alegria da salvação, o consolo do Santo Espírito, a orientação da santa palavra de Deus e uma infinidade de outras bênçãos da parte de dEle, tantas coisas que nos faltaria tempo para agradecer ao Senhor diariamente por cada uma delas.

Mas a questão que o salmista coloca é: que poderemos oferecer a Deus para tentarmos retribuir estas coisas maravilhosas que dEle temos recebido? Será que você tem alguma ideia de como fazer isto?

Quem sabe, poderíamos retribuir os benefícios de Deus lhe ofertando o nosso dinheiro? Mas neste caso nos encontraríamos apenas devolvendo o que já é dele, pois todo ouro e toda prata foram por Ele criados e a ele pertencem 
"Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos" (Ageu 2:8).
Poderíamos, talvez, pensar em retribuir os benefícios do Senhor através de uma vida de santidade. Mas também neste caso esbarraríamos em um serio problema, a nossa natureza pecaminosa que não nos deixa estar totalmente isentos de pecado. Por mais que nos esforcemos para ser santos, nunca atingiremos nesta vida o estado pleno da santificação já que a palavra de Deus garante que não há homem algum que nunca peque: 
"Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque" (Eclesiastes 7:20).
Assim o esforço da santificação, para o propósito de retribuir a Deus pelos seus benefícios é inútil, pois os nossos melhores atos de justiça diante do Deus santo podem ser comparados a trapo de imundícia: 
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam" (Isaías 64:6).
Talvez ainda pudéssemos pensar em retribuir os benefícios de Deus para conosco através da prática de boas obras, mas a palavra nos adverte que andar nelas não é nada mais do que nossa obrigação, pois o justo e as boas obras foram criados um para o outro: 
"Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:10).
Mas então se coisas como ofertar para a obra de Deus o nosso dinheiro, buscar viver uma vida de santificação e de pratica de toda boa obra não passa, na verdade, de um dever nosso. O que poderíamos oferecer então a Deus para retribui-lhe os seus benefícios?

Na verdade não há nada que possamos dar a Deus para lhe retribuir os seus benefícios, mas ocorre ao salmista algo que podemos fazer, podemos receber de bom grado os seus ricos favores. Por isto ele decide, no verso 13: 
"Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor".

A importância da gratidão


Hoje em dia vemos as igrejas lotadas em dias de campanhas, buscando bênção, prosperidade, respostas e vitórias da parte do Senhor. Porém, o que o Senhor espera de nós? O que você pode dar para Deus, pelos benefícios que Ele tem feito em sua vida? 

O salmista estava passando por um momento terrível, face a face com a morte. Além disso ele estava angustiado, sofrendo ataques demoníacos, com seu coração apertado e triste (116:3), porém quando ele invocou ao Senhor, obteve livramento e vitória.

A gratidão é uma das qualidades mais nobres do ser humano. É muito desagradável conviver ou lidar com alguém ingrato, que não sabe reconhecer as coisas boas que tem na sua vida. E todos nós certamente já fomos vítimas de alguém ingratos e o pior é quando nós mesmos no pegamos agindo com ingratidão.

Quem ama a Deus precisa ser grato e agradecer constantemente, porque reconhece que recebe muito mais do que merece dEle. Somos livres e salvos graças a Jesus Cristo e isso é um presente maravilhoso de Deus. Devemos ser agradecidos a Deus mas também às pessoas à nossa volta às quais Ele usa como seu instrumento para nos abençoar. Quando agimos com ingratidão a alguém, consequentemente estamos sendo ingratos ao próprio Deus.

E se engana quem pense que Deus não se importa com a manifestação da nossa gratidão a Ele. Se importa sim, e muito. Tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento, há muitas orientações para que sejamos ser gratos ao Senhor. Se fosse um sentimento pelo qual Ele não se importasse, não teria tanta ênfase assim nas Escrituras, apontando-o como um princípio a ser seguido (Sl 51:17). 

Há na Bíblia um registro que não deixa qualquer dúvida sobre o quanto um coração agradecido agrada ao Senhor: Lucas 17:11-19. Com base nessa passagem, eu tenho duas certezas inequívocas: 10 foram os leprosos curados mas apenas 1 foi salvo! Justamente o que, mesmo não sendo religioso (ele era samaritano e não judeu), voltou e se prostrou diante de Jesus em reconhecimento e agradecimento pelo que dEle havia recebido. 

Alguns dos muitos motivos para darmos graças a Deus


Após tão maravilhosa providência, o salmista pensou em retribuir a Deus. Apesar de não ter como retribuir, ele pensou em algo que agradaria a Deus, e que ele pudesse fazer, para denotar a sua gratidão por Deus.

A pergunta do salmista é algo que todo cristão deve responder, individualmente. As bênçãos do Senhor não tem preço, não temos como pagar com dinheiro. A única coisa que podemos oferecer a Deus é devoção e gratidão.

No Salmo 116, o escritor cita algumas coisas que podemos oferecer como oferta de gratidão a Deus por tantos benefícios que Ele nos tem dado. Dentre os incontáveis motivos para sermos constantemente agradecidos a Deus, eu listei 5 que sintetizam os principais.
  • 1. Porque Ele é bom (Sl 107:1) - A bondade de Deus - que é uma das traduções do Seu amor - é algo tão fundamental que o Salmo 136, que encerra seus 26 versículos fazendo menção a ela.
  • 3. Pela graça (1 Co 1:4) - Tudo o que temos hoje, todos os privilégios dos quais desfrutamos é fruto da graça de Deus sobre nossa vida. Com sua morte e ressurreição, Jesus rasgou o véu da separação separação que os ritos cerimoniais da lei fazia entre o homem e Deus. Ele foi o nosso Sumo Sacerdote (Hebreus 8), Ele foi o nosso Cordeiro pascal (1 Co 5:7,8).
  • 4. Pela paz (Colossenses 3:15-17) - A paz de Cristo que excede a todo entendimento - ou seja, uma paz inexplicável, superior a qualquer outra manifestação de paz natural (Jo 14:27; Filipenses 4:7) - é o que nos faz prosseguir firmes, mesmo em meio às tribulações enfrentadas na trajetória diária da vida.
  • 5. Por tudo (Ef 5:20) - Em suma, temos que ser gratos a Deus por absolutamente tudo, até mesmo pelas lutas e tribulações, pois até com essas - quer seja durante ou depois - Ele sempre tem algo a nos ensinar e sua presença é constante (Fp 4:11-13; Rm 8:28).

Conclusão 


O melhor que eu e você podemos oferecer a Deus é não sermos ingratos ao ponto de recusarmos os favores que Ele nos oferece, sobretudo aquele que custou mais caro, aquele que custou cada uma das gotas de sangue do seu filho amado derramadas na cruz do calvário: 
"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1 Pedro 1:18-19). 
Tomando o cálice da salvação do meu Deus e invocando constantemente o seu nome, para não lhe ser ingrato pelos seus muitos benefícios. 

A ingratidão nos afasta de Deus (Rm 1:21). Já a gratidão nos aproxima mais dEle e faz com que atraiamos Suas bençãos (Sl 100:4; Hb 12:28). E aí, qual sua opção? Está esperando o que para começar a agradecê-lO? 

A Deus toda glória e gratidão.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário