Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

MISTÉRIOS DA BÍBLIA - 2) SERÁ QUE O REI SALOMÃO FOI SALVO?

"E dormiu Salomão com seus paise o sepultaram na Cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar" (1 Reis 11:36 - grifo meu). 
questão sobre salvação é muito complexa, arminianos a veem de uma forma, calvinistas a veem de outra, mas quando estudada a luz da teologia bíblica, as interpretações inevitavelmente tendem a cair na aceitação do bom senso. Reiterando minhas convicções, volto a afirmar que não tenho compromisso com quaisquer imbróglios e/ou vertentes teológicas, achismos e/ou com o que diz o pastor fulano de tal, ainda que ele se diga "doutor em divindade". Muitos antes, irei resistir a quem quer seja na cara, tendo como base uma análise minuciosa da Bíblia, em seus textos sob seus contextos.

Sem medo de algum tipo de erro afirmo que os termos de Deus tornam fáceis qualquer aceitação. Salomão teve realmente um:

  • Um início fantástico,
  • Um meio conturbado e
  • Um fim inapropriado para um servo de Deus.

A Bíblia é clara ao afirmar que as misericórdias do Senhor são os motivos de não sermos consumidos (Lamentações 3:21). Portanto, devemos entender que no último minuto de vida de alguém seja ele cristão ou não é um particular existente entre o CRIADOR e a criatura. E ninguém jamais poder responder ao que foi decidido naquele minuto final. Repito? NINGUÉM!!!

Ninguém já voltou da morte com autorização divina, para atestar como é no porvir. Existe, contudo uma promessa de Deus feita a Davi, se tomarmos por base que Deus é onisciente e não existe a mínima possibilidade de ELE se enganar, deduzimos com certa facilidade que Salomão se salvou sim. O texto diz:
"Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.  
Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei diante de ti" ( 2 Samuel 7:12-15 - grifo meu).
Na Bíblia NTLH – está escrito mais claramente:
"Porém não retirarei dele o meu amor..."

Bíblia, Bíblia; especulações à parte


Já sabemos, de sobejo, que os hereges constroem suas heresias estribados em um ou dois textos, isolados dos seus contextos, sem a devida aplicação da salutar hermenêutica. Destarte, a heresia que aplicam ao rei Salomão está alicerçada, principalmente, em 1 Crônicas 28:9:
"E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, REJEITAR-TE-Á PARA SEMPRE" (grifo e ênfase acrescentados).
Ora, os hereges veem no termo "rejeitar-te-á para sempre", a condenação de Salomão ao fogo eterno...

E um dos mentores da heresia pró-amissibilidade do salvo é Carl B. Gibbs, que, em seu livro "A Doutrina da Salvação" (2ª edição, 1991, 207 páginas) adotado e adaptado para o curso teológico pela Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus – EETAD, em Campinas/SP, engendra e fomenta heresias de destruição à saciedade.

Seria a rejeição de Deus motivo de condenação ao inferno, consoante querem os hereges? Se Deus rejeita uma pessoa, ela está irremediavelmente perdida?
"À Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta Palavra, nunca lhes raiará a alva" (Isaías 8:20).
Nas Páginas Sagradas encontramos vários textos com registros de verbos correlatos com o substantivo feminino REJEIÇÃO. Com efeito, Asafe, salmista e servo de Deus, pergunta ao Senhor: 
"Ó Deus, por que NOS REJEITASTE PARA SEMPRE?" (Salmo 74:1 - grifo e ênfase acrescentado). 
Hemã, o ezraíta, outro salmista e servo de Deus, também indaga: 
"Senhor, por que ME REJEITAS? Por que escondes de mim a tua face?" (Sl 88:14 - id). 
Pergunto: Por acaso algum herege, que se compraz em condenar as pessoas, já sentenciou Asafe e Hemã ao inferno, por causa da rejeição de Deus?

Davi também foi rejeitado por Deus! E eu torno a perguntar: Por acaso algum herege, que se compraz em condenar as pessoas, já sentenciou Davi ao inferno, por causa da rejeição de Deus? Disse o Senhor a Davi: 
"Achei Davi, meu servo; com o santo óleo o ungi" (Sl 89:20), 
pelo que lhe replicou Davi: 
"Mas tu o repudiaste e REJEITASTE, tu estás indignado contra o teu ungido" (89:38 - grifo e ênfase acrescentados). 
Depois ele pergunta ao Senhor: 
"Porventura não NOS REJEITASTE, ó Deus? Não sais, ó Deus, com os nossos exércitos" (108:11 - Id).
As Escrituras Sagradas informam-nos ainda sobre o pensamento de Deus em rejeitar ao seu povo (Números 14:12; Oséias 9:17), fato que se consumou, visto que Israel foi mesmo rejeitado, conforme demonstram 2 Reis 17:20; Salmo 78:67; Isaías 2:6; 27:8; Jeremias 2:37; 7:28,29; 33:24; Oséias 4:6); porém, essa rejeição foi efêmera, porquanto a COMPAIXÃO de Deus é maior que sua rejeição, e Ele o fez voltar ao estado anterior à rejeição: 
"Fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José; fá-los-ei voltar, porque ME COMPADEÇO deles; E SERÃO COMO SE EU NÃO OS TIVERA REJEITADO; porque eu sou o Senhor seu Deus, e os ouvirei" (Zacarias 10:6 - grifo e ênfase acrescentados).

  • E aqui, caríssimos, não há nenhuma distorção ou forçação de texto fora de seus respectivos contextos, mas sim uma EXPOSIÇÃO e ANÁLISE de textos em absoluta concordância interpretativa e semântica de seus respectivos contextos.

A Compaixão de Deus foi igualmente aplicada à cidade de Jerusalém, visto que o Senhor disse que a rejeitaria: 
"E disse o Senhor: Também a Judá hei de remover de diante da minha face, como removi a Israel, E REJEITAREI ESTA CIDADE DE JERUSALÉM que elegi, como também a casa da qual eu disse: Estará ali meu Nome" (2 Rs 23:27 - grifo e ênfase acrescentados), 
e assim sucedeu, pois Ele, de fato, a rejeitou (Jr 6:23,26,30); mas não para sempre, pois os salmistas, filhos de Corá, logo exaltam a beleza e a glória de Sião: 
"De bela e alta situação, alegria de toda terra é o monte Sião aos lados do norte, a cidade do grande Rei" (Sl 48:2); 
e Jesus Cristo, o Grande Rei, corrobora as palavras ditas pelos filhos de Corá: 
"Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; NEM POR JERUSALÉM, PORQUE É A CIDADE DO GRANDE REI" (Mateus 5:34,35 - grifo e ênfase acrescentados).
Como podemos ver, o Senhor Deus rejeita a quem, quando e onde Ele quiser; assim, Ele tanto rejeitou o mau rei Saul: 
"Samuel porém disse a Saul: 'Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a Palavra do Senhor, e o Senhor TE REJEITOU A TI, para que não sejas rei sobre Israel'" (1 Sm 15:26 - grifo e ênfase acrescentados), 
quanto rejeitou a Eliabe, um dos filhos de Jessé, que nem sequer vislumbrava ser rei: 
"E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: 'Certamente está perante o Senhor o seu ungido'. Mas o Senhor disse a Samuel: 'Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, PORQUE EU O REJEITEI'; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (1 Sm 16:6,7 - id);
e certamente rejeita os não poucos "pastores" hodiernos, supostamente consagrados ao ministério da Palavra, que, embora rejeitados, estrilam para permanecerem no cargo, por conveniência, porque, quais mercenários insaciáveis, se comprazem em viver a expensas de igrejas incautas; e nesse estrilo permanecem até o fim de seus dias, engordando cada vez mais suas já tão gordas contas bancárias, e aguardam, desassossegados, o iminente Juízo de Deus para eles reservado (João 10:12,13; At 15:24; Romanos 16:18; 2 Coríntios 2:17; 11:13-15; Gálatas 1:7; 2:4; Filipenses 3:18,19; 1 Timóteo 6:5; Tito 1:10; 2 Pedro 2:1-3,14; Judas 12; Apocalipse 22:15).

