Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de junho de 2019

PAPO RETO - O CRISTÃO PRECISA DE UMA VIDA IRREPREENSÍVEL

Resultado de imagem para Imagem de nuvens brancas no céu
Inicialmente agradeço a Deus, por me possibilitar a oportunidade de chegar até você através desse espaço. Nessa reflexão da série especial de artigos Papo Reto, quero levar o(a) amado(a) irmão(ã) e leitor(a) a conhecer a importância de ter uma vida irrepreensível diante do Senhor. 

Aqui estão os procedimentos que se exigem de um cristão santo, justo e irrepreensível, segundo os ensinamentos do apóstolo Paulo. Paulo era um pregador eficiente. E ele conhecia o segredo de sua eficiência em levar as pessoas a Deus. Ele podia se apresentar ousadamente diante de todo ser vivente, de toda potestade, e testificar: 
"Vivo diariamente sob o olhar atento de um Deus santo. Ando sempre como se os Seus olhos santos estivessem sobre mim. E todos vocês são testemunhas da minha vida irrepreensível!"
O apóstolo desejava que todo crente tivesse o mesmo poder que ele tinha em levar as pessoas a Deus. E orava dia e noite que todos os filhos de Deus fossem confirmados santos e inculpáveis diante do Senhor: 
"Afim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus...na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos" (1 Tessalonicenses 3:13).

1. Ser irrepreensível é não possuir nenhum tipo de engano 


"Pois a nossa exortação não procede de engano..." (2:3a).
O cristão irrepreensível é aquele que não possui nenhum engano no coração. Paulo disse:
"Não fui um enganador, pregando uma coisa vivendo outra. O meu procedimento foi um livro aberto!"
Ele, contudo avisou aos Coríntios de que certos homens viriam declarando serem apóstolos. Mais uma vez disse Paulo:
"Eles se vangloriam de serem como eu sou, sem culpa. Dizem: 'Sou apóstolo, designado por Deus...'". "Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo" (2 Coríntios 11:13 - grifo meu).

Continua Paulo a dizer:
"Não se consegue falsificar um caminhar irrepreensível... A minha mensagem vai diretamente à consciência dos homens - porque vivo a verdade que prego!" (4:2).

2. Ser irrepreensível é não tocar qualquer coisa impura


"...a nossa exortação não procede... de impureza" (1 Ts 2:3b).
A ênfase de Paulo aqui é sobre a sensualidade, a lascívia. Ele diz:
"Nem uma palavra impura saiu de minha boca. A minha conversa foi pura, proveniente de um coração puro".
Paulo tinha seu corpo sob controle. Nenhuma paixão carnal o impulsionava - nenhum espírito de cobiça ou de fornicação possuía a sua mente. Ele era um homem livre! Mostre-me um ministro - ou um crente - que conte piadas sujas, que faça insinuações sensuais ou que tenha olhos caçadores, e lhe mostrarei alguém cujo coração não foi purificado! 

Você pode se assentar na igreja achando que está adorando a Deus com um coração. Porém, se no seu meio de convívio social uma torrente de conversa suja brota de você, ou se você até dá ouvidos a piadas sujas, então você está está dando crédito à sujeira!

Deus diz
"Não aceito isto! Se você vai andar inculpável diante de Mim, é preciso que tenha ouvidos limpos, um coração limpo e uma língua limpa!"

3. Ser irrepreensível é não ter dolo


"...a nossa exortação... (não) se baseia em dolo" (2:3c).
O cristão sem dolo não é malandro, astucioso ou manipulador. Não possui pecado oculto ou atividades ocultas. Ele é totalmente honesto e aberto! Contudo as igrejas de hoje estão cheias de manipuladores - tanto no púlpito quanto nos bancos! Estas pessoas trabalham para que as coisas sejam feitas à sua maneira; não através do poder ou da orientação do Espírito Santo, mas através da esperteza de suas mentes. Paulo afirmou:
"Eu não manipulei vocês para levá-los ao reino de Deus. Não usei palavras de esperteza e nem fiquei tentando mexer com as suas emoções. Dei-lhes o evangelho diretamente!"
O apóstolo Paulo nunca fez jogo de palavras; nunca usou da psicologia para fazer com que as pessoas lhe admirassem. É possível imaginar o apóstolo Paulo andando no meio da congregação, abraçando as pessoas, passando um sorriso disfarçado, procurando ser admirado? Nunca! Muito pelo contrário, vejamos as suas palavras:
"...nos tornamos carinhosos entre vós, qual mãe que acaricia os próprios filhos" (2:7).
Mas quando entrou no pecado, ele trouxe repreensão como um trovão caindo do céu! Não desejava e nem precisava da aprovação de ninguém, porém amava as pessoas de todo o coração.
"...nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos... também jamais andamos buscando glória de homem, nem de vós, nem de outros" (2:5,6).

O apóstolo Paulo não buscava reconhecimento pessoal de ninguém. Antes, estava sempre consciente de que Deus o observava e de que Ele examinava suas motivações. Então, sempre se abstinha até mesmo de qualquer 
"...aparência do mal" (5:22).
Vivia como se Jesus estivesse para voltar naquela hora!

Independentemente da corrupção desta geração, ainda há pessoas que não manipulam e nem são impulsionadas pela sensualidade. Possuem linguagem e moral limpas; não têm dolo e nem engano. Possuem força em sua moralidade, pois a sua bondade gera dignidade e firmeza de caráter. 

Estas pessoas com frequência são exaltadas pelos demais. Mas persiste o problema: estas pessoas não possuem poder diante de Deus! Por exemplo, Jó correspondia a estes padrões (Jó 1:1). Havia irrepreensível em seu viver. E isto lhe granjeou o amor e o respeito da parte do próprio Deus (1:8).

Estas características piedosas - estão baseadas em um propósito muito sólido no Senhor. É o que guarda do pecado da corrupção e do engano.

Conclusão


Amado(a), caso você não possua este mesmo propósito operando em tudo que diz e faz, jamais será irrepreensível diante de Deus e dos homens:
"Rogamos para que o nome de nosso Senhor Jesus seja em vós glorificado..." (2 Ts 1:12).
Aqui está aquilo que motivava Paulo a viver uma vida sem culpa: ele se enciumava da glória e do nome de Jesus! Sabia que tudo que precisava ser edificado sobre este alicerce - pois toda a bondade humana é como trapo de imundície (Isaías 64:6)!

Em verdade, é isto que caracteriza o andar irrepreensível: um desejo consumidor no sentido de honrar o nome de Jesus diante de todo homem! Os crentes deste tipo preferem a morte a fazer ou dizer algo que possa trazer repreensão do Senhor. Não são perfeitos - ainda lutam contra a carne - mas agora estão em busca da justiça de Cristo pela fé.

Talvez você já tenha dito ao Deus todo Poderoso: 
"Senhor, deposito aqui o meu pecado - abro mão de toda a iniquidade e de toda sensualidade. Só o que desejo é andar de modo irrepreensível diante de Ti. Quero Te agradar, e trazer glória o para o Teu nome",
Se você e eu fizermos isto, com certeza o Senhor irá nos fazer irrepreensível para a sua glória.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário