Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de junho de 2019

PAPO RETO - O CRISTÃO E A "GERAÇÃO NUDES"


Sexting Texting GIF - Sexting Texting GIFs de texto
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).
Atualmente uma prática tem se tornado cada vez mais comum na sociedade: enviar nudes pelo celular. Tanto que o assunto já foi pauta de várias pesquisas comportamentais nos últimos anos. É chocante como até mesmo muitas crianças — crianças que você nunca suspeitaria — têm fotos nuas em seus celulares, fotos privadas enviadas entre elas e um namorado ou namorada. Com a popularização dos aplicativos de relacionamentos, essa prática foi ainda mais potencializada.

Sinais (ou seriam os finais?) dos tempos


Está na moda entre os jovens, adolescentes e até mesmo entre muitos adultos — estes sem um menor nível de noção do ridículo —  de hoje em dia o "mandar nudes". "Nude" nada mais é que uma foto íntima (nua) que a própria pessoa tira e compartilha com os seus contatos, especialmente no snapchat. Isso é parte de um fenômeno muito maior, especialmente entre os jovens do sexo masculino, que enviam imagens de nus para as meninas de uma maneira absurda — uma nova e perturbadora prática bem documentada pela jornalista Nancy Jo Sales em seu livro esclarecedor: "American Girls: Social Media and the Secret Lives of Teenagers" ("Garotas Americanas: Mídias Sociais e as Vidas Secretas das Adolescentes"). É um livro perturbador e também uma chamada ao despertamento para qualquer pai com uma filha que tem um smartphone. 

O privado que se torna público

Um problema de todos nós


De acordo com a ONG Safernet Brasil, especializada em crimes e violações dos direitos humanos na internet, centenas de pessoas em todo o Brasil estão sofrendo por causa dos "nudes" enviados de forma irresponsável para "amigos". O caso mais chocante foi de Júlia Rebeca que suicidou-se no Piauí devido aos vazamento de seus vídeos íntimos nas redes/mídias sociais. 

No estudo levantado pela ONG, quase 80% dos nudes da internet são de mulheres, e apenas 20% de homens e a faixa etária que mais manda nudes é de 13-15 anos. Por que devemos nos preocupar com isso? O "nude" é a ponta do iceberg de toda uma cultura de desvalorização da imagem própria ancorada no selfie, instantâneo e sensualismo. Ao mesmo tempo é um grito de socorro solitário e angustiante desta geração por aceitação. 

Adolescentes e jovens — sim, inclusive muitos dos que se assentam nas fileiras evangélicas — têm caído nessa armadilha, pelo menos, por causa de três fatores: 
  • 1. A nossa geração é apaixonada por si mesma, é narcisista e essa tem como hábito o "selfie". É muito comum ver casais em um restaurante que ao invés de olharem um para o outro, estão olhando para as telas de seus celulares; 
  • 2. A nossa geração ama tudo o que é descartável e instantâneo, isto é, aquilo que não dura. Essa é a razão do sucesso do aplicativo snapchat, as fotos e vídeos somem rapidamente e ficam na lembrança apenas de quem viu por alguns segundos;
  • 3. A nossa geração valoriza tudo o que é sexy. E, na maioria dos casos, as principais vítimas são as mulheres, pois algumas pensam que só serão aceitas, vistas e admiradas à medida que mostrarem suas curvas nas redes sociais.
Em outras palavras, o problema não é só o "nude", mas todo o cenário no qual ele está envolvido. Numa perspectiva cristã, postar uma foto sensual — seja homem ou mulher — nas redes não é só uma questão imprópria, feia e imoral, também é um sintoma de um problema mais profundo. 

Existem muitos adolescentes e jovens que mandam nudes só para receberem mais curtidas ou likes nos seus perfis virtuais, a nova geração se sente triste quando não é aceita pelos demais. E, infelizmente, quem se expõe obscenamente está denunciando o vazio e tristeza de seu próprio coração, ou postando: 
"Eu faço tudo para ser aceito(a)", "Veja, eu sou bonito(a)", "Viu, me dê valor agora", "Percebeu, eu existo, note-me", "Não consigo mais viver sem ser percebido(a)". 

Encarando o problema de frente


Como resolver o problema? Em primeiro lugar, precisamos mostrar aos nossos adolescentes e jovens que o fato de uma pessoa ser famosa ou seguida no Instagram e Snapchat, receber muitas curtidas e likes, ser bonita, não a tornará feliz e verdadeiramente aceita. Ser alegre não é ter um perfil que "bomba" nas redes sociais, mas participar de uma rede de total aceitação e relacionamento com Deus. 

Feliz não é quem recebe muitos likes, mas quem realmente agrada e se sente satisfeito com Jesus. Quem é contente dentro de si mesmo não vê necessidade de se expor o tempo todo, muito menos obscenamente. De fato, quem se valoriza não manda nudes

Em 1 Coríntios 6:12-20 aprendemos pelo menos quatro coisas em relação a forma como lidamos com o nosso corpo: 
  • 1. O nosso corpo não é nosso! Nós somos de Jesus, pois Ele nos comprou na cruz morrendo em nosso lugar, por isso, não podemos fazer do nosso corpo o que bem entendemos, conforme pensam muitos;
  • 2. O nosso corpo — que não é nosso — é habitado pelo Espírito Santo. Deus está dentro de nós, precisamos elevar o nosso valor por isso; 
  • 3. Para vencer a tentação sexual não devemos lutar, mas fugir! Não se luta contra hormônios — eu costumo dizer que nossos hormônios nunca "irão se converter" —, não tente vencer a imoralidade, fuja dela; 
  • 4. Temos uma missão prioritária: glorificar a Deus com o nosso corpo. 

Conclusão


Vazamento de nudes é um crime virtual e a ONG SaferNet oferece auxílio psicológico às vítimas desse tipo de infração. Das denúncias recebidas por ela, 81% são de mulheres. Mas o que leva alguém a se colocar em risco, divulgando, mesmo que apenas para uma pessoa, sua nudez e intimidade?

A psicanalista Marielle Kellermann, que pesquisa a relação entre psicanálise e tecnologia, declara que a facilidade de enviar e compartilhar mensagens agrava o exibicionismo. Segundo ela, os aplicativos 
"despertam e potencializam a vontade intrínseca das pessoas de valorizarem o corpo." 
Para a psicóloga Juliana Cunha, da SaferNet, 
"os adolescentes e jovens encontraram nos smartphones uma nova maneira de expressar sua sexualidade. Por isso, o nude selfie faz parte dessa nova cultura."

Como já disse anteriormente, engana-se quem pensa que os adolescentes e jovens dos círculos evangélicos, em suas mais variadas vertentes, estão isentos dessa prática. Por isso, pastores e líderes eclesiásticos não podem varrer mais esse assunto para debaixo do tapete da omissão, que de tão cheio, já está tomando a proporção de uma enorme montanha. Fotos que exibem a nudez, e até as famosas selfies insinuantes que aparecem de monte nas redes sociais, expõem uma sensualidade que não deveria ser pública. 

A Bíblia trata o pecado da imoralidade sexual como algo muito além do contato físico. Ela diz que aquele que projeta ou flerta com o ato sexual impróprio em sua mente já está pecando. Pense bem antes de erguer a popular bandeira do "Meu corpo, minhas regras." Se você decidiu entregar sua vida a Deus, seu corpo não pertence mais a você. Seu corpo é [ou seja, compõe] o Corpo de Cristo. E questione suas intenções em cada atitude. Ao enviar ou publicar uma foto com nudez ou seminudez, quais são os pensamentos e as motivações por trás disso (Filipenses 4:8). A minha oração é que a nossa geração redescubra o seu valor enquanto criaturas de Deus e passe a lidar com o corpo com mais honra e dignidade.

Ao Deus eterno, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Um comentário:

  1. isso é verdade, vejo também muitos que se dizem cristãos postando na internet foto com biquini, sem camiseta (no caso dos homens) e etc, eu estou notando que isso cada vez se torna mais normalizado em quase todas as igrejas, a cada dia que passa as pessoas que se dizem cristãs se parecem cada vez menos com cristãos, creio que isso é errado porque podem fazer alguns cristãos caírem no pecado(pedra de tropeço) e escandalizar não-cristãos, e creio que isso será cobrado naquele dia

    ResponderExcluir