O precioso valor de um bom estudo


O Dicionário diz que REJEITAR é LANÇAR FORA. Vejam o que diz o Senhor Jesus Cristo: 
"Todo o que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim DE MANEIRA NENHUMA O LANÇAREI FORA" (Jo 6:37 - grifo e ênfase acrescentados). 
Portanto, senhores condenadores de Salomão, sabem quando Deus rejeitará um bendito filho seu, no sentido de lançá-lo fora da Vida Eterna? Somente quando os senhores, inimigos da Salvação Eterna, puderem medir os céus, e sondar os fundamentos da terra; somente quando o pacto do Senhor com o dia e com a noite não permanecer, isto é, quando não houver mais dia nem noite... Vejam: 
"Assim diz o Senhor: 'Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a linhagem de Israel, por tudo quanto eles têm feito, diz o Senhor'. 
(…) Assim diz o Senhor: 'Se o meu pacto com o dia e com a noite não permanecer, e se eu não tiver determinado as ordenanças dos céus e da terra, também rejeitarei a descendência de Jacó, e de Davi, meu servo, de modo que não tome da sua descendência os que dominem sobre a descendência de Abraão, Isaque, e Jacó; pois eu os farei voltar do seu cativeiro, E APIEDAR-ME-EI DELES" (Jr 31:37; 33:25,26 - id). 
É absolutamente impossível ocultar! A piedade de Deus é mesmo maior que a sua rejeição!

Mas, pastor Léo, e as consequências da idolatria praticada por Salomão, como você explica?


Ah, já ia me esquecendo! Os pés de Salomão se resvalaram na idolatria... E a Palavra de Deus diz sobre os idólatras: 
"Ficarão de fora [da salvação] os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, OS IDÓLATRAS, e todo o que ama e pratica a mentira" (Ap 22:15 - grifos meus). 
Sim, Salomão foi levado por suas ímpias mulheres à idolatria, quando ele já apresentava aos súditos as suas cãs (1 Rs 11:1,4), contudo ele não permaneceu nesse pecado, visto que ele mesmo ensina-nos: 
"Porque sete vezes cai o justo, e se levanta" (Provérbios 24:16); 
e, logo depois (depois dessa sua pusilanimidade à idolatria), bem no crepúsculo de sua vida, ele escreveu um dos mais belos livros das Escrituras Sagradas, onde registra as seguintes palavras que faço questão absoluta de transcrever (e espero que todos façam a mesma questão de ler com a devida atenção): 
"Eu, o pregador, FUI REI sobre Israel em Jerusalém. (…) Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dEle. 
(…) Melhor é o mancebo pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar. (…) Melhor é o bom nome do que o melhor unguento, e o dia da morte do que o dia do nascimento. (…) Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção dos tolos. (…) Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. (…) 
Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dEle; ao ímpio [ Há uma enorme distinção entre ímpio e pecador], porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus. 
(…) Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade. Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles. 
(…) Além de sábio, o pregador também ensinou ao povo o conhecimento, meditando, e estudando, e pondo em ordem muitos provérbios. (…) ESTE É O FIM DO DISCURSO; tudo já foi ouvido: TEME A DEUS, E GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS; porque isto é todo o dever do homem" (Eclesiastes 1:12; 3:14; 4:13; 7:1,5,20; 8:12,13; 11:10; 12:1,9,13 - grifos e ênfases acrescentados). 
Ora, usando toda a psicologia cristã, porventura concluir-se-á que estas palavras são de um perdido, de um condenado eternamente?

Ao dizer Salomão: 
"Eu sei que tudo quanto Deus faz DURARÁ ETERNAMENTE; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar.",
ele afirma crer que a Salvação é obra tão somente de Deus; portanto, crê intimamente na sua Eternidade; assim, ele professa a certeza absoluta de sua Salvação Eterna. Aleluia!

Resistindo na cara!


Os hereges, em sua interminável construção de doutrinas de perdição, colocam mais um tijolo na malfadada pirâmide de heresias, dizendo que o nome de Salomão não consta do capítulo 11 da Epístola aos Hebreus, cognominado de capítulo ou galeria dos Heróis da Fé, e que por isso ele não foi salvo. 

Seguindo este raciocínio deveras caquético, quer dizer então que só está salvo quem tiver o seu nome registrado nesse capítulo? E os demais (muitos, mas muitos) servos de Deus, cujos nomes estão ausentes de Hebreus 11? Estão todos perdidos? E mais, o que tem a ver o registro de Hebreus 11 com o contexto específico de salvação. Esses hereges no mínimo deve achar que as pessoas são idiotas. O pior é que muitos se deixam idiotizar e caem na lábia desses detratores da sã doutrina.

Ora, muitos nomes de santos do passado não foram citados porque, como o próprio autor explica: 
"Pois me faltará o tempo..." (v.32), 
mas foram mencionados os seus feitos de fé. No v.33 o autor diz: 
"Os quais POR MEIO DA FÉ VENCERAM REINOS, PRATICARAM A JUSTIÇA, ALCANÇARAM PROMESSAS, fecharam a boca dos leões" (grifo e ênfase acrescentado).
Eu realcei POR MEIO DA FÉ VENCERAM REINOS, PRATICARAM A JUSTIÇA e ALCANÇARAM PROMESSAS. Salomão venceu reinos? Sim! E mais relevante do que vencer é dominar, e Salomão dominou reinos: 
"E DOMINAVA SALOMÃO sobre todos os reinos, (…) Pois DOMINAVA ELE sobre toda a região e sobre todos os reis..." (1 Rs 4:21,24 - grifo e ênfase acrescentados)
Salomão praticou a Justiça? Sim! O julgamento da causa das duas mulheres prostitutas, e a confissão da rainha de Sabá comprovam nossa assertiva: 
"E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a Sabedoria de Deus para FAZER JUSTIÇA" (3:28 - id). 
"Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, a casa que edificara, (…) e disse ao rei: (…) Bendito seja o Senhor teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel! Portanto o Senhor amou Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, PARA EXECUTARES JUÍZO E JUSTIÇA" (10:4,6,9 - id). 
Salomão alcançou promessas? Sim! Ele pediu a Deus, que lhe aparecera em Gibeão, um coração entendido, para que pudesse julgar tão numeroso povo, que fora colocado sob sua responsabilidade, e o Senhor Deus lhe promete: 
"Eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará" (3:12); 
promessa que Salomão logo alcançou: 
"Deu, pois, o Senhor a Salomão sabedoria, COMO LHE TINHA PROMETIDO" (5:12 - grifo e ênfase acrescentados).

Resistindo na cara II


Então, senhores opositores da Salvação Inamissível, Salomão está ou não inserido no capítulo 11 da Carta aos Hebreus?

Os hereges, condenadores do piedoso rei ao fogo eterno, se esbarram num grande óbice: A falta de fé para enxergarem suas virtudes. A cegueira espiritual estorva-lhes enxergá-las. Salomão possuía inocultáveis virtudes e atos de fé! Que o Senhor Deus permita, outrossim, caírem as escamas dos olhos desses hereges, para que eles possam enxergar as seguintes bênçãos, que marcaram a vida do rei israelita: 

  • O Senhor amou a Salomão (2 Sm 12:24); 
  • Salomão, igualmente, amava ao Senhor e andava nos estatutos de Davi, seu pai (1 Rs 3:3); 
  • o Senhor lhe apareceu em sonhos (5; 9:2); 
  • ele era servo de Deus (id.3:7-9); o Senhor lhe prometeu um coração sábio (9:12), 
  • e fê-lo alcançar a promessa (1 Rs 5:12); 
  • havia nele a Sabedoria de Deus (3:28); ele foi rei sobre todo o Israel (4:1); 
  • ele dominava sobre todos os reinos (vv.21,24); 
  • o Senhor lhe deu descanso de todos os lados (5:4), aliás, não por acaso o seu nome é Salomão (de Shalom, que significa Paz); 
  • ele edificou a Casa do Senhor (6:2,14,38; 8:20,44,48; 1 Crônicas 17:12; 2 Cr 3:1; At 7:47-50); 
  • o Senhor se agradou da Casa que Salomão fizera ao seu Nome, pois uma nuvem (a Glória do Senhor) encheu a Casa (2 Cr 5); 
  • ele orou a Deus (6), e nessa oração ele reconhece que Deus guarda o pacto e a benevolência (v. 23), 
  • e o Senhor ouviu a sua oração (vv. 9,10); 
  • ele desejou que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus (vv. 32,33); ele ofereceu sacrifícios ao Senhor (1:1-6); 
  • por causa dele a rainha de Sabá bendisse ao Senhor Deus, dizendo que Ele se agradou de Salomão (9:8); 
  • ele foi colocado no trono de Israel e estabelecido rei pelo Senhor Deus (v.8); 
  • e, finalmente, quando ele morreu, não foi sepultado em Samaria, junto aos reis de Israel, mas, assim como Davi, seu pai, ele foi sepultado na cidade de Davi, onde eram sepultados os retos reis de Judá (11:42,43).


Conclusão


Não, eu não sou "advogado de defesa de Salomão" e, muito menos seu juiz para condená-lo. Ele não precisa de mim e de ninguém para isso. O Senhor Jesus Cristo, ao falar sobre Salomão, omite-lhe censuras; menciona somente a sua glória (Mt 6:29; Lucas 12:27). Por que os hereges, os juízes de condenação fazem exatamente o contrário?

Eu tenho certeza que Salomão foi salvo. Sabem por quê? Porque existe uma coisa inefavelmente maravilhosa chamada O AMOR DE DEUS.

Ah, o Amor de Deus! Esse tão Constrangedor, Infinito e Inexplicável Amor!

Que coisa mais perfeita e maravilhosa é a Palavra de Deus! Está escrito que o Senhor amou a Salomão (2 Sm 12:24), e que Salomão - mesmo com suas limitações, mesmo com suas mazelas que são comuns A TODO E QUALQUER HOMEM (talvez, exceto aos hereges que condenam a ele) - igualmente amou ao Senhor (1 Rs 3:3); também está escrito que "O AMOR JAMAIS ACABA" (1 Co 13:8). 

Ora, algum herege teria o desplante de dizer que esta afirmação bíblica é mentira? Quer dizer então que o Amor de Deus acaba? Ele não é infinito? O Amor de Deus a Salomão foi efêmero, tipo rastilho de fogo-de-palha? Será que foi só para Salomão que o Amor de Deus acabou, e vice-versa? 

Misericórdia, meu Deus! Logo, se partiu do salmista Asafe a pergunta: 
"Ó Deus, por que NOS REJEITASTE PARA SEMPRE?" (Sl 74:1 - grifo e ênfase acrescentados), 
partiu da rainha de Sabá, plenamente inspirada pelo Espírito Santo, a notável confissão: 
"Porquanto o Senhor AMOU ISRAEL PARA SEMPRE" (1 Rs 10:9 - id). 
O Senhor amou Israel... PARA SEMPRE! E Salomão era israelita... E estas palavras da rainha foram dirigidas a ele... Portanto, O SENHOR AMOU SALOMÃO PARA SEMPRE!

Não é debalde que o Senhor Jesus Cristo diz que ela, a rainha de Sabá, exercerá papel preponderante no Juízo Final, quando se levantará com os incrédulos, e os condenará (Mt 12:42 e Lc 11:31). “E eis aqui quem é MAIOR que Salomão.”, completa o Senhor. Maior em todas as coisas, sobretudo no amor. Ora, se o amor de Salomão, isto é, se o amor do homem, que é pequeno, jamais acaba, quanto mais o Imensurável Amor do Senhor Jesus Cristo, que é eterno e infinitamente MAIOR!

A questão é!


Deus não dá nada a ninguém, sem propósito, meios e fins. No caso de Davi e Salomão existe um sentido pautado na santificação.

Em virtude de Davi haver derramado muito sangue na jornada de seu reinado, a construção do templo que seria o local de habitação de Deus, mostrando sua presença ao povo de Israel, devia ser construído por Salomão.

Algumas questões envolveram essa promessa de Deus.
a) Deus queria que Salomão fosse o construtor do Templo.
b) Prometeu que Salomão seria rei por ser/vir da descendência de Davi.
c) Se Salomão transgredisse as LEIS, divinas seria castigado pelas leis dos homens.
d) O sofrimento por seus erros viria dos homens e não de Deus.
e) Deus garantiu a Davi que não retiraria dele SEU Espírito Santo.

Na epístola de 1 Pedro 3:18-20 tenho base cabal para defender a salvação de Salomão.

A morte de Jesus possibilitou ao CRIADOR do mundo pregar aos espíritos em prisão, mostrando que o poder de Deus sobre a morte já estava estabelecido sobre ele, tanto que o próprio Jesus pregou a todos aqueles que tinham morrido desde o início do mundo até a sua chegada aquele lugar naquele momento.

Na eminência de que Salomão "ainda" estivesse naquele lugar, sobre a possibilidade de não haver alcançado misericórdia de Deus, o mesmo teve mais uma possibilidade aceitando Jesus como o MESSIAS prometido a Israel.

Penso que Jesus jamais voltará e esse lugar, pelo simples fato, que todos que ali estavam ficaram sabendo que Ele existe e já foi retirado dali para outro lugar como nos assevera o texto escrito pelo irmão Paulo na carta aos Efésios  (2:1-6)


Salomão e o Novo Testamento


Em o Novo Testamento encontramos menção do nome de Salomão nas passagens de Mateus e Lucas as passagens diz respeito à sabedoria de Salomão e ao fato de Jesus ser maior do que Salomão.

Já o evangelho de João e Atos dos Apóstolos volta sua escrita para o alpendre, sendo que uma das passagens de Atos é mais detalhado ao postular “no alpendre chamado” logo subentende-se tratar-se de um local que levava o nome de Salomão.

  • João 10:23 – "E Jesus passeava no templo, no alpendre de Salomão".
  • Atos 3:11 – "E, apegando-se ele a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles no alpendre chamado de Salomão."
  • 5:12 – "E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão."

Isto porque Salomão na construção do tempo fez um altar de cedro e o cobriu com ouro e colocou-o no lugar santo do Templo (1Rs 6.20,22- 7.48) consistia num teto suspenso por colunas ou pilastras cobrindo a entrada de um edifício. 

De qualquer forma Salomão é lembrado em o Novo Testamento, portanto, não vejo como teólogo motivo para dizer que Salomão não tenha sido salvo, pelo contrário mediante as bases informadas creio que Salomão está com o Senhor.

Assim pontuo que ele se salvou, contudo, não estabeleço final em minha opinião, mas deixo aberto para outros apresentarem argumentos diferentes.

Minha oração e considerações finais: "Ao Deus Eterno; Deus de Amor Eterno; Deus que é Amor; Deus Salvador cuja Salvação é feita no, com e pelo seu Inefável Amor, portanto, Eterna; ao Deus de Salomão, que o amou para sempre, e que o salvou, e que o levou, bendito, para o Paraíso; a este Deus meu e Salvador meu eu dedico e consagro este artigo, na insopitável esperança de gozar, juntamente com Salomão e com todos os santos, lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro, a Bem-aventurança Eterna. Em Nome do Senhor Jesus Cristo, o meu Deus Bendito Eternamente. Amém" (Rm 9:5).
"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim" (Lamentações 3:21, grifo meu).
A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário