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terça-feira, 14 de agosto de 2018

FÉ, OBRAS E SALVAÇÃO: PAULO E TIAGO EXPLICAM.

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“Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26).
Há alguma confusão na mente de algumas pessoas sobre o assunto “fé e obras”. Alguns acham que a salvação é apenas pela fé, outros dizem que ela vem mediante nossas boas obras. 

O que a Bíblia ensina


Na verdade, a visão bíblica sobre a justificação e salvação é clara - nada a ver com os intermináveis imbróglios teológicos sobre o assunto -, porém alguns teimam em procurar dificuldade onde não há (sim, ainda tem muita gente querendo saber quem foram os cônjuges dos filhos de Adão e Eva). E a maior dificuldade, aos que se “enrolam” neste assunto, está numa aparente discordância entre os apóstolos Paulo e Tiago.

Vamos analisar o que eles falam.

Tiago 2:14-24


Após a leitura do texto de Tiago (que espero que você faça) notamos que Tiago não afirma que a fé não pode salvar, o que ele afirma é que uma fé sem obras não pode salvar. Ele está se referindo a alguém que creia que uma fé sem obras salve. Tiago não afirma que as obras podem salvar; mas sim que a fé genuína e viva sempre resultará em boas obras. 

Nossas obras não gerarão fé, mas a fé produzirá obras! Ele está enfatizando o argumento de que a fé genuína em Cristo produzirá uma vida transformada, e boas obras (2:20-26). Tiago não está dizendo que a justificação se dá pela fé mais as obras, mas, ao invés disso, diz que a pessoa que é verdadeiramente justificada pela fé produzirá boas obras em sua vida.

Análise do contexto


Outro ponto a se notar é que Tiago está enfrentando um problema em sua igreja, os irmãos sabiam a doutrina da fé, porém está doutrina não se transformava em obras, em práticas. Tiago combatia pessoas que pensavam que uma crença meramente intelectual nas verdades de Cristo era suficiente para a salvação.

Paulo - Romanos 3:28


Paulo declara, enfaticamente, que a justificação se dá somente pela fé (Efésios 2:8,9).

Paulo também enfrentava um problema em sua igreja. Havia oposição de certas pessoas a ele, estas confiavam na guarda da lei para salvação. Assim, ele, Paulo, ensinava que a pessoa era justificada pela fé à parte das obras da lei, isto é, obras feitas como meios de comprar a salvação. Mas as obras não nos santificam. Mesmo depois da salvação, a vida cristã se vive pela fé, e não pelas obras. As obras são resposta de gratidão produzidas em nossas vidas pelo Espírito Santo (Gálatas 3:1-3). Paulo nos informa que fomos criados para as boas obras (Ef 2:10).

Análise do contexto


Um ponto a se destacar é que as “obras” que Paulo escreve, lá no texto de Romanos, são diferentes das de Tiago. Paulo argumenta sobre as obras de lei, ou “obras da lei. Enquanto Tiago, esta falando simplesmente de “obras” normais da vida de um cristão.

Martinho Lutero, nos ajuda a desvendar o entendimento de Paulo na questão:
“Ele (Paulo) chama de obras as obras da lei que alguém faz à parte da fé e da graça, e aquilo a que a lei impele pelo medo da punição ou pela ilusória promessa de recompensa temporal. 
Mas obras de fé, ele chama as obras que são feitas no espírito de liberdade e só [vindas; NT.] do amor de Deus. Isso só pode ser feito por quem é justificado pela fé. 
As obras da lei, entretanto, em nada contribuem para a justificação; na verdade, elas são um estorvo porque impedem alguém de ver a si mesmo como injusto e necessitado da justificação”

Conclusão


Vemos então que Paulo e Tiago não discordam entre si. Tiago e Paulo concordam sobre seus ensinamentos sobre a salvação. Eles abordam o mesmo assunto, porém em perspectivas diferentes. Paulo aborda que a justificação vem somente pela fé enquanto Tiago enfatizou o fato de que a fé em Cristo produz boas obras. Os dois concordam que só a fé justifica, Paulo rejeita obras sem fé, o que Tiago rejeita, é fé sem obras. E afinal, se crente não produz boas obras em sua vida, então ele, possivelmente, não tem fé genuína em Cristo Jesus (Tg 2:14, 17).

Sim, a nossa salvação só se dá mediante a fé em Jesus Cristo (Ef 2:8,9), não há aspectos ou influências humanas nela, ela é sem o acréscimo de nossas obras (Tito 3:5). A Bíblia é unânime nisto, de Gênesis a Apocalipse. Nós fomos chamados com santa vocação, não segundo nossas obras (2 Timóteo 1:9). Não há nada em nós que nos torne capaz de merecer a vida eterna.
Escrevi mais sobre esse assunto ➫ aqui aqui.

A Deus toda glória. 
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E nem 1% religioso.

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