Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

MISTÉRIOS DA BÍBLIA - 1) A MULHER DE LÓ VIROU MESMO UMA ESTÁTUA DE SAL?

Resultado de imagem para imagem de pessoa com dúvida
Inicio aqui mais uma série especial de artigos. Nessa série, através de estudos sistemáticos, buscando sempre o entendimento respaldado única e especificamente na veracidade inequívoca e inquestionável das Escrituras, sem o compromisso com quaisquer outras crenças, especulações ou polêmicas de interpretações, vícios de traduções ou posicionamentos de vertentes teológicas, abordarei temas que desafiam a nossa fé. Para abrir essa série, escolhi uma passagem muito conhecida e que há tempos vem causando polêmicas quanto a sua interpretação nos mais distintos círculos cristãos.

Por que Deus transformou a esposa de Ló em uma estátua de sal?


A esposa de Ló foi transformada em uma estátua de sal porque desobedeceu a uma ordem dada por Deus e olhou para trás: 
"Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: 'Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será mor­to!'… 
Quando Ló chegou a Zoar, o sol já havia nascido sobre a terra. Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e en­xofre sobre Sodoma e Gomorra… Mas a mulher de Ló olhou para trás e se trans­formou numa coluna de sal" (Gênesis 19:17, 23,24,26 - grifo meu). 
Obviamente, não havia lugar para alguém como ela no Reino de Deus, porque seu coração estava naquilo que Deus havia condenado ao fogo. Quanto a isso, não há dúvidas. Mas, e o acontecimento em si?

O "sal" que não é sal


Embora a palavra "sal" possa ser traduzida como outra substância em pó, uma coluna geralmente é um marco para lembrar alguém ou alguma façanha histórica. O que Deus fez com a mulher de Ló foi erigir um "monumento à desobediência" para que outros vissem e não caíssem no mesmo erro. Alguns escritores antigos e arqueólogos dão conta de uma coluna que seria a mulher de Ló e que permaneceu por muitos séculos visível aos viajantes da região.

A mulher de Ló sabia que não deveria olhar para trás para poupar a própria vida (Gn 19:17), mas mesmo assim olhou (19:26). Rejeitar a salvação de Deus é algo sério: 
"Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:13-14 - grifo meu).
O Senhor Jesus mencionou o que aconteceu com a mulher de Ló quando falou da grande tribulação que iria ocorrer. Os judeus nessa época deveriam fugir sem olhar para trás, pois o juízo que cairia sobre a terra de Israel seria grande:
"Naquele dia, quem estiver no telhado de sua casa, não deve descer para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma. Lembrem-se da mulher de Ló! Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará" (Lucas 17:31-33 - grifo meu).
Observe que Jesus não se refere ao fato de ela "ter sido transformada numa estátua de sal" ou seja de que elemento foi. Ele apenas exorta a que se lembrem dela. Ou seja, uma vez que abraçamos a causa de Deus, não podemos olhar para trás, voltar ao passado.

Analisando o contexto

Por que a mulher de Ló olhou para trás? 


Tudo que ela possuía, que Ló e ela lutaram para conseguir durante toda a vida, estava se tornando cinzas. Os bens materiais e a vida que ela tinha em Sodoma chamaram a atenção dela, e olhou para trás.

Ló e sua família eram ricos, possuíam muitos bens. Tudo o que tinham estava em Sodoma, a cidade que seria destruída. Os anjos avisaram a sua família para não olhar para trás, mas a sua esposa olhou, demonstrando interesse material naquilo que perderia. Não havia mais tempo para levar nada embora. Se quisessem salvar a vida, deveriam sair da cidade imediatamente. 

Do mesmo modo, quando Jerusalém fosse atacada, os judeus deveriam ir embora da cidade o mais rápido possível, sem levar nada, pois não haveria tempo para levar alguma coisa, e, quem tentasse levar algo, acabaria se atrasando e sendo pego pelos invasores. Por isso, Jesus os aconselhou a não voltar atrás para pegar algum bem material, mas ir embora sem olhar para trás. E disse ainda: "Lembrem-se da mulher de Ló!" O que Ele estava dizendo é que, se os judeus não quiserem morrer, devem se desapegar dos bens materiais e não seguir o mau exemplo da mulher de Ló, que agiu com interesse.

Contextualizando...


Imagine que a sua casa está pegando fogo e você só tem tempo de salvar a própria vida, saindo do imóvel. O que você faria? Sairia de casa logo, sem levar nada, ou ficaria na casa perdendo tempo pegando coisas, como, por exemplo, televisão, celular, notebook, etc., enquanto o fogo se espalha mais e mais até lhe matar?

Jesus lhe aconselha a sair o mais rápido possível, esquecendo todos os bens materiais. Por quê? Porque não há tempo de salvar mais nada. Ou você foge, salvando o único bem que realmente pode salvar – que é a sua própria vida – ou então volta para tentar salvar mais alguma coisa e acaba perdendo a vida. Tenha sensatez! Lembre-se da mulher de Ló!

Jesus disse para não nos prendermos às coisas materiais. O problema não está em possuir, mas em amar o senhor errado: 
"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mateus 6:24). 
Quando sonhamos em acumular bens materiais, ou nos dedicamos à conservação das coisas que já temos, precisamos lembrar daquela "estátua de sal".

Entendendo o contexto 

O que aprendemos?


Existem poucas advertências nas Escrituras mais solenes do que esta que aparece no início deste artigo. O Senhor Jesus Cristo nos diz: "Lembrai-vos da mulher de Ló" (Lc 17:32). A mulher de Ló professava ter uma religião. Seu marido era um "homem justo" (Gn 19:15). E, juntamente com ele, ela deixou Sodoma no dia em que a cidade foi destruída. Mas, ao sair de lá, olhou para trás, contrariando, dessa forma, o mandamento expresso de Deus. Assim, a mulher de Ló morreu no mesmo instante e foi "transformada em uma estátua de sal". E o Senhor Jesus Cristo a destaca como um sinal de alerta para a Igreja, dizendo: "Lembrai-vos da mulher de Ló".

Devemos examinar as lições que a mulher de Ló pretende nos ensinar. Tenho certeza que sua história está cheia de instruções úteis para a Igreja. Os últimos dias foram colocados diante de nós. A segunda vinda de Jesus se aproxima. O perigo do mundanismo está crescendo a cada ano na Igreja. Que estejamos munidos de defesas e antídotos contra a doença que está ao nosso redor e, de algum modo, fiquemos familiarizados com a história da mulher de Ló.

Comparada às milhares de pessoas semelhantes a ela em sua época, a esposa de Ló era uma mulher favorecida. Tinha um marido piedoso. Por meio do seu casamento com Ló, Abraão, o pai da fé, passou a ser seu tio. A fé, o conhecimento e as orações desses dois homens justos não eram segredos para a mulher de Ló. É impossível que ela tenha habitado em tendas com eles por um longo período, sem saber quem eles eram e a quem serviam.

A religião não era apenas uma ocupação formal para eles. A fé era o princípio que regia a vida deles e a motivação principal de todas as suas ações. A mulher de Ló deve ter visto e conhecido tudo isso. Este não era um privilégio insignificante.

Quando Abraão recebeu as promessas pela primeira vez, a mulher de Ló, provavelmente, estava lá. Quando ele edificou um altar próximo à sua tenda, entre Betel e Ai, é provável que ela estivesse lá. Quando o seu marido foi levado cativo por Quedorlaomer e libertado pela intervenção de Deus, ela estava lá. Quando Melquisedeque, rei de Salém, veio ao encontro de Abraão, trazendo-lhe pão e vinho, ela estava lá. Quando os anjos chegaram a Sodoma e advertiram seu marido a fugir, ela os viu. Quando os anjos os tomaram pela mão e os guiaram para fora da cidade, ela estava entre os que os anjos ajudaram a escapar.

Digo, uma vez mais, esses privilégios não foram insignificantes. Ainda assim, que efeito produziram no coração da esposa de Ló? Praticamente, nenhum! A despeito de todas as suas oportunidades e recursos da graça, a despeito de todas as advertências especiais e mensagens recebidas do céu, ela viveu e morreu ímpia, impenitente, incrédula e sem a graça. Os olhos de seu entendimento nunca foram abertos. Sua consciência nunca foi despertada e vivificada. Sua vontade nunca foi trazida a um estado de obediência a Deus. Suas afeições nunca foram de fato colocadas nas coisas que são do alto.

Antes, ela mantinha aquela aparência de religião por causa do costume e não por causa do que sentia. Isso era um disfarce desgastado para agradar as pessoas com quem convivia, mas não provinha de nenhuma noção do seu real valor. Fazia o que os outros, ao seu redor, faziam na casa de Ló. Ela se amoldou aos costumes de seu marido. Ela não fez nenhuma oposição à religião dele. Ela se entregou passivamente para seguir os passos dele. Mas, em todo esse tempo, aos olhos de Deus, o seu coração estava em pecado. O mundo estava em seu coração e o seu coração estava no mundo. Foi justamente nessa condição que ela viveu e, também, morreu.

Lembre-se também de uma outra mulher: 


Quando Ló partiu na direção de Sodoma, Abraão voltou para uma terra menos atraente, mas escolhida por Deus. Ele habitou algum tempo em Hebrom (Gn 13:18). Apesar de ser rico, este fato nunca é frisado nos relatos sobre Abraão e Sara. A Bíblia destaca a fé dele (Hebreus 11:8,9,17; etc.) e a submissão, obediência, santidade e fé dela (1 Pedro 3:5,6; Hb 11:11). Nos relatos bíblicos, Sara não mostrou nenhuma preocupação em procurar uma habitação perfeita aqui, mas se preparou para a habitação eterna. Como uma mulher de fé, ela morreu com dignidade e se tornou mãe do povo da promessa (Gl 4:31). 

Qual delas imitaremos?

Outras pessoas que deixaram tudo e foram embora sem olhar para trás:
  • Abraão - Deus mandou ele sair da sua casa e ir para uma terra distante, onde não tinha parentes nem terras. Ele habitou como estrangeiro e peregrino em Canaã, terra que mais tarde o Senhor deu por herança aos descendentes dele: "Então o Senhor disse a Abrão: 'Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei… Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor'… O Senhor apareceu a Abrão e disse: 'À sua descendência darei esta terra'" (Gn 12:1,4,7).
  • Moisés - Ele cresceu em meio às riquezas do Egito, mas deixou tudo para ser humilhado com o povo de Deus: "Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via Aquele que é invisível" (Hb 11:24-27).
  • Paulo - Ele tinha uma alta posição no Judaísmo, mas deixou tudo para trás para seguir a Cristo: "…Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo… Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Fp 3:4-8, 13,14).

Conclusão


Estátua que provavelmente seria da mulher de Ló, localizada no mar Morto, em Israel 
Até avareza, e avareza é idolatria (Colossenses 3:5,6), e idólatras não herdarão o Reino (1 Coríntios 6:9,10; Gl 5:19-21; Apocalipse 21:8; 22:13-15). Então, não devemos seguir o mau exemplo da mulher de Ló, que era materialista. Em vez disso, devemos imitar os bons exemplos da Bíblia, como Sara, Abraão, Moisés e Paulo, que não olharam para trás, para as suas posses e conquistas humanas, mas deixaram tudo para obedecer a Deus e ganhar a Vida Eterna.

Mas, e o "sal"?


O cerne da mensagem não está no fato de a mulher ter sido transformada em uma estátua de sal. Mas, vamos entender o contexto profético. Qual o propósito do sal? Todos sabemos que dentre as várias utilidades do sal, uma delas é conservar, preservar. Já imaginou o mar sem sal? A terra seria um esgoto a céu aberto. Dentro do contexto da passagem, o que Deus quis nos alertar é para que preservássemos o que aconteceu com a mulher de Ló, por isso Jesus nos exortou em que nos lembremos dela para não agirmos como ela.

Válido lembrar que, ainda sob o mesmo entendimento - ou seja, o de conservação e preservação -, porém sob outro contexto - o de fazer a diferença -, o próprio Jesus disse que nós, cristãos, devemos ser o sal da terra (Mt 5:13), não como uma estátua, mas como agentes vivos, em contraponto com o que fez a mulher de Ló enquanto viva estava.

Em tudo isso, há muito a ser aprendido. Vejo uma lição nesse texto, que é da maior importância nos dias de hoje. Você vive em um tempo em que existem muitas pessoas semelhantes à mulher de Ló. Venha e ouça a lição que o seu caso quer nos ensinar.

Aprenda, então, que possuir privilégios religiosos não salva a alma de uma pessoa. Você pode ter vantagens espirituais de todos os tipos. Você pode viver em pleno fulgor das riquezas de oportunidades e dos recursos da graça. Você pode desfrutar do que há de melhor em termos de pregações e ensinamentos. Você pode habitar em meio à luz, ao conhecimento, à santidade e às boas companhias. Você pode conviver com tudo isso e permanecer sem conversão, mas, no final, estar perdido para sempre.
  • Será que estamos escondidos atrás dos privilégios religiosos de alguém ao nosso redor?
  • Será que a nossa religião é simplesmente uma prática de aparência?
Uma "fé" vivida assim jamais poderá ser defendida.


A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